Presets do Lightroom: o que são e 20 modelos grátis

atualizado 2 de janeiro de 2024
Tempo de leitura15 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Procurando formas de editar e deixar suas fotos ainda mais atrativas? Os presets do Lightroom apresentam uma das formas mais simples de melhorar suas imagens. 

Os retoques feitos através deste recurso podem ajudar a produzir um conteúdo mais interessante, gerar mais engajamento, atrair mais seguidores e conseguir ainda mais conversões de potenciais clientes.

Diversos perfis, sejam de empresas ou influenciadores digitais, utilizam o Lightroom para editar suas fotos de uma maneira mais interessante e profissional.

Desta forma é possível produzir um conteúdo mais atrativo e claro tanto para as redes sociais, quanto para publicações em seu blog ou site, e até mesmo vender suas fotos na internet

Afinal, uma foto boa de verdade é um grande diferencial na hora de conquistar a atração dos consumidores.

Por isso, aprender o que são os presets do Lightroom e como utilizá-los pode ajudar o seu negócio a produzir conteúdos mais efetivos tanto para estratégias de inbound marketing, quanto para campanhas de publicidade.

Para entender melhor como utilizar esta ferramenta e editar fotos com um resultado profissional, confira o nosso artigo para aprender como usar e como baixar presets grátis para o Lightroom.

O que são os presets?

Os programas de edição Adobe Photoshop e Adobe Lightroom podem ter configurações de filtros pré-definidas ou personalizadas que podem ser compartilhadas por usuários, estes são os presets. Ao carregá-lo em seu programa, a edição será aplicada automaticamente nas fotos com todas as configurações salvas.

Apesar do Photoshop ser um programa mais popular pelas edições de foto, porém, o Lightroom é a opção utilizada por profissionais e fotógrafos que desejam melhorar imagens através de retoques e o uso de filtros, sem fazer recortes ou adicionar novos elementos.

Além disso, este recurso torna o trabalho da edição de fotos mais rápido e simples. Afinal, após selecionar seu conjunto de opções preferidas, será preciso apenas selecionar a configuração que deseja aplicar em uma foto para que ela seja corrigida e editada de forma automática através das configurações prontas.

O Lightroom oferece até mesmo uma ferramenta de sincronização, que permite a aplicação de um mesmo preset em diversas fotos ao mesmo tempo. Uma forma eficaz de diminuir o tempo de edição, enquanto se obtém um excelente resultado. 

Geralmente estes arquivos podem ser encontrados nos formatos .Irtemplate em versões mais antigas, .XMP em versões mais novas e .DNG para o aplicativo mobile.

Algumas das principais configurações que podem ser ajustadas automaticamente são luminosidade, contraste, cores, textura, corte, temperatura e matriz.

Qual a vantagem de usar presets do Lightroom?

O Lightroom é o editor de fotos preferido dos fotógrafos. A ferramenta é mais simples de usar do que programas como o Photoshop. No entanto, é preciso conhecer bem seus recursos e aprender a utilizar suas funcionalidades para produzir imagens ao nível profissional. 

Uma das melhores e mais fáceis maneiras de alcançar excelentes resultados através dos presets. Como as configurações são pré-definidas, o processo de editar fotos muito atrativas e interessantes se torna bem mais simples e rápido. 

Além disso, a utilização de presets pode ajudar o desenvolvimento de uma identidade visual, através de visuais que preservam um mesmo estilo, iluminação e uso de cores

Como criar seus próprios presets usando o Photoshop

O Lightroom é uma excelente ferramenta para corrigir e editar fotos. No entanto, algumas pessoas preferem utilizar o Photoshop por estarem mais habituadas e sentirem mais familiaridade com suas ferramentas.

A boa notícia é que ferramentas do pacote Adobe contam com interações entre si. Isso significa que é possível criar filtros no Photoshop para serem usados como presets em suas fotos através da outra ferramenta para depois fazer montagens de suas fotos.

Para fazer isso, confira os passos a seguir: 

  1. Abra uma imagem no Photoshop.
  2. Selecione o menu "Imagem" e então cliquem em Ajustes, depois em Matriz/Saturação e faça os ajustes desejados.
  3. Clique no ícone de engrenagem e selecione "Salvar Predefinição".
  4. Agora sua predefinição foi salva e pode ser utilizada.
  5. Para criar novos presets basta repetir o processo e salvar as novas configurações. 

Vale a pena ressaltar que estes passos podem ser um pouco diferentes de acordo com a sua versão do Photoshop. 

Agora você já sabe criar suas próprias configurações e pode importá-las para o Lightroom. Contudo, é importante ressaltar que existem presets gratuitos criados por profissionais de design ou fotografia que podem ser baixados e utilizados em suas fotos. 

