Cartão de débito internacional: Conheça os 10 melhores

atualizado 26 de fevereiro de 2024
Tempo de leitura11 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Utilizar um cartão de débito internacional é uma alternativa segura para fazer saques e compras no exterior. Antes de planejar uma viagem ao exterior, seja para visitar ou uma mudança permanente, é importante saber como irá pagar pelos gastos para economizar ao máximo.

Esse meio de pagamento é um excelente aliado na hora de fazer compras, realizar saques e pagamentos no exterior sem perder dinheiro com taxas e câmbio desfavoráveis.

Atualmente são inúmeras as opções de cartão de débito internacional disponíveis no mercado, mas antes de escolher é necessário comparar os serviços e taxas oferecidas para encontrar a que melhor atende suas necessidades.

Sabendo disso, separamos uma lista com as melhores opções de cartão de débito internacional para você utilizar em suas viagens. Confira!

O que é cartão de débito internacional e como funciona?

Basicamente o cartão de débito internacional é um cartão vinculado a uma conta bancária que pode ser utilizado no Brasil e no exterior. Além de pagar as despesas, também é possível usá-lo para saques em caixas eletrônicos de bancos estrangeiros.

Utilizando esse meio de pagamento no exterior, o valor é debitado automaticamente da conta. Porém, antes de usá-lo fora do Brasil, é necessário fazer a liberação de uso no exterior, seja pela internet, terminais de autoatendimento ou pela Central de Atendimento, e informar as datas da viagem.

É importante lembrar que os saques fora do Brasil devem ser feitos em caixas eletrônicos compatíveis com a bandeira do cartão, por exemplo, a Visa é aceito na rede Plus e a Mastercard nas redes Maestro e Cirrus.

Melhores opções de cartão de débito internacional

Os cartões tradicionais não são projetados para gastos fora do país e acabam tendo altas taxas para uso em moeda estrangeira, como dólar ou euro. Há incidência de 6,38% de IOF em todas as compras feitas no exterior com cartão brasileiro.

Por isso, encontrar um bom cartão de débito internacional ajuda a economizar em algumas taxas e evitar dores de cabeça quando estiver viajando, por exemplo. Então, confira as melhores opções no mercado.

1. Nomad

A Nomad é um banco digital sem taxas de manutenção da conta e regulado para que você possa fazer câmbio, receber dinheiro do exterior por transferências e compras internacionais. Além disso, eles oferecem um cartão de débito internacional sem taxas ou anuidade.

Imagem do cartão Nomad

Sediada nos Estados Unidos, o cartão da Nomad permite ser utilizado para compras on-line ou em pontos físicos, em carteiras digitais ou assinar serviços digitais.

O câmbio é feito em dólar comercial e a empresa trabalha com um IOF de apenas 1.1% e uma taxa de serviço de 2%, o que te ajuda a economizar até 10% em compras internacionais.

Além disso, nós da JivoChat temos um cupom que pode ajudá-lo a começar com o pé direito o seu relacionamento com a Nomad. Assista ao vídeo abaixo para entender melhor e, após baixar o apicativo, use o cupom JIVOCHAT20 durante o cadastro.

2. Revolut

A Revolut é uma fintech e um app financeiro que conta com mais de 35 milhões de clientes ao redor do mundo.

Com a Revolut você cria uma conta global e terá o seu cartão de débito internacional que será aceito em mais de 150 países ao redor do mundo e possibilitará o câmbio entre mais de 30 moedas.

Através de um processo muito simples você poderá realizar o câmbio com taxas fixadas na hora da transação, ou durante os gastos, permitindo que você tenha um melhor planejamento.

Além disso, contará com taxas de câmbio competitivas que ajudarão você a economizar durante a sua viagem.

Com a Revolut você terá mais segurança, pois se o cartão for roubado seu dinheiro permanecerá guardado caso esteja guardado nos Pockets, e ,caso precise, você poderá sacar um valor limitado por mês gratuitamente.

Aprenda a viajar sem estresse com o seu dinheiro e com vantagens conhecendo os outros benefícios da Revolut.

3. C6 Bank

Outra opção de banco digital que oferece um cartão de débito internacional é o C6 Bank, eles contam com a C6 Global com um cartão para fazer compras, saques e remessas internacionais com tarifas mais baixas.

Faça compras, saques e remessas internacionais com tarifas mais baixas, o C6 conta com tarifas mais baixas que as do cartão de crédito internacional, câmbio instantâneo 24 horas pelo aplicativo. Além de Wire Transfer, para fazer transferência e recebimento de dinheiro de outros bancos do exterior.

