Seguro de vida empresarial: 6 melhores opções

atualizado 3 de maio de 2023
Tempo de leitura9 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Eventualmente, os funcionários de uma empresa podem acabar sofrendo acidentes durante o trabalho ou passar por imprevisibilidades, como doenças. Esses e outros motivos são os responsáveis por fazer do seguro de vida empresarial algo tão importante e essencial em qualquer empresa.

Entretanto, muitos empresários se questionam sobre o assunto, desde a obrigatoriedade ou não desse seguro e como ele funciona, qual seu custo, quem paga, quais são as coberturas oferecidas entre outras dúvidas que podem surgir.

Pensando nisso, preparamos este artigo para sanar todas as dúvidas sobre o seguro de vida empresarial e uma lista com as melhores seguradoras do mercado. Confira!

O que é o seguro de vida empresarial?

O seguro de vida empresarial, também chamado de seguro de vida em grupo ou coletivo, é uma opção que visa oferecer assistência e proteção aos colaboradores de uma organização, bem como seus cônjuges e filhos. Independentemente do tamanho ou setor da empresa, é possível contratar esse tipo de seguro, que geralmente tem vigência de 12 meses, mas pode ser estendido.

Foto de uma pessoa segurando uma prancheta com um papel e outra pessoa segurando uma caneta

Existem três formas de custear o seguro de vida empresarial: não contributário, em que apenas a empresa paga; contributário parcial, em que tanto a empresa quanto o colaborador contribuem; e contributário, em que apenas o colaborador arca com o pagamento e pode escolher se deseja ou não aderir ao seguro.

Como funciona o seguro de vida empresarial?

O seguro de vida empresarial é um benefício que pode ser contratado por empresas de todos os tamanhos e segmentos, levando em consideração as suas necessidades e possibilidades financeiras.

Na hora da contratação, é importante avaliar o risco do ramo de atividade da empresa e estipular todas as situações de cobertura do seguro para os funcionários.

Normalmente, a vigência do contrato do seguro de vida empresarial é de 12 meses, mas é possível optar por prazos maiores, como dois, três ou quatro anos.

As questões contratuais devem ser tratadas com um corretor de seguros, que poderá indicar a opção que melhor atenda às necessidades da organização e adaptá-la às suas especificidades.

Independentemente da forma de pagamento, a empresa é a responsável pela contratação do seguro, enquanto os colaboradores são os segurados da apólice.

Por isso, é importante que eles designem os seus beneficiários, ou seja, as pessoas que receberão os valores em caso de sinistro, garantindo a segurança financeira de seus entes queridos.

Ilustração de várias pessoas em pé e uma mesa de escritório

Quais são as principais coberturas do seguro de vida empresarial?

As coberturas do seguro de vida variam de acordo com a apólice negociada pela empresa. Geralmente, as proteções mais comuns são:

  • morte — natural e por acidente;
  • invalidez permanente — total ou parcial por acidente;
  • invalidez funcional ou laboral permanente total por enfermidade;
  • assistência ou auxílio funeral;
  • cesta básica;
  • Coberturas adicionais podem ser contratadas conforme necessidade da empresa.

Quais são as melhores opções de seguro de vida empresarial?

Muitos empresários quando procuram um seguro de vida empresarial acabam ficando perdidos dentre tantas opções, não sabem qual seguradora contratar. Por isso, separamos uma lista com as principais seguradoras do mercado para você contratar para seus funcionários.

1. SafetyWing - Seguro Viagem

A SafetyWing é uma empresa que oferece segurança global para empresas remotas, trabalhadores remotos e nômades digitais, como a própria empresa afirma. Ou seja, é uma opção de seguro de vida empresarial para nômades digitais.

Fundada em 2017 e com sede na Califórnia, Estados Unidos, a seguradora é totalmente digital e conta com atendimento feito através de um chat disponibilizado no site ou por e-mail. Por ser uma empresa com sede nos EUA, todo o respaldo jurídico é feito por lá.

