Turbine suas vendas: 9 dicas para vender mais

Índice

Todo negócio é criado com o objetivo de gerar lucro, isso é feito a partir das vendas que mantém as empresas funcionando. Afinal, não faz sentido criar um negócio e ter atividades sem realizar vendas.

Para otimizar resultados, empreendedores precisam criar estratégias que equilibrem custos, considerem o preço de produtos e garantam presença para alcançar seu público.

Contar com um time de vendedores capacitados é algo fundamental neste processo. Além disso, existem algumas dicas que podem contribuir com o trabalho de sua equipe.

Confira a seguir algumas das melhores estratégias para aumentar o número de conversões do seu negócio e turbine suas vendas. Vamos lá?

1. Descubra novas táticas de vendas

Manter-se atualizado quanto às novidades e tendências do mercado é algo fundamental para otimizar suas vendas.

Existem estratégias que podem melhorar expressivamente o processo de vendas do seu negócio, potencializando o volume de saídas do estoque.

Algumas das principais técnicas para turbinar suas vendas é o cross selling e o up selling, táticas que fazem com que clientes aumentem seu ticket médio comprando mais. 

Uma das principais vantagens destas estratégias é que podem ser aplicadas em negócios de qualquer segmento.

O up selling é uma tática que tem como objetivo melhorar a venda, ofertando serviços ou produtos com um valor maior agregado aos clientes.

Já o cross selling, que pode ser conhecido como “venda cruzada”, é a estratégia de relacionar mais produtos na hora da negociação.

2. Otimize o atendimento

Atender bem é um dos fatores mais importantes para gerar conversões. Clientes prezam pela qualidade do atendimento, seja em negócios online ou físicos.

Empreendedores com o foco na internet precisam contar com as ferramentas para estarem presentes durante o processo de compra dos consumidores.

Desta maneira será possível que sua equipe de venda ou suporte guie essas pessoas tirando dúvidas e oferecendo dicas quanto à melhor opção de produto.

3. Invista em Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo feito junto a outras estratégias de marketing digital é uma excelente tática para que seu resultado turbine suas vendas.

Caso as pessoas procurem informações sobre serviços e produtos que são de sua área de atuação, sua empresa deve oferecer este tipo de material para aumentar a visibilidade na internet.

Um dos principais formatos para esta estratégia é o de textos para blogs, mas existem outras opções muito relevantes. 

Vídeos, publicações nas redes sociais, infográficos e podcasts também podem ser usados para complementar seu material.

As informações relacionadas aos produtos e serviços esclarecem dúvidas, ajudam a passar credibilidade, geram interesse e auxiliam os clientes a aproveitarem melhor os itens adquiridos.

4. Envie E-mail Marketing

O E-mail Marketing é uma ferramenta versátil para negócios melhorarem suas vendas. Contudo, é preciso ir além do básico, usar este recurso exclusivamente para compartilhar ofertas não irá gerar resultados.

É preciso planejar seu fluxo de e-mails com o objetivo de interagir com seu público. Permita que os e-mails solucionem problemas, tirem dúvidas, recebam críticas e compartilhe o conteúdo produzido pela sua empresa. 

Criar uma newsletter é uma boa opção para manter pessoas interessadas por dentro das novidades de sua empresa a partir de conteúdos exclusivos.

É importante lembrar que para que todas essas ações funcionem e gerem mais venda, será necessário acompanhar a jornada do cliente por inteiro e manter o contato com estas pessoas durante todo o processo.

5. Faça o retargeting

O retargeting é uma estratégia que ajuda a manter em vista seus clientes em potencial. O termo estrangeiro significa “mirar novamente em um alvo”, no contexto do marketing isso significa anunciar de forma customizada para pessoas que já tiveram interações com sua marca.

Ou seja, são anúncios voltados para quem entrou em contato com seu negócio, divulgados enquanto essas pessoas navegam na internet. 

