WhatsApp fora do ar? Descubra como saber se está offline

Índice

Seja com o WhatsApp convencional ou com o WhatsApp Business, conseguimos enviar mensagens rápidas graças a sua dinâmica, rapidez e popularidade. O WhatsApp atualmente é um dos aplicativos mais essenciais na nossa vida.

Com mais de 120 milhões de usuários no Brasil, utilizamos esse aplicativo de mensagem frequentemente no nosso dia a dia, seja para falar com amigos e família, mas também para trabalho.

Entretanto, pode acontecer de o aplicativo parar de funcionar ou ficar fora do ar. Mas como consigo saber se realmente o WhatsApp fora do ar ou se há alguma instabilidade em sua conexão ou uma possível incompatibilidade do seu smartphone com o aplicativo?

Não se preocupe, existem algumas maneiras de saber se o Instagram está fora do ar e vamos mostrá-las nesse artigo. Te mostraremos como detectar alguns sinais se o WhatsApp está fora do ar e dicas que podem fazer com que ele funcione. Confira!

Tela para baixar o WhatsApp

WhatsApp fora do ar: como identificar?

A ferramenta não possui nenhuma mensagem clara informando que o WhatsApp está fora do ar. A ferramenta irá abrir normalmente e as mensagens que já tinha visto irão aparecer como se nada tivesse acontecido.

1. O que fazer para descobrir se o problema está no seu aplicativo?

A primeira dica para saber se o WhatsApp fora do ar é acessar outras redes sociais ou sites, com exceção do Facebook e do Instagram, que pertencem ao mesmo grupo de empresas, e no caso de possível queda, eles também podem estar fora do ar.

O mais indicado é utilizar esses sites ou aplicativos e testar se o problema está na plataforma ou na sua conexão. Caso não carregue nenhum outro site, provavelmente sua conexão está offline.

Além disso, busque deixar o aplicativo do WhatsApp sempre atualizado. Existe a possibilidade de instabilidade na plataforma e deixar o Instagram fora do ar simplesmente porque o aplicativo não está atualizado.

Para quem usa dispositivos iOS, basta entrar na App Store e verificar se existe alguma atualização disponível. Agora para o Android, abra a Google Play e toque na opção de “Meus apps e jogos” e aparece a lista com os aplicativos que precisam ser atualizados.

Caso o WhatsApp esteja na lista, simplesmente aperte em Atualizar e espere que seu smartphone faça o resto. Lembre-se, é necessário estar conectado à Internet.

2. Outage Report

Outra alternativa para verificar o WhatsApp fora do ar é o Outage.Report, apesar de ser um site inglês, ele informa se outros usuários estão passando por problemas para acessar o Instagram ou outras plataformas.

O site exibe um gráfico com horários nos quais foram registrados problemas de acesso ao serviço. Além disso, a plataforma mostra o percentual dos tipos de reclamação, como problemas no envio de mensagens, aplicativo, WhatsApp Web, entre outros.

Entretanto, não existe um indicativo claro de que o WhatsApp está fora do ar, a ferramenta apenas relata e organiza as reclamações pelo tipo de relatório ou local de onde elas vêm. É possível relatar problemas que esteja sofrendo e ajudar a informar outros usuários.

Tela do Outrage.Report

3. DownDetector

Diferente do Outage.Report, o DownDetector informa se estamos com o WhatsApp fora do ar, se está passando por alguma instabilidade ou se está funcionando normalmente. A plataforma está totalmente em portugues.

Assim como o Outage.Report, o DownDetector mostra um gráfico com as reclamações registradas pelo usuário no site. Além disso, também é possível ver a situação do Instagram em outros países.

Um diferencial do DownDetector é o histórico com links de periodos nos quais tivemos o Instagram fora do ar. Basta acessar a página e buscar pelo WhatsApp ou outras ferramentas e identificar se está fora do ar ou não.

Captura de tela do DownDetector

4. Google Trends

O Google Trends é outra alternativa para saber se estamos com o WhatsApp fora do ar, onde basta inserir a palavra WhastApp como termo de pesquisa. Para atingir um resultado mais preciso, use filtros na busca, podendo colocar nas últimas horas, por exemplo.

Desça a tela e no lado direito, as consultas relacionadas que estão em alta. Essas são as pesquisas que mais estão sendo feitas dentro do período definido no filtro.

Caso tenha alguma instabilidade, provavelmente termos como WhatsApp fora do ar, WhatsApp caiu, WhatsApp com problemas ou similares estejam relacionados.

Captura de tela do Google Trends

Trending Topics do Twitter

Outro lugar para saber se o WhatsApp fora do ar é o Twitter, nos trending topics da rede social estão os assuntos mais falados na rede social. Caso esteja algo errado, provavelmente terão menções a WhatsApp fora do ar, WhatsApp caiu, entre outros termos.

Também é possível pesquisar por estes termos na ferramenta de busca do Twitter e ver quantas pessoas estão falando sobre o assunto. Na página de resultados, no lado direito da tela, é possível filtrar a localização.

Por que o WhatsApp está fora do ar?

Se você verificou as dicas acima, então o WhatsApp não está funcionando e você deve estar se perguntando por que o serviço ter caído. Geralmente as estabilidades são as principais causas.

O WhatsApp fora do ar pode acontecer por problemas de conexão, por acessos simultâneos, erro nos servidores do mensageiro, entre outros motivos. Geralmente essas falhas são corrigidas em poucas horas e podem afetar diversos usuários.

