4 Passos Para Fazer do Instagram a Vitrine do Seu Ecommerce

Se o seu objetivo é converter pelo Instagram, confira a seguir quatro estratégias essenciais para fazer dessa rede social a vitrine da sua loja virtual.

O Instagram se tornou, ao longo dos anos, a redes social para descobrir e se inspirar. Com isso, seus números ultrapassaram os do Facebook, especialmente no índice de engajamento, que atualmente é 23% maior.

Ademais, conta com mais de 25 milhões de contas comerciais ativas e dois milhões de anunciantes no mundo todo. 60% dos usuários alegam descobrir novos produtos no Instagram e 1/3 dos Stories mais visualizados são os de marcas.

Assim, fica claro que essa é mídia social do momento! Se o seu objetivo é vender pelo Instagram, confira a seguir quatro dicas essenciais para fazer dele a vitrine da sua loja virtual. Vamos lá?

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1. Use as hashtags do seu nicho

A essa altura do campeonato, você já deve saber que as hashtags, espalhadas por todas as redes sociais, não são meras palavras destacadas pelo símbolo do joga da velha (#). Essas keywords têm o objetivo de marcar publicações e incluí-las em listas de conteúdos.

Quando clicamos em uma hashtag no Instagram, somos redirecionados a uma infinidade de fotos e vídeos com a mesma tag. Além disso, hoje a plataforma já permite que os usuários sigam as palavras-chave de seus interesses.

Daí a importância de usar as hashtags relacionadas ao seu nicho, pois, dessa maneira, a possibilidade de novos seguidores encontrarem o perfil da sua marca será muito maior. Se a sua loja é voltada para moda, por exemplo, vale a pena apostar em #estilo, #lookdodia e #instamoda.

Busque por aplicativos especializados em hashtags, como o Tag O’matic, e descubra as melhores para o seu negócio. Ademais, digite palavras no próprio campo de buscas do Instagram, e ele te mostrará outras similares.

Só não vale exagerar, ok? De 5 a 6 tags por publicação (ou comentário) é o suficiente.

2. Ative o Instagram Shopping

Com o objetivo de encurtar a jornada de compra do seu seguidor (e cliente), o Instagram lançou a função shopping no ano passado. Com o foco no mobile first, esse recurso permite marcar produtos em fotos - no feed e/ou no Stories.

Tal marcação funciona como as tags que usamos para evidenciar nossos amigos, contudo, no Instagram Shopping, a etiqueta contém o preço e o link da mercadoria. Quando clicada, nos redireciona rapidamente à loja virtual. Incrível, não?

Cerca de 130 milhões de perfis acessam mensalmente ao menos uma publicação de compras para saber mais sobre a oferta, e 36% dos instagrammers declaram fazer compras e considerar isso um hobby.

Portanto, aproveite essa funcionalidade para apresentar a sua marca e envolver seus seguidores. Para ativar o Instagram Shopping, é necessário ter uma conta comercial integrada ao Facebook e seu Gerenciador de Catálogos.  

Integre também um serviço de chat ao seu site, para que, no momento do checkout, seu cliente possa tirar dúvidas, caso elas surjam. Tal mecanismo evitará muitos abandonos de carrinho, acredite.

3. Não se esqueça da identidade visual

Falando em divulgação, pensemos agora na identidade do seu e-commerce e em como você a veicula através das suas fotografias no Instagram. Além de publicar conteúdos engajadores, é primordial que eles sejam visualmente atrativos, afinal, essa é a essência da mídia social.

Por exemplo: ao invés de compartilhar uma imagem apenas de um produto da sua loja, fotografe-o em “ação”. Se você vende sofás, que tal postar uma foto com um dos modelos compondo uma sala de estar?

Fazer Instagram Vitrine Ecommerce Identidade Visual Fonte: Unsplash

Escolha uma ferramenta de edição - como VSCO e Afterlight - ou um único filtro do Instagram para todas as suas imagens (os queridinhos são: Clarendon, Gingham e Juno). Lembre-se de caprichar na iluminação das fotografias, seja com a própria claridade do dia ou uma caixa de luz artificial.  

Esses detalhes com certeza trarão harmonia estética à sua vitrine social e, por consequência, serão muito mais atrativos aos olhos dos seus seguidores.

4. Faça bom uso do Instagram Stories

Atualmente mais de 500 milhões de usuários acessam o Instagram Stories todos os dias, e uma a cada quatro pessoas das gerações X e Y pesquisam, por meio dele, produtos e serviços que desejam adquirir.

Por isso, é essencial mantê-lo na sua estratégia. Aproveite os adesivos de Perguntas, Enquete e Emoji Slider para convidar seus seguidores à ação. Esses stickers podem ser utilizados em votações e, até mesmo, como termômetros (quais são os produtos preferidos do público, por exemplo).

Compartilhe também, no Instagram Stories, posts gerados pelos clientes do seu e-commerce, quando os mesmos te marcarem. Isso gerará um senso de prova social diante dos outros seguidores, mostrando que sua loja é confiável e bem quista.

E aí, preparado para divulgar a sua marca no Instagram? Seguindo as dicas acima, é certo que o seu perfil se tornará a melhor vitrine complementar do seu e-commerce e se destacará dentre os inúmeros posts do feed e do Stories. Mãos à obra e sucesso!

2019/04/17

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