22 Dicas de como influenciar pessoas

Índice

Saber como influenciar pessoas pode contribuir tanto com a sua vida profissional, quanto com a sua vida pessoal.

Principalmente se você é empreendedor ou trabalha em um time de vendas, você pode utilizá-la para persuadir o cliente a realizar uma compra quando ele já se encontra no fundo do funil de vendas.

Apesar de ser muito utilizada por equipes de vendas, a arte de influenciar pessoas não está limitada à venda de produtos.

Existem outras ocasiões que ela pode ser utilizada como em reuniões e palestras, além de ser uma habilidade muito requisitada para quem ocupará cargos de liderança.

Em cargos de liderança é necessário utilizá-la para gerenciar a equipe e conduzi-la para alcançar os seus objetivos.

A capacidade de influenciar pessoas é tão importante que cientistas do mundo inteiro estudam quais são as principais técnicas de persuasão.

Essas técnicas quando aplicadas tendem a trazer bons resultados, e por isso trouxemos neste artigo algumas das principais técnicas para você saber como influenciar pessoas.

Aprenda a como influenciar pessoas

Conheça agora as principais dicas de como influenciar pessoas e aplicá-las em diferentes situações do seu cotidiano.

1. Seja um bom ouvinte

Em qualquer conversa ou reunião é imprescindível que você demonstre interesse no que a pessoa que está na sua frente está dizendo.

Seja ela por telefone, pessoalmente ou através de um chat online, por exemplo, pois de uma maneira geral ninguém gosta de ser ignorado ou falar para as “paredes”.

Ao perceber que sendo ouvido você ganha a confiança do seu cliente e automaticamente sente que também deve te dar espaço para falar.

Por isso, sempre tente estimular o ouvinte e demonstre que você se importa com as ideias e opiniões que ele está compartilhando.

Faça perguntas para que ele se sinta estimulado a continuar contando a história, e espere até a sua oportunidade de falar.

Se você quer disponibilizar um canal para atender os seus clientes e escutar suas reclamações, escolha utilizar uma ferramenta como o JivoChat.

O JivoChat é uma ferramenta de chat online para você utilizar no seu site ou na sua loja virtual, ou então utilizar as integrações com as principais redes sociais para ter acesso às mensagens em uma única janela.

Além disso, você também pode utilizar os recursos de CRM, que contribuem para que armazene o histórico e informações importantes sobre seus clientes. 

Banner de integração do JivoChat com Instagram

2. Melhore sua capacidade de oratória

Se você ainda não sabe o que é oratória, iremos explicar para que compreenda a sua importância na capacidade de influenciar pessoas. 

A oratória pode ser definida como um conjunto de técnicas que irão te ajudar a melhorar a sua habilidade de falar em público.

Nesse sentido, é necessário aprender a conduzir uma conversa, e para isso você deve observar uma série de detalhes como a sua postura, dicção, vocabulário e que influenciam diretamente na capacidade de oratória.

Aprenda a como melhorar a sua capacidade de oratória através de cursos como Método Falantes.

Com o curso Método falantes, você melhora a sua capacidade de falar em público em apenas 7 dias estudando por apenas 30 minutos diários.

São 5 módulos que vão te ajudar a controlar melhor as suas emoções, organizar as suas ideias antes de uma reunião importante, como contar as suas histórias para conquistar o seu público e ainda reconhecer os principais erros da sua oratória.

Ou você ainda pode optar pelo curso A Jornada do Orador, onde em 9 módulos você irá aprender a como falar em público, superar seu medo de falar em público. 

Você ainda garante um certificado de conclusão após terminar o curso, o curso Jornada do Orador também possui aulas práticas para você exercitar o que aprendeu.

3. Utilize a linguagem corporal

Não só a capacidade de se comunicar através da fala é importante para que você saiba como influenciar pessoas, mas também a capacidade de se comunicar através do corpo.

Gestos e toques podem transmitir mensagens inconscientes para o seu ouvinte e que facilitam o processo de influenciar pessoas. 

Acenar com a cabeça durante a fala é um exemplo, pois inconscientemente seu ouvinte passa a concordar com o que você está dizendo. 

Por isso, é recomendável também aplicar esse tipo de ação quando você deseja pedir algo a alguém. 

4.  Use o Storytelling

Criar narrativas para contar fatos ou fazer o ouvinte prestar mais atenção no que você tem a dizer a ele é uma ótima maneira de mostrar a sua criatividade em despertar o interesse do outro.

Através do Storytelling é possível criar histórias e personagens cativantes para o público ou para o seu ouvinte.

É importante também que você conheça e apresente para o seu público exemplos de cases que são reais.

Através desses casos é possível gerar empatia na plateia, com a plateia se colocando no lugar do seu personagem principal fica mais fácil de identificar quais são as doses do seu público agir sobre elas. 