Outro motivo, mas menos comum, o WhatsApp está fora do ar por alguma ação judicial, nesses casos, ocorre a ordem de algum juiz para que o serviço seja bloqueado ou suspenso até que os responsáveis cumpram alguma solicitação da Justiça.

No Brasil, o WhatsApp já foi bloqueado algumas vezes. Todas elas por não conceder informações solicitadas para investigações policiais. Mas isso pode acontecer em diversos lugares.

Ilustração do ícone do WhatsApp

O WhatsApp não está funcionando corretamente, o que fazer?

Caso seu WhatsApp fora do ar ou não esteja funcionando corretamente e você não consegue abrir, existem algumas soluções que podem melhorar o funcionamento do aplicativo.

Atualização

Como falamos, a atualização do WhatsApp é uma das soluções.

O aplicativo frequentemente lança novas versões, logo, isso pode causar a falha no WhatsApp, basta verificar se existe alguma atualização disponível, caso tenha, faça e acesse novamente o seu WhatsApp.

Reinicie seu dispositivo

Outra forma de solucionar caso seu WhatsApp fora do ar, é reiniciar o dispositivo. Todos os sistemas podem apresentar falhas, então reiniciar o aparelho pode fazer com que alguns problemas no sistema operacional do celular sejam corrigidos.

Limpe os dados do WhatsApp

Quando você utiliza muito um aplicativo, ele cria um arquivo chamado cache, que é uma memória rápida, com ações executadas no dispositivos. Caso você não exclua o cache, ele vai acumulando informações continuamente.

Isso pode ser uma razão para que seu WhatsApp parou de funcionar, pois isso deixa o aplicativo pesado e acaba ocasionando lentidão no seu uso. Confira como limpar a memória cache do seu celular:

  • vá nas configurações do seu celular;
  • selecione a opção de ver todos os aplicativos;
  • procure o WhatsApp na lista e selecione-o;
  • em alguns aparelhos você precisa clicar na opção “Armazenamento”;
  • limpe o cache do aplicativo;
  • se quiser, você pode limpar os dados, mas você irá perder todas as conversas;
  • Mesmo assim não resolver, volte na tela que aparece a opção “Forçar Parada” e selecione-a.

Reinstale o aplicativo

Mesmo limpando os dados, a memória cache e forçando a parada do WhatsApp e o problema persistir, uma opção seria desinstalar e baixar novamente o WhatsApp no seu celular.

Instale outra versão do WhatsApp

Outra solução pode ser instalar uma versão antiga do WhatsApp. Se depois de tudo isso o aplicativo não estiver funcionando, pode ser que seu sistema operacional não esteja interagindo bem com uma nova versão do WhatsApp.

Para fazer a instalação de uma versão antiga do WhatsApp siga os passos abaixo:

  • vá nas configurações do celular;
  • selecione a opção “Aplicativos”;
  • procure pelo WhatsApp e anote a versão está instalada no seu celular;
  • vá até o site APKMirror e pesquise por “WhatsApp”;
  • você verá todas as versões do WhatsApp;
  • veja qual versão é a sua, e selecione uma versão anterior;
  • o site irá te redirecionar para outra página, com as informações do download. Clique na versão que quer baixar;
  • vá até o botão “Download APK”;
  • Assim que instalar, clique em abrir.

Volte às configurações de fábrica

Se ainda assim o WhatsApp apresenta falhas e parou de funcionar, pode ser que o problema esteja no sistema operacional do seu smartphone. Para isso, voltar às configurações originais de fábrica pode ser uma solução. Confira como fazer:

  • vá em configurações;
  • clique em “Fazer Backup e Redefinir”;
  • escolha a conta para fazer o backup de dados;
  • depois vá em “Restaurar Dados de Fábrica” ou “Restaurar Padrão de Fábrica”;
  • selecione “Restaurar”.

Os nomes dos menus podem mudar de acordo com o sistema operacional do seu aparelho, mas geralmente, são bem parecidos.

Fale com o WhatsApp

Outra solução que podemos apresentar se o seu WhatsApp parou de funcionar é através do atendimento do próprio WhatsApp. Nesse caso, entre em contato com o “Fale Conosco” do WhatsApp. Você encontra essa opção e também as perguntas frequentes no aplicativo:

  • clique no menu dos 3 pontinhos verticais;
  • vá em “Configurações”;
  • selecione “Ajuda”;
  • selecione “FAQ” ou “Entre em Contato”.

Selecionando essa opção de contato, você descreve no próprio WhatsApp as dificuldades que tem enfrentado no aplicativo. Existe também um espaço onde você pode inserir screenshots da tela para mostrar o que acontece quando o aplicativo está bugado.

No FAQ você é redirecionado para uma página WEB com todas as perguntas frequentes que eles recebem.

Os temas estão separados como: “Temporariamente Banido”, “Download e Instalação”, “Conta e Perfil”, “Chats”, “Contatos”, “Ligações de Voz e Vídeo”, “Segurança e Privacidade”, “Status” e “Solução de Problemas”.

O WhatsApp fora do ar, aprendeu o que fazer?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a solucionar os problemas quando o WhatsApp está fora do ar.

Se você está precisando de uma ferramenta para criar link do WhatsApp, não deixe de conferir o gerador de link do JivoChat.

Como hoje muitos dados e informações circulam através do WhatsApp, algumas pessoas maliciosas acabam querendo roubar essas informações. Por isso, conheça nosso artigo para descobrir se você teve seu WhatsApp clonado.

Início Blog Comunicação WhatsApp fora do ar? Descubra como saber se está offline
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download