Captura de tela do site da SafetyWing

Remote Health for Companies

O plano Remote Health for Companies é um seguro de vida empresarial para trabalhadores remotos. É uma excelente opção de proteção para empresas que possuem funcionários trabalhando de forma remota em diferentes localidades.

O plano é oferecido tanto para pequenas empresas de 1 a 4 funcionários quanto para médias e grandes empresas com mais de 40 funcionários. As coberturas variam de acordo com a localização de cada funcionário remoto, mas a cobertura mundial é semelhante ao plano Remote Health.

É um plano de saúde feito especialmente para equipes que trabalham remotamente, oferecendo uma cobertura completa e serviços exclusivos para empresas. Se você possui uma equipe remota global, este é o seguro mais indicado para garantir a proteção e segurança de seus colaboradores.

Algumas outras características do plano de seguro de vida empresarial da SafetyWing.

  • Contrate pessoas em qualquer lugar. Adicione sua equipe ao mesmo plano, independentemente da localização;
  • Adicione e remova membros da equipe a qualquer momento;
  • Suporte. A equipe recebe suporte 24 horas, 7 dias por semana, desde o primeiro dia;
  • Site fácil de usar. Uma visão geral simples dos detalhes do seguro da sua empresa e dos membros cobertos;
  • Preço mais baixo e benefícios extras conforme o número de membros aumenta;
  • Complementos personalizáveis. Cobertura opcional para itens como odontologia, maternidade, exames e vacinas.

2. Porto Seguro

A Porto Seguro é uma das principais empresas do mercado de seguros e oferece uma categoria exclusiva para empresas, com diferenciais que a tornam uma referência no setor.

A seguradora oferece planos completos e acessíveis de proteção e assistência aos funcionários de sua empresa, deixando você preparado para possíveis situações inesperadas.

O seguro de vida empresarial proporciona mais tranquilidade aos colaboradores e seus familiares, além de minimizar impactos ocasionados por eventos inesperados, como acidentes ou falecimento.

Esse modelo de seguro pode ser contratado por todos os tipos de empresas, incluindo prestadores de serviço. Os custos podem ser compartilhados entre a empresa e o colaborador, dependendo da escolha do plano. A empresa também poderá deduzir o valor do seguro no Imposto de Renda.

Com o seguro de vida empresarial da Porto, os benefícios podem ser estendidos a cônjuges e filhos, oferecendo ainda mais segurança e proteção para sua equipe.

2. Bradesco Seguros

A Bradesco Seguros oferece uma variedade de opções de seguros de vida empresarial e acidentes pessoais, adaptados às diferentes necessidades da sua empresa. Além disso, a mecânica de contratação, resgate e opções de contrato podem ser estabelecidas de acordo com o perfil da sua empresa.

Os seguros da Bradesco Seguros oferecem aos seus funcionários segurança e assistência nos momentos mais delicados. É possível escolher o produto com coberturas, capital segurado e valores adequados ao perfil do seu negócio e garanta a proteção e tranquilidade da sua equipe.

3. Prudential

A Prudential é outra opção de seguradora que oferece seguro de vida empresarial para empresas de todos os portes. Todas as soluções oferecidas são personalizadas para atender todas as necessidades do seu negócio.

O seguro de vida empresarial da Prudential conta com planos para empresas com mais de 500 funcionários, cobertura para acidentes pessoais em determinados eventos, acidentes pessoais para funcionários que precisam viajar a trabalho. Além disso, oferece seguro viagem aos seus colaboradores.

Foto de dois homens analisando um papel e um notebook em cima da mesa

4. Allianz Seguros

Outra opção de seguro empresarial, a Allianz Seguros oferece pacotes especiais nessa modalidade que permitem a personalização dos serviços adicionais, como as demais companhias.

No entanto, o pacote da Allianz já acompanha 11 serviços, trazendo vantagens para o empreendedor. Além disso, a companhia se destaca por oferecer equipes de limpeza, um serviço diferenciado no mercado.

O contato com a Allianz Seguros pode ser feito por meio digital, facilitando o processo para o segurado, com atendimento 24 horas e escritórios físicos em diversas regiões do país.

