Seguro empresarial: 7 melhores opções

atualizado 5 de abril de 2023
Tempo de leitura12 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Com as mudanças e demandas do mercado atual, tornou-se imprescindível contratar um seguro empresarial para proteger seu negócio contra incidentes e imprevistos. Infelizmente, muitos pequenos empreendedores ainda negligenciam essa necessidade e acabam ficando vulneráveis.

Para garantir a segurança e tranquilidade no gerenciamento do seu negócio, é crucial incluir o seguro empresarial em seu planejamento. No entanto, com a ampla variedade de opções disponíveis no mercado, é comum ter dúvidas sobre qual seguradora e qual modalidade de seguro escolher.

Pensando nisso, desenvolvemos um guia completo sobre seguro empresarial, que inclui as principais categorias e as melhores opções de seguro empresarial para o dia a dia na sua empresa.

O que é o seguro empresarial?

Basicamente, o seguro empresarial é uma forma de seguro focado em proteger o patrimônio e as operações da empresa que o contratar.

A atuação do seguro empresarial varia de acordo com o tipo de cobertura contratada, então é possível personalizá-lo de acordo com as necessidades da sua empresa. Dependendo do ramo de atuação da sua empresa, o seguro empresarial é obrigatório.

Está começando o seu próprio negócio? Confira tudo sobre como abrir uma empresa.

Imagem de um homem com uma prancheta e vários oks em ícones

Como funciona o seguro empresarial

O seguro empresarial possui características semelhantes a outras apólices, pois a empresa é assegurada e o contrato é garantido pela seguradora.

Ao contratar as coberturas, o negócio fica protegido contra diversas situações, e em caso de sinistro, a seguradora pode reparar prejuízos e manter a empresa funcionando.

As coberturas do seguro empresarial têm como objetivo proteger a estrutura física da empresa e seu patrimônio, como equipamentos, insumos, estoque e outros elementos importantes para o negócio.

Portanto, se você deseja garantir a segurança e a continuidade do seu empreendimento, é essencial contratar um seguro empresarial que se adeque às suas necessidades.

Não deixe que imprevistos e acidentes prejudiquem seu negócio. Invista na segurança e na proteção que somente um seguro empresarial pode oferecer. Entre em contato conosco e conheça as opções de coberturas disponíveis para proteger seu patrimônio empresarial.

Seguro empresarial para a estrutura física

Quando se trata de resguardar a estrutura física de uma empresa, se pensa em incidentes como:

  • incêndios;
  • desastres naturais;
  • problemas elétricos;
  • quebra de máquinas;
  • roubo de bens, entre outros.

Entretanto, também existem outros tipos de coberturas do seguro empresarial. Como o seguro de vida empresarial, por exemplo. Ele é contratado em grupo para os funcionários e oferece coberturas contra morte, acidentes e invalidez.

Foto de uma pessoa com terno impedindo peças de cair

Quais são os tipos de seguro empresarial?

Como mencionamos, existem várias modalidades de seguros empresariais, e elas atendem diversos tipos de empresas e profissionais. Conheça os principais tipos:

Seguro empresarial de Responsabilidade Civil

  • RC Geral: Preserva os recursos financeiros da empresa e de seu patrimônio, caso esta venha a ser responsabilizada por danos;
  • RC Profissional: Pode ser contratado de forma coletiva ou individual, por profissionais de várias áreas de atuação. Aqui, existem dois tipos: E&O, para casos de erros e omissões culposos (sem intenção), e D&O Executivos, voltado para profissionais que ocupam cargos administrativos e de direção em empresas;
  • RC Obras: Garante indenização por danos a terceiros, em razão de acidentes ocorridos por falhas na segurança de projetos e obras;
  • RCF Seguros: É facultativo, isto é, trata-se de uma cobertura opcional para empresas que buscam proteção extra.

Seguro para estagiários

De acordo com a lei nº. 11.788/2008, o empregador é obrigado a oferecer esse tipo de seguro empresarial aos seus estagiários.

Esse seguro exigido pela lei é exclusivo para acidentes pessoais. Também é possível incluir os estagiários dentro de seguros de vida em grupo, o que pode se mostrar mais vantajoso em termos de custos.

Seguro saúde empresarial

Esse tipo de seguro garante auxílio no equilíbrio patrimonial do beneficiário em casos de doenças graves e necessidade de assistência médica e hospitalar, com reembolso de despesas do atendimento dentro da rede privada.

Seguro de vida empresarial

Apesar de o seguro de vida empresarial não ser descrito como obrigatório na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), isso não significa que o empresário está isento de oferecer tal benefício para seus funcionários.

Oferecer esse seguro de vida aos funcionários traz benefícios também para a sua empresa e, portanto, não deve ser descartada sem uma análise cuidadosa.

Seguro para transporte de cargas

O transporte de mercadorias pode ser feito por estradas, trens, avião, correios, embarcações, entre outros. Podendo trazer prejuízos a sua empresa, em caso de algum incidente.

Por isso, contratar um bom seguro para transporte de cargas é fundamental, pois essa modalidade traz proteção contra perdas ou danos físicos à mercadoria transportada.

