Categorias de produtos mais vendidos na Internet

Confira as principais categorias e comece a planejar o que você irá vender online

Apostar em categorias de produtos mais vendidos na internet é um modo de evitar o estresse na hora da escolha e investir naquilo que tem altas chances de trazer lucro. Se tem dúvidas sobre por onde começar, conhecer essas categorias pode te ajudar a finalmente tirar a ideia do papel.

Uma das grandes dúvidas de quem quer abrir um negócio online é escolher qual produto vender na internet. Afinal, há uma quantidade imensa de produtos, o que pode gerar muitas dúvidas sobre qual é a melhor escolha.

Para te ajudar nesse processo, nós, do Ecommerce na Prática, selecionamos algumas das categorias de produtos mais buscados e vendidos na internet.

Mas, antes de te mostrar isso, queremos te ensinar a encontrar os melhores produtos a qualquer momento…

Como Encontrar os Melhores Produtos para Vender Online

A primeira coisa que deve ter em mente é que você precisa escolher um nicho de mercado com o qual se identifique. Não vale a pena escolher o produto mais vendido e não gostar dele, porque vai chegar em um momento que isso vai cansar e o seu negócio pode falir…

Portanto, na hora de selecionar o que vender, selecione os que você mais tem alguma afinidade.

Sabendo disso, existem dois sistemas do Google que podem te ajudar na busca dos melhores produtos para vender no Ecommerce.

Recentemente, o Google anunciou uma página de monitoramento de tendências. Essas tendências são atualizadas todos os dias, mostrando quais são os termos ligados à produtos que são mais buscados no Google.

Além dessa página, o Google Trends também é um aliado da busca. O Trends também é uma ferramenta de análise de tendência, mas, nele, é possível digitar o termo que deseja e entender o comportamento do volume de buscas no último ano.

Com essas duas ferramentas em mãos, você já estará bem equipado para entender qual produto vender na internet.

No entanto, se quer saber quais são as categorias de produtos mais vendidos na internet, acompanhe a lista que preparamos:

8 Categorias de Produtos mais vendidos na Internet

1. Moda

Vender moda na Internet é uma escolha inteligente. Esse não só é um nicho de mercado em constante crescimento, como mais e mais adeptos da compra desses produtos chegam todos os dias no Ecommerce.

Uma vantagem desse mercado é que, além de trabalhar com itens que são essenciais, também é possível investir na sazonalidade, como mudança de estação e datas comemorativas.

Vender produtos de moda

2. Produtos para Pet

Nos últimos anos, esse segmento tem ganhado muita força e vem movimentando mais de 2 bilhões de reais por ano no e-commerce brasileiro, de acordo com o Instituto Pet Brasil. Além disso, o país é o terceiro maior país em faturamento nesse nicho, o que mostra o grande potencial no mercado.

A procura por rações representa mais de 50% das vendas desse setor, seguido de medicamentos e acessórios como roupas, coleiras, brinquedos etc.

3. Cosméticos

Cosméticos têm alta frequência de compra e tendem a ser produtos com público fiel às marcas. É também um nicho muito atrativo por ser de produtos de fácil armazenagem, manuseio e frete mais em conta.

E o segmento não é apenas voltado para o público feminino. Há um crescimento na participação do público masculino, o que aumenta ainda mais as possibilidades desse mercado.

Além disso, é um nicho que tem se mostrado aberto aos pequenos empreendedores. Portanto, é uma ótima categoria para aqueles que estão pensando em começar um negócio online.

4. Telefonia

Essa é uma categoria de produto muito vendida no Brasil. Para você ter uma ideia, há mais telefones do que habitantes no país, o que mostra o potencial de consumo desse mercado.

Um dos pontos que contribuem para o crescimento desse segmento é a evolução da tecnologia. Os fabricantes lançam periodicamente celulares mais modernos, o que faz com que o desejo dos clientes pela novidade seja despertado.

Mas atenção: esse nicho é dominado por grandes players, o que diminui muito o potencial do pequeno empreendedor a entrar nesse segmento. Uma alternativa é focar em um micro nicho desse mercado, como celulares de segunda mão, capinhas, ferramentas adicionais…

5. Artesanato

A categoria de artesanato vem crescendo muito em volume de vendas.

Uma das grandes vantagens dos produtos artesanais é a exclusividade. E muitos consumidores estão apostando nesse diferencial na hora de comprar os produtos, principalmente aqueles de decoração de ambiente e moda.

Porém, a desvantagem de quem pensa em abrir um Ecommerce nesse nicho é não ter braço o suficiente para lidar com a demanda que possa aparecer.

É preciso levar em consideração que, caso exista apenas uma pessoa no negócio, ele também precisa fazer a divulgação dos produtos, lidar com a gestão do material, atender os clientes…

É uma categoria promissora, mas os desafios devem ser levados em conta. Confira aqui mais sobre Como Começar a Vender Artesanato pela internet.

Vender artesanato na internet

6. Papelaria

A categoria de papelaria cresceu 64% no e-commerce no ano passado, com um ticket médio de 786 reais, de acordo com uma pesquisa feita pela Rakuten Digital Commerce.

Os grandes motivos desse crescimento é a facilidade de comparar preços entres as lojas e evitar filas, principalmente em começo de ano letivo.

7. Esporte e Lazer

Essa categoria vem crescendo bastante no e-commerce ao longo dos anos. Seja na venda de suplementos, moda esportiva ou aparelhos para exercícios, esse nicho tem sido muito buscado.

Durante a quarentena, esporte e lazer foi a categoria que mais surpreendeu positivamente. Com as academias fechadas e as aglomerações sendo evitados, a alternativa que as pessoas acharam foi se exercitar em casa.

De acordo com um estudo feito pela Konduto, esse nicho cresceu cerca de 187,9% nas primeiras semanas de isolamento. A expectativa é que o consumidor continue a fazer compras online mesmo depois da pandemia.

8. Games

O Brasil é o principal mercado de jogos na América Latina. Só em 2018, o faturamento desse nicho no país foi de 134 bilhões de dólares e a expectativa é aumentar a cada ano.

Uma das grandes vantagens desse segmento é que existe um público grande que tem muito contato com a internet e prefere fazer compras de jogos no e-commerce. Portanto, é uma das categorias com mais potencial e chances de um bom retorno financeiro.

Como Começar a Vender na Internet?

Agora que já tem uma lista de possibilidades sobre o que vender na internet, é hora de seguir em frente com seu planejamento e criar a estrutura, dando o primeiro passo para construção do seu Ecommerce.

Para te ajudar nesse processo, nós desenvolvemos um checklist gratuito com os 6 Passos para Criar e Alavancar seu Negócio na Internet, com trechos que tiramos do método Ecommerce do Zero - treinamento que já ajudou mais de 15 mil empresas a saírem do Zero e faturarem acima dos 10 mil por mês no Ecommerce.

Esse checklist está disponível gratuitamente aqui e vai te ajudar a passar por todo o processo de criação do negócio. Aproveite!

Conheça o Ecommerce na Prática

O Ecommerce na Prática é a maior escola de EAD de empreendedorismo com foco em Ecommerce do país. Desde 2015, nos dedicamos a transformar vidas e realizar sonhos por meio da educação, capacitação constante e apoio de uma equipe especializada.

Hoje, são mais de 20 mil empreendedores em nossos treinamentos e mais de um milhão de pessoas impactadas todos os dias por nossos materiais gratuitos.

Conheça o Ecommerce na Prática também e fique por dentro de todos os temas relacionados ao Ecommerce e negócios digitais.

2020/07/ 3

Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...

Dicas para ecommerce, conversão e suporte