Encurtador de URL: 12 melhores opções e quando usar

Encurtadores de URL, também conhecidos como encurtadores de link são extremamente úteis para melhorar a visibilidade ao compartilhar endereços de sites em essencialmente qualquer canal, seja em sua biografia do Instagram, pelo WhatsApp, em anúncios, etc.

Existem diversas ferramentas disponíveis online que podem ajudá-lo a fazer isso gratuitamente e, para ajudá-lo a encontrar o melhor encurtador de link para você, preparamos uma lista com diversas opções.

Além disso, não deixe de conferir nossas dicas sobre outras formas de usar encurtadores de URL para rastrear métricas como número de cliques, entre outras. Vamos lá!

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O que é encurtador de URL?

A URL, ou “localizador uniforme de recursos” - tradução técnica para Uniform Resource Locator - é um endereço de rede único no qual é possível armazenar recursos, como por exemplo os arquivos de seu site, entre outros tipos de dados.

Essencialmente, a URL é o link para sua página, que normalmente vem acompanhado do protocolo HTTP ou HTTPS (para quem possui um certificado SSL em seu domínio).

Entretanto, alguns links possuem diversos parâmetros e podem ficar extremamente longos, o que pode, inclusive, fazer com que o tamanho da URL extrapole o limite de caracteres permitidos em uma mensagem em determinadas plataformas, aplicativos de mensagens ou redes sociais.

Sabendo disso tudo, um encurtador de link tem como função principal criar uma espécie de “apelido” curto para uma URL, diminuindo seu tamanho. Ao inserir este apelido em um navegador, usuários são redirecionados para o link original.

Ou seja, um encurtador de link existe para diminuir o tamanho de uma URL e melhorar a sua visibilidade. Todas os encurtadores de URL em nossa lista oferecem este recurso, entretanto, alguns deles contam com funcionalidades adicionais que podem se mostrar extremamente úteis.

Por que usar um encurtador de URL?

Como mencionamos, além de porte reduzir o número de caracteres de um link e fazer com que ele tenha uma aparência mais amigável, os melhores encurtadores de links disponíveis online oferecem outras múltiplas funcionalidades, como:

Rastreamento de cliques

Um dos maiores destaques de usar um encurtador de URL é a possibilidade de rastrear quantas vezes usuários clicaram em seu link.

Assim, você poderá acompanhar, por exemplo, o nível de engajamento de suas publicações que direcionam pessoas para seus sites, seja nas redes sociais, em anúncios ou qualquer outro canal no qual você compartilhar o link curto.

Além disso, rastrear o número de cliques também é uma métrica significativa para quem trabalha na internet vendendo como afiliado, visto que nem todos programas de afiliado oferecem recursos para rastreamento.

No vídeo abaixo explicamos direitinho como você pode ganhar dinheiro utilizando links curtos, não deixe de conferir:

Rastreamento de frequência de cliques

Além de poder rastrear o número de cliques em seus links, alguns encurtadores de URL também te permitem visualizar tal métrica ao longo de dias ou meses, de forma que possa identificar variações no número de cliques e, consequentemente, no engajamento de suas publicações.

Rastreamento de localização

Dentre as demais estatísticas oferecidas sobre o desempenho de seus links curtos, algumas ferramentas contam com a funcionalidade de rastrear a localização dos cliques, como por exemplo identificando o país no qual o usuário se encontra no momento do clique a partir de seu endereço de IP.

Este dado pode ser especialmente relevante para empresas internacionais e que estejam tentando medir o engajamento de suas publicações, anúncios ou até mesmo artigos no blog em múltiplos países.

Recomendações sobre onde usar links curtos

Agora que você conhece algum dos recursos adicionais, confira dicas e recomendações sobre onde usar links curtos ao invés de simplesmente compartilhar o link direto de seus sites - mesmo que eles não sejam necessariamente muito longos, afinal, você poderá rastrear métricas dessa forma:

  • Insira links curtos na sua biografia do Instagram;

  • Página e perfil do Facebook;

  • Anúncios pagos, sempre que precisar economizar caracteres;

  • Em seu status do WhatsApp;

  • Em seu perfil no WhatsApp Comercial;

  • Publicações nas redes sociais, como Stories do Instagram, Tweets;

  • Na descrição de seus vídeos no YouTube;

  • Nos convites proativos do JivoChat;

Lembre-se, mesmo que a URL de seu site não seja longa, usar um encurtador de link te permitirá rastrear cliques e, consequentemente, servir como variável para a avaliação de métricas de desempenho de suas publicações.

Com essas dicas em mente, vamos à lista para que você possa encontrar o melhor encurtador de URL para você.

1. Bitly

Não há como falar sobre criar links curtos sem mencionar o Bitly, sendo ele uma das ferramentas mais populares para este propósito.

Além de conseguir diminuir o tamanho da URL, no painel de usuário do Bitly, você poderá acompanhar dados como número de cliques, localização, filtrar por desempenho e gerar relatórios para os últimos 30 dias gratuitamente.

Na versão gratuita, você consegue personalizar a extensão da URL curta 50 vezes por mês. Já nos planos pagos, poderá criar links com a sua própria marca ao invés de usar o formato padrão abaixo.

Lembrando que o código pode ser alterado para palavras, como por exemplo bit.ly/jivochat mesmo no plano gratuito.

Já para links com a sua marca, chamados de Branded Links, você poderá alterar a primeira parte da URL, antes da barra, criando resultados como: jivo.chat/meulink, entre outras variações.

2. Short.io

O segundo lugar em nossa lista é uma opção indicada para quem realmente deseja criar uma estrutura de links organizada e rastrear relatórios detalhados, apontando dados como número de cliques, média de cliques e muito mais.