Foto de duas pessoas apertando as mãos

Quais são as melhores opções de seguro empresarial?

Muitos empresários se interessam pelo seguro empresarial, mas dentre tantas opções, não sabem qual seguradora contratar. Por isso, separamos uma lista com as principais seguradoras do mercado para você contratar para sua empresa.

1. Porto Seguro

A Porto Seguro é uma das principais empresas do mercado de seguros e oferece uma categoria exclusiva para empresas, com diferenciais que a tornam uma referência no setor.

A empresa disponibiliza seguro empresarial personalizados por segmento de atuação do negócio, como academias, restaurantes, escolas, clínicas, hotéis e pousadas, entre outros.

Com mais de 34 coberturas diferentes e serviços adicionais, a Porto Seguro disponibiliza soluções flexíveis para atender as necessidades de cada cliente. Com uma ampla cobertura em todo o território nacional, a companhia conta com mais de 13 mil funcionários e 101 escritórios, além de 76 anos de atuação.

A empresa também oferece atendimento digital, que possibilita ao cliente solicitar assistência de maneira prática e rápida.

Dessa forma, a Porto Seguro se destaca como uma empresa comprometida com o cliente, oferecendo soluções personalizadas e serviços de qualidade para atender às necessidades de cada empreendimento.

2. Bradesco Seguros

O seguro empresarial oferecido pelo Bradesco Seguros apresenta diversas opções de cobertura personalizáveis, de acordo com as necessidades específicas de cada empresa. Com um atendimento 24 horas disponível, a instituição se assemelha à Porto Seguros, oferecendo serviços especializados para diferentes setores comerciais.

Um diferencial interessante do seguro empresarial Bradesco é a cobertura especial para tumultos e greves, que pode ser especialmente útil para empresas expostas a esse tipo de ocorrência. Além disso, os pacotes básicos incluem proteção contra imprevistos naturais, populares ou causados por terceiros.

Para maior comodidade do empreendedor, o pagamento do seguro pode ser parcelado em até 4 vezes sem juros. Assim, o Bradesco Seguros oferece soluções flexíveis e personalizadas para atender as necessidades de cada cliente.

Foto de um homem de terno e um ícone de cadeado nas mãos

3. Minuto Seguros

A Minuto Seguros é uma grande companhia do segmento de seguros, oferecendo serviços para automóveis, acidentes e viagens, além de possuir um programa de seguro empresarial PME (Pequenas e Médias Empresas), voltado para atender a demanda dos pequenos negócios.

Com atendimento em todo o Brasil, 24 horas por dia, a Minuto Seguros é uma opção popular no mercado. A empresa conta com mais de 16 parcerias com outras seguradoras, ampliando as opções disponíveis para o segurado.

Com mais de 25 anos de experiência, a Minuto Seguros oferece facilidades como atendimento virtual, com uma equipe especializada, e assistência antes, durante e após acionar o serviço.

Dessa forma, a companhia oferece soluções eficientes e confiáveis para atender as necessidades das pequenas e médias empresas. Além disso, a Minuto Seguros se destaca por sua avaliação positiva no Reclame Aqui.

4. Allianz Seguros

Outra opção de seguro empresarial, a Allianz Seguros oferece pacotes especiais nessa modalidade que permitem a personalização dos serviços adicionais, como as demais companhias.

No entanto, o pacote da Allianz já acompanha 11 serviços, trazendo vantagens para o empreendedor. Além disso, a companhia se destaca por oferecer equipes de limpeza, um serviço diferenciado no mercado.

O contato com a Allianz Seguros pode ser feito por meio digital, facilitando o processo para o segurado, com atendimento 24 horas e escritórios físicos em diversas regiões do país.

Com essa abrangência nacional e serviços personalizados, a Allianz Seguros oferece soluções eficientes para atender as necessidades das empresas.

5. Mapfre Seguros

MAPFRE Seguros é uma empresa internacional que oferece serviços de seguro empresarial para pequenos negócios no Brasil desde 1992.

Um dos seus principais diferenciais é a cobertura básica que inclui a reposição de documentos fiscais e contábeis em caso de incidentes como incêndios ou alagamentos, proporcionando uma proteção adicional para as finanças dos segurados.

A companhia também oferece uma grande variedade de coberturas adicionais que podem ser personalizadas de acordo com as necessidades de cada negócio. Além disso, a MAPFRE Seguros oferece benefícios exclusivos, como o Club MAPFRE, com cashback e passe direto em pedágios em todo o país.

6. Caixa Seguradora

A Caixa Seguradora é uma das maiores correspondentes bancárias da Caixa Econômica Federal e oferece uma ampla gama de serviços, incluindo seguro empresarial para pequenos negócios.

Entre os principais produtos oferecidos estão o seguro facilitado, seguro para automóveis e planos de saúde para proprietários e colaboradores. Além disso, a Caixa Seguradora também oferece opções de consórcio imobiliário e outras soluções para ajudar a impulsionar o crescimento do negócio.

