Como vender fotos na internet: dicas e plataformas

atualizado 13 de setembro de 2023
Tempo de leitura12 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Caso você seja um fotógrafo profissional ou apenas gosta de fotografar como um hobby, saiba que é possível ganhar uma renda extra colocando suas fotos em sites onde é possível vendê-las.

Com o avanço da tecnologia, qualquer smartphone conta com uma câmera de alta qualidade e o acesso a editores de foto ficou muito mais fácil. Usando a criatividade e o trabalho é possível monetizar as suas imagens.

Em algum momento você deve ter encontrado algum banco de imagens que vendem fotografias, essa é uma das melhores maneiras de como vender fotos na internet.

Por ser uma excelente mídia para engajamento nas redes sociais, a demanda por fotos de qualidade vem crescendo.

Por isso, vamos te ensinar como vender fotos na internet e começar a monetizar com as suas imagens.

Crie seu site com a Wix

Como vender fotos na internet: entenda como funciona

Confira as principais etapas do processo de venda de fotos na internet.

1. Defina seu nicho de fotografia

Escolher uma área para se especializar é algo importante para apresentar seu trabalho aos clientes.

Caso ainda não tenha uma especialização, busque experimentar com estilos variados até encontrar seu preferido.

Com um nicho definido, realize uma pesquisa na internet buscando por palavras-chave relacionadas ao seu estilo.

Caso essas palavras tenha mais de mil buscas mensais, elas irão oferecer um maior potencial de rentabilidade.

Se você ainda está em busca do seu estilo, confira algumas opções de estilos que podem ajudar a definir sua especialidade:

  • Retratos: fotos de pessoas são bastante populares. Muitas pessoas contratam esse tipo de serviço para contar com fotos profissionais em sua instituição, material gráfico ou site.
  • Natureza: fotos de paisagens, flores e animais são admiradas por muitas pessoas. Imagens que capturam detalhes podem ajudar a destacar seu trabalho.
  • Culinária: é um tipo de fotografia muito utilizado por restaurantes e empresas do ramo alimentício.
  • Arquitetura: esse estilo que captura pontos turísticos e construções é bem interessante para sites, blogs e agências de viagem.
  • Fotos institucionais: são imagens que capturam o cotidiano corporativo e atividades dentro de um escritório. Esse tipo de foto é bastante usada em apresentações e materiais corporativos.
  • Produtos: donos de lojas virtuais e presenciais precisam de fotos com qualidade e mostrando detalhes dos seus produtos. É muito comum que empresas paguem por fotos de roupas, livros e vários outros objetos.

2. Escolha uma plataforma digital para vender suas fotos

Uma das principais formas de como vender fotos na internet e ganhar dinheiro é atuando em plataformas de fotografia, que podem ser bancos de imagem ou outros tipos de serviço.

Os bancos de imagem oferecem uma forma mais prática de ganhar dinheiro com suas fotos, sem forçar a preocupação de divulgação, marketing e outras tarefas.

Contudo, ao atuar nesse tipo de plataforma, não será possível ter controle sobre as regras de venda, temas de imagens e os equipamentos permitidos. Além disso, o lucro terá uma parte dividida com a plataforma.

Ter um site ou vender em sites que não são bancos de imagens é uma opção que oferece mais liberdade.

Ao atuar nesse tipo de site é possível escolher o tema que deseja trabalhar, definir seus preços, escolher formatos e ter uma marca mais presente como fotógrafo.

Só que esse modelo também apresenta algumas dificuldades. Nele será preciso de mais atenção, sendo ativo com campanhas de marketing, sistemas de pagamento, hospedagem de site, serviços para o armazenamento das imagens e download dos clientes, entre outras coisas.

3. Alcance e conquiste seu público

Independente da área, profissionais criativos precisam usar as ferramentas disponíveis para alcançar seu público e marca sua presença na internet.

Algo fundamental para quem quer vender fotos na internet é criar um portfólio online com suas melhores fotos.

Não se limite a um site como o flickr, de preferência, crie seu próprio site e divulgue suas fotos em um perfil comercial no Instagram.

Use a possibilidade do engajamento que as redes oferecem para tentar alcançar mais pessoas com hashtags e conteúdos criativos, como Reels e TikTok.

Se o seu orçamento permitir, considere planejar e criar campanhas no Google Ads e Instagram Ads para divulgar seu trabalho.

4 dicas para otimizar suas vendas de fotos na internet

Confira a seguir algumas dicas rápidas que podem fazer a diferença na hora de vender suas fotos.

  1. Faça o tratamento de suas fotos: editar e tratar suas fotos é importante para garantir a qualidade do produto final, mas tenha muito cuidado para não usar muitos filtros. Alguns dos melhores programas de edição são o Photoshop e o Lightroom.
  2. Use palavras-chave junto às suas fotos: essa é uma estratégia de SEO que irá ajudar seu conteúdo ser apresentado em buscas no Google e até mesmo nas redes sociais. Use palavras-chave e hashtags relacionadas ao conteúdo da foto e ao seu público-alvo.
  3. Preste bastante atenção nos detalhes técnicos: caso venha a trabalhar com fotos de pessoas, lembre-se sempre de que elas precisam assinar um contrato para ceder sua imagem.
  4. Considere fazer um curso de fotografia: se você quer aprender sobre um novo estilo ou se aprofundar nos detalhes técnicos, busque aprender através de cursos de fotografia online para elevar o nível do seu trabalho.

