Automação de WhatsApp: O que é e como fazer?

9 minutos

Muitas empresas que buscam aumentar as vendas de seus produtos ou serviços buscam a automação de WhatsApp. Esse canal proporciona um contato direto, comodidade, confiança e rapidez na hora de negociar e se conectar com clientes.

O WhatsApp já faz parte da vida da maioria da população brasileira, de acordo com dados do Messenger People, mais de 56% utilizam o aplicativo diariamente. Além disso, o WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo.

Com mais de 120 milhões de usuários no Brasil, utilizamos esse aplicativo de mensagem frequentemente no nosso dia a dia, seja para falar com amigos e família, mas também para trabalho.

Por isso, preparamos este artigo para te mostrar tudo que você precisa saber para aplicar a automação de WhatsApp no seu negócio.

O que é automação WhatsApp?

A automação WhatsApp é uma estratégia que permite programar o envio de mensagens automáticas, facilitando o contato em grande escala e otimizando o atendimento ao cliente. Através de ferramentas específicas, também é possível configurar respostas rápidas, chatbots e realizar disparos em massa, reduzindo a necessidade de interações manuais, ao mesmo tempo que melhora a experiência do usuário.

Esse tipo de tecnologia é ideal para empresas de médio e grande porte que recebem um grande volume de mensagens diariamente e estão em busca de uma solução inteligente capaz de aumentar a produtividade da equipe, sem impactar a qualidade do atendimento.

Ilustração de um celular com a logo do WhatsApp e vários balões de conversaautomação de WhatsApp

Como funciona a automação WhatsApp?

As automações para WhatsApp funcionam através da integração computacional do aplicativo de mensagens com ferramentas externas. Ao automatizar por meio de aplicativos, é possível definir gatilhos e respostas automáticas para cada interação, ou até mesmo criar um menu de opções iniciais para direcionar o cliente.

Por exemplo, se você realiza disparos de emails, provavelmente já percebeu que a taxa de abertura não costuma passar de 30%. Isso acontece porque a maioria das pessoas não acessa seus e-mails com frequência.

Por outro lado, cerca de 50% dos usuários que possuem o WhatsApp instalado abrem o aplicativo diariamente. Dessa forma, ao configurar o disparo de e-mail para enviar uma mensagem resumida no WhatsApp, as chances de engajamento podem mais do que dobrar.

A grande vantagem da automação é que ela te permite escalar o atendimento e as campanhas de marketing sem comprometer a qualidade do serviço. Isso significa que sua empresa pode alcançar mais pessoas em menos tempo, de forma organizada e eficiente.

Tipos de Automação WhatsApp

Atualmente, existem diversos tipos de automação disponíveis para o WhatsApp, cada uma delas oferecendo funcionalidades específicas que podem ajudar seu negócio a otimizar processos e o atendimento ao cliente. Veja alguns dos principais:

  • Disparo em Massa: Como próprio nome sugere, com esse recursos é possível enviar mensagens para vários contatos ao mesmo tempo, o que é ideal para comunicar campanhas promocionais, lançamentos e avisos importantes.
  • Chatbot: Os chatbots são uma das ferramentas mais utilizadas quando falamos de automação WhatsApp, pois conseguem fornecer respostas instantâneas e atendimento 24 horas por dia, sem necessidade de intervenção humana.
  • Respostas Rápidas: Esse recurso permite criar e salvar mensagens padrão para respostas frequentes, otimizando o atendimento em situações comuns, como informações sobre pagamento, horário de funcionamento e procedimentos simples.
  • Etiquetagem Automática de Conversas: Certas ferramentas de automação WhatsApp possibilitam criar listas específicas de contatos para enviar comunicações estratégicas, como novidades ou campanhas específicas.
  • Menus Interativos: Por fim, também é possível configurar um menu de opções interativo para o usuário clicar e ser direcionado ao canal desejado, como "Falar com Vendas", "Suporte" ou "Consultar Pedido".

