Seguro viagem Europa: 10 melhores opções

Tempo de leitura12 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Para quem deseja conhecer o velho continente, um dos principais pontos durante o planejamento da viagem é o seguro viagem Europa, afinal, a maioria dos países exigem a apresentação do seguro na imigração devido ao Acordo de Schengen.

Esse acordo foi feito entre 27 países europeus permitindo a livre circulação de pessoas entre os países signatários.

Por isso, para encontrar o melhor seguro de viagem internacional para Europa, é preciso analisar um que se adequa às suas necessidades e ao seu bolso. Até porque, existem diversas opções de planos, seguradoras e coberturas.

Por isso, neste artigo vamos listar algumas opções de seguro viagem Europa e como escolher. Confira!

Como escolher o seu seguro viagem Europa

O primeiro passo para escolher o seu seguro viagem Europa é conhecer os itens incluídos na cobertura. Por isso, para que uma apólice desse tipo seja comercializada no Brasil, é obrigatório que ela ofereça:

  • Assistência com despesas médico-hospitalares
  • Traslado médico em caso de emergências
  • Regresso Sanitário (repatriação)
  • Indenização por morte acidental

Ilustração de uma pessoa com mala e uma mão segurando um guarda chuva

Basicamente, qualquer apólice desse serviço deve incluir, no mínimo, essas coberturas citadas. Então, o próximo passo é conhecer o que mais cada pacote oferece. Para isso, é importante que você esteja atento à sua saúde, caso tenha alguma necessidade especial.

Assim, analise se os itens abaixo serão necessários para o seu caso, como por exemplo:

  • Assistência para gestantes
  • Assistência médica para prática de esportes de risco
  • Assistência odontológica

Caso você vá praticar esportes radicais durante a viagem, como mountain bike, surf, snowboard, por exemplo, o seguro deve cobrir essas atividades.

Nunca sabemos quando uma emergência pode acontecer, por isso, outro ponto importante quando for escolher seu seguro viagem internacional é saber se ele estará disponível para atendimento 24 horas e com assistência em português.

Portanto, procure coberturas que ofereçam ressarcimento de despesas médicas ou que possuam uma grande rede de atendimento credenciada. Isso facilitará o seu atendimento quando precisar.

Qual o valor do seguro viagem para a Europa?

O preço do seguro viagem Europa depende de diversos fatores, desde a seguradora, até a cobertura oferecida. A partir de R$ 12 por dia é possível contratar um bom seguro viagem, ainda assim, é preciso pesquisar para se certificar de que está contratando o plano com o melhor custo-benefício.

Melhores opções de seguro viagem Europa

Confira a nossa lista com as melhores seguradoras para você poder viajar sem se preocupar com imprevistos. Até porque, encontrar um seguro viagem Europa dentre tantas alternativas presentes no mercado não é uma tarefa fácil.

Planejando uma viagem internacional mas não sabe por onde começar? Confira nosso artigo com as melhores agências de turismo.

1. SafetyWing - Seguro Viagem

A SafetyWing é uma empresa que oferece segurança global para empresas remotas, trabalhadores remotos e nômades digitais, como a própria empresa afirma. Ou seja, é uma opção de seguro viagem Europa para nômades digitais.

Totalmente digital, a seguradora foi fundada em 2017 e com sede na Califórnia e conta com atendimento através de um chat disponibilizado no site ou por e-mail. Por ser sediada nos EUA, todo o respaldo jurídico é feito por lá.

A SafetyWing não conta com muitos planos como outras seguradoras e, por não atuar diretamente no mercado brasileiro, não oferece seguro viagem nacional.

Entretanto, oferece o seguro receptivo, desde que o viajante tenha ficado 90 dias fora e o tempo de estadia não ultrapassem 30 dias. Caso o país de origem seja os EUA, a cobertura cai para 15 dias.

