Como fazer live no Tik Tok [Guia Completo]

atualizado 31 de janeiro de 2023
Tempo de leitura9 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Provavelmente você já se esbarrou em alguma live no Tik Tok enquanto navegava pela timeline na rede social. A famosa rede social que ficou popularizada por vídeos curtos, agora também permite realizar transmissões ao vivo.

O Brasil é o segundo país que mais utiliza o Tik Tok no mundo, com mais de 4 milhões de usuários só no país. Com essa funcionalidade da plataforma, as lives são um ótimo recurso para aumentar o engajamento e interagir mais com o seu público.

Então, para saber como fazer live no Tik Tok e interagir mais com seus seguidores, confira nosso passo a passo completo. Confira!

Como crescer no Tik Tok

Antes de mostrarmos como fazer live no Tik Tok, e tenha interesse nessa rede social e queira começar a produzir conteúdos para o Tik Tok e descobrir como conquistar seguidores no Tik Tok, separamos um curso que pode te ajudar.

O curso <Curso Completo TikTok Ads - Tráfego Pago foi criado pensando nos produtores de conteúdo, donos de negócios físicos e digitais, influenciadores digitais e para quem mais quiser conquistar espaço e clientes através do Tik Tok.

Neste curso você irá aprender a construir um perfil atrativo do zero, além de criar uma legião de seguidores engajados e interessados em seu conteúdo. E com isso, transformar seus seguidores em reais compradores.

Quantos seguidores são necessários para fazer live no Tik Tok?

O Tik Tok conta com algumas restrições para poder fazer live na rede social. Para poder começar a fazer live ao vivo no Tik Tok, é necessário ter, no mínimo, 1.000 seguidores. Se você já atingiu estes números, a ferramenta já liberou para o uso.

Além disso, os usuários precisam ter mais de 16 anos para começar a fazer live no Tik Tok, também é importante ficar atento às Diretrizes da Comunidade Tik Tok, caso discumpra alguma regra, pode perder sua conta.

Então, em resumo o recurso só pode ser utilizado por pessoas que cumpram as seguintes condições: 

  • Ser maior de 16 anos; 
  • Ter mais de 1000 seguidores; 
  • Seguir as diretrizes da comunidade do TikTok.

Foto de um celular com logo do TikTok

Como fazer live no TikTok?

Assim como outras redes sociais, a função de fazer live no Tik Tok chegou na ferramenta para facilitar a integração com o público e aumentar suas chances de fidelizar sua audiência e até vender mais.

Se você quer saber como fazer uma live no Tik Tok, mas não sabe por onde começar, não se preocupe! Separamos um passo a passo muito simples e didático para você começar a fazer sua transmissão ao vivo no Tik Tok. Confira:

  1. Abra o aplicativo do Tik Tok e toque no ícone de "+" na parte inferior da tela da rede social.
  2. Selecione a opção "Live" na barra de ferramentas no canto inferior direito. Disponível apenas para quem tem mais de 1000 seguidores no Tik Tok.
  3. Adicione uma imagem de destaque, para isso, toque em "Adicionar capa" para definir uma imagem de destaque para a live. É possível tirar uma foto na hora ou escolher qualquer imagem da sua galeria.
  4. Inclua o título que deseja utilizar na sua live no Tik Tok. Lembre-se de escrever um texto chamativo e que atraia os espectadores para sua transmissão.
  5. É possível adicionar "Filtros" durante a live ou o "Suave" para aplicar alguns efeitos na transmissão.
  6. Envie sua live no Tik Tok para quem você quiser, para compartilhar sua live, basta selecionar "Compartilhar" para divulgar pelo WhatsApp ou outras redes sociais.
  7. Toque em "Transmitir ao vivo" e pronto, sua live estará ao vivo para todos no Tik Tok.

Captura de tela do Tik Tok

Por que não consigo fazer live no Tik Tok?

Se você está tentando saber como fazer live no Tik Tok e o recurso de lives do Tik Tok nao aparecer automaticamente para você. Como falamos, existem algumas regras para liberar esse recurso no Tik Tok.

Agora, se você cumpre todos esses requisitos e mesmo assim o recurso não está disponível, você pode:

  • Atualizar o aplicativo para a versão mais recente;
  • Verificar se há atualizações do sistema operacional;
  • Acessar a central de ajuda do TikTok e contatar o suporte.

Como liberar live pelo PC no Tik Tok?

Na versão para PC do Tik Tok, ele conta com basicamente todas as funções que o aplicativo para smartphone. Se você quer saber como fazer live no Tik Tok pelo PC, tem que seguir as mesmas regras que citamos.

Então, se você cumpre todos os requisitos, a função será habilitada automaticamente no mesmo local.

Como habilitar para ganhar dinheiro com live no Tik Tok

O Tik Tok possui um sistema de pagamento onde o usuário recebe moedas dos seguidores durante as lives. Esses pagamentos são realizados através de moedas virtuais, representadas no aplicativo por rubis e diamantes.

Ilustração de uma pessoa com celular e a logo do Tik Tok

Posteriormente, essas moedas podem ser transformadas em dinheiro real para serem transferidas para sua conta. Então, o Tik Tok acaba sendo uma forma de ganhar dinheiro na internet.

Assim como a live, a monetização é liberada automaticamente para quem cumpre os requisitos que citamos acima. Porém, para receber essas moedas, é necessário ter mais de 18 anos.