Resumindo, a automação WhatsApp é a criação de processos que permitem o envio de mensagens automáticas a partir de um determinado gatilho.

Quais as vantagens da automação de WhatsApp? 

Realizar automação de processos de marketing é uma estratégia muito eficaz para melhorar o fluxo de trabalho de qualquer equipe. Todo tempo extra é bem-vindo e é nesse ponto que a automação se torna algo vantajoso. Por isso, separamos 3 motivos para investir na automação para WhatsApp.

Autoatendimento rápido

Conforme destacamos anteriormente, a automação WhatsApp permite a criação de fluxos de mensagens com menus e opções de respostas automáticas, possibilitando que o próprio cliente resolva rapidamente dúvidas cotidianas e pequenos problemas sem precisar de interação humana, o que garante um atendimento ágil e eficiente.

Qualificação de Lead

Com a automação WhatsApp, é possível realizar o primeiro contato com o cliente e adquirir informações necessárias para qualificar um lead. Esse processo é essencial para alimentar o seu funil de vendas e garantir que apenas leads qualificados sejam encaminhados para o time de vendas.

Integração com outros sistemas

A automação WhatsApp também pode ser integrada com outros sistemas, como CRMs, permitindo transferir automaticamente as informações dos leads para sua base de dados. Dessa forma, fica mais fácil para seu time analisar dados importantes como cliques em CTA's, taxa de satisfação e acompanhamento de dúvidas.

Como fazer a automação para WhatsApp?

Existem diversas formas de planejar e implementar a automação WhatsApp. Com o WhatsApp Business é possível configurar mensagens de saudação e de ausência diretamente no aplicativo, otimizando o atendimento desde o primeiro contato.

Ao utilizar uma ferramenta de automação, sua equipe pode ir além e criar chatbots, respostas automáticas simples ou até mesmo mensagens em massa para oferecer um atendimento mais eficiente e escalável.

Configure o WhatsApp Business

Para implementar a automação WhatsApp no seu negócio, é necessário configurar a ferramenta corretamente, preenchendo todos os dados necessários para criar o perfil comercial da sua empresa no aplicativo de mensagens.

Insira dados como nome da empresa, endereço, setor de atuação, site e escreva uma mensagem de destaque. Também é possível definir horários de atendimento nessa etapa.

Crie uma mensagem de saudação e ausência

Assim que baixar o WhatsApp Business e realizar o cadastro da sua empresa, é possível configurar suas ferramentas comerciais e definir uma mensagem de saudação, que será enviada sempre que um contato enviar uma mensagem pela primeira vez.

Também é possível definir mensagens de ausência através do aplicativo oficial, que serão enviadas sempre que um contato mandar alguma mensagem fora do horário de funcionamento.

Ilustração de um celular e várias setas e diversos gráficosautomação de WhatsApp

Defina respostas automáticas e envie mensagens em massa

Caso você opte pela integração do WhatsApp Business a outra ferramenta de automação de WhatsApp, é possível enviar mensagens em massa, como cupons de desconto para clientes inativos ou mensagens de atualizações sobre instalação ou sistema.

Algumas plataformas permitem que você configure gatilhos e respostas automáticas, ou seja, mensagens que serão enviadas de acordo com palavras ou combinações de palavras que foram enviadas na conversa.

Por exemplo, se você possui um restaurante, um gatilho pode ser configurado como "cardápio" ou "Menu" para enviar a lista de opções ou até mesmo um arquivo.

Melhores ferramentas de automação de WhatsApp

Agora que apresentamos melhor o que é automação de WhatsApp e como funciona essa ferramenta, separamos uma lista com algumas das melhores ferramentas de automação para WhatsApp.

1. JivoChat

O JivoChat conta com uma integração nativa de automação de WhatsApp entre o JivoChat e o WhatsApp Cloud API, você pode conectar o canal do WhatsApp sem qualquer intermediário e pode realizar os pagamentos diretamenta para a Meta.

