18 Ferramentas que Qualquer Dono de Um Ecommerce Necessita

Se você trabalha com uma e-commerce, certamente sabe que existem ferramentas que são indispensáveis para o seu negócio. Não basta colocar o seu site no ar, postar alguns produtos no Facebook e pensar que as vendas vão surgir. É necessário fazer muito mais do que isso. E uma das coisas que você precisar fazer oquanto antes é começar a utilizar algumas ferramentas que vão aumentar as suas probabilidades de venda. Ao longo deste artigo, vamos nomear algumas das melhores opções do mercado! Confira:

1. JivoChat

Qualquer e-commerce necessita de um chat online e certamente o seu site não é diferente. Ele é necessário para dar suporte aos seus clientes, retirar dúvidas e assim encaminhar o potencial cliente até à compra. Com o JivoChat você será capaz de dar suporte em tempo real a todos os seus visitantes, compartilhar arquivos com eles ou até mesmo permitir que eles avaliem o seu atendimento. O JivoChat tem um período de teste de 14 dias e o seu plano pago começa nos R$ 29 mensais.

2. NitroNews

O NitroNews é uma plataforma completa para criação e acompanhamento de suas campanhas de email marketing. Inclusive, eles foram a primeira ferramenta a trazer a modalidade de email marketing grátis no Brasil. Sua ferramenta é realmente completa e permite que você identifique de perto os resultados de seus disparos. O email marketing é uma excelente forma de realizar o follow-up com clientes, enviar ofertas, anúncios, confirmações de cadastro e muito mais. E a melhor parte, você poderá utilizar a ferramenta gratuitamente para sempre ou ajustá-la à um plano que cumpre suas necessidades.

3. SemRush

O SEO será algo fundamental na sua e-commerce, visto que os visitantes mais rentáveis são provenientes do…Google! Porém, para conseguir boas colocações nos motores de busca você vai precisar de utilizar uma boa ferramenta que indique o que está errado no seu site, quais palavras-chave deve explorar ou até mesmo informar de erros de indexação que o Google possa estar a fazer no seu site. Se quiser fazer tudo isso, o melhor é começar a usar o SemRush o quanto antes.

4. Google Analytics

Com uma e-commerce, você precisa de ficar muito atento a tudo aquilo que os seus visitantes fazem. Saber quais páginas foram visitadas ou por onde os usuários têm abandonado o seu site é fundamental. Com o Analytics, você conseguirá perceber tudo isso e muito mais! Esta ferramenta do Google permite saber quantas visitas teve por dia, quais as páginas mais visitadas, quanto tempo o usuário passa em cada página ou até mesmo se ele está a concluir as suas metas! Ele é completamente grátis.

5. Mailchimp

O email marketing vai ter um papel importante nas suas vendas e por isso é necessário que escolha muito bem qual ferramenta usar. O Mailchimp é, sem dúvida alguma, uma das melhores escolhas do mercado garantindo taxas de entrega muito elevadas. Com o aplicativo você consegue enviar campanhas, analisar relatórios de entrega, definir automações e enviar emails altamente segmentados. Ele tem um plano grátis com um limite de 2 mil emails. Se quiser, também pode usar o app mobile do Mailchimp para acompanhar a performance das suas campanhas.

6. Active Campaign

Se ao invés de enviar campanhas preferir criar uma sequência de autoresponders, então esqueça o Mailchimp e use o Active Campaign. Esta ferramenta tem revolucionado o mercado de email marketing devido à facilidade com que pode criar funis de venda através do email. Envie mensagens conforme o comportamento da sua lista e mande emails ainda mais personalizados. Os preços são mais ou menos os mesmos aplicados pelo Mailchimp e tem um período de teste de 14 dias.

7. Google Ads

Fazer anúncios na rede do Google é outro pormenor indispensável para qualquer dono de e-commerce. Com os anúncios do maior motor de busca do mundo, você vai conseguir apresentar campanhas que vão diretamente ao seu público-alvo. Suponhamos que você vende Sapatos para o Brasil. Com o Google Adwords, vai conseguir criar anúncios exatamente para quem está procurando por…sapatos em todo o Brasil. Porém, nem tudo é maravilhoso nos anúncios do Google: a curva de aprendizagem é longa e o preço por clique é extremamente caro. Por isso, é determinante que faça anúncios segmentados para o público correto e que a sua e-commerce esteja focada na conversão.

8. Facebook Ads

O principal concorrente do Google também pode ser uma excelente escolha para a sua e-commerce. Com o Facebook Ads você tem duas grandes vantagens. A primeira é que conseguirá criar anúncios com uma facilidade muito maior. A plataforma criada por Mark Zuckerberg tem um design excelente e ensina passo a passo como criar o seu primeiro anúncio. Por outro lado, anunciar na maior mídia social do mundo é bem mais barato do que anunciar no Adwords. Não é raro um anúncio no Google custar, por clique, dez vezes mais que o mesmo anúncio no Facebook. No entanto, as taxas de conversão no Facebook também tende a ser mais baixas. É necessário, acima de tudo, saber em qual das mídias a sua conversão pode ter um custo mais baixo.