Uma das características que diferencia a empresa é a possibilidade de cobertura para paralisações que possam impedir as atividades do negócio. Isso significa que o segurado pode receber assistência por curtos períodos, sem a necessidade de contratar um serviço específico para essa situação.

A Caixa Seguradora oferece atendimento 24 horas, incluindo equipes especializadas para situações cotidianas, como chaveiros ou eletricistas. Se você está procurando por um seguro empresarial confiável e abrangente, a Caixa Seguradora pode ser a escolha certa para você.

7. BB Seguros

O Banco do Brasil é uma das instituições financeiras que oferecem seguro empresarial e outras soluções para empresas.

Seu programa é conhecido pela variedade de serviços e facilidade de contratação. Embora a cobertura básica não inclua uma grande diversidade de situações, é possível personalizar o pacote com serviços adicionais.

O banco também disponibiliza profissionais e mão-de-obra qualificada para construções, reparos e manutenções, com garantia de três meses. Os custos podem ser parcelados em até 10 vezes, com desconto progressivo de acordo com o número de coberturas realizadas.

Assim, quanto mais o segurado utilizar a assistência, menor será o preço que ele pagará no futuro. O BB Seguros também conta com parcerias especiais e descontos de até 50% em estabelecimentos credenciados, como shopping centers.

Como contratar um seguro empresarial?

Para aproveitar todos os benefícios do seguro empresarial, é importante encontrar uma corretora de seguros confiável. Uma boa plataforma desse setor pode oferecer opções adequadas às necessidades da sua empresa.

Vale lembrar que apenas pessoas jurídicas podem contratar esse tipo de seguro e, portanto, é necessário ter toda a documentação da empresa em ordem. Com base nas escolhas e características, a seguradora realizará uma análise de risco para definir o valor do prêmio.

Antes de fechar o negócio, é importante verificar todas as condições, como coberturas disponíveis, procedimentos em caso de sinistros e valores a serem pagos. Se necessário, é possível contratar coberturas adicionais para uma proteção mais completa.

Após aceitar a proposta e pagar o prêmio da apólice, a empresa estará coberta de acordo com as características acordadas. No entanto, é importante lembrar que o seguro deve ser renovado periodicamente, já que é um contrato com prazo de vencimento.

Quanto custa um seguro empresarial

O custo do seguro empresarial é um fator importante a ser considerado, pois o valor do prêmio de apólice varia de acordo com o risco que será assumido pela seguradora. Quanto maior for a cobertura, maior será o custo do contrato de seguro.

Para obter um preço preciso para o seguro empresarial, é necessário levar em consideração as informações específicas da empresa e as coberturas selecionadas. Uma simples mudança no modelo de negócio ou no endereço pode influenciar o custo do seguro.

Para entender o valor que a empresa deverá pagar pelo seguro, a melhor maneira é realizar uma simulação com base em suas características únicas. Dessa forma, é possível obter uma proposta mais precisa e que reflita a realidade da empresa.

Por que contratar um seguro empresarial?

Ao compreender o funcionamento do seguro empresarial, é fácil perceber que a contratação gera como principal benefício a proteção do negócio.

Esse é um meio de proteger completamente a atuação da empresa, caso esse seja o interesse. Para certos modelos de negócios, as coberturas do seguro empresarial podem determinar a continuidade da empresa.

Se o funcionamento de um empreendimento depende fortemente de seu estoque e armazenamento, por exemplo, resguardar os bens armazenados é essencial.

Além disso, o seguro empresarial é uma forma de mitigar os efeitos de imprevistos e situações que não possam ser impedidas. Mesmo com sistemas de segurança, um roubo pode acontecer. Sem seguro, as perdas são irreversíveis, mas com a apólice certa é possível receber a indenização contratada.

Como o seguro pode ajudar a manter as operações do empreendimento, ele tem papel importante em auxiliar a manter a produtividade e reduzir os riscos de paradas prolongadas, diminuindo os impactos sobre os resultados.

Devido a todos esses benefícios, o seguro empresarial é determinante para a competitividade do negócio. Como não será preciso arcar com certos prejuízos, a empresa tem um aproveitamento financeiro melhor e, assim, consegue se destacar dos concorrentes.

Por isso, é fundamental contar com uma corretora de seguros confiável para auxiliar na escolha da melhor apólice para as necessidades do negócio.

Quais os riscos de não ter um seguro empresarial?

Ao optar por não contratar o seguro empresarial, a empresa pode estar sujeita a elevação de custos e prejuízos não cobertos. Além disso, a falta de cobertura pode interromper as operações, gerando desperdício de tempo e recursos.

Por isso, é importante ter uma apólice que possa mitigar os riscos e garantir a continuidade do negócio. Contratar um seguro empresarial é a melhor forma de evitar esses problemas e garantir mais segurança para a empresa.

Encontrou o melhor seguro empresarial?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender a importância de um bom seguro empresarial para proteger o seu negócio.

Além de seguro empresarial, existem outras modalidades de seguro, como o seguro viagem. Se você está planejando uma viagem para o exterior, confira nosso artigo completo com as melhores opções de seguro viagem.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download