Com essa abrangência nacional e serviços personalizados, a Allianz Seguros oferece soluções eficientes para atender as necessidades das empresas.

5. Mapfre Seguros

MAPFRE Seguros é uma empresa internacional que oferece serviços de seguro empresarial para empresas no Brasil desde 1992.

A Mapfre oferece diversos planos de seguro de vida empresarial para seus funcionários que podem ser personalizados de acordo com as necessidades da sua empresa. Com planos de seguro de vida Global, Vida em grupo, acidentes pessoais, entre outros.

Além disso, a MAPFRE Seguros oferece benefícios exclusivos, como o Club MAPFRE, com cashback e passe direto em pedágios em todo o país.

6. BB Seguros

O Banco do Brasil é uma das instituições financeiras que oferecem seguro empresarial e outras soluções para empresas. Seu programa é conhecido pela variedade de serviços e facilidade de contratação.

Sua empresa pode contar com os benefícios de um seguro de vida flexível e personalizado, que se adapta às suas necessidades. Este seguro é ideal para empresas com pelo menos 5 colaboradores e oferece a possibilidade de inclusão dos sócios e diretores da empresa.

Com diversas coberturas disponíveis, é possível personalizá-lo de acordo com as Condições Contratuais. Além disso, há flexibilidade na escolha das coberturas e possibilidade de contratação com tipo e valores de capitais distintos entre os grupos estabelecidos, tais como sócios, diretores e funcionários.

Este seguro oferece diversidade de coberturas com objetivo de atender as necessidades das empresas e assistencias direcionadas aos segurados. E o melhor, eventuais indenizações não incidirão no imposto de renda.

Quais são as formas de custeio do Seguro de Vida Empresarial?

Como mencionamos, o seguro de vida empresarial ou seguro de vida em grupo pode ser oferecido em três modalidades de custeio:

  • custeio integral por parte da empresa (não contributário);
  • custeio misto (contributário parcial);
  • custeio integral por parte do funcionário (contribuitário).

Geralmente, diferente de um seguro individual, as garantias do seguro contratado acabam ao final do vínculo com o estipulante ou podendo este optar por continuar no seguro, desde que assuma o valor integral das coberturas, vale consultar a apólice do seguro para assegurar.

Quais são os requisitos para contratar um seguro de vida empresarial?

O requisito básico para contratar esse modelo de seguro empresarial, o seguro de vida empresarial, é que os profissionais estejam vinculados à empresa, seja como empregados, sócios ou executivos. Dependendo da seguradora, até mesmo prestadores de serviço podem ser aceitos.

Além disso, os profissionais também devem constar no e-Social. Existem outros requisitos básicos do seguro de vida empresarial, como:

  • A empresa deve ter a quantidade mínima de colaboradores, algumas seguradoras consideram a quantidade de 3 funcionários o suficiente para fechar o contrato;
  • A empresa deve ter funcionários dentro da idade mínima e máxima, o que, geralmente, fica entre 14 e 70 anos;
  • Se um dos colaboradores possuir uma lesão ou doença antes da contratação do seguro, a empresa deve avisar isso para a seguradora. Se não o fizer, a seguradora terá total direito de recusar o pagamento do capital se ocorrer algum sinistro.

Principais segmentos de trabalho em que o seguro de vida empresarial é obrigatório

O seguro de vida empresarial não é legalmente obrigatório, entretanto, algumas convenções coletivas o tornam em determinados segmentos de risco. Confira alguns deles:

  • Motéis, hotéis e hospedagens;
  • Construções civis;
  • Bares, restaurantes, buffets, churrascarias e pizzarias;
  • Postos de combustíveis;
  • Indústrias diversas, como as de panificação, confeitaria, vestuário, roupas infantojuvenis, louças, porcelanas de barro e cerâmica.

Encontrou o melhor seguro de vida empresarial?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender a importância de um bom seguro de vida empresarial para garantir a segurança dos seus funcionários.

Além de seguro empresarial, existem outras modalidades de seguro, como o seguro viagem. Se você está planejando uma viagem para o exterior, confira nosso artigo completo com as melhores opções de seguro viagem.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download