Hospedagem de site barata: 5 melhores ferramentas

15 de janeiro de 2024
Tempo de leitura10 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Diante de tantas opções no mercado, como escolher uma hospedagem de site barata e eficiente, que atenda às suas necessidades específicas? Essa é uma dúvida comum, considerando a variedade de tipos de hospedagem de sites e uma grande variedade de planos disponíveis.

Afinal, escolher a melhor hospedagem de site para a sua empresa é de extrema importância. A qualidade dos servidores, sua confiabilidade e a velocidade de carregamento podem influenciar significativamente a experiência dos visitantes e potenciais clientes ao acessarem sua página.

Para ajuda-lo na escolhe, separamos uma lista com as melhores opções de hospedagem de site barata. Avalie cuidadosamente as opções e encontre aquela que melhor atenda às suas necessidades específicas.

O que é hospedagem de site?

Cada tipo de site, seja um site corporativo, uma loja online, um blog ou mesmo as redes sociais, requer hospedagem em um servidor.

A hospedagem de site pode ser comparada a um aluguel de espaço digital destinado a armazenar todos os dados, arquivos e informações que compõem a estrutura de sua página.

Empresas de grande porte podem investir em servidores próprios para hospedar seus sites, sistemas e serviços. No entanto, a maioria das páginas na internet recorre a serviços de hospedagem para garantir seu funcionamento eficiente.

Qual é a melhor hospedagem de site barata?

Preparamos uma lista que incluir diversas soluções de hospedagem de site barata ou até mesmo gratuita, confira todas e aproveite nossas dicas ao final para saber como escolher a solução que melhor atenda às suas necessidades.

1. Hostgator

A Hostgator é primeira opção de site de hospedagem barata que apresentamos na nossa lista. A empresa conta com 1,2 milhão de usuários e está presente em mais de 170 países. 

A plataforma oferece uma administração simplificada do seu plano de hospedagem com o painel mais popular do mundo, o cPanel, que te permite gerenciar sites, domínios e muito mais.

A hospedagem de site barata da Hostgator oferece hospedagem para 1 domínio com a possibilidade de adicionar quantos subdomínios quiser. Além de ferramenta para criação de sites, SSL grátis e experiência WordPress com IA.

Destaques:

  • 1 ano de domínio grátis
  • Contas de e-mail ilimitadas
  • 100 GB SSD para guardar arquivos do seu site
  • 250 mil inodes
  • Gerenciador cPanel

Hospedagem de site barata

2. GoDaddy

A GoDaddy é uma empresa líder mundial em registros de domínio e é reconhecida como a mais confiável. Oferecendo garantia de uptime 99,9% de sua página através de servidores modernos e otimizados para que possam oferecer uma excelente velocidade de carregamento.

O plano de hospedagem de site barata da GoDaddy oferece mais de 25 GB de armazenamento e SSL ilimitado para hospedar vários sites com informações básicas, ou um site de portfólio simples com algumas fotos.

Destaques:

  • Possibilidade de adquirir recursos adicionais independente do plano escolhido;
  • Monitoramento de segurança 24 horas e proteção contra ataques DDoS;
  • Instalação extremamente fácil para domínios registrados.

Hospedagem de site barata

3. Kinghost

Outra opção de site de hospedagem barata é a Kinghost. Com servidores situados no Brasil, seu site desfrutará de um carregamento rápido e estável, garantindo maior segurança durante a navegação, independentemente do plano escolhido.

A plataforma oferece migração gratuita e um construtor de sites para aqueles que já têm um projeto online ou desejam iniciar um agora, mesmo sem conhecimento técnico. Ideal para empresas de todos os tamanhos.

Destaques:

  • Contas de e-mail ilimitadas em todos os planos;
  • Certificado SSL gratuito;
  • Criador de site incluso nos planos.

A Weblink é uma plataforma com planos de hospedagem de site barata, fornecendo serviços como provedores de hospedagem de sites ilimitada, hospedagem cPanel, VPS Cloud, hospedagem de e-mail e hospedagem WordPress.

Crie e hospede o seu site com uma tecnologia verdadeiramente avançada, que acompanha o crescimento do seu negócio. Desfrute dos melhores recursos com uma hospedagem de qualidade, suporte disponível 24 horas e uma garantia de uptime de 99,99%.

