Automação de WhatsApp: O que é e como fazer?

atualizado 3 de abril de 2024
Tempo de leitura9 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Muitas empresas que buscam aumentar as vendas de seus produtos ou serviços buscam a automação de WhatsApp. Esse canal proporciona um contato direto, comodidade, confiança e rapidez na hora de negociar e se conectar com clientes.

O WhatsApp já faz parte da vida da maioria da população brasileira, de acordo com dados do Messenger People, mais de 56% utilizam o aplicativo diariamente. Além disso, o WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo.

Com mais de 120 milhões de usuários no Brasil, utilizamos esse aplicativo de mensagem frequentemente no nosso dia a dia, seja para falar com amigos e família, mas também para trabalho.

Por isso, preparamos este artigo para te mostrar tudo que você precisa saber para aplicar a automação de WhatsApp no seu negócio.

O que é automação de WhatsApp?

A automação de WhatsApp é o nome dado ao processo que possui uma certa independência para executar algumas ações de forma automática. Basicamente, para usar o WhatsApp é necessário que duas pessoas estejam conectadas no aplicativo.

Ambos usuários precisam digitar as mensagens para serem enviadas, ou seja, para se chegar ao resultado é necessário diversas ações humanas, como abrir o aplicativo, ler a mensagem, digitar e enviar.

Quando existe um volume de mensagens muito alto, fica difícil e até inviável responder todo mundo. Para resolver esse problema, a automação de WhatsApp foi criada.

Em algumas configurações, é possível enviar mensagens automáticas sempre que um gatilho for acionado. Isso possibilita um aumento na escala em suas vendas, contribui para que você atraia novos clientes e fidelize aqueles que já compraram em sua empresa.

Resumindo, a automação WhatsApp é a criação de processos que permitem o envio de mensagens automáticas a partir de um determinado gatilho.

Ilustração de um celular com a logo do WhatsApp e vários balões de conversa

Como funciona a automação para WhatsApp?

As automações para WhatsApp funcionam através da integração computacional do aplicativo de mensagens com ferramentas externas. É possível configurar gatilhos que irão disparar mensagens automáticas para sua lista de contatos.

Ao automatizar WhatsApp, através de integrações com aplicativos, é possível definir gatilhos e a resposta automática para cada um, ou mesmo um menu de opções iniciais.

Por exemplo, se você conta com disparos de emails, provavelmente deve ter notado que a taxa de abertura não costuma passar de 30%. Isso acontece pois a maioria não costuma abrir os e-mails com frequência.

Entretanto, cerca de 50% das pessoas que possuem o WhatsApp instalado abrem o aplicativo diariamente. Por isso, configurando o disparo de e-mail para enviar a mesma mensagem resumida no WhatsApp, as chances de ter resultado podem mais do que dobrar.

Quais as vantagens da automação de WhatsApp? 

Realizar automação de processos de marketing é uma estratégia muito eficaz para melhorar o fluxo de trabalho de qualquer equipe, a fim de que consiga ganhar tempo para se dedicar a outras tarefas.

Quando se trata de planejamento e produtividade, todo tempo extra é bem-vindo, é nesse ponto que a automação se torna algo vantajoso. Por isso, separamos 3 motivos para investir na automação para WhatsApp.

Autoatendimento rápido

Criando fluxos de mensagens com menu inicial e diversas opções de respostas automáticas, é possível que o próprio contato resolva pequenos problemas ou tire dúvidas cotidianas com facilidade e rapidez.

Qualificação de Lead

Através de um contato inicial feito pela automação de WhatsApp pode dar informações necessárias para qualificar um lead antes de enviá-lo para o time de vendas, sendo importante para o fluxo do seu funil de vendas.

Integração com outros sistemas

Além da automação de WhatsApp, a integração com outros sistemas como um CRM, é possível transferir informações de possíveis leads para o contato armazenado na sua base de dados, para análises de cliques em CTAs e dúvidas recorrentes

Como fazer a automação para WhatsApp?

Existem diversas formas de planejar a automação de WhatsApp. Com o WhatsApp Business é possível configurar mensagens de saudação e de ausência no próprio aplicativo, por exemplo.

Utilizando uma ferramenta de automação é possível enviar mensagens em massa, criar chatbots e até mesmo respostas automáticas simples.

Configure o WhatsApp Business

Para fazer a automação WhatsApp é necessário configurar a ferramenta, adicionando todas as informações necessárias para criar o perfil comercial da sua empresa no aplicativo de mensagens.

Insira dados como nome da empresa, endereço, setor de atuação, site e escreva uma mensagem de destaque. Também é possível definir horários de atendimento nessa etapa.

Crie uma mensagem de saudação e ausência

Assim que baixar o WhatsApp Business e realizar o cadastro da sua empresa, é possível configurar suas ferramentas comerciais e definir uma mensagem de saudação, que será enviada sempre que um contato enviar uma mensagem pela primeira vez.

Também é possível definir mensagens de ausência através do aplicativo oficial, que serão enviadas sempre que um contato mandar alguma mensagem fora do horário de funcionamento.

Ilustração de um celular e várias setas e diversos gráficos

Defina respostas automáticas e envie mensagens em massa

Caso você opte pela integração do WhatsApp Business a outra ferramenta de automação de WhatsApp, é possível enviar mensagens em massa, como cupons de desconto para clientes inativos ou mensagens de atualizações sobre instalação ou sistema.