Confira também nosso artigo com modelos gratuitos de presets do Lightroom para usar em suas fotos.

Quem compra essas imagens?

Geralmente quem compra fotos na internet são produtores de conteúdo, editoras e revistas, agências de publicidade, esses são alguns exemplos dos principais consumidores dessas fotografias.

Muitas vezes, acaba sendo mais barato e prático para essas áreas comprar licenças em bancos de imagens do que produzir as próprias imagens. Por isso, acaba sendo uma área com bastante potencial para quem quer ter uma renda extra ou realmente virar fotógrafo.

Você também pode vender fotografias internacionalmente, pois algumas moedas estrangeiras podem valer mais do que a moeda brasileira, e neste sentido você pode obter mais lucro.

Neste caso, é importante considerar ter uma conta internacional para realizar as cobranças depois de vender fotos na internet.

Com Payoneer você pode realizar transações de maneira prática e fácil, cobranças e os leitores do blog do JivoChat ganham benefícios exclusivos como um crédito em conta.

É preciso ser fotógrafo profissional para vender fotos na internet?

Para vender fotos na internet não precisa ser nenhum profissional. Entretanto, se você busca se destacar e conseguir mais clientes, é fundamental ter algumas noções básicas de fotografia para garantir imagens de qualidade para seus consumidores.

Como falamos, os smartphones estão com uma qualidade de câmeras cada vez melhores, é possível produzir fotos de excelente qualidades com eles. Basta ficar atento aos detalhes como enquadramento, relevância, foco e outras coisas.

É importante conhecer bem o nicho que você deseja atingir, se são fotos de pessoas, de objetos, de paisagens, animais, e com isso saber o que esses clientes buscam.

Onde vender fotos na internet: principais bancos de imagens

Como falamos anteriormente, a melhor forma de como vender fotos online é através dos bancos de imagens. Por isso, separamos os melhores para você divulgar e ganhar dinheiro com suas fotografias.

1. Shutterstock

O Shutterstock é um dos bancos de imagens mais populares da internet. É uma excelente opção para quem deseja começar a vender fotos online. Eles contam com um programa de indicação que permite convidar colegas ou indicar clientes e você recebe por isso.

O Shutterstock é um banco com fotos de menor custo e não são exclusivas. A forma de aumentar o número de vendas de fotos por parte dos usuários é contribuindo com uma grande quantidade de imagens que podem ser usadas como metáforas visuais.

2. FOAP

O FOAP é um site e aplicativo para dispositivos móveis que permite vender fotos online dentro da sua plataforma. Eles contam com uma enorme diversidade de imagens, desde as fotos mais profissionais até as mais amadoras.

A grande quantidade de usuários que publicam suas fotografias nesta plataforma pode ser um lado negativo, devido a concorrência é possível que demore para você realizar alguma venda. Entretanto a monetização do site é em dólar.

3. Adobe Stock

O Adobe Stock é um dos bancos de imagens mais famosos, com um acervo de mais de 100 milhões de fotos. O seu maior diferencial é a integração com outros programas da Adobe, como o Lightroom, Photoshop, Premiere.

Através do Stock é possível fazer upload diretamente para os outros programas Adobe. Eles costumam atualizar e investir em novos recursos no site para melhorar a experiência dos usuários.

4. Getty Images

Outra ferramenta bem conhecida é o Getty Images. Com fotografias de alta qualidade, ele atrai marcas e editoras que procuram imagens exclusivas para fins de licenciamento. Para se tornar um colaborador é necessário cumprir alguns requisitos a mais que outros sites.

É preciso ter mais de 18 anos, baixar o aplicativo Contributor by Getty Images disponível para Android ou iOS e enviar de três a seis amostras do seu trabalho para eles analisarem e determinarem você como um colaborador ou não.

5. Alamy

Diferente de outros bancos de imagens, o Alamy conta com um dos maiores pagamentos do mercado, chegando ao valor integral para estudantes durante os dois primeiros anos de parceria.

A ferramenta dá total controle das imagens para os seus proprietários e é possível se cadastrar e já realizar upload dos seus trabalhos na mesma hora. O Alamy não exige exclusividade dos seus colaboradores.

6. iStockphoto

O iStockphoto conta com um acervo com mais de 3.5 milhões de fotos no seu site. Além de contar com vídeos, ilustrações e outras mídias. Caso você seja colaborador exclusivo deles, a porcentagem de comissão pode aumentar.

Criado em 2000 pelo Bruce Livingstone como vendedor tradicional de venda de fotografias, mas acabou não dando muito certo e decidiu dedicar-se a vender suas fotografias online em seu site.

