Tag para YouTube: O que é e como usar de forma eficiente

Índice

Sem dúvidas o YouTube é a maior plataforma de vídeos da internet. Presente no dia a dia de diversos usuários, além de já fazer parte de muitas estratégias de marketing digital. No YouTube milhares de vídeos são publicados, desde os mais amadores até megaproduções.

Mas se você está começando a publicar conteúdos no YouTube, não adianta postar de qualquer jeito. É fundamental otimizar os vídeos para que eles sejam encontrados facilmente pelo público.

Uma forma de fazer isso é utilizando as tags para YouTube de forma correta. A plataforma analisa diversos detalhes de cada vídeo publicado para classificá-lo e ranquear bem o conteúdo. Entre elas, estão as tags.

Por isso preparamos tudo que você precisa saber sobre como usar tags para YouTube da melhor forma possível para você que deseja melhorar o SEO do seu canal e aumentar as visualizações dos seus vídeos. Confira!

O que é tag para YouTube?

Para começar, é importante destacar o que são as tags para YouTube e o que elas representam, pois, a menos que você trabalhe com estratégias de marketing digital para YouTube, elas são algo que você nunca viu.

Apesar de ter uma função de destacar na maneira como o  conteúdo do seu canal será distribuído, às tags para YouTube não são visíveis para todos usuários, a não ser pelo próprio dono do canal.

Ilustração de um computador com a tela do YouTube aberta

As palavras-chave no YouTube não são as únicas maneiras de categorizar o conteúdo. Os algoritmos da plataforma não conseguem entender qual é o assunto de um vídeo, dessa forma, eles precisam de recursos externos para se orientarem e recomendarem este vídeo.

As tags para YouTube tem como objetivo dizer a plataforma do que se trata o seu vídeo, como ele se relaciona com outros assuntos e como categorizar o conhecimento que é transmitido, relacionando a outros vídeos e categorias já existentes.

Por que é importante usar tags para YouTube?

As tags para YouTube são importantes para recomendar seu conteúdo para pessoas que consumiram vídeos relacionados. Dessa forma, as tags ajudam a otimizar o seu vídeo para que ele apareça tanto na reprodução automática, quanto na seção de vídeos relacionados.

Sem elas, seus conteúdos terão menos chances de se destacarem. Mesmo com o próprio YouTube citando o título, thumbnail e descrição do vídeo como pontos importantes para o SEO no YouTube, as tags ainda assim possuem um papel fundamental.

Sem a tag para YouTube, seu vídeo não será tão bem distribuído e acaba atingindo menos pessoas. Além disso, elas são excelentes para pesquisas com erros de ortografia.

Adicionando tags com erros ortográficos e de digitação, seu conteúdo poderá aparecer para pessoas que acabam digitando uma palavra incorretamente.

Como escolher as melhores tags para YouTube?

Visto que já compreendemos o que são as tags e a sua importância na entrega do conteúdo, podemos ir para a parte mais prática. Separamos algumas dicas e critérios para escolher as tags dos seus vídeos. Confira!

Insira a palavra-chave principal

As palavras-chave são fundamentais para que seu vídeo seja encontrado com facilidade por quem está fazendo buscas no Google e acaba se deparando com conteúdos em vídeos.

Já as tags, auxiliam na categorização do vídeo internamente. Dessa forma, para que os usuários encontrem o seu vídeo com mais facilidade, é fundamental unir essa relação e adicionar a tag relativa a sua palavra-chave principal.

Use tags abrangentes e específicas

Nesse momento, é hora de informar em quais tópicos mais abrangentes o seu vídeo pode se enquadrar. Caso você esteja falando de um vídeo sobre atividade física, pode utilizar tags “esportes” e “emagrecimento”, por exemplo.

Depois, vai das tags gerais para as específicas, utilizando “treino de alta intensidade”, “queimar calorias” e assim em diante. As tags para YouTube específicas fazem com que seu vídeo seja encontrado com mais facilidade por quem busca exatamente esse conteúdo.

Por outro lado, as tags abrangentes funcionam para aumentar o alcance e tornar seu conteúdo popular para pessoas que buscam algo relacionado ao seu vídeo e acabam clicando nele, por curiosidade.

Neste momento, outros elementos serão fundamentais para destacar seu conteúdo, como uma boa thumbnail e títulos atraentes.

Não se preocupe com letra maiúscula e acento

É importante destacar que tags não são Hashtags. E, como elas não são visíveis para os usuários, significa que você não precisa se preocupar com sua leitura, como colocar iniciais nas hashtags do Instagram ou de outra rede social.

Ilustração de computador com gráficos do YouTube

Caso você tenha costume de escrever tudo maiúsculo e acentuando corretamente cada palavra, saiba que isso não faz diferença para o YouTube.

Cuidado com o exagero sem estratégia

Também é importante moderar nas tags, não vale a pena colocar todas que vierem à cabeça. Utilizar uma estratégia de volume não terá muito efeito para o algoritmo. A não ser que essas tags sejam referentes ao assunto do vídeo.