Imagem vetorizada de uma mulher sentindo confiante

5. Repita aquilo que você ouvir

Essa técnica é chamada de escuta reflexiva, e ela consiste em reafirmar o que a pessoa acabou de dizer, para que você possa complementar o assunto com o seu próprio raciocínio.

Para aplicar essa estratégia basta repetir o que a outra pessoa acabou de comentar e adicionar um comentário seu. 

Além de demonstrar que você realmente prestou atenção no que ele tinha a dizer, essa atitude é capaz de gerar empatia imediata.

6. Evite corrigir as pessoas

Uma das coisas que você deve fazer se quiser saber como influenciar pessoas é evitar corrigi-las mesmo quando elas estão erradas. 

Em meio a uma conversa onde você fez uma correção, a pessoa pode ficar retraída ou então pode parecer que você está querendo se sobressair e dessa maneira será difícil você conseguir alguma credibilidade com essa pessoa.

Ao invés de corrigi-la use a empatia. Aponte quais são os pontos que você concorda e quais são os pontos que você discorda.

Assim você pode aumentar as suas chances de persuadir alguém.

7. Lembre-se com quem você está falando

\ Se não for o primeiro encontro com a pessoa ou se você tiver informações sobre essa pessoa antes do encontro, demonstre que você sabe com quem está falando.

Chame a pessoa pelo nome, ou obtenha mais informações, pois isso faz com que as pessoas se sintam especiais e importantes, além de permitir que elas se sintam mais próximas.

8. Faça uma oferta que seja do interesse da outra pessoa

Oferecer uma oferta que seja irrecusável é uma técnica muito utilizada em times de vendas, mas ela pode ser aplicada em outras ocasiões.

Por isso, você deve pensar em uma proposta que seja bom o suficiente para que ninguém se oponha. 

9. Fale na terceira pessoa do plural

Utilizar a terceira do plural é uma estratégia para quem deseja saber como influenciar as pessoas, pois ela transmite a ideia de senso de coletivo.

Leve para a conversa a impressão de que vocês estão juntos em prol de buscar a resolução de um problema ou que defendem a mesma causa, dessa maneira será muito mais fácil de você influenciar a pessoa.

10. Aceite que nem sempre você vai está certo

Para saber como influenciar pessoas é necessário estar ciente de que nem sempre você vai estar certo e ser o detentor da razão.

Achar que você está sempre certo e não permitir que outras pessoas te mostrem o ponto de  que elas defendem te faz uma pessoa inflexível. 

Lembre-se que mencionamos que para influenciar pessoas é preciso também ser um bom ouvinte. 

Pessoas inflexíveis e que possuem mente fechada dificilmente vão ter habilidades suficientes para influenciar alguém.

Por isso, seja uma pessoa aberta a escutar opiniões e mudar o seu ponto de vista.

11. Reconheça os seus erros rapidamente

Assim como é importante aceitar que nem sempre você estará com a razão, é preciso admitir os seus erros.

Admitir os próprios erros faz com as pessoas sejam menos defensivas e se tornem mais agradáveis, uma vez que elas têm a capacidade de reconhecer que você está sendo humilde com através dessa ação.

12. Imite o comportamento do outro

Essa técnica é muito utilizada em relacionamentos mais pessoais.

Especialistas dizem que ao imitar o comportamento do outro, as pessoas acabam ficando mais favoráveis a quem as imitou.

Isso ocorre pois elas passam a ver o outro como igual, o que acaba gerando uma identificação entre ambos.  

13. Elogie sinceramente

Dificilmente você encontrará uma pessoa que não gosta de receber elogios, e você pode utilizar os elogios ao seu favor.

Basta saber o momento certo em que eles podem te favorecer, mas esteja atento para não parecer uma ação forçada ou então torná-lo algo banal.

Suas palavras devem ser significativas para que a técnica realmente funcione.

Além disso, é preciso ser sincero pois se você utilizar um elogio e a pessoa perceber que você está fazendo essa ação vai te desfavorecer.

Portanto, antes de aplicar essa técnica certifique-se de conhecer um pouco mais sobre a pessoa. 

14. Peça por favores

De acordo com Benjamin Franklin: “Se uma pessoa te fez um favor uma vez, ela está apta a fazê-lo novamente.”

Ou seja, se a pessoa já te fez um favor significa que ela tem algum tipo de apreciação por você. 

Possivelmente você pode dimensionar se essa pessoa é favorável a concordar com o que você tem a dizer. 

15. Peça favores absurdos

Se você deseja mesmo influenciar uma pessoa peça algo que ela considere absurdo, e espere ela negar o pedido, da próxima vez que você pedir algo peça algo mais fácil.

Embora essa atitude parece causar um efeito contrário do esperado, a chance da pessoa aceitar o seu segundo pedido é muito maior, depois dela já ter negado o primeiro pedido.

Pois,  ela se sentirá desconfortável em te negar um favor pela segunda vez, e uma vez que o segundo pedido, que era o que você realmente queria que ela fizesse desde o início, está mais dentro do alcance do que o primeiro, é bem provável que ela aceite.

Imagem vetorizada de duas pessoas usando a comunicação para influenciar pessoas

16. Aprenda a discordar

Discordar não quer dizer que você pode ser grosseiro e falar o que quer no momento em que quiser. 

Primeiro de tudo é que você deve mostrar respeito pela opinião alheia, discordar do próximo não te dá passe livre para humilhá-lo ou tratá-lo mal.

Para aplicar a técnica de como influenciar pessoas você deve aprender a discordar da maneira correta.

Você deve sempre manter-se educado e cordial, no momento que você sai dessa posição você perde totalmente a razão.

Se mantenha em uma posição onde você demonstre que não está de acordo, mas também esteja à disposição para ouvir o que precisa ser dito.

É preciso apresentar os contrapontos de uma maneira sutil, e quando bem feito você tem grandes chances de fazer com que a pessoa passe a enxergar o seu ponto de vista.

17. Peça em etapas 

Quando você deseja pedir uma tarefa para alguém é preferível pedir em etapas, ao invés de pedir uma lista de coisas, peça um item de cada vez. 

O que acontece normalmente é que as pessoas têm maior facilidade de atender outros favores quando já estão fazendo um favor.

O ponto aqui é saber o momento certo para pedir outro favor, e saber como influenciar pessoas com sabedoria.

18. Use o cansaço a seu favor

Você já concordou em fazer algo mesmo não querendo fazer só porque estava cansado do assunto?  

Isso também acontece com outras pessoas, portanto tente convencê-lo quando ele estiver cansado.

Com a energia física e mental baixa geralmente as pessoas não querem iniciar uma discussão sobre o que tem que ser feito ou não, elas apenas aceitam.

19. Fique de olho no timing correto

Saber em que hora você deve tratar de um assunto é essencial se você deseja saber como influenciar pessoas.

Pois, para que a pessoa não perceba, é necessário que tudo seja feito da maneira mais natural possível.

20. Ofereça algo

A chave da influência é a reciprocidade, isso porque o ser humano tende a ser mais flexível quando ele já recebeu algo.

O inconsciente diz que temos que encontrar uma forma de retribuir aquela pessoa, e é aí que manter as pessoas “em dívida” com você. 

Por isso, ofereça algo que essa pessoa agrega valor, essa técnica é muito aplicada no mercado digital.

Em ações de Inbound marketing, por exemplo, é muito comum oferecer materiais ricos (como e-books, por exemplo) para que o usuário forneça o endereço de e-mail.

21. Gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são um conjunto de estratégias amplamente utilizadas no marketing e no Marketing digital para influenciar os consumidores a realizar uma ação.

Dentre os gatilhos mentais mais utilizados podemos citar o gatilho da escassez.

Trata-se da colocação de algo que tem prazo ou quantidade limitada, o que causa a sensação de emergência no ouvinte (ou cliente).

22. Seja autoridade em um assunto

A melhor maneira de entender como influenciar pessoas é se tornando uma autoridade no assunto.\ \ Principalmente no ambiente digital, através do Marketing de conteúdo, as marcas e empresas utilizam autoridade para influenciar os consumidores a manter um relacionamento próximo com a marca.

Se você tem um negócio virtual e quer melhorar suas vendas, aprenda com o curso Treinamento Máquina de Conteúdo.

O Treinamento Máquina de Conteúdo é um curso completo para você aprender a criar autoridade dentro das redes sociais ou através do seu próprio site através de um blog.

Nesse curso você aprenderá sobre as principais estratégias de Marketing de conteúdo e também como se tornar autoridade para melhorar as suas vendas.

Por que devemos saber como influenciar pessoas?

Além do seu uso diário nos diferentes tipos de relações humanas, influenciar pessoas nos ajuda a resolver os principais conflitos do dia. 

E esse é um dos principais motivos que leva as pessoas a querer saber como influenciar pessoas.

A vida em sociedade proporciona momentos em que podemos estar em desvantagem, entretanto, utilizando a capacidade de influenciar pessoas e a persuasão é possível contornar essas situações. 

A pessoa que tiver o poder de influência conseguirá convencer a outra a fazer o que ela acha melhor, ou mudar de opinião acerca de um assunto específico. 

Aplicado aos negócios é muito vantajoso, pois através da capacidade de influenciar seus clientes a adquirir um produto ou serviço, ou até mesmo mudar as concepções pré-definidas sobre o seu negócio.

Aprendeu a influenciar pessoas, basta dar o próximo passo…

Neste artigo você foi capaz de encontrar as diferentes técnicas de influenciar pessoas e também apresentamos como essas técnicas podem influenciar no ambiente de trabalho.

Por isso, não deixe de estudar estratégias de marketing digital como o Inbound Marketing, e-mail marketing e marketing de relacionamento para aplicá-las. 

Início Blog Comunicação 22 Dicas de como influenciar pessoas
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download