Faça atendimento com mais rapidez com a integração da JivoChat com o WhatsApp Business e realize vendas diretamente do aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil. Além disso, é possível rastrear sessões de atendimento com mais facilidade e armazenar o histórico de mensagens do cliente.

Além das respostas rápidas é possível começar conversas com clientes a partir de modelos personalizáveis, segurança na comunicação e gestão de relacionamento, é possível avaliar cada detalhe do pedido através do WhatsApp, também compartilhar documentos ou fotos de um produto.

Conectando o WhatsApp Business ao JivoChat, toda sua equipe poderá realizar atendimento ao cliente através de um único número de telefone.

Além disso, a comunicação com os clientes não é realizada através dos telefones dos operadores, mas sim dentro do aplicativo JivoChat. Isso significa que todos os dados ficam armazenados no perfil da empresa.

Destaques:

  • Suporta mensagens de voz;
  • Interface amigável com modelos de respostas prontos;
  • Trabalho em equipe: Os atendentes podem convidar outros integrantes da equipe para auxiliar no atendimento;
  • Um único número para o WhatsApp e demais canais;

2. Bitrix24

Outra opção de ferramenta de automação de WhatsApp é o Bitrix24. Essa ferramenta permite automatizar diversos aspectos do seu processo de vendas, economizando tempo e aumentando a eficiência do seu negócio.

O Bitrix24 é um software de CRM gratuito e acompanhamento multicanal que permite a tumação de marketing para WhatsApp, Facebook, Instagram e diversas outras plataformas e redes sociais.

3. Chatguru

O Chatguru é outra ferramenta de automação WhatsApp criada para auxiliar nas vendas e atendimento do seu negócio. A ferramenta permite aumentar o volume de atendimento e gerar mais leads para seus vendedores sem aumentar o custo com pessoal.

Além disso, essa ferramenta de automação permite múltiplos usuários com um único número de WhatsApp. Concentrando os atendimentos e possibilitando o rodízio entre os atendentes da forma que quiser.

Com o Chatguru é possível agrupar os leads em quantos funis achar necessário, e os auxiliar de acordo com sua necessidade. Além disso, economiza tempo e trabalho na hora de coletar informações cadastrais importantes, como CNPJ ou CPF.

O Chatguru também conta com um banco de respostas automáticas, possibilitando uma atendimento 24 horas por dia, 7 dias da semana, sem deixar que o cliente fique sem resposta ou espere muito tempo.

A ferramenta conta com uma série de relatórios totalmente personalizados para acompanhar e gerenciar suas equipes.

Como otimizar a integração do WhatsApp com o CRM

O CRM, uma ferramenta essencial para a Gestão de Relacionamento com o Cliente, está ganhando muita popularidade por diversos motivos.

Um dos principais fatores é que a estratégia customer centric, onde o cliente é colocado no centro das ações, continua sendo fundamental para obter resultados positivos.

Nesse sentido, integrar o WhatsApp Business ao CRM é uma oportunidade excelente. Para aprimorar essa integração, é possível alimentar o CRM com informações atualizadas sobre os contatos.

Isso não apenas otimiza o trabalho de vendas ao identificar os estágios em que os usuários se encontram, mas também se torna uma fonte valiosa de informações estratégicas sobre os clientes, tais como:

  • perguntas frequentes;
  • principais objeções;
  • nível de satisfação com o atendimento;
  • os produtos e a marca de um modo geral.

Aprendeu o que é automação de WhatsApp?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender tudo sobre automação de WhatsApp e como implementar essa ferramenta em sua empresa.

Se você possui um negócio e deseja melhorar o atendimento e vender mais no WhatsApp, confira nosso artigo sobre atendimento via WhatsApp e crie um botão de atendimento WhatsApp para a sua loja ou site.

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