Sendo uma excelente opção para seguro viagem internacional. Atualmente a cobertura está disponível em 175 países e existem dois tipos de planos do seguro viagem SafetyWing.

Tela do SafetyWing

Nomad Insurance

O Nomad Insurance, ou seguro nômade em português, é o seguro viagem Europa que pode ser adquirido por qualquer pessoa que esteja fora do país de origem e tenha até 69 anos. As principais coberturas deste plano são:

  • Serviço de quarto e enfermagem;
  • Traslado médico;
  • DMH;
  • Franquia;
  • Fisioterapia e quiropraxia;
  • Emergência odontológica;
  • traslado de corpo;
  • Interrupção de viagem;
  • Atraso de viagem;
  • Seguro Bagagem.

Esse plano não cobre doenças pré existentes, práticas esportivas de alto risco e tratamento de câncer.

Remote health

A SafetyWing oferece o plano Remote Health, para trabalhadores remotos e nômades digitais que passam temporadas longe do seu país de origem, que permite viver e viajar para 175 países sem precisar avisar ou mudar de plano.

O seguro viagem Europa da SafetyWing varia a cobertura de acordo com os países. No site, permite realizar uma seleção do país para verificar a relação das coberturas.

Geralmente, o limite anual da cobertura mundial é de USD 1,5 milhão, exceto se um limite específico for mencionado na apólice. A cobertura mundial oferece:

  • Cirurgia para paciente ambulatorial: até USD 500 mil;
  • Evacuação e repatriação: até USD 100 mil;
  • Reabilitação e tratamentos especializados: até USD 500 mil;
  • Dinheiro hospitalar até 30 noites: USD 150 por noite;
  • Equipamento médico durável: até USD 1.500;
  • Prótese externa: até USD 1.000;
  • Cuidado paliativo: até USD 50 mil.

2. Allianz Travel

A Allianz Travel conhece bem as necessidades dos viajantes para oferecer o suporte e atendimento necessário nos momentos de imprevisto. Com mais de 75 anos de experiência no ramo, ela é uma das seguradoras mais tradicionais do mercado.

Com três opções de planos, o melhor pacote de seguro viagem Europa da Allianz Travel é o Plano Prime, que apesar de ser o mais caro em relação aos demais, ele oferece um com custo-benefício diante das coberturas oferecidas.

Esse é um plano completo e que apresenta coberturas mais elevadas, garantindo proteção diante de qualquer imprevisto que possa ocorrer durante a sua viagem.

3. Coris Seguro Viagem

A Coris Seguro Viagem, antigamente conhecida como April, está presente no mercado de assistência ao viajante há mais de 30 anos oferecendo atendimento 24 horas e proteção garantida pelo grupo AXA Seguros.

Entre os planos da Coris, o melhor seguro viagem Europa é o Coris 60 Europa Vip, que oferece excelentes coberturas DMH, traslado médico e de corpo e regresso sanitário. Além de cobrir despesas médicas e hospitalares para gestantes e para prática de esportes em mais de 50 modalidades.

Um diferencial deste seguro viagem é que ele oferece assistência veterinária para pets. Sendo uma excelente opção para quem precisa viajar com seu pet.

Foto de um documento de seguro viagem, dois passaportes e um avião em miniatura em cima de uma mesa

4. Universal Assistance

Com 40 anos de experiência e atendimento 24 horas durante o ano todo. A Universal Assistance conta com mais de 20 milhões de viajantes assegurados anualmente, o melhor seguro viagem Europa da Universal Assistance é o UA 150 Mundo Covid-19.

Esse plano oferece um excelente valor de cobertura para despesas médicas e hospitalares (DMH) de 150 mil dólares para a maioria dos destinos, excluindo os EUA.

Além de oferecer um valor alto o suficiente para garantir traslado e repatriamento em casos mais graves ou trágicos durante a viagem. Disponível para viajantes de até 80 anos e dentro do valor da DMH principal, o plano também contempla a prática de esportes amadores e gestantes.