A Weblink utiliza discos SSD para aprimorar o desempenho do seu site na internet, proporcionando uma experiência mais fluida aos visitantes e aumentando o tráfego.

Destaques:

  • 10GB de espaço de armazenamento em disco já no plano mais básico;
  • Tráfego de dados ilimitado e 1 conta de e-mail inclusa no plano básico;
  • Criador de site grátis incluso nos planos.

5. Hospedameusite

Se você procura um site de hospedagem barata, o HospedaMeuSite é outra excelente opção, com ferramenta de instalação automática do WordPress e criador de sites. Basta escolher um tema, substituir os textos e imagens, publicar e pronto, o seu site estará na internet.

Recursos:

  • 30 GB de espaço em disco
  • 30 Domínios Hospedados
  • 30 contas de E-mail
  • Transferência ilimitada
  • PHP & MySQL
  • SSL Grátis

Como escolher a melhor hospedagem de site barata?

Agora que apresentamos diversas opções e serviços de site de hospedagem barata, confira algumas dicas sobre o que você precisa analisar antes de escolher qual é a melhor opção para o seu site.

Garantia de disponibilidade

Atualmente, qualquer serviço profissional de hospedagem deve assegurar pelo menos 99,9% de disponibilidade, garantindo que todas as páginas hospedadas no servidor permaneçam online na maioria do tempo, exceto em casos raros de problemas técnicos.

Portanto, é importante observar que nenhuma hospedagem pode prometer 100% de disponibilidade, devido à possibilidade de ocorrência de eventos imprevistos.

Certificado de segurança

Ao visitar páginas sem um certificado de segurança SSL, navegadores como o Google Chrome alertam os usuários de que estão acessando um site considerado 'não seguro'.

É crucial evitar que os visitantes do seu próprio site recebam esse alerta, pois a falta do certificado SSL pode ter um impacto negativo no SEO (Otimização para Mecanismos de Busca), levando a uma queda nas posições do ranking.

Felizmente, todos os serviços de hospedagem de site barata profissionais oferecem certificados SSL, muitos dos quais são gratuitos no primeiro ano.

Espaço de armazenamento

O espaço de armazenamento indicado pelos serviços de hospedagem de sites representa o tamanho máximo que sua página pode ocupar no servidor. Ao atingir esse limite, não será possível adicionar mais dados, como fotos, textos, conteúdo adicional, etc.

Páginas simples geralmente não demandam um grande espaço de armazenamento. No entanto, para sites como lojas virtuais, blogs e outros, o espaço pode ser mais significativo devido à quantidade de informações e imagens, como produtos, artigos, etc.

Se estiver em dúvida sobre a quantidade ideal de espaço para o seu site, recomenda-se entrar em contato com a equipe de suporte da hospedagem antes de efetuar a compra.

Largura de banda

A largura de banda determina a quantidade de capacidade disponível para o seu site no servidor, impactando diretamente na velocidade de carregamento da página, entre outros fatores relacionados à conexão entre visitantes e o site.

Se você busca hospedar um site em uma plataforma online robusta e assegurar uma boa usabilidade e velocidade no carregamento, é recomendável investir em opções de hospedagem que ofereçam uma largura de banda mais ampla.

Páginas mais simples geralmente não exigem grande largura de banda, mas é crucial garantir um tempo de carregamento rápido para melhorar o SEO e aumentar as chances de retenção de visitantes.

Em média, um bom tempo de carregamento deve ser inferior a 3 segundos. Também é importante considerar que a velocidade de conexão em dispositivos móveis, como celulares, pode ser menor e menos estável. Portanto, é essencial proporcionar uma experiência satisfatória para os usuários mobile.

Usabilidade dos sites de hospedagem

Quando discutimos a usabilidade, estamos nos referindo à interface do painel no qual você gerenciará todas as ações relacionadas à sua plataforma de hospedagem. Existem plataformas que apresentam painéis mais complexos, que são mais técnicos.

Por outro lado, aquelas que oferecem painéis personalizados, como o CPanel, por exemplo, proporcionam mais praticidade e permitem o uso de recursos que, de outra forma, exigiriam conhecimentos em programação.