O Short.io é gratuito e pode ser usado para a criação de até 1000 links curtos, sem limite de redirecionamentos, com links personalizados para a sua marca. Já para quem adquirir um dos planos profissionais da ferramenta, além de aumentar o número total de links disponíveis, você também poderá aproveitar recursos como a possibilidade de configurar a data de expiração dos links criados (ideal para campanhas com tempo limitado) e mais.

Se a sua empresa precisa de uma solução profissional para manter links organizados, recomendamos conferir a versão gratuita e testar por 7 dias algum dos planos pagos do Short.io!

3. Abre.ai

O Abre.ai entra em nossa lista como uma outra opção extremamente simples, prática e gratuita que cumpre exatamente o que promete. Com ele, você consegue criar URLs curtas e pode desfrutar da opção de personalizar e atribuir um apelido ao seu link para que ele não seja gerado com um código aleatório.

Você não precisará criar uma conta para rastrear o número de cliques de cada link, basta acessar a página de relatório gerada automaticamente no momento que você clicar para Encurtar URL.

4. Rebrandly

O Rebrandly tem como foco ajudar negócios a criar URLs personalizadas que contenham suas próprias marcas e nomes distintos.

Eles oferecem uma solução completa, projetada para que equipes de colaboradores possam gerenciar links, trabalhar com múltiplos domínios de sites, gerar relatórios customizados e claro, rastrear os resultados de cada link criado.

Além disso, ele também conta com integrações com o Facebook, AdWords, Twitter e outras ferramentas de anúncios. A versão gratuita do Rebrandly te permite rastrear até cinco mil cliques mensais e criar um máximo de 500 links personalizados com a sua marca, vale a pena conferir.

5. Encurtador

O Encurtador te permite criar links curtos dentro de apenas alguns segundos, assim como rastrear o número de cliques sem a necessidade de criar uma conta ou fazer login.

Cada URL encurtado pela ferramenta possui seu próprio link para que você possa rastrear seus resultados e os recursos oferecidos pelo Encurtador são inteiramente gratuitos, sendo uma opção ideal para quem busca algo simples e rápido.

6. Url.gratis

O url.gratis também oferece, como o próprio nome já indica, um encurtador de URL grátis e realmente intuitivo. Ele pode ser integrado ao Slack, Zapier, Google Tag Manager e até mesmo ao Facebook Pixel.

Um diferencial interessante do url.gratis é que ele cria um QR code para o seu link automaticamente e todas as estatísticas de seus links podem ser acessadas inserindo um sinal de mais (+) ao final da URL.

7. Cuttly

Com o Cuttly, você terá a opção de criar um código QR e personalizar o seu link sem qualquer dificuldade, além de poder utilizá-lo gratuitamente.

Entretanto, para visualizar as estatísticas detalhas de cada um dos URLs curtos gerados a partir da ferramenta, você precisará criar sua conta e utilizar o painel de usuário oferecido pelo Cuttly.

8. TinyURL

O TinyURL é outro encurtador de URL extremamente simples mas que cumpre o seu papel. Ele também permite que você gere um link de pré-visualização da página para que seu público possa verificar o conteúdo antes de abri-la - o que ajuda a transmitir segurança.

Entretanto, é importante mencionarmos que não é possível rastrear o desempenho dos links gerados pelo TinyURL.

9. Hootsuite - Owl.ly

O Owl.ly é um encurtador de links disponível dentro do próprio painel da Hootsuite, plataforma de gerenciamento de mídias sociais que oferece diversas soluções para negócios online.

A versão gratuita da Hootsuite já te oferece o acesse ao Owl.ly e conta com um painel intuitivo para que possa criar links curtos e rastrear o desempenho dos mesmos em um único local.

10. Short URL

O Short URL oferece uma ferramenta simples para diminuir o tamanho de links longos e também gera automaticamente uma página de relatórios informando o número de cliques no mesmo.

A ferramenta é inteiramente gratuita e segura, oferecendo encriptação de dados e certificado de segurança SSL (protocolo HTTPS) para garantir a segurança dos usuários durante o redirecionamento.

11. URL Shortener do Zapier

O Zapier é uma das maiores ferramentas de integrações disponível online e, como parte de seu plano básico gratuito, oferece também seu próprio encurtador de URL com automações para que você possa ser mais eficiente na hora de gerar e gerenciar os links.

Ao integrá-lo às suas ferramentas, você poderá automaticamente encurtar links em publicações nas redes sociais, planilhas e documentos no Google Drive, no Gmail, Slack e em diversas outras soluções.

12. Hyperlink

O Hyperlink também não poderia ficar fora de nossa lista, oferecendo tanto uma extensão para o Google Chrome quanto aplicativos para Android e iOS que podem ajudá-lo a encurtar links com facilidade e até mesmo receber notificações em tempo real sempre que alguém clicar em algum dos links curtos criados na ferramenta.

Você pode personalizar seus links com o nome de sua empresa ao escolher um plano pago. Já com o plano gratuito, você conseguirá criar até 100 links, rastrear seus cliques e até mesmo gerar códigos QR.

Encontrou o melhor encurtador de URL?

Esperamos que além de encontrar a melhor ferramenta para você, também tenha gostado de nossas dicas de como encurtar links e avaliar métricas de seu próprio negócio.

Por fim, vale lembrar que você também pode encurtar URLs e colocá-las nos próprios convites proativos do JivoChat. Dessa forma, você poderá redirecionar visitantes para suas páginas de vendas automaticamente através do widget de chat online em seu site.

Aproveite este recurso para gerar vendas passivas através do pop-up do chat online em seu site ou para abordar visitantes proativamente!

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