Com um cartão Mastercard, você pode pedir quantos adicionais precisar e ainda realizar saques em moeda estrangeira em diversos caixas eletrônicos ao redor do mundo.

Foto dos cartões C6

4. Wise

A Wise é uma das contas mais completas e permite o cobre moedas de mais de 50 países com um câmbio justo. Apesar da conta ser rápida para abrir, o cartão de débito internacional pode demorar mais de uma semana para chegar. Podendo utilizar os cartões virtuais até lá.

Caso você não tenha saldo da moeda do país que está viajando, não tem problema, a conta localiza seu saldo em outra moeda e realiza o câmbio pela melhor cotação.

Os depósitos na conta da Wise são creditados em até 2 dias úteis e contam com dois saques gratuitos por mês. Seu IOF é de apenas 1,1%.

Imagem de dois cartões Wise

5. Banco Inter

O Inter ainda oferece um aplicativo de conta digital funcional, com diversos serviços de um banco tradicional, além de cashback em compras no débito e crédito.

Além da conta tradicional, o banco Inter conta com a Global Account, uma conta internacional totalmente digital e que conta com um cartão de débito internacional sem IOF e spread de 0.99%.

Essa conta permite receber pagamentos em dólar e fazer transferências para outras contas nos EUA. Além disso, conta com câmbio com cotação comercial, melhor do que a turismo.

Imagem do cartão Banco Inter

6. N26

A N26 é um banco digital da Alemanha que oferece um cartão de débito internacional Mastercard sem anuidades para seus clientes. Com sua conta básica, sem tarifas, é possível fazer até 3 saques gratuitos na Europa, caso seja ultrapassado será cobrado uma taxa.

Além disso, existem outras opções de contas que possuem mais benefícios, mas têm cobrança de tarifas proporcionais. Outra vantagem desse banco é que não precisa comprovar renda para se tornar cliente e receber seu cartão.

Imagem do cartão N26

7. BS2 GO

O BS2 oferece uma conta internacional em dólar, o BS2GO é indicado para quem precisa abrir uma conta e receber seu cartão de débito internacional em poucos dias. Os depósitos feitos são creditados na hora e não paga nenhuma taxa para abertura da conta.

O BS2GO oferece um cartão de débito internacional Mastercard com todas as vantagens e benefícios da Mastercard, além de conversão com base no dólar comercial, recebimento e envio de dólar, entre outros serviços 24 horas.

Com IOF de 1,1% e Spread de 2%, os saques contam com uma taxa de 5 dólares mais a tarifa dos caixas de autoatendimento.

8. Visa Ourocard Internacional do Banco do Brasil

Os correntistas do Banco do Brasil contam com vários benefícios do Visa Ourocard Internacional, como programa de pontos, descontos em produtos e renovação do cartão após o vencimento, são alguns exemplos.

Por se tratar de um cartão múltiplo, ele também funciona como um cartão de débito internacional, com acesso ao programa de pontos, cartão virtual e muito mais. Entretanto, conta com uma tarifa alta no saque e limites mais baixos.

Foto de uma mão segurando um cartão do Banco do Brasil

9. Cartão de débito internacional Itaú

Outro banco tradicional que oferece um cartão de crédito ou débito internacional é o Itaú. Podendo ser nas bandeiras Visa ou Mastercard, os clientes têm acesso a programas de recompensa e benefícios nas compras feitas fora do Brasil.

Este cartão é aceito em carteiras digitais como ApplePay, GooglePay e SamsungPay, além de participar do programa de pontos e cashback. Entretanto, são cobradas tarifas e impostos altos nos saques no exterior e pode demorar para receber o cartão.

Imagem de 3 cartões Itaú

10. Cartão de débito internacional Bradesco Elo 

O Bradesco possui um cartão de débito internacional, aceito em mais de 200 países, a bandeira Elo oferece diversas vantagens aos seus clientes. Além disso, eles oferecem cartão adicional e saques emergenciais no Brasil com limite no cartão de crédito.

Porém esse cartão conta com algumas desvantagens, como a cobrança de anuidade após o primeiro ano e a necessidade de comprovação de renda para pedir o cartão.

Imagem cartão Bradesco

Como usar o cartão de débito internacional no exterior?

Como falamos anteriormente, antes de usar o seu cartão no exterior, é importante verificar se o caixa eletrônico que está querendo sacar é compatível com a bandeira do seu cartão de débito internacional.

