Como vender fotos na internet: 10 sites para vender

Índice

Caso você seja um fotógrafo profissional ou apenas gosta de fotografar como um hobby, saiba que é possível ganhar uma renda extra colocando suas fotos em sites onde é possível vendê-las.

Com o avanço da tecnologia, qualquer smartphone conta com uma câmera de alta qualidade e o acesso a editores de foto ficou muito mais fácil. Usando a criatividade e o trabalho é possível monetizar as suas imagens.

Em algum momento você deve ter encontrado algum banco de imagens que vendem fotografias, essa é uma das melhores maneiras de como vender fotos na internet.

Por ser uma excelente mídia para engajamento nas redes sociais, a demanda por fotos de qualidade vem crescendo. Por isso, vamos te ensinar como vender fotos na internet e começar a monetizar com as suas imagens.

O que são bancos de imagens?

Bancos de imagens são sites especializados em vender fotos e vídeos de maneira online, eles unem profissionais de fotografia ao consumidor final, podendo ser pessoas ou empresas que procuram imagens de qualidade para seus projetos.

Para vender fotos através desses bancos, é preciso realizar um cadastro e você disponibiliza as suas imagens para quem quiser comprar. Então, a partir desse momento qualquer pessoa pode comprar uma foto sua.

As suas imagens disponibilizadas nos bancos funcionam com direito de royalty-free, ou seja, o usuário paga apenas uma vez e pode utilizá-las por tempo ilimitado. Já os donos das fotos recebem uma comissão a cada venda realizada.

Quem compra essas imagens?

Geralmente quem compra fotos na internet são produtores de conteúdo, editoras e revistas, agências de publicidade, esses são alguns exemplos dos principais consumidores dessas fotografias.

Muitas vezes, acaba sendo mais barato e prático para essas áreas comprar licenças em bancos de imagens do que produzir as próprias imagens. Por isso, acaba sendo uma área com bastante potencial para quem quer ter uma renda extra ou realmente virar fotógrafo.

É preciso ser fotógrafo profissional?

Para vender fotos na internet não precisa ser nenhum profissional. Entretanto, se você busca se destacar e conseguir mais clientes, é fundamental ter algumas noções básicas de fotografia para garantir imagens de qualidade para seus consumidores.

Como falamos, os smartphones estão com uma qualidade de câmeras cada vez melhores, é possível produzir fotos de excelente qualidades com eles. Basta ficar atento aos detalhes como enquadramento, relevância, foco e outras coisas.

É importante conhecer bem o nicho que você deseja atingir, se são fotos de pessoas, de objetos, de paisagens, animais, e com isso saber o que esses clientes buscam.

Termos jurídicos sobre venda de fotografias

É importante verificar todos os termos antes de se inscrever em um banco de imagens para evitar surpresas e saber o que esperar de cada contrato. Pois cada um trabalha com regras diferentes.

Por exemplo, alguns exigem a assinatura de uma autorização para fotos com pessoas, enquanto outros só aceitam fotos exclusivas que não serão vendidas em nenhum outro site.

Quais são as características das fotos que vendem?

Cada banco de imagem trabalha com seus próprios requisitos de imagem, sendo tamanho, formato e até mesmo qualidade. Caso alguma foto seja rejeitada em um site, é possível que ela seja aprovada em outro.

Banco de imagens para vender fotos

Como falamos anteriormente, a melhor forma de como vender fotos online é através dos bancos de imagens. Por isso, separamos os melhores para você divulgar e ganhar dinheiro com suas fotografias.

1. Shutterstock

O Shutterstock é um dos bancos de imagens mais populares da internet. É uma excelente opção para quem deseja começar a vender fotos online. Eles contam com um programa de indicação que permite convidar colegas ou indicar clientes e você recebe por isso.

O Shutterstock é um banco com fotos de menor custo e não são exclusivas. A forma de aumentar o número de vendas de fotos por parte dos usuários é contribuindo com uma grande quantidade de imagens que podem ser usadas como metáforas visuais.

2. FOAP

O FOAP é um site e aplicativo para dispositivos móveis que permite vender fotos online dentro da sua plataforma. Eles contam com uma enorme diversidade de imagens, desde as fotos mais profissionais até as mais amadoras.

A grande quantidade de usuários que publicam suas fotografias nesta plataforma pode ser um lado negativo, devido a concorrência é possível que demore para você realizar alguma venda. Entretanto a monetização do site é em dólar.

3. Adobe Stock

O Adobe Stock é um dos bancos de imagens mais famosos, com um acervo de mais de 100 milhões de fotos. O seu maior diferencial é a integração com outros programas da Adobe, como o Lightroom, Photoshop, Premiere.

Através do Stock é possível fazer upload diretamente para os outros programas Adobe. Eles costumam atualizar e investir em novos recursos no site para melhorar a experiência dos usuários.

4. Getty Images

Outra ferramenta bem conhecida é o Getty Images. Com fotografias de alta qualidade, ele atrai marcas e editoras que procuram imagens exclusivas para fins de licenciamento. Para se tornar um colaborador é necessário cumprir alguns requisitos a mais que outros sites.

É preciso ter mais de 18 anos, baixar o aplicativo Contributor by Getty Images disponível para Android ou iOS e enviar de três a seis amostras do seu trabalho para eles analisarem e determinarem você como um colaborador ou não.

