Slogan: o que é e como fazer?

Índice

O objetivo de toda empresa ou marca é chamar a atenção do seu público da melhor maneira possível. Possuir um bom branding e ótimas estratégias de divulgação são fundamentais para um empreendimento bem-sucedido.

Definitivamente, os slogan não servem apenas para grandes marcas, pequenas e médias também devem utilizar e se beneficiar de um bom slogan.

Um dos objetivos de todas as marcas é conseguir chamar a atenção do público e ser lembrado. Uma frase bem feita pode ganhar espaço na memória do consumidor e fazer com que ele se lembre sempre quando precisar de determinado produto ou serviço.

Ficou curioso para saber como ser lembrado pelo seu público com uma frase? Para te ajudar, preparamos este artigo para te mostrar o que significa slogan e como utilizá-lo da melhor maneira em suas estratégias.

Foto de um caderno com alguns slogans

O que é um slogan?

O slogan é uma frase feita para gerar no consumidor uma associação mental a uma marca com o objetivo de se lembrar dela com facilidade. Os slogan apresentam uma ideia sintética e objetiva, que proporciona uma rápida identificação do consumidor com a marca.

Analisando sua origem etimológica, o termo slogan vem do “sluagh-ghairm” em gaélico, o “Slaugh” é referente ao “exército”, enquanto “ghairm” significa grito. Dessa forma, a união dá origem a expressão referente ao “grito de guerra”.

O slogan pode ser pensado como a etiqueta de uma roupa, que fica presa para se tornar uma associação instantânea com ela, em muitos casos podendo até mesmo se tornar uma referência popular.

Também conhecido como frase de impacto, o slogan é uma oportunidade incrível de demonstrar o seu posicionamento e mostrar no que sua marca se destaca entre os concorrentes.

Funções de um slogan

O slogan tem como principal função, auxiliar as pessoas a se lembrarem de uma empresa, de um produto ou de um serviço. Entretanto, muito mais que isso, o público precisa relacioná-lo ao seu dia a dia.

Foto de um notebook aberto com um slogan na tela

Além disso, o slogan otimiza um relacionamento com o público a partir do que é mais importante para a empresa. As marcas mostram para o possível público que aquilo que eles mais esperam faz parte dos objetivos da empresa.

Além disso, um slogan conta com diversas funções, entre elas:

  • Como falamos, o principal é fazer com que o público lembre de você e da sua marca, a fim de que eles se fidelizem aos seus produtos e serviços;
  • Construir uma imagem que seja lembrada, aumentando o impacto das suas estratégias de marketing e de divulgação;
  • Demonstrar o potencial e o valor do seu produto ou serviço, além de diferenciar sua marca da concorrência.

Além da empresa, você pode utilizar um slogan para se autopromover. Isso acontece quando sua imagem é muito importante para sua empresa, como o Steve Jobs para a Apple, por exemplo.

Outro exemplo interessante é lembrar da primeira campanha presidencial do ex-presidente dos Estados Unidos, o slogan do Barack Obama “Yes, we can” é lembrado e repetem essa frase até hoje.

Quais os elementos de um slogan?

Para criar um slogan eficiente, alguns elementos podem ser trabalhados. O termo “frase de impacto” já diz tudo, onde é necessário ser forte e facilmente memorável a ponto de ser viciante.

Para começar, ele deve ser curto. A intenção do slogan é que ele seja gravado rapidamente, e com frases longas isso acaba sendo mais difícil. Para otimizar a memorização, é recomendado utilizar palavras que sejam facilmente absorvidas.

Ou seja, nada de utilizar palavras ou termos somente por serem elegantes. Não se trata apenas de fixar a mensagem, o objetivo é fixar a marca na cabeça do seu público.

Outra característica de um slogan é ser um convite para o consumo. Dessa forma, ele deve corresponder às expectativas que sua marca é capaz de atender. Assim, seja honesto e inclua os objetivos da marca segundo a sua funcionalidade.

Benefícios do slogan para a sua marca

Como já falamos, um slogan é fundamental quando você busca diferenciar sua marca do restante da concorrência, além, é claro, de passar credibilidade para os seus consumidores.

Independente do seu nicho ter ou não bastante concorrência, provavelmente você irá querer que sua marca sempre se destaque. Antes de qualquer coisa, é necessário definir qual o posicionamento mais adequado para adotar em relação a sua marca.

É fundamental pensar em uma maneira do seu público se identificar com sua marca. Só assim você irá conseguir ganhar cada vez mais espaço no mercado e aumentar suas vendas.