Também é fundamental que as compras feitas em estabelecimentos fora do Brasil, como restaurantes, hotéis ou qualquer outro aceitem a bandeira do seu cartão.

Outro detalhe que você deve se atentar ao utilizar o seu cartão são as taxas aplicadas pelo seu banco sobre as operações com o cartão de débito no exterior. Existem algumas tarifas obrigatórias, como o IOF e taxa de câmbio, porém, alguns bancos cobram tarifas extras para a conversão.

Desse modo, se você deseja economizar, o ideal é fazer saques na moeda local. Assim, não ocorre cobrança de taxas extras pelo caixa eletrônico para converter a moeda, que em muitos casos pode chegar em até 13% a mais do que se você retirasse o dinheiro sem a conversão.

Quais são as taxas de transação cobradas ao usar o cartão de débito internacional

Como mencionamos, antes de usar o cartão de débito internacional, é importante prestar atenção às taxas cobradas pelo banco ou provedor. Por isso, separamos as principais tarifas aplicadas sobre as transações no cartão de débito.

Taxa de câmbio

A taxa de câmbio é cobrada pela conversão da moeda quando são realizados saques e compras com cartão de débito no exterior. O valor dessa tarifa é aplicado baseado na taxa de câmbio do dia da operação, mas alguns bancos podem adicionar uma margem sobre esse valor.

Tarifa de saque

Alguns bancos e provedores de cartão de débito internacional cobram uma taxa sobre os saques realizados em caixas eletrônicos fora do Brasil. Além disso, o caixa de autoatendimento que você usa também pode cobrar tarifas extras sobre essa operação.

IOF

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é um tributo federal de 6,38% aplicado em todas as transações financeiras realizadas com cartão de débito e crédito no exterior. Porém alguns bancos e provedores acabam oferecendo taxas menores.

Vantagens do cartão de débito internacional

Usar o cartão de débito internacional é, sem dúvidas, uma alternativa interessante aos cartões bancários para fazer saques e compras no exterior. Afinal, eles oferecem diversas vantagens para seus clientes, confira algumas delas.

Controle de gastos no exterior

Como o dinheiro sai diretamente da sua conta quando você passa o cartão, não existe o risco de exceder nas compras como pode acontecer com o cartão de crédito.

Cotação no câmbio do dia

Como o pagamento das suas compras é descontado baseado na cotação cambial em vigor no momento da transação. Isso acaba evitando surpresas na hora de pagar a fatura.

Possibilidade de saques

Outra vantagem é a possibilidade de sacar dinheiro diretamente da sua conta em qualquer ponto de autoatendimento no mundo. Dependendo do seu cartão de débito internacional, pagam-se apenas os impostos, sem taxas adicionais.

Segurança para transportar o dinheiro

Andar com um cartão de débito internacional é mais seguro, pois você não corre o risco de perder suas economias caso seja assaltado com dinheiro em espécie. Em caso de furtos, você pode bloquear o cartão imediatamente pelo app do seu banco.

Existem limitações no cartão de débito internacional?

Sim, os cartões de débito internacional acabam tendo algumas limitações que os clientes devem conhecer. Conheça a seguir as principais desvantagens que você deve estar ciente antes de utilizar esse meio de pagamento na sua próxima viagem para fora do Brasil.

  • Não é aceito como forma de pagamento em alguns serviços no exterior como no aluguel de carro, por exemplo. 
  • Pode não ser uma boa opção para pagamentos de depósitos de segurança. 
  • Pode haver uma demora no estorno dos pagamentos na conta bancária do titular. 
  • Dependendo da moeda e do provedor, a compensação dos depósitos na conta não são instantâneos. 

Vale a pena usar um cartão de débito internacional?

Apesar de algumas desvantagens apresentadas, esse meio de pagamento vale muito a pena. O cartão de débito internacional é a melhor solução para quem viaja frequentemente para fora do Brasil e quer ter maior controle das suas despesas durante a viagem.

Entretanto, para aproveitar melhor as vantagens que o cartão de débito internacional oferece, é necessário escolher bem o provedor ou banco emissor. Afinal, como mostramos acima, isso influi diretamente na cobrança de tarifas que incidem sobre as transações feitas no cartão.

Encontrou o melhor cartão de débito internacional?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar as melhores soluções para cartão de débito internacional para você viajar com mais segurança e economizar.

Se você quer conhecer outros modelos de cartões, confira nosso artigo completo sobre cartão pré-pago e conheça tudo sobre esse meio de pagamento.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download