Assim como apresenta quase todas as assistências ao viajante, com exceção da cobertura de gastos por atraso de voo, passagem aérea do familiar e despesas extraordinárias por permanência forçada.

5. Global Travel Assistance

A Global Travel Assistance, mais conhecida como GTA, está presente no mercado de seguros há mais de 30 anos e é uma das empresas mais conhecidas no Brasil. A seguradora conta com planos para diversos perfis de viajante, de intercâmbio a viagens de negócios.

O GTA 75 Euromax é o melhor seguro viagem Europa da Global Travel Assistance. Esse plano atende viajantes até 85 anos, além de gestantes. Entretanto, ele não oferece cobertura para a prática de esportes.

6. Porto Seguro

Com quase 80 anos de marca, a Porto conta com planos para diferentes perfis de viajantes e ainda personaliza de acordo com a sua necessidade. A Porto Seguro é outra excelente opção de seguro viagem Europa.

A Porto é uma das seguradoras mais populares no mercado brasileiro e com diversas opções de produtos que vão muito além do seguro viagem internacional.

O melhor seguro de viagem Europa da Porto Seguro é o Mundo 120 Prata, que atende viajantes até 90 anos, incluindo gestantes. O seguro oferece uma cobertura de DMG de 50 mil dólares, incluindo a extensão para casos relacionados ao Covid.

Entretanto, se for praticar esportes de aventura na Europa, deve optar pelo Mundo Aventura, o único plano da seguradora que inclui DMH para modalidades esportivas.

7. SulAmérica

Com mais de 125 anos de experiência no ramo de seguros e colecionando diversos prêmios importantes, a SulAmérica é uma das seguradoras mais antigas no mercado. Bem popular entre os brasileiros, eles oferecem assistência 24 horas aos viajantes e planos personalizados de acordo com a sua necessidade.

O melhor plano da SulAmérica é também o mais caro deles, o Europa com Cobertura Covid. Ele oferece todas as coberturas necessárias para um seguro viagem internacional.

Ilustração com pontos turísticos da Europa

8. Assist Card

A Assist Card durante os últimos anos, já atendeu mais de 10 milhões de viajantes em mais de 190 países. Além de já ter ganhado inúmeros prêmios pelo destaque do seu atendimento e está no mercado de seguro viagem internacional desde 1972.

Entre os planos da Assist Card, o melhor seguro viagem Europa é o AC 60 Mundo Covid-19. Que além das principais coberturas para garantir uma boa proteção e assistência durante a viagem, o plano ainda cobra os possíveis gastos ocasionados pela Covid-19.

O plano inclui uma boa cobertura para despesas médicas e hospitalares para viajantes até 85 anos, uma boa cobertura para bagagem extraviada e oferece cobertura para gestantes, praticantes de esportes e viajantes com doença preexistente.

9. Ciclic

Pertencente a BB Seguros, a Ciclic é uma seguradora brasileira e totalmente digital. Apesar do seguro viagem ser o seu principal produto, eles também oferecem diversas opções de seguros, como de equipamentos portáteis, previdência, pet, habitação, entre outros.

O Ciclic 150 é o melhor seguro viagem Europa da seguradora. A DMH por Covid pode ser personalizada de acordo com as suas necessidades e atende um público de até 84 anos, sendo recomendado um valor mais alto para pessoas que fazem parte do grupo de risco.

10. Affinity

A Affinity Seguro é outra opção de seguro viagem que oferece um plano com cobertura bem completa para viagens para Europa. Esse plano oferece um DMH de 60 mil dólares, além de despesas para gestantes e orientação em caso de perda de documentação.

Quais países exigem seguro viagem Europa?