Ilustração de uma mulher fotografando e dinheiro saindo da maquina

7. Dreamstime

O Dreamstime é outro banco de imagens bem conhecido no mercado, uma boa opção para quem deseja saber como vender fotos na internet. O site exige que os fotógrafos tenham pelo menos 70% do portfólio no site por pelo menos 6 meses,

O Dreamstime conta com diferentes comissões para colaboradores que trabalham exclusivamente para o site, sendo bem maior do que para os colaboradores não exclusivos.

8. 123RF

O 123RF é uma agência que conta com mais de 100 mil colaboradores e está presente em 44 países, além de operar com 17 idiomas locais. Além do banco de imagens, o 123RF conta com dicas e tutoriais de edição de fotos.

9. PhotoShelter

O PhotoShelter é um banco de imagens que permite a criação de sites exclusivos para cada fotógrafo dentro da própria plataforma, o que ajuda na visibilidade do trabalho.

Além disso, o proprietário das fotos pode definir o valor que deseja cobrar em suas imagens e o site trabalha com comissões bem altas comparado a outros bancos de imagens.

Porém, o serviço é pago por assinatura mensal, mas é possível realizar um período de teste gratuito.

10. Can Stock Photo

O Can Stock Photo é outro site muito utilizado por fotógrafos, eles trabalham com pagamento em dólares a cada pacote de fotos vendidas. Além disso, disponibiliza diversas formas de pagamento para os compradores.

As porcentagens pagas ao fotógrafo variam de acordo com a forma de pagamento do comprador. 

Principais dúvidas sobre como vender fotos na internet

Confira a seguir as respostas para algumas das das principais dúvidas de quem quer vender suas fotos na internet.

Quais são os termos jurídicos sobre venda de fotografias?

É importante verificar todos os termos antes de se inscrever em um banco de imagens para evitar surpresas e saber o que esperar de cada contrato. Pois cada um trabalha com regras diferentes.

Por exemplo, alguns exigem a assinatura de uma autorização para fotos com pessoas, enquanto outros só aceitam fotos exclusivas que não serão vendidas em nenhum outro site.

Quais são as características das fotos que vendem mais?

Cada banco de imagem trabalha com seus próprios requisitos de imagem, sendo tamanho, formato e até mesmo qualidade. Caso alguma foto seja rejeitada em um site, é possível que ela seja aprovada em outro.

Qual a melhor forma de vender na internet?

Essa é uma escolha complexa em que você precisa considerar os prós e os contras de cada uma das plataformas.

Ao criar seu próprio site você poderá definir suas próprias regras e não precisará dividir o lucro comninguém.

Ao vender em um banco de imagem, você irá usufruir de uma plataforma completa e sem a necessidade de arcar com custos extras, mas precisará dividir seu lucro.

Quanto dinheiro é possível ganhar vendendo fotos na internet?

Ao vender suas fotos em bancos de imagens internacionais é possível lucrar entre 0,25 a 0,40 centavos de dólares por foto vendida.

Contudo, o valor exato do lucro gerado pode variar de acordo com o sistema de precificação da plataforma e os royalties que você detém sobre o conteúdo.

Melhores editores de fotos

Além de saber as técnicas para tirar uma fotografia de qualidade, é preciso tratá-las e fazer uma boa edição para chamar mais atenção no seu trabalho. Por isso, separamos alguns dos melhores editores de fotos.

1.Shutterstock: Creative Flow

O Shutterstock: Creative Flow é uma das ferramentas mais completas em edição do mercado, através da sua plataforma é possível criar designs para tudo.

Além de contar com uma interface muito intuitiva, prática e fácil de usar. É possível realizar ajustes de cor manualmente na ferramenta, além de ter diversas opções de filtros prontos para serem aplicados em apenas um clique.

O Shutterstock: Creative Flow conta com uma grande variedade de layouts prontos para você poder alimentar seu feed com várias imagens criativas. Outro recurso interessante da plataforma é a aba de efeitos, que com apenas alguns cliques podem ajudar em seu processo criativo.

O Shutterstock: Creative Flow possui várias opções de layouts para Stories, publicações, capa do Facebook e muito mais. Além disso, é possível criar materiais para impressão como cartazes, cartões de visitas e logos.

As suas imagens ficam salvas na própria ferramenta após finalizar suas edições, podendo alterá-las ou baixar novamente quando quiser.

2. Fotor

Outra excelente opção de editor de foto é o Fotor, ele tem uma interface bem amigável para novos usuários. E pode ser acessado através de um navegador ou por meio de aplicativo para dispositivos móveis.

Além de contar com as ferramentas básicas de edição de foto, como corte, controle de cor, tonalidade, brilho, contraste, o Fotor conta com uma variedade de efeitos pré-definidos. Apenas com alguns cliques é possível aplicar diferentes estilos na hora de editar sua foto.

Um diferencial do Foto é uma funcionalidade chamada "Beleza", que permite realizar retoques na foto, podendo remover manchas de expressão e olhos vermelhos.

Aprendeu como vender fotos na internet?

Esperamos que tenha aprendido como vender fotos na internet e que as opções de bancos de imagens para disponibilizar suas fotografias possam ajudar a conseguir uma renda extra.

E caso você também produza conteúdos de vídeo, confira nosso artigo com os melhores bancos de vídeos.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download