Não se engane pensando que um slogan é importante apenas para a simples memorização de uma frase. A real importância do slogan está em seu poder de fixação na mente do seu consumidor.

Foto de uma pessoa segurando um painel com logo e outras informações

Um slogan só terá sucesso se criá-lo junto dos princípios, objetivos e conceitos únicos da sua empresa. Seu slogan precisa refletir a essência da sua empresa. Se bem pensado, sem dúvidas a sua marca irá atrair inúmeros novos consumidores.

Como criar um slogan extraordinário?

Agora que você já sabe o que é um slogan, sua importância e benefícios para seu negócio, iremos te mostrar como criar um slogan. Mas não pense que é algo tão simples, você deve transmitir a história, conceito e benefícios da sua marca em poucas palavras.

Hoje em dia existem algumas ferramentas que podem te auxiliar na hora de criar o seu slogan, como o gerador de slogan da Shopify e da Nuvemshop.

As famosas plataformas de e-commerce, além de todas as funcionalidades para auxiliar na criação do seu comércio online, contam com uma ferramenta que pode ajudar na hora de aplicar essas dicas para criar seu slogan.

Em resumo, o slogan deve apresentar o porquê do seu produto ou serviço ser a melhor opção no mercado.

1. Conheça o seu público

Para começar, um dos principais passos em toda estratégia nos meios de comunicação é conhecer exatamente quem é o público que irá comprar o seu produto ou serviço.

Não basta só encontrar a faixa etária, gênero, renda e outros índices demográficos dos clientes. Informações como essas são importantes, mas elas não dão profundidade suficiente para a criação de peças e textos.

É recomendado que você tenha uma persona em mente que irá direcionar todos seus esforços de comunicação. Conhecendo essa persona, você será capaz de entender quais são os objetivos e dificuldades dela, como ajudá-la e direcionar sua marca para ela.

2. Mostre porque você é o melhor

O slogan é mais uma maneira de expandir a personalidade da sua marca, e claro que você deseja destacar o que tem de melhor. Por isso, comece listando tudo que torna a sua empresa diferente das demais.

Podendo ser o preço, a tradição, a qualidade, qualquer coisa que separe e a destaque das outras.

Isso é uma maneira de estabelecer um diferencial competitivo, estratégia muito utilizada durante as vendas, que pode ser utilizada para uma frase capaz de convencer o possível consumidor a escolher sua marca.

Um slogan exemplo que podemos citar é a frase de impacto da Volkswagen: “Você conhece, você confia”, que mostra a tradição como a razão para escolhê-la.

3. Tenha um posicionamento

Além de exibir os pontos que sua marca se destaca, é possível indicar para o público os benefícios e as funcionalidades do seu produto e serviço dentro do seu nicho. Assim, você se posiciona de acordo com a utilidade da sua marca.

Um excelente slogan exemplo para esse tópico é o slogan da Nescau: “Energia que dá gosto”, cuja função como bebida para começar o dia já fica claro.

4. Faça listas de palavras e combine-as

Uma boa tática na hora de criar o seu slogan é elaborar uma lista com palavras que se relacionem com a sua marca, priorizando adjetivos, verbos e substantivos que encaixam no objetivo da sua empresa.

Comece com os adjetivos mais comuns e seus antônimos, e então vá direcionando para aqueles que possam descrever a sua marca. Por exemplo, “moderno” e “tradicional”, “leve” e “profundo”, entre outros.

Agora, na hora dos verbos, busque relacionar com o ramo de atuação. Lembrando das ações que o cliente irá tomar com os seus produtos e o que ele pode sentir e fazer depois.

Por exemplo, caso sua empresa tenha relação com a indústria alimentícia, vale a pena colocar “provar”, “comer”, “degustar”, entre outras. Não se esqueça de inserir alguns mais gerais também, como “amar”, “recomendar” e “aprovar”.

Para finalizar, coloque nos substantivos tudo aquilo que pertença ao universo da sua marca. Além disso, não se limite e busque colocar algumas palavras irreverentes que acabam grudando na cabeça do consumidor.

Com todas essas informações em mãos, está na hora de partir para a próxima fase da criação do seu slogan. Vá ligando as palavras que você conseguiu até formar algumas frases curtas.

Além disso, confira algumas dicas para melhorar na hora de elaborar seu slogan:

Seja honesto

Nunca prometa nada que o seu produto ou serviço não possa cumprir. Seu consumidor poderá se decepcionar, reclamar e, muito pior, colocar em risco a sua reputação no mercado.

