Passo a passo de como fazer retargeting no Facebook

Aprenda a usar o Facebook para atingir pessoas que já conhecem seus produtos

Todo empreendedor sabe a dificuldade que é fazer com que sua empresa seja conhecida. Ferramentas de marketing digital, estratégias para redes sociais e criar diversos tipos de conteúdo para melhorar seu posicionamento nos motores de busca para alcançar sua primeira venda são algumas das práticas usadas para se tornar conhecido.

Porém, é consenso que trabalhar com pessoas que já compraram ou já tem conhecimento de sua marca facilita o trabalho de conseguir mais vendas em sua loja virtual. Uma das maneiras de alcançar esse público é através das campanhas de email marketing. A outra pode ser feita através de retargeting no Facebook, possíveis através das campanhas de Facebook Ads. Nesse texto trataremos sobre a segunda opção e de como criar campanhas voltadas à usuários da rede social que já interagiram com sua marca de alguma maneira.

Retargeting

O que é retargeting?

De maneira bastante resumida, o retargeting é a prática de mostrar anúncios para pessoas que já acessaram seu site. Praticamente qualquer usuário na web já recebeu esse tipo de anúncio, principalmente se já visitou sites de vendas online. Apesar de bastante comum, é uma das formas mais eficazes no marketing digital, já que o público que recebe esse tipo de anúncio já demonstrou algum nível de interesse no seu negócio.

O retargeting começa com a visita de um usuário ao seu site e, algum tempo após deixá-lo, seus anúncios começam a aparecer enquanto ele visita outras páginas da web. Caso ele clique e faça uma compra ou deixe seu email para se tornar um lead, sua estratégia de retargeting foi bem sucedida. Caso um site de ecommerce possua código do Facebook, é possível que esse anúncio apareça também quando está navegando pelo Facebook. Considerando que a rede social é segunda que mais consome tempo dos usuários no mundo - uma média de 20 minutos diários, de acordo com pesquisa feita pelo site Zephoria -, usar retargeting no Facebook é uma das táticas mais seguras para alcançar mais conversões para seu negócio.

Indique e Ganhe: Programa de Afiliados JivoChat

Como fazer retargeting no Facebook?

Para criar campanhas de anúncios para retargeting no Facebook, siga o passo a passo abaixo:

1 - Acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook;

2 - Clique em Públicos, na parte superior esquerda da tela;

Gerenciador

3 - Clique no botão Criar Público;

Publico

4 - Selecione Público Personalizado para continuar;

Personalizado

5 - Escolha a opção Tráfego do site;

Trafego

6 - Na janela que se abrirá, selecione (ou mantenha) a opção Qualquer pessoa que visite o seu site. Em seguida, nomeie o público e clique no ícone em forma de engrenagem no canto inferior esquerdo, conforme captura de tela abaixo;

Criacao

7 - Clique em Visualizar código do pixel;

Visualizar

8 - Copie o código mostrado para sua área de transferência;

Codigo

9 - Entre no painel de controle de seu site e, em todas suas páginas, cole o código mencionado entre as tags head e /head e salve as alterações em seu site;

10 - Retorne ao Gerenciador de Negócios do Facebook e finalize o processo clicando no botão Criar público;

Criar publico

Acompanhe as visitas geradas pelo retargeting no Facebook com o Jivochat!

A partir daí, poderá criar anúncios e campanhas que serão direcionados apenas aos usuários que já tiverem acessado seu site, mesmo que não tenham feito nenhuma compra. Através das visitas geradas por suas campanhas de retargeting no Facebook, poderá guiar esses visitantes que retornaram através do Jivochat, guiando-os por todo o processo de compra e tirando dúvidas que podem surgir durante o processo. Clique no link para conhecer as principais funcionalidades da plataforma e teste o Jivochat GRATUITAMENTE por 30 dias fazendo seu cadastro.

2017/07/28

Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...

Dicas para ecommerce, conversão e suporte