O seguro viagem Europa é obrigatório para os 27 países que fazem parte do Espaço Schengen, são eles:

  • Alemanha;
  • Áustria;
  • Bélgica;
  • Croácia;
  • Dinamarca;
  • Eslováquia;
  • Eslovênia;
  • Espanha;
  • Estônia;
  • Finlândia;
  • França;
  • Grécia;
  • Holanda;
  • Hungria;
  • Islândia;
  • Itália;
  • Liechtenstein;
  • Letônia;
  • Lituânia;
  • Luxemburgo;
  • Malta;
  • Noruega;
  • Polônia;
  • Portugal;
  • República Tcheca;
  • Suécia;
  • Suíça.

Imagem do mapa da Europa e um avião em miniatura

Qual o valor mínimo de seguro viagem para Europa?

Para entrar na Europa, a imigração exige um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros em despesas médicas hospitalares. Porém, ao contratar um seguro, lembre-se que esse é o valor mínimo, por isso, o ideal é sempre contratar uma proteção mais completa, com cobertura acima do mínimo.

Principalmente para viajantes com necessidades especiais de atenção à saúde, como idosos e gestantes. Para esse perfil de viajante, é recomendado coberturas de pelo menos 100 mil dólares e para viajantes sem necessidades especiais, o recomendado é uma cobertura de pelo menos 50 mil dólares.

Por que fazer um seguro viagem?

Como citamos, para entrar na Europa é obrigatório o contrato de um seguro viagem internacional para poder entrar nos países do Espaço Schengen. Mas além disso, existem inúmeras vantagens para se contratar um bom seguro viagem.

Caso você tenha um problema com mala, médico e estas outras situações, e não tenha um seguro completo você terá que pagar caro por esse imprevisto ou acidente.

Atendimento médico

O principal ponto do seguro saúde viagem Europa é o atendimento médico, hospitalar, inclusive com internação, cirurgia e fisioterapia caso seja necessário, além de translado médico no caso de acidentes ou ficar doente e seja necessário ser levado ou transferido até uma clínica ou hospital.

Além dos tratamentos médicos, muitos seguros de viagem Europa contam com atendimento odontológico durante a viagem.

Indenização por perda de bagagem

Geralmente, o seguro viagem Europa te oferece proteção para diversos contratempos, como Indenização por perda de bagagem, atraso na chegada dela ou danos à mala.

Onde a seguradora arca com os objetos pessoais que você tiver que comprar e te paga um valor caso sua mala seja danificada pela companhia. Além do seguro de bagagem extravio e assistência na localização da bagagem, para te auxiliar caso você tenha algum problema com a sua bagagem durante a viagem.

Auxílios com eventuais burocracias

Podem ocorrer diversos imprevistos durante uma viagem internacional, o seguro pode ajudar em caso de perda de documentos ou cartão de crédito, além de auxílio financeiro no caso de você ficar doente e não puder sair do hotel, como pagar pelas diárias e sua alimentação.

Além de assistência jurídica, caso você seja multado no trânsito, a seguradora paga os honorários com advogado caso você seja multado no trânsito e também auxílio financeiro para gastos em caso de atraso de voo, cobrindo possíveis despesas em atraso de embarque superior a 6 horas.

Caso você tenha que cancelar a viagem por motivos de saúde, como internação nas 48 horas antes da viagem ou por falecimento de um parente de primeiro grau, a seguradora reembolsará o valor da multa que você pagar para cancelar a viagem.

A seguradora também cobra o valor da passagem aérea de volta ao Brasil, caso tenha alguma emergência de saúde ou com a casa, como incêndio, por exemplo. Além de traslado de corpo em caso de falecimento.

Em caso de acidente durante a viagem, que possa causar uma invalidez permanente ou óbito, a seguradora paga uma indenização.

Encontrou o melhor seguro viagem Europa?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar o melhor seguro viagem Europa para você poder viajar para o velho continente sem se preocupar com possíveis despesas de imprevistos durante seus passeios.

Quer economizar na hora de comprar sua passagem aérea? Descubra como comprar passagem com milhas acessando nosso guia completo.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download