Seja sempre sincero e atenda suas expectativas. Esse é o melhor caminho para torná-lo fiel a sua marca e até mesmo se tornar um promotor dela.

Seja direto

Na hora de pensar no seu slogan, economize palavras e cite apenas o essencial. Sua marca pode ter inúmeras qualidades e pode fazer maravilhas para seu cliente, entretanto, você não precisa falar tudo isso de uma só vez.

Busque deixar seu slogan curto, sem ultrapassar 8 palavras. Aposte naquilo que realmente vá convencê-lo e deixe que o cliente descubra os outros benefícios mais profundos da sua marca na embalagem do produto ou no seu site.

Seja marcante

O slogan deve ser algo divertido e de fácil repetição. Por isso, busque palavras fortes e tente fazer um bom jogo com elas também, podendo incluir rimas ou trocadilhos, por exemplo.

Uma boa técnica pode ser repetir o nome da empresa dentro dele, como algumas já costumam fazer. Isso pode ajudar a reforçar o nome da marca em associação com a mensagem transmitida.

Outra dica interessante é também associar o slogan com o seu logotipo. Caso você já possua um, é bom retomar os seus valores transmitidos e até mesmo a sua estética.

5. Escolha os finalistas

Após realizar a combinação de palavras e formulação das frases, chegou o momento de escolher entre os slogans. Antes de tudo, revise a gramática para conferir se está tudo de acordo com as normas ortográficas e não tenha erros que possam prejudicar sua marca.

Em uma triagem inicial, repita os slogans em voz alta. Isso possibilita identificar o que é mais sonoro e fica mais fácil na cabeça. Feito isso, já separa as melhores opções. Teste as opções com seus familiares e amigos, e veja a aceitação de cada um.

Estabeleça um ranking entre eles, faça as correções necessárias e veja quais são os prós e contras de cada uma das opções.

Por fim, identifique se algum deles já está sendo utilizado por alguma outra marca. Caso esteja disponível, registre o slogan no nome da sua empresa e aplique em suas ações de marketing.

Exemplos de slogan

Agora que você aprendeu como criar e por que utilizar um bom slogan para sua marca, separamos alguns exemplos de slogan famosos para você se inspirar.

Imagem com a logo e slogan do McDonalds

  1. Bis – “Quem pede um, pede bis.”
  2. Coca-Cola – “Sinta o sabor.”
  3. Nescau – “Energia que dá gosto.”
  4. Danoninho – “Vale por um bifinho.”
  5. McDonalds – “Amo muito tudo isso.”
  6. Pepsi – “Pode ser bom. Pode ser muito bom. Pode ser Pepsi.”
  7. Tang – “Preparou, bebeu, faz.”
  8. Hellmann ‘s – “A verdadeira maionese.”
  9. Doril – “Tomou Doril, a dor sumiu.”
  10. Band-Aid – “Cura 2 vezes mais rápido.”
  11. Oral B – “A marca mais respeitada pelos dentistas.”
  12. Colgate – “Sorriso saudável, sorriso Colgate.”
  13. Rexona – “Rexona não te abandona, nunca.”
  14. Ford – “Viva o novo.”
  15. Volkswagen – “Você conhece, você confia.”
  16. Honda Civic – “Além de tudo, é lindo.”
  17. Chevrolet – “Conte Comigo.”
  18. Peugeot – “Peugeot. Emoção em movimento.”
  19. Nissan Sentra – “O sedã que veio para mudar o sedã.”
  20. Mercedes-Benz – “O Futuro do Automóvel.”
  21. Mitsubishi Pajero – “O Mundo é 4×4.”
  22. Mastercard – “Existem coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras existe Mastercard.”
  23. Banco do Brasil – “Todo seu.”
  24. Caixa – “Vem para Caixa você também, vem!”
  25. American Express – “Ser um associado tem seus privilégios.”
  26. Conhaque Dreher – “Deu duro, tome um Dreher.”
  27. 51 – “Uma boa ideia.”
  28. Smirnoff – “Bons amigos a gente faz com Smirnoff.”
  29. Skol – “A cerveja que desce redondo.”
  30. Batom – “Compre batom, seu filho merece batom.”

Aprendeu o que é slogan?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a compreender o que é slogan e como criar uma frase de impacto para a sua marca.

Se você está começando a criar sua marca ou sua empresa e além do slogan quer pensar na identidade visual do seu negócio, confira nosso artigo sobre identidade visual e como fazer.

Início Blog Comunicação Slogan: o que é e como fazer?
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download