5. Alamy

Diferente de outros bancos de imagens, o Alamy conta com um dos maiores pagamentos do mercado, chegando ao valor integral para estudantes durante os dois primeiros anos de parceria.

A ferramenta dá total controle das imagens para os seus proprietários e é possível se cadastrar e já realizar upload dos seus trabalhos na mesma hora. O Alamy não exige exclusividade dos seus colaboradores.

6. iStockphoto

O iStockphoto conta com um acervo com mais de 3.5 milhões de fotos no seu site. Além de contar com vídeos, ilustrações e outras mídias. Caso você seja colaborador exclusivo deles, a porcentagem de comissão pode aumentar.

Criado em 2000 pelo Bruce Livingstone como vendedor tradicional de venda de fotografias, mas acabou não dando muito certo e decidiu dedicar-se a vender suas fotografias online em seu site.

Ilustração de uma mulher fotografando e dinheiro saindo da maquina

7. Dreamstime

O Dreamstime é outro banco de imagens bem conhecido no mercado, uma boa opção para quem deseja saber como vender fotos na internet. O site exige que os fotógrafos tenham pelo menos 70% do portfólio no site por pelo menos 6 meses,

O Dreamstime conta com diferentes comissões para colaboradores que trabalham exclusivamente para o site, sendo bem maior do que para os colaboradores não exclusivos.

8. 123RF

O 123RF é uma agência que conta com mais de 100 mil colaboradores e está presente em 44 países, além de operar com 17 idiomas locais. Além do banco de imagens, o 123RF conta com dicas e tutoriais de edição de fotos.

9. PhotoShelter

O PhotoShelter é um banco de imagens que permite a criação de sites exclusivos para cada fotógrafo dentro da própria plataforma, o que ajuda na visibilidade do trabalho.

Além disso, o proprietário das fotos pode definir o valor que deseja cobrar em suas imagens e o site trabalha com comissões bem altas comparado a outros bancos de imagens.

Porém, o serviço é pago por assinatura mensal, mas é possível realizar um período de teste gratuito.

10. Can Stock Photo

O Can Stock Photo é outro site muito utilizado por fotógrafos, eles trabalham com pagamento em dólares a cada pacote de fotos vendidas. Além disso, disponibiliza diversas formas de pagamento para os compradores.

As porcentagens pagas ao fotógrafo variam de acordo com a forma de pagamento do comprador. 

Melhores editores de fotos

Além de saber as técnicas para tirar uma fotografia de qualidade, é preciso tratá-las e fazer uma boa edição para chamar mais atenção no seu trabalho. Por isso, separamos alguns dos melhores editores de fotos.

1. Canva

O Canva é uma das ferramentas mais completas em edição do mercado, através da sua plataforma é possível criar designs para tudo. O seu editor pode ser usado pelo navegador ou através de um aplicativo para dispositivos móveis.

Além de contar com uma interface muito intuitiva, prática e fácil de usar. É possível realizar ajustes de cor manualmente na ferramenta, além de ter diversas opções de filtros prontos para serem aplicados em apenas um clique.

O Canva conta com uma grande variedade de layouts prontos para você poder alimentar seu feed com várias imagens criativas. Outro recurso interessante da plataforma é a aba de efeitos, que com apenas alguns cliques podem ajudar em seu processo criativo.

O Canva possui várias opções de layouts para Stories, publicações, capa do Facebook e muito mais. Além disso, é possível criar materiais para impressão como cartazes, cartões de visitas e logos.

As suas imagens ficam salvas na própria ferramenta após finalizar suas edições, podendo alterá-las ou baixar novamente quando quiser.

Crie imagens profissionais gratuitamente com o Canva

2. Crello

Outra excelente opção de editor de imagens é o Crello. Com essa ferramenta é possível criar designs ou artes usando fotos e vetores quando estiver editando suas fotos, e redimensionar imagens.

Para editar fotos no Crello é muito fácil e intuitivo, a ferramenta funciona com o sistema de arrastar e soltar elementos na tela. É possível acessar a ferramenta através do seu navegador, basta estar conectado a internet.

Além disso, o Crello conta com várias opções de layouts e templates de cartazes, banners, capas para redes sociais. É possível escolher e editá-los da forma que quiser.

Crie imagens profissionais gratuitamente com o Crello

3. Fotor

Outra excelente opção de editor de foto é o Fotor, ele tem uma interface bem amigável para novos usuários. E pode ser acessado através de um navegador ou por meio de aplicativo para dispositivos móveis.

Além de contar com as ferramentas básicas de edição de foto, como corte, controle de cor, tonalidade, brilho, contraste, o Fotor conta com uma variedade de efeitos pré-definidos. Apenas com alguns cliques é possível aplicar diferentes estilos na hora de editar sua foto.

Um diferencial do Foto é uma funcionalidade chamada “Beleza”, que permite realizar retoques na foto, podendo remover manchas de expressão e olhos vermelhos.

Aprendeu como vender fotos na internet?

Esperamos que tenha aprendido como vender fotos na internet e que as opções de bancos de imagens para disponibilizar suas fotografias possam ajudar a conseguir uma renda extra.

E caso você também produza conteúdos de vídeo, confira nosso artigo com os melhores bancos de vídeos.

Início Blog Ferramentas Como vender fotos na internet: 10 sites para vender
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download