É essencial explorar essa questão antes de escolher a melhor hospedagem para o seu site, pois a utilização do CPanel pode representar uma vantagem significativa para você.

Fique atento ao suporte da hospedagem de site barata

Problemas com o servidor ou com a hospedagem do seu site afetam diretamente a percepção dos clientes sobre a sua empresa.

Se alguém tentar acessar a sua página e ela estiver indisponível, por exemplo, as chances são de que esse consumidor procurará por um concorrente.

Portanto, é crucial ficar atento à disponibilidade da equipe de atendimento e suporte ao cliente do serviço de hospedagem que você pretende adquirir.

Certifique-se de que estão prontos e preparados para atendê-lo em casos de emergência e que consigam resolver situações adversas no menor intervalo de tempo possível.

Reputação dos sites de hospedagem

Por último, mas não menos importante, se você deseja se assegurar de que os serviços de hospedagem que encontrou realmente cumprem o que prometem.

Não se esqueça de realizar uma pesquisa pelos principais canais de comunicação da empresa, por exemplo, para verificar a disponibilidade de atendimento.

Plataformas como o Reclame Aqui podem ser bastante úteis para que você compreenda mais sobre o atendimento e saiba o que esperar.

E não esqueça que algumas empresas também oferecem reembolso dos valores pagos em um determinado período de tempo, caso você não se adapte aos serviços prestados pela plataforma.

Tipos de hospedagem de site

Existem diferentes tipos de hosts disponíveis para armazenar suas páginas, tais como:

  • Hospedagem gratuita: Serviços de host que oferecem planos gratuitos costumam ter limitações quanto ao número de acessos que seu site pode receber, espaço de armazenamento e exibição de anúncios.
  • Hospedagem compartilhada: Ideal para empresas de pequeno e médio porte, esse tipo de hospedagem de baixo investimento utiliza um servidor compartilhado para hospedar diversos domínios diferentes.
  • Hospedagem WordPress: Diferente da hospedagem compartilhada, esse serviço é otimizado para sites WordPress de todos os tamanhos, permitindo aproveitar a plataforma ao máximo.
  • Servidor dedicado: Empresas de grande porte ou aquelas que necessitam de controle total sobre a segurança de seus dados optam por esse modelo mais caro, porém mais seguro.
  • Servidor Virtual Privado (VPS): A hospedagem VPS envolve um servidor físico dividido entre várias partições virtuais que não se comunicam necessariamente entre si, mas recebem recursos digitais próprios, como espaço de armazenamento e alocação de memória.

É importante notar que, se um servidor no qual seu site está hospedado enfrentar problemas, seu site pode ficar fora do ar até que a situação seja resolvida.

Portanto, é crucial escolher cuidadosamente a ferramenta para hospedar seu site.

Qual a diferença entre hospedagem Linux e Windows?

Os serviços de hospedagem podem operar com dois tipos de sistemas operacionais: Linux e Windows. É importante destacar que isso não tem necessariamente relação com o sistema operacional utilizado em seu computador pessoal.

Se essa informação gerou dúvidas, não se preocupe, pois estamos aqui para esclarecer. A escolha entre esses sistemas estará mais relacionada ao tipo de linguagem de programação que você pretende utilizar para construir o seu site.

Por exemplo, para aqueles que planejam desenvolver um site usando a linguagem PHP, é aconselhável contratar uma hospedagem Linux, pois o Linux oferece maior flexibilidade de personalização e geralmente é mais econômica do que a hospedagem Windows.

Por outro lado, se você pretende desenvolver seu site ou aplicação utilizando linguagens como ASP ou ASP.NET, com banco de dados SQL ou Access, é provável que a hospedagem Windows seja mais indicada para o seu negócio. Além disso, ela oferece melhor desempenho e segurança para o seu site.

Se a sua intenção é utilizar apenas as linguagens HTML e CSS, é bastante provável que ambas as opções de hospedagem apresentem bom desempenho.

Encontrou a melhor hospedagem de site barata?

Esperamos que este artigo tenha auxiliado na identificação de um serviço de hospedagem de site barata que atenda precisamente às necessidades específicas do seu negócio.

Lembre-se, no entanto, que adquirir um domínio e lançar seu site é apenas o início do processo. Por isso, não deixe de conferir nossa lista com 14 melhores sites para comprar um domínio.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download