Algumas plataformas permitem que você configure gatilhos e respostas automáticas, ou seja, mensagens que serão enviadas de acordo com palavras ou combinações de palavras que foram enviadas na conversa.

Por exemplo, se você possui um restaurante, um gatilho pode ser configurado como "cardápio" ou "Menu" para enviar a lista de opções ou até mesmo um arquivo.

Melhores ferramentas de automação de WhatsApp

Agora que apresentamos melhor o que é automação de WhatsApp e como funciona essa ferramenta, separamos uma lista com algumas das melhores ferramentas de automação para WhatsApp.

1. JivoChat

O JivoChat conta com uma integração nativa de automação de WhatsApp entre o JivoChat e o WhatsApp Cloud API, você pode conectar o canal do WhatsApp sem qualquer intermediário e pode realizar os pagamentos diretamenta para a Meta.

Faça atendimento com mais rapidez com a integração da JivoChat com o WhatsApp Business e realize vendas diretamente do aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil. Além disso, é possível rastrear sessões de atendimento com mais facilidade e armazenar o histórico de mensagens do cliente.

Além das respostas rápidas é possível começar conversas com clientes a partir de modelos personalizáveis, segurança na comunicação e gestão de relacionamento, é possível avaliar cada detalhe do pedido através do WhatsApp, também compartilhar documentos ou fotos de um produto.

Conectando o WhatsApp Business ao JivoChat, toda sua equipe poderá realizar atendimento ao cliente através de um único número de telefone.

Além disso, a comunicação com os clientes não é realizada através dos telefones dos operadores, mas sim dentro do aplicativo JivoChat. Isso significa que todos os dados ficam armazenados no perfil da empresa.

Destaques:

  • Suporta mensagens de voz;
  • Interface amigável com modelos de respostas prontos;
  • Trabalho em equipe: Os atendentes podem convidar outros integrantes da equipe para auxiliar no atendimento;
  • Um único número para o WhatsApp e demais canais;

2. Bitrix24

Outra opção de ferramenta de automação de WhatsApp é o Bitrix24. Essa ferramenta permite automatizar diversos aspectos do seu processo de vendas, economizando tempo e aumentando a eficiência do seu negócio.

O Bitrix24 é um software de CRM gratuito e acompanhamento multicanal que permite a tumação de marketing para WhatsApp, Facebook, Instagram e diversas outras plataformas e redes sociais.

3. Chatguru

O Chatguru é outra ferramenta de automação WhatsApp criada para auxiliar nas vendas e atendimento do seu negócio. A ferramenta permite aumentar o volume de atendimento e gerar mais leads para seus vendedores sem aumentar o custo com pessoal.

Além disso, essa ferramenta de automação permite múltiplos usuários com um único número de WhatsApp. Concentrando os atendimentos e possibilitando o rodízio entre os atendentes da forma que quiser.

Com o Chatguru é possível agrupar os leads em quantos funis achar necessário, e os auxiliar de acordo com sua necessidade. Além disso, economiza tempo e trabalho na hora de coletar informações cadastrais importantes, como CNPJ ou CPF.

O Chatguru também conta com um banco de respostas automáticas, possibilitando uma atendimento 24 horas por dia, 7 dias da semana, sem deixar que o cliente fique sem resposta ou espere muito tempo.

A ferramenta conta com uma série de relatórios totalmente personalizados para acompanhar e gerenciar suas equipes.

4. ZapFácil

Outra alternativa de automação de WhatsApp é o ZapFácil, onde é possível transformar o seu WhatsApp em uma máquina de vendas, com a possibilidade de envios em massa, chatbot, multiatendimento e muito mais.

Centralize todos seus atendimento e departamentos em apenas um número de WhatsApp, onde seus colaboradores podem responder as conversas de forma organizada, ao mesmo tempo e acompanhando em tempo real.

Além disso, o ZapFácil conta com um auto atendimento, um chatbot que responde seus clientes 24 horas por dia. Organizando e direcionando os atendimentos para o setor que o adjurada diretamente.

Outra funcionalidade é o envio em massa, que possibilita o envio de milhares de mensagens de forma automática para todo seu banco de clientes e parceiros.

Além disso, integre seu sistema de pagamento ou CRM à ferramenta de automação e envie mensagens automáticas sempre que um boleto for gerado, uma nova compra for aprovada ou seu cliente tiver o cartão recusado, por exemplo.

Como otimizar a integração do WhatsApp com o CRM

O CRM, uma ferramenta essencial para a Gestão de Relacionamento com o Cliente, está ganhando muita popularidade por diversos motivos.

Um dos principais fatores é que a estratégia customer centric, onde o cliente é colocado no centro das ações, continua sendo fundamental para obter resultados positivos.

Nesse sentido, integrar o WhatsApp Business ao CRM é uma oportunidade excelente. Para aprimorar essa integração, é possível alimentar o CRM com informações atualizadas sobre os contatos.

Isso não apenas otimiza o trabalho de vendas ao identificar os estágios em que os usuários se encontram, mas também se torna uma fonte valiosa de informações estratégicas sobre os clientes, tais como:

  • perguntas frequentes;
  • principais objeções;
  • nível de satisfação com o atendimento;
  • os produtos e a marca de um modo geral.

Aprendeu o que é automação de WhatsApp?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender tudo sobre automação de WhatsApp e como implementar essa ferramenta em sua empresa.

Se você possui um negócio e deseja melhorar o atendimento e vender mais no WhatsApp, confira nosso artigo sobre atendimento via