Colocar diversas tags que acabam não tendo relação com o vídeo, pode acabar prejudicando, visto que, em vez de explicar ao YouTube sobre o que é seu vídeo, você irá confundi-lo e dificultando sua distribuição.

Evite colocar tags na descrição

Tags e descrição são coisas completamente diferentes. Então cuidado para não confundir o algoritmo e prejudicar a distribuição do seu conteúdo. O que deve conter na descrição é a palavra-chave e não tags ou até mesmo hashtags.

Nunca use o nome de outros canais

Além de não funcionar, o YouTube sabe quando você tenta utilizar o nome de outros criadores de conteúdo ou canais para tentar destacar o seu vídeo. Então, evite essa prática pois os seus conteúdos acabam ficando “mal vistos” pelo algoritmo da plataforma.

Como encontrar a tag para YouTube ideal?

Para potencializar e promover o seu conteúdo no YouTube, é crucial entender todos os detalhes e saber escolher as tag para YouTube corretamente. Esse é um dos segredos para aumentar os resultados do seu canal.

Portanto, é fundamental ter um planejamento estratégico e conseguir identificar a persona ideal para seu conteúdo. Dessa forma, é possível entender melhor o perfil de pesquisa do público que você deseja atingir e quais são as palavras-chave que mais buscam.

Para ajudar nessa etapa, o “autocompletar” do YouTube é uma técnica simples e eficiente. Basta acessar o site e digitar qualquer termo desejado no campo de pesquisa e observar as sugestões de termos mais utilizados nas buscas dos usuários.

Outra técnica eficiente para auxiliar na identificação das tags é analisando as utilizadas pelos vídeos concorrentes, que tiveram bons resultados. Essa informação é divulgada pelo site e qualquer pessoa pode acessá-las da seguinte forma:

  • Clique com o botão direito no vídeo;
  • Selecione a opção exibir código fonte da página;
  • Utilize o atalho de pesquisa Ctrl + F;
  • Busque pela palavra Keywords.

Com essa consulta você terá acesso as palavras mais buscadas pelos usuários quando pesquisam algo na plataforma. Além dessas maneiras que auxiliam a escolher as tags, existem sites e programas que falaremos mais adiante.

Quais os principais sites e recursos para criar Tags?

Como falamos, existem diversos programas especializados em pesquisar e criar Tag para YouTube. Desde ferramentas gratuitas e pagas, eles contribuem para selecionar as melhores opções de tags, de acordo com o tema do seu conteúdo.

Essas ferramentas foram desenvolvidas para proporcionar maior embasamento na hora de definir quais as tags são mais eficientes para atingir o público alvo do seu conteúdo.

1. Keyword Tool

O Keyword Tool é uma ferramenta para encontrar tag para YouTube muito fácil de utilizar. É uma das melhores opções e mais utilizadas, oferecendo centenas de sugestões de palavras-chave em poucos segundos.

Com esta ferramenta você consegue potencializar a busca eliminando a necessidade de pesquisar tags manualmente. Além de otimizar o tempo, o site filtra as informações para apresentar as sugestões mais relevantes.

É possível selecionar os resultados considerando os países e idiomas disponíveis no YouTube, aumentando a segmentação e eficiência. Ao gerar as tags, basta copiar as mais apropriadas e colar no espaço correspondente no vídeo.

2. YouTube Analytics

O YouTube Analytics oferece um sistema para identificar as tags mais eficientes para seu conteúdo. Mostrando as palavras-chave que os usuários mais utilizam para chegar ao seu vídeo.

Ilustração da pagina de analise do YouTube

Para utilizar os recursos do Analytics, basta acessar o seu YouTube Studio, clicar em estatísticas, selecionar a opção “alcance” e em seguida origem de tráfego.

3. vidIQ’S Keyword Tool

Outra ferramenta muito fácil de usar para gerar tags para YouTube é o vidIQ’S Keyword Tool. Basta buscar a palavra-chave que deseja e diversas sugestões de tags serão geradas.

Um diferencial dessa ferramenta é a possibilidade de receber dados sobre cada tag sugerida, fornecendo informações importantes para uma escolha estratégica, como volume de busca, competitividade e eficiência.

4. Rapidtags

A última ferramenta para gerar tag para YouTube que apresentamos nessa lista é o Rapidtags. Essa ferramenta foi desenvolvida para apresentar soluções de SEO eficientes de forma rápida e objetiva.

Além de gerar tags, a ferramenta oferece outras soluções para melhorar a performance do marketing dos vídeos postados no YouTube. A ferramenta conta com planos gratuitos e pagos.

Aprendeu o que é tag para YouTube?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender o que é tag para YouTube e como utilizar essa ferramenta de forma eficiente na divulgação do seu conteúdo no YouTube.

Se você está começando a produzir conteúdos para o YouTube, não deixe de conferir nosso artigo com os melhores editores de vídeo para YouTube.

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