A tecnologia usa os dados dos visitantes para rastreá-los, permitindo que o provedor de retargeting saiba a hora certa de fazer os anúncios. 

Este recurso é muito importante para que o marketing turbine suas vendas, mas deve ser usado de forma estratégica.

Muitos planejamentos de marketing digital optam por esta prática para conseguir alcançar um mesmo usuário diversas vezes até que consigam a venda.

6. Use gatilhos mentais

Gatilhos mentais são recursos psicológicos que podem ser utilizados para gerar uma determinada reação a um receptor. 

Isso é possível porque o cérebro humano é “programado” para reagir de certas formas de acordo com estímulos que são recebidos. 

Podemos entender os gatilhos mentais como decisões “automáticas” tomadas pelas nossas mentes. 

A forma prática de usar este recurso é despertar alguma demanda que já existem na mente dos consumidores.

Confira a seguir alguns dos principais gatilhos para serem usadas em seu material e turbine suas vendas:

  • Autoridade: é uma forma de posicionar o seu negócio como referência em sua área de atuação, provando que domina o que está sendo dito ou mostrado. 
  • Prova social: apelo à necessidade de pertencimento. Ou seja, é uma forma de evidência usada para mostrar que outras pessoas já compraram e aprovaram um serviço ou produto.
  • Reciprocidade: é uma forma de entregar valor para sua audiência, desta forma eles se sentirão gratos e poderão retribuir o que receberam.
  • Novidade: é o apelo direto ao cérebro, que quando exposto a uma novidade libera uma quantia maior de dopamina, o hormônio relacionado à sensação de recompensa. 
  • Urgência: é a pressão criada sobre alguma oportunidade que pode ser perdida caso não seja aproveitada a tempo.
  • Escassez: o cérebro humano relaciona a escassez ao valor. Produtos mais exclusivos ou oportunidades únicas de compras podem gerar essa sensação e garantir bons resultados.

7. Crie Landing Pages

A criação de landing pages para ações promocionais é uma boa tática que permite que o marketing digital turbine suas vendas. 

Independente de suas estratégias digitais, criar boas landing pages é algo que irá afetar positivamente suas conversões. 

Aliada a uma ferramenta de atendimento online, essas páginas podem ter sua efetividade potencializada ao proporcionar uma boa experiência aos clientes e oferecer um conteúdo de qualidade. 

8. Invista na fidelização

É comum que alguns empreendedores foquem seus esforços em encontrar novos clientes para seus negócios. 

Contudo, vender para quem já é seu cliente é algo mais barato do que conquistar novos consumidores.

Existem várias opções para realizar este trabalho de fidelização. Caprichar no atendimento é uma delas, criar programas de fidelidade, oferecer bônus para novas compras e brindes também podem funcionar.

9. Defina um preço competitivo

Por fim, saber como precificar produtos de maneira competitiva é uma das principais tarefas para vender e gerar uma quantidade de lucro relevante. 

É senso comum que preços muito altos podem afastar seu público, já os preços muito baixos, até mesmo abaixo do praticado pelo mercado podem prejudicar diretamente a saúde financeira de um negócio. 

Uma dica interessante é dada pelo autor americano William Poundstone, que destaca como os valores que terminam em 9, 99, 98 ou 95 tem vantagens quanto a valores terminados em 00.

Portanto, aprenda a fazer a precificação de forma correta, planeje-se para vender bem e ter uma margem de lucro confiável.

Comece a aplicar estas dicas no seu negócio e turbine suas vendas

Otimizar suas vendas enquanto preza pela qualidade da experiência dos clientes e uma boa margem de lucro é o que irá garantir que seu negócio se mantenha competitivo.

Se você tem interesse em otimizar seu atendimento na internet, considere usar uma plataforma de atendimento profissional.

O JivoChat permite atender clientes em seu site em tempo real, acompanhar as páginas que estão sendo acessadas por visitantes e surpreendê-los com convites proativos e personalizados para conversas.

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