Essa é uma forma muito mais simples e efetiva de tratar suas fotos. Afinal, as configurações serão definidas por profissionais experientes no assunto e irão poupar horas de edição escolhendo as melhores cores e opções para suas imagens.

7 excelentes presets Lightroom profissionais

Antes de conferir nossa lista com as melhores opções de presets gratuitos, conheça algumas opções profissionais que podem fazer a diferença em suas edições.

1. Ultra-POP Lightroom: Preset para dar vida às suas fotos

Você está procurando adicionar aquele toque extra de cor às suas fotos? Este conjunto de predefinições Ultra-POP Lightroom é ideal para a tarefa. O conjunto inclui 20 predefinições diferentes que adicionam um toque de cor para dar vida às suas fotos.

Preset Lightroom UltraPop da Envato

2. Preset Yellow Pro

Este pacote de presets é uma excelente opção para projetos que precisam realçar a cor amarela ou fotos externas à distância com pouca iluminação.

Ao todo são 18 predefinições diferentes que podem dar um toque especial em suas fotografias, com certeza um deles irá se encaixar perfeitamente em sua edição.

Conjunto de fotos com elementos amarelos em destaque

3. Preset Nature Pro

Desenvolvido com o foco em fotos externas, este pacote de presets do Lightroom é uma ótima alternativa para deixar fotos com o tema natureza mais intensas e harmoniosas. 

As 18 predefinições do pacote destacam as paletas de cores naturais e podem proporcionar visuais incríveis para o seu conteúdo.

Fotos de paisagens e animais

4. Preset Clean Beach Pro

Este pacote oferece predefinições profissionais para deixar fotos claras e opacas, mantendo uma estética leve que combina muito bem com fotos de praias. 

Partindo da filosofia do "menos é mais", o pacote conta com 18 presets com configurações cheias de personalidade que podem aperfeiçoar suas fotografias com menos contraste e saturação.

Conjunto de fotos de praia com pessoas

5. Preset Clean Blogger Pro

Este pacote conta com 18 predefinições para deixar suas fotos com uma estética semelhante às edições populares no Tumblr. 

Os presets também são bastante úteis para retocar fotos em ambientes com pouca iluminação, criando imagens com pontos brancos, vermelhos e rosados destacados.

Foto de um bebê, fotos de itens do dia a dia

As configurações deste pacote com 8 presets exclusivos vão deixar suas fotos mais vibrantes. As configurações são ideais para fotos conceituais em ambientes externos.

Fotos de ambientes urbanos com portas no foco central

7. Preset Ocean Blue Pro

Que tal deixar as fotos de suas viagens ainda mais lindas? O pacote Ocean Blue Pro conta com 18 predefinições configuradas especialmente para fotos em ambientes de praia e paisagens. 

Utilizar estas configurações no seu conteúdo fará com que suas imagens tenham o verde e o azul como protagonistas.

Fotos do mar

Presets lightroom grátis: 20 melhores para baixar 

Confira nossa seleção com os 21 melhores presets grátis para baixar agora mesmo.

1. BéArt Presets

O site BeArt Presets oferece aos seus usuários um pacote com 20 presets gratuitos para o Lightroom. Todas as opções são compatíveis com as versões para desktop e mobile da ferramenta de edição. Os arquivos também são compatíveis com Mac e PC, apresentam configurações customizáveis e uma instrução detalhada de instalação, porém, em inglês.

colagem de fotos utilizando o prest do lightroom e selo com o nome do preset no meio da imagem

2. High Tide

O site Lookfilter é uma plataforma que vende diversos presets profissionais. Apesar disso, eles também distribuem arquivos que podem ser baixados gratuitamente e usados para editar suas fotos. O High Tide é um deles. O filtro realça as cores azuladas, dando um tom único às fotografias.

Prédios com o efeito do preset aplicado

3. Enter the Sandman

A opção gratuita Enter the Sandman apresenta configurações de imagens que irão dar um toque retrô para suas fotografias. O filtro é excelente para ser aplicado em fotos de ambientes e paisagens, dando um "ar de fotos reveladas no filme" às suas imagens.

Fachada de um estabelecimento como filtro do lightroom aplicado

4. Blood Sugar

Mais uma opção da Lookfilter, o preset Blood Sugar apresenta uma estética similar aos filtros padrões utilizados pelo Instagram, porém, de uma forma mais profissional e permitindo ajustes para garantir que extraia o melhor de suas fotos. 

Foto de quatro palmeiras com preset aplicado

5. Portrait Preset

Criado pelos profissionais da Photonify, este filtro foi desenvolvido especialmente para retratos. Suas configurações tornam as fotos mais nítidas e dão uma sensação mais "corajosa" às personagens de suas fotos. 

imagem próxima do rosto de uma pessoa olhando para a câmera

6. Film Lightroom Preset

Que tal deixar suas fotos com um visual similar ao dos seus filmes preferidos? Este pacote de presets gratuitos conta com 20 arquivos para o Lightroom e 20 ações para o Photoshop para fazer com que suas fotos fiquem com um tom "hollywoodiano".