Dessa forma, quem cumpre os requisitos acima, ao fazer live no Tik Tok vai ter a opção para que os usuários façam a doação de moedas. Então, basta fazer o resgate na plataforma.

Como fazer uma live de sucesso no Tik Tok

Agora que você já sabe como fazer live no Tik Tok, separamos algumas dicas para você ter uma live bem produzida e fazer uma live no Tik Tok de sucesso.

  • Escolha um local silencioso e que não vá ter ruídos para atrapalhar a live;
  • Atente-se a iluminação! Procure um ambiente com luz natural caso você não tenha equipamentos como uma highlight, por exemplo;
  • Confira se a sua internet está funcionando 100%, se necessário, acomode-se próximo do seu roteador de Wi-Fi;
  • Posicione o celular na vertical em um tripé ou apoie em algum objeto que seja seguro e estático;
  • Se você tem uma loja virtual, aproveite a live para mostrar seus produtos e serviços, atrair clientes, publicar descontos exclusivos para quem assistiu e divulgar novidades.

Por que fazer live no Tik Tok?

1. Aumenta o engajamento

O engajamento proporcionado pelas lives no Tik Tok talvez seja a sua característica mais importante. Já que permite para quem transmite e para quem consome uma interação mais próxima e um consumo de conteúdo mais humanizado.

É uma sensação de estar diante de uma grande plateia, onde seus seguidores sabem que você está olhando de volta para eles e eles respondem com diversas perguntas e comentários para você. Além das interações através dos emojis.

2. Gatilhos de urgência e exclusividade

Os gatilhos de urgência e de exclusividade funcionam como uma maneira de chamar atenção do público. As pessoas sentem necessidade de estarem antenadas as novidades, isso faz com que elas priorizem as lives.

3. Entrega de conteúdo de valor

As transmissões ao vivo no Tik Tok é uma excelente oportunidade de entregar algum conteúdo para o seu público que não teria o mesmo efeito ao publicar no feed ou nos stories.

Separamos alguns exemplos em que as lives são uma ótima alternativa de conteúdo:

  • Lançamentos: Ao saber de uma novidade ou um lançamento em primeira mão, dá aos seus seguidores uma sensação de exclusividade. Que não irão encontrar em outro lugar;
  • Bastidores: Mostrar outro lado da sua empresa ou da sua marca, humaniza e aproxima a audiência do seu produto;

Esses são apenas alguns exemplos de conteúdos diferentes que você pode trazer através da live do Tik Tok.

4. Baixo custo

A praticidade das transmissões ao vivo nas redes sociais trouxe uma mídia que até pouco tempo atrás custava muito dinheiro e equipamentos caros. Além de acontecer em sua grande maioria nos canais de televisão.

Atualmente, as plataformas de live streamings e as redes sociais democratizaram e é possível realizar uma transmissão ao vivo apenas com um smartphone e uma conexão de internet estável.

5. Geração de leads

Ao iniciar uma live no Tik Tok, todos os seus seguidores são notificados sobre a sua transmissão ao vivo. Com isso, muitos clientes em potencial para a sua marca vão marcar presença ali, impulsionados pelos gatilhos de urgência e exclusividade.

A live é uma boa oportunidade de realizar um call to action e capturar futuros clientes, como por exemplo, pedir o e-mail de quem está assistindo. Sem dúvidas eles irão fornecer seus e-mails para mais conteúdos se o que você estiver fazendo for realmente bom.

Como planejar uma live no Tik Tok?

Separamos algumas dicas para fazer um bom planejamento para a sua live no Tik Tok que te ajudaram a produzir um conteúdo de qualidade, que chamará atenção dos seus seguidores e irá trazer resultados para a sua marca.

Escolha um tema

O primeiro passo é encontrar temas que tenham o perfil da sua empresa e que também sejam relevantes para os seus seguidores. Uma forma de descobrir o que seu público deseja assistir é realizando enquetes e incentivando eles a participarem de uma futura live.

Trazer palavras-chaves relacionadas a sua marca e tratar sobre temas que se conectem com os objetivos do seu negócio é muito importante.

Na hora de escolher um tema, é bom lembrar de escolher assuntos que você domina. Não adianta falar sobre os assuntos do momento, mas que você não tenha nenhum conhecimento sobre eles.

Crie um roteiro para o seu vídeo

Antes de começar uma live, é interessante pensar em um roteiro. Não precisa ser algo muito elaborado, basta separar alguns tópicos principais que você deseja abordar e deixar mais organizado.

Para isso, elabore uma lista de perguntas que tenham a ver com o tema, publique para os seus seguidores nos Stories e pegue as respostas dessas dúvidas e interações para a sua live.

Divulgue a live nas redes sociais

Um ponto extremamente importante é divulgar esse evento em suas redes sociais. Tanto no Instagram, como em outros perfis da marca. Ao fazer isso, você traz um público que muitas vezes não utiliza o Tik Tok e começa a te acompanhar por lá também.

É importante avisar ao seu público com antecedência, para gerar uma expectativa e para que eles também se organizem para não perder a sua transmissão.

Aprendeu como fazer live no Tik Tok?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a saber como fazer uma live no Tik Tok e tenha tirado todas as dúvidas para você fazer uma transmissão ao vivo na plataforma.

Se você cria conteúdo no Tik Tok e quer saber como monetizar seus conteúdos, confira nosso artigo com dicas de como ganhar dinheiro no Tik Tok.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download