9. Buffer

Além dos anúncios, você também vai necessitar de uma ferramenta para gerenciar as publicações da sua e-commerce no Facebook, Twitter, Instagram, entre outros. Uma das melhores escolhas atualmente para esse fim é o Buffer. Com o app, você consegue agendar publicações em todas as mídias para qualquer dia e hora do ano. Além de agendar, o Buffer também fornece estatísticas relativas a cada postagem. O seu plano Free permite que agende até 10 postagens consecutivas em cada mídia social.

10. Hootsuite

Outra opção bacana se você quiser realmente cuidar das suas mídias sociais de forma constante. Ele também permite o agendamento de postagens, mas tem algumas funcionalidades extras tais como a possibilidade de acompanhar todas as mensagens que recebe em cada mídia social, o feed de publicações de cada uma delas e até de integrar outros membros da sua equipe. Útil para quem gosta de acompanhar várias coisas ao mesmo tempo.

11. SumoMe

Quer colecionar emails para realizar vendas através do email marketing? Então você vai precisar de uma ferramenta que o ajude a capturar emails. Uma das que tem feito mais sucesso é o SumoMe. Este aplicativo reúne um conjunto de ferramentas que vão permitir angariar mais leads tais como um pop up, uma barra que fica no topo de seu site e até a análise de heat maps, que fornece informações de onde os seus visitantes mais clicam. Ela foi criada por Noah Kagan, que foi igualmente responsável por fundar o site AppSumo. O aplicativo tem uma versão free com algumas limitações e as restantes versões começam nos US$ 10 dólares mensais.

12. OptinMonster

Se a sua e-commerce foi construído em WooCommerce, uma excelente opção para capturar leads é o Optin Monster. Este Plugin tem como função criar janelas de pop up, pop out, footers ou até mesmo caixas de subscrição no final dos artigos, caso tenha um blog. Ele integra com várias ferramentas de email e permite a personalização das suas caixas. Você pode mudar cores, o texto ou até mesmo definir para onde vai o usuário após subscrever. O seu pagamento é anual.

13. AbandonAid

Os carrinhos abandonados são o principal problema de qualquer loja online. Quase 70% dos potenciais compradores abandonam o carrinho sem efetuarem qualquer pagamento. Foi com o objetivo de resolver esse problema que surgiu o AbandonAid. Este app envia emails personalizados a quem visitou o carrinho mas não comprou, aumentando assim a sua taxa de conversão. Ele funciona de forma automática: você define as ordens e ele realiza-as conforme o comportamento do cliente. Pode, igualmente, personalizar o design dos seus emails e analisar relatórios.

14. CrazyEgg

Quer saber onde os visitantes estão clicando? Então o CrazyEgg via ajudar você. Este aplicativo criado pelo famoso Neil Patel fornece heat maps que vão mostrar onde estão a surgir grande parte dos cliques. Ele faz o tracking do mouse do usuário e gera relatórios que mostram por onde os visitantes têm andado.

15. Unbounce

Para quem quer fazer testes de landing pages e promoções temporárias sem perder muito tempo - e ainda ter chance de fazer testes A/B - o Unbounce é uma boa escolha. Esta ferramenta é a melhor escolha para criar páginas de captura de email, páginas de vendas ou até mesmo landing pages para webinários. O seu menu Drag and Drop torna fácil a criação das páginas, além de fornecer relatórios que informam quantos visitantes teve, quantas leads gerou com página e qual o seu percentual de conversão.

16. SimilarWeb

Este é o melhor aplicativo para saber tudo sobre os seus concorrentes! O Similar Web fornece todas as informações relativamente a qualquer site ou app. Saiba quais as principais fontes de tráfego de cada site, se eles estão investindo ou não em publicidade, quantas visitas tem por dia ou até mesmo quantas visualizações cada site gera.

17. FriendBuy

Criar uma rede de afiliados também pode ser uma excelente forma de aumentar as suas vendas. Para ter um grande número de pessoas indicando o seu produto e recebendo uma comissão por isso, pode usar o FriendBuy. Esta ferramenta cria uma área de membros na qual os seus afiliados podem inscrever-se, receber os links de promoção, visualizar relatórios e receber suas comissões.

18. Feedly

Ter um blog vai ajudar a sua e-commerce a posicionar-se melhor nos motores de busca. Contudo, ter ideias sobre que tipo de conteúdo publicar costuma ser um problema difícil de resolver. Para ajudá-lo surgiu o Feedly. Este app é “oficialmente” o substituto do Google Reader e permite que você acompanhe o conteúdo de outros blogs, inspirando-se, assim, para criar os seus próprios textos. Crie categorias, adicione sites e consuma conteúdo de uma forma muito organizada.

E você, qual ferramentas usa na sua e-commerce? Já experimentou alguma destas?

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