Casal vestido com roupas de gala e um fundo borrado com o efeito bokeh

7. B&W Berkeley

O B&W Berkeley é um preset que transforma fotos digitais em imagens preto e branco com o efeito de filmes retrô. Suas configurações recplicam perfeitamente o charme de filmes antigos sem adicionar granulação desnecessária à imagem. O filtro faz isso usando muitos tons, fazendo com que sua foto continue refinada mesmo sem cores.

Mão segurando uma câmera antiga com o efeito preto e branco do preset

8. Soft Pastel Lightroom Preset

Este filtro gratuito irá configurar a exposição de suas imagens para dar um "tom" pastel às suas fotos, semelhante às capas impressas de discos de vinil das décadas de 70 e 80.

mulher em meio a folhas olhando em direção da câmera

9. Rising Star

O filtro para Lightroom criado pelos profissionais do Shutter Pulse irá dar um visual cinematográfico às suas imagens. 

Paisagem com um lago, pedras e montanhas ao fundo

10. Presets para o sol nascente

Este é um conjunto com mais de 300 presets criados com o foco em paisagens. Os profissionais que desenvolveram o filtro o fizeram cuidadosamente, adicionando brilho e nitidez em suas configurações. A lista conta com diversas opções para paisagens diferentes e cores diversas.

prédios de uma cidade sendo iluminados pelo sol nascente

11. Presets Inspired by VSCO Cam

Você conhece ou já usou o editor de imagens VSCO Cam? O aplicativo muito popular entre influenciadores digitais no Instagram contava com várias configurações prontas e filtros para fotos. 

O fotógrafo responsável pela criação do pacote pesquisou, testou e calibrou estes filtros por horas para criar visuais inspirados na estética do VSCO. São 10 arquivos com diferentes estilos de edição. 

folhas com gotas d'água

12. Fantasy Lightroom Presets

Este pacote de efeitos foi desenvolvido especialmente para dar um tom fantástico e vibrante às suas imagens. Além de melhorar a qualidade de suas fotos, as configurações irão dar um toque profissional às suas produções. O pacote pode brilhar em sessões de fotografias temáticas para influenciadores.

montagem com 6 fotos diferentes de mulheres fantasiadas

13. Color Pop

Algumas vezes nossas fotos precisam de mais cores para "aumentar" a vida na imagem. No entanto, apenas adicionar mais cor pode dar um visual artificial e estragar suas fotos, principalmente quando pessoas estão aparecendo. 

O Color Pop é um filtro que traz mais cores para suas imagens de uma forma natural, sem deixar as pessoas com tons de pele muito diferentes da realidade.

mulher encarando a câmera com o fundo borrado ao efeito bokeh

14. Golden Hour

O Golden Hour é um filtro criado para melhorar fotos tiradas durante o nascer e o por do sol. O preset usa suas configurações para dar um tom mais suave e "quente", fazendo com que suas fotos fiquem ainda mais naturais.

Cais entrando no mar com uma casa e colinas ao fundo

15. Matte Preset

As configurações deste preset irão dar um visual fosco, tornando suas cores mais lavadas e fazendo com que suas imagens pareçam impressas em algum tipo de papel fosco.

Mesa com uma colher e prato quadrado de madeira, com um croissant

16. Altphotos

Este pacote oferecido pela Altphotos conta com 10 presets diferentes com configurações para diversas situações, desde filtros preto e branco e vintage até efeitos mais foscos e parecidos com as opções do Instagram.

criança segurando um balão ao lado de uma bicicleta em um parque

17. Light Leak

O Light Leak Preset adiciona efeitos de "vazamento" de luz em suas fotos. O filtro funciona muito bem com fotos em ambientes abertos e também fica ótimo quando combinado com outros efeitos vintage.

mulher bem próxima da câmera vestindo uma blusa de crochê

18. Dog Lovers

Criado por amantes de pets, este filtro irá tornar as fotos com seus animais de estimação ainda mais fofas. Suas configurações são pensadas exclusivamente para deixar as fotos com pets ainda mais bonitas.

Cão golden retriever olhando para a câmera em um gramado

19. Lomo

O preset Lomo utiliza efeitos mais pesados como super-saturação, "vazamento" de luz e vinheta para criar um visual que se assemelha às fotografias tiradas com câmeras Lomo.

Pessoa pulando entre pedras

20. Wedding Preset

Fotos de casamento precisam de toques especiais para fazer jus a um momento tão marcante e bonito da vida de qualquer casal. Este preset gratuito para o Lightroom foi desenvolvido especialmente para dar um tom mais refinado e clássico às fotos de casamentos com apenas um clique.

Noiva se preparando para jogar o buquê para suas convidadas

Como instalar presets no Lightroom

Agora que você já sabe onde baixá-los, confira algumas dicas de como instalar presets no Lightroom em dispositivos Windows, macOS e mobile.

Instalando presets no Lightroom do Windows

  1. Baixe e descompacte o arquivo contendo o preset. 
  2. Abra o Lightroom e no menu da parte superior direita em sua tela, clique na opção "Develop" - "Modo Revelação".
  3. Clique no item "Presets" no painel à esquerda. 
  4. Clique com o botão direito e crie uma nova pasta. 
  5. Escolha um nome e clique em Criar.
  6. Na nova pasta, clique com o botão direito e escolha a opção "Import" - "Importar".
  7. Encontre o preset em seu computador e clique em "Import". 
  8. Para utilizá-lo, abra alguma imagem, vá até a contendo o preset e clique duas vezes na configuração que deseja aplicar.

Talvez a configuração não seja exibida imediatamente. Neste caso, reinicie o programa e procure pelas novas opções em "Develop" - "Modo Revelação" na seção "Presets".

Instalando presets no Lightroom do MacOS

Baixe e descompacte o arquivo contendo o preset. 

Abra o Lightroom e acesse o "Modo Revelação".

Clique com o botão direito na aba "Predefinições" e escolha a opção "Nova Pasta".

Escolha um nome e clique em Criar.

Clique com o botão direito na pasta e selecione a opção "Importar". 

Encontre o preset em seu computador e clique em "Importar". 

Assim que o preset for carregado, ele estará disponível na área de predefinições.

Clique no preset para adicioná-lo à sua foto.

Instalando presets no Lighroom mobile

  1. Baixe o preset desejado e abra seu aplicativo do Lightroom. 
  2. Toque no ícone da galeria de fotos e busque o arquivo DNG.
  3. Ao ser aberto, o arquivo será reconhecido pelo Lightroom. 
  4. Toque duas vezes na foto e, com a foto aberta, clique no ícone de três pontinhos no canto superior direito da tela.
  5. Escolha o item "Criar Predefinição". 
  6. Escolha o nome e a pasta para salvar seu preset. 
  7. Abra outras fotos e aplique seu novo preset. 

Como aplicar um preset em várias fotografias de uma vez

O Lightroom conta com uma função de ações que permite aplicar ajustes e presets em diversas imagens de uma vez só. Esta funcionalidade é prática e agiliza o trabalho de edição, afinal, não será necessário fazer ajustes individuais em cada foto. Confira como utilizar este recurso. 

Aplicar um preset em várias imagens de uma vez é algo muito simples:

  1. Selecione as fotos que deseja editar e clique no botão "Sincronizar".
  2. Confirme os ajustes na próxima tela ao clicar em "Sincronizar". 
  3. Aguarde o programa aplicar o preset em todas as fotos.

Se você sempre irá editar fotos em lote, é possível ativar a sincronização automática. Para isso, clique em Configurações e selecione "Ativar sincronização automática" ou pressione as teclas de atalho: CRL+ALT+SHIFT+A.

Preset Lightroom: dicas para otimizar seu uso

Confira a seguir algumas dicas que podem facilitar o uso e o gerenciamento das configurações prontas de edição no Lightroom,

  • Para encontrar seus presets preferidos e mais usados com facilidade, os renomeie com um número na frente para que eles fiquem no topo de sua lista. 
  • Os presets instalados no Lightroom também ficam automaticamente disponíveis na aba de presets do Photoshop através do Adobe Camera Raw. Isso acontece porque os programas utilizam a mesma pasta para salvar estes arquivos. 
  • Localizando presets: Clique em Arquivo > Preferências > na aba Presets > "Mostrar Lightroom Presets de Revelação" - "Show Lightroom Develop Presets". Então, clique duas vezes na pasta e confira todos os seus presets. 
  • Ao invés de adicionar um preset por vez através do próprio programa, você pode adicioná-los diretamente na pasta de presets. Porém, será necessário reiniciar o programa, pois as novas configurações não são reconhecidas automaticamente.

Encontrou presets do Lightroom grátis para baixar e começar a usar? 

Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado informações, dicas e presets grátis interessantes para tornar suas fotos mais atrativas, seja para o uso comercial ou pessoal. 

Se você tem interesse em aprender mais sobre edição e como criar imagens interessantes para as redes sociais, confira o curso de Photoshop Design Gráfico para Social Media. Com ele você irá aprender do básico ao avançado para criar artes incríveis que irão gerar resultados e conquistar clientes.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download