Como Conquistar a Confiança Dos Clientes no Ecommerce

atualizado 3 de novembro de 2023
Tempo de leitura6 minutos
Davi P.
Davi P.
COO

O mercado de ecommerce vêm crescendo anualmente, especialmente no Brasil. Hoje, comparar preços em diversas lojas, buscar pelas melhores ofertas e fazer pedidos online já faz parte do dia a dia do consumidor moderno. Mesmo assim, a suspeita sobre a credibilidade de sua loja online sempre existe, especialmente para novos negócios entrando no mercado.

Será que receberei meu produto em boas condições? Será que esta loja é confiável? Será que o produto tem qualidade? Estas são perguntas que passam pela cabeça dos seus clientes diariamente. Mesmo para ecommerces bem estabelecidos, na hora de lançar um novo produto no mercado, o desafio de repassar confiança ainda existe.

Para lidar com esta barreira no processo de decisão de compra do cliente, existem algumas características principais que devem estar presentes na página de seu negócio. Vamos apresentar como você pode conquistar a confiança dos clientes no ecommerce e destacar sua marca no mercado.

Para transmitir profissionalismo desde o primeiro ponto de contato com o cliente, na primeira visita, não deixe de oferecer um chat online profissional como o JivoChat e abordar visitantes com convites proativos.

Preze pelo bom design

Julgar um ecommerce pela aparência de sua página é quase um instinto natural para o consumidor digital. Independente da qualidade de seus serviços e produtos, um website desorganizado, incapaz de transmitir a personalidade da marca, lento e desenvolvido sem foco na usabilidade irá acender a luz vermelha na cabeça dos visitantes.

A verdade é que "a primeira impressão é a que fica" para muitos consumidores. Portanto, certifique-se de oferecer uma página bem feita, responsiva e otimizada para SEO e claro, disponha de certificados de segurança para as transações realizadas, como um domínio https, entre outros.

Lembre-se que você não precisa inventar a roda, hoje, diversas plataformas de ecommerce podem ajudá-lo a oferecer um ecommerce que atende as expectativas do consumidor digital.

Além disso, hoje, mais de 52% do tráfego online ocorre através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets e, comprar online pelo mobile é uma tendência que só tende a crescer, de acordo com as estatísticas e análise de especialistas. Considerando estes dados, é imperativo que a página de seu ecommerce seja compatível com mobile para que você consiga conquistar a confiança dos clientes.

Compartilhe a história da empresa

Dentro do domínio de seu ecommerce, crie uma página onde visitantes possam conhecer um pouco mais sobre a história da empresa, saber quem é sua equipe e também quando desde quando seu negócio atua neste mercado. Além disso, apresente sua visão, missão, objetivos e não deixe de exibir prêmios ou conquistas alcançadas.

Caso já possua parceiros ou clientes renomados que utilizam seus serviços, não deixe de solicitar depoimentos e disponibilizá-los. Parcerias e avaliações de outros clientes tem grande peso na hora de conquistar a confiança dos clientes, especialmente nos ecommerces B2B (Business-to-Business) ou SaaS (Software as a Service).

Fique atento à página de produto

A página de produto de seu ecommerce requer atenção adicional em relação às demais. Nela, você precisa garantir que produtos sejam exibidos através de imagens de altíssima qualidade, ou mesmo vídeos. Todo o conteúdo da página de produto deve ser otimizado para conversão, visando minimizar as dúvidas dos clientes e apresentar os pontos fortes, assim como detalhes técnicos de cada produto ou serviço.

Confira o exemplo da página de produto da Água Azul:

Conquistar a Confiança dos Clientes

Para que você consiga conquistar a confiança dos clientes, alguns dos principais recursos que devem estar disponíveis em sua página de produto são:

  • Descrição completa e detalhada do produto;
  • Formas e condições de pagamento;
  • Calculadora de frete e tempo de entrega;
  • Para produtos com variações (cores, tamanhos, gênero, etc) inclua fotos diferentes para cada opção e considere também apresentar modelos utilizando-os ou vestindo-os, quando aplicável;
  • Avaliações de compradores;
  • Elementos de up-selling e cross-selling;
  • Chamadas para seu programa de fidelidade;

Uma página de produto completa transmite seriedade e profissionalismo em sua loja online, especialmente no que diz respeito às informações, imagens e opiniões de clientes que já o compraram anteriormente.

Exiba também seus certificados ou insígnias de segurança e não deixe de trabalhar com gateways de pagamento já aclamadas no mercado.

Produza conteúdo para educar o mercado

Outra excelente tática para conquistar a confiança dos clientes é produzir e distribuir conteúdo acionável e relevante, com o objetivo de educar o mercado e chamar atenção para os benefícios e diferenciais de seus próprios produtos ou serviços. Desenvolva uma estratégia de marketing de conteúdo, publique em seu blog e também em sua página nas redes sociais para chamar atenção para sua marca.

Trabalhar uma forte estratégia de Inbound Marketing não traz retorno imediato, como ações de Outbound. Entretanto, o Inbound serve para ajudar a criar experiências capazes de impactar positivamente seus clientes, além de incluir ações de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca), entre outras formas para engajar e conquistar clientes.

Conquistar a Confiança dos Clientes através do marketing de conteúdo

Ofereça atendimento personalizado

O atendimento ao cliente é um dos pilares para todo negócio e também deve ser otimizado para ajudá-lo a conquistar a confiança dos clientes. Durante uma sessão de atendimento, sua equipe deve oferecer uma experiência exclusiva e personalizada, levando em consideração as necessidades, dores e demandas de cada cliente individualmente.

Quando oferecendo soluções, não busque apenas vender, mas sim apresentar o produto ou serviço ideal para o cliente, capaz de suprir suas necessidades. Seja cordial, saiba ouvir e, principalmente, trabalhe a linguagem de sua empresa durante o atendimento, independente do canal utilizado.

Você precisa abordar visitantes

No ambiente físico, quando entramos em uma loja, frequentemente somos abordados por um representante oferecendo ajuda ou mesmo apresentando promoções, novidades, entre outros. No ecommerce, você precisa ser capaz de abordar visitantes em sua página da mesma forma.

Sem este recurso, seu posicionamento em relação ao atendimento é reativo. Ou seja, você espera que um visitante procure seus canais e entre em contato caso precise de assistência ou encontre um problema. Este certamente não é o cenário ideal para uma empresa que busca conquistar clientes.

Levando isso em consideração, disponibilize um chat online com convites proativos para monitorar visitantes em tempo real e abordá-los através de mensagens automatizadas. Este recurso do chat é projetado para aumentar suas chances de conversão e, simultaneamente, impulsiona a confiança em sua marca. Afinal, agora seus clientes em potencial podem conversar em tempo real com um representante durante sua jornada.

O JivoChat te ajuda a conquistar a confiança dos clientes

Agora que você conhece alguns dos principais fatores que impactam a percepção dos consumidores em relação à credibilidade do seu ecommerce, não perca oportunidades de vendas e ofereça uma experiência diferenciada, capaz de marcar a memória da sua persona e aumentar suas chances de retenção.

Quer saber como? Experimente o JivoChat em sua página! Para comprovar a eficiência de nossa plataforma, confira o estudo de caso realizado com a Enviou, empresa SaaS que utiliza o JivoChat diariamente para transformar visitantes em clientes.

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