Como adicionar e usar mensagens de modelo usando a API do WhatsApp

No tutorial a seguir, mostraremos duas maneiras de como criar e adicionar os modelos de mensagens para usá-los no JivoChat ao conectar o WhatsApp via API:

NOTA: Os modelos de mensagem do WhatsApp são formatos de mensagem específicos que as empresas usam para enviar notificações ou mensagens de atendimento ao cliente para pessoas que optaram por receber essas notificações. As mensagens podem incluir lembretes de compromissos, informações de envio, resolução de problemas ou atualizações de pagamento. Tenha em mente que essas mensagens são necessárias para se comunicar com seus clientes após a janela de 24h que o WhatsApp oferece para contato ativo.

Como criar modelo de mensagens dentro da JivoChat #

Logue no seu aplicativo da JivoChat -> Clique em "Configurações" -> "Canais" -> Localize seu canal de WhatsApp e clique em "Configurações" (em azul)

Em seguida, clique em "Configurações do modelo" -> "Adicionar"

Em "Nome do modelo", insira o nome que você irá atribuir à mensagem.

Só pode conter letras minúsculas, números e o underline ( _ )

Em "Categoria", você poderá escolher entre duas categorias:

  • Utility (Utilidade): Os modelos de utilidade estão relacionados a transações específicas previamente autorizadas e devem confirmar, suspender ou alterar uma transação ou assinatura.

    Veja definições e exemplos da Meta clicando aqui

Em "Idioma", escolha o idioma da sua mensagem de modelo

Em "Conteúdo do modelo", na sessão "Texto", você irá colocar a mensagem de acordo com a categoria de modelo selecionada logo acima. Lembre-se que será avaliado pela Meta se o texto inserido estará de acordo com a categoria selecionada.

Para saber mais sobre isso, [clique aqui](https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/updates-to-pricing/new-template-guidelines/)

Na opção "Componentes adicionais", existem duas sessões que são opcionais e podem ser ativadas ou não.

A primeira é "Cabeçalho", onde você pode inserir algum nome de identificação ou que faça parte da sua estratégia de atendimento

A segunda é o rodapé, onde você irá inserir um nome que aparecerá ao final da mensagem de modelo, conforme a imagem logo abaixo demonstra:

Após concluir todo o processo de criação das mensagens de modelo, clique em "Enviar modelo"

Caso você escolha a categoria recomendada, o status do modelo será definido como Pendente. O modelo passará pelo processo de análise.

  • Se a categoria for aprovada, o status do modelo será definido como Ativo – Qualidade pendente.
  • Caso não seja aprovada, ele terá o status de Rejeitado, e você terá que corrigi-lo de acordo com a categoria alinhada.

Como criar modelo de mensagens dentro da Meta #

Para começar, você deve fazer login em sua conta Meta business na sessão WhatsApp, para facilitar, você pode entrar neste LINK DIRETO

Ou acesse o Gerenciador do WhatsApp -> Account Tools -> Message Templates e clique em "Create Template":

Agora no próximo menu você deve selecionar uma categoria para sua mensagem. Você pode selecionar um idioma e um título. Se o seu idioma não aparecer, basta pesquisar manualmente.

Depois é só adicionar o texto (no momento o JivoChat não suporta anexos como fotos, áudios, etc.). Selecione o formato, adicione botões ou o que quiser, você verá o resultado da visualização no lado direito:

Após adicioná-lo você o verá na lista principal e deverá aguardar até que seja aprovado pela Meta e tenha um ícone verde indicando que foi aprovado. Se não foi aprovado, você deve revisar o formato e enviá-lo novamente.

Agora, as mensagens modelo do lado do JivoChat serão exibidas automaticamente no menu para serem enviadas assim que forem aprovadas em seu perfil da Meta. Durante uma conversa, acesse o ícone do WhatsApp localizado no canto inferior direito do chat no aplicativo para desktop:

Agora você verá a lista de todas as suas mensagens aprovadas, você pode pesquisar manualmente ou apenas clicar no botão verde para selecionar uma:

Nesta etapa final, basta substituir o valor pelo indicado e clicar no botão verde para enviar a mensagem:

Você também pode verificar o status de seus modelos no JivoChat. No JivoChat mostraremos se as suas mensagens de modelo foram aprovadas ou rejeitadas.

Para verificar, vá em "Configurações" -> "Canais" -> "Configurações do seu canal do Whatsapp"

Em seguida, clique em "Configurações do modelo":

Isso é tudo, agora você poderá entrar em contato com os clientes após a janela de 24h do atendimento e iniciar suas conversas do zero pelo WhatsApp.

Bons atendimentos!

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