Google Trends: o que é e como usar

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Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Você provavelmente já esteve navegando pela internet e já quis saber quais são os assuntos mais procurados no Google ou quais as principais tendências que as pessoas procuravam no ano ou em um determinado país.

Então, você precisa conhecer o Google Trends. Essa ferramenta é essencial para donos de sites, empresas de comunicação e marketing, vendedores e quem tem curiosidade de saber o que estão buscando na internet.

Desenvolvido pelo próprio Google, essa ferramenta busca facilitar o dia a dia de quem deseja oferecer conteúdos relevantes para seus usuários na internet.

Quem trabalha com técnicas de SEO (Search Engine Optimization), essa ferramenta é fundamental para monitorar e descobrir o que a sua persona busca. É possível descobrir os assuntos que seu público está consumindo a partir de pesquisa de palavras-chaves.

Então, se você deseja saber mais sobre essa ferramenta, preparamos este artigo para te mostrar tudo sobre o Google Trends.

O Google Trends (tendências, traduzido do inglês) foi criado em 2006 e é uma ferramenta disponibilizada pelo Google que permite monitorar a evolução do número de buscas por certa palavra-chave ou tópico ao longo do tempo.

Quando você pesquisa por uma palavra no Google Trends, a ferramenta exibe um gráfico em que o eixo horizontal representa o tempo, mostrando resultados a partir de 2004 e o vertical, o volume de buscas.

As pesquisas realizadas podem ser refinadas por critérios de país, tempo (buscas feitas nas últimas 5 horas, por exemplo), categoria (entretenimento, finanças, jogos, etc) e tipo de busca (como por imagens, noticias, compras, pesquisa do YouTube ou outras formas).

Tela inicial do Google Trends

Ao buscar por um termo no Google Trends, a ferramenta exibe um grafo em que é possível analisar a variação das pesquisas sobre o assunto, o que reflete no interesse do público dentro de um intervalo de tempo.

Também é possível definir o tempo a ser analisado, a localização e o tipo de pesquisa, se for feita na web, em busca de imagens, notícias ou até mesmo no YouTube.

Os resultados mostrados no Trens são uma parte coletada dos resultados totais das pesquisas do Google. O buscador pega os dados, categoriza, conecta a um tópico e remove qualquer informação pessoal.

Dados buscados por poucas pessoas, por um termo feito pela mesma pessoa em um curto período de tempo e caracteres especiais são excluídos.

Então, resumidamente, você tem acesso a uma base de dados do Google, o buscador mais utilizado na internet, oferecendo informações sobre diversos assuntos e mais que isso, o comportamento do usuário.

No final de cada ano, o Google elabora um relatório sobre as principais tendências de buscas em determinada região, também oferecendo informações valiosas para as empresas.

Ideal para aqueles que não têm muito tempo para acompanhar as variações no interesse nas palavras-chaves.

Mas, como isso funcionaria na prática? Para tirar todas suas dúvidas, separamos algumas razões para utilizar as informações disponíveis no Google Trends para ajudar na sua estratégia de Marketing.

Algumas das principais razões para utilizar o Google Trends são:

  • Para ter ideias de conteúdo: Como falamos, uma ferramenta muito útil para criadores de conteúdo e SEO, pois mostra os termos mais pesquisados pelas pessoas;
  • Para encontrar tendências: Ao pesquisar por termos ou palavras-chaves relacionadas ao seu negócio, é possível encontrar o crescimento ou queda nas buscas relacionadas;
  • Para comparar termos: É possível comprar sinônimos ou temas correlatos para verificar qual termo vale mais a pena utilizar em suas ações de marketing.

Sem a necessidade de baixar nenhum software ou se cadastrar, basta acessar a página do Google Trends e começar a pesquisar. Na página inicial, é possível encontrar os temas que têm sido mais pesquisados na internet.

Clicando na caixa de pesquisa no centro da tela é possível buscar qualquer termo ou assunto que queira analisar. Além de mostrar exemplos de tópicos que estão sendo buscados no seu país ou no mundo.

Algumas pesquisas muito específicas, como nomes próprios ou termos entre aspas, podem não gerar volume de busca suficiente para criar o gráfico.

Ao pesquisar um termo, e descer a página, é possível encontrar os países em que o termo está sendo mais buscado, além de assuntos e pesquisas relacionadas. Também é possível comparar dois ou mais termos de busca diferentes.

Filtre e compare com outras palavras

Como falamos, é possível comparar os termos de buscas. Logo na parte de cima do relatório sobre o termo buscado, é possível ver a opção de selecionar outros tópicos para comparar o volume de buscas.

Clicando na opção "+ Comparar", é possível digitar qualquer outro termo e analisar a relação entre eles. Também existem quatro opções de filtros e configurações para a sua pesquisa:

  • Filtrar os dados baseado na localização dos usuários;
  • Definir o intervalo de análise (desde a última hora até 2004);
  • Filtrar pesquisas baseado em categorias estabelecidas, como termos com dois significados;
  • Filtrar a fonte dos dados, caso sejam pesquisas no Google, Google Imagens, Google Notícias ou no YouTube.

Confira a relevância em diferentes regiões

Se descer a página um pouco, é possível visualizar as informações sobre a relevância em diferentes regiões. Nessa parte é possível analisar o nível de interesse do termo pesquisado nas sub-regiões da localização selecionada.

Podendo pesquisar um determinado assunto e ver como é o interesse nele dentro dos 27 estados do Brasil, por exemplo.

Também é possível visualizar essas informações em subdivisões de estados ou cidade, além de poder baixar os dados em um arquivo Excel, obter o código para incorporar a informação no seu site ou compartilhá-la nas redes sociais.

Consulte os termos que se relacionam

No final do relatório, existem dois blocos com informações interessantes, onde é possível visualizar os termos que estão relacionados à palavra-chave pesquisada.

No outro bloco é possível visualizar a lista de pesquisas realizadas no Google relacionadas ao termo buscado.

É possível realizar o download desses dados, incorporá-los em seu site ou compartilhá-los nas redes sociais. Também é possível selecionar as informações entre os termos "Em ascensão" ou "Principal".

Ilustração de uma pessoa segurando um tablet com informações do Google Trends

Descubra as tendências de Pesquisa

Essa funcionalidade permite acessar os principais assuntos pesquisados no Google na última hora. Ela aparece na página inicial da ferramenta e permite filtrar as tendências por localização e visualizar o que está sendo pesquisado no mundo em tempo real.

É possível se inscrever para receber notificações pelo e-mail com as atualizações de hora em hora sobre os termos mais buscados, além de poder conferir tendências de dias anteriores.

Agora que você já conhece melhor e entende o que é o Google Trends, seus benefícios e como utilizá-lo. Vamos te mostrar como analisar essas informações obtidas a partir da busca de termos no Google Trends.

Como mostramos, ao pesquisar por um termo no campo de busca do Google Trends, você tem acesso a diversas informações.

Os números apresentados mostram o interesse da pesquisa relativo ao ponto mais alto no gráfico de determinada região em um período de tempo. Por exemplo, um valor de 10 é o pico de popularidade de um termo.

Já o valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade. Do mesmo modo, uma pontuação de 0 significa que a palavra-chave buscada tem menos de 1% da popularidade que o pico.

Se você busca conhecer em qual região o seu termo foi mais pesquisado durante um período específico, basta analisar o Interesse por região. Nele os valores também são calculados em uma escala de 0 a 100.

Em que o valor 100 é o local com a maior popularidade como uma fração do total de pesquisas naquele lugar. Já o 50 indicam que esse tem metade da popularidade. E por último o 0 indica que o termo neste local tem 1% da popularidade das buscas.

Então, é importante alertar que um valor maior significa uma proporção maior de consultas, e não uma contagem absoluta maior.

Por exemplo, em um país pequeno em que 80% das pesquisas sobre "bananas" terá duas vezes a pontuação de um grande país em que somente 40% das buscas são sobre "bananas".

Ao analisar as consultas e tópicos relacionados, você irá observar o que está sendo pesquisado em relação ao termo que você buscou. Nesse local, é uma boa opção para encontrar palavras-chave alternativas.

Mencionamos anteriormente sobre os termos principais, onde são as consultas e tópicos que mais foram buscados. Já a ascensão são as consultas e termos relacionados ao aumento na frequência de pesquisa desde o período anterior.

Nos resultados marcados como "Aumento repentino", significa que tiveram um aumento pouco relevante, isso pode ocorrer devido ao fato de que essas consultas são novas e tiveram nenhuma ou poucas pesquisas anteriores.

Caso você esteja buscando pelas tendências no YouTube, é possível pesquisar no Em Alta do YouTube, onde são mostrados os vídeos que estão se destacando na plataforma em um intervalo de tempo pré-determinado.

Por padrão, ele mostrará "nas últimas 24 hotas", porém é possível filtrar para ver tendências mais antigas.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a conhecer a ferramenta de tendências do Google, e que você possa utilizar o Google Trends para buscar termos e analisar o seu comportamento na internet.

Não deixe de conferir nosso artigo com 18 Estratégias de Marketing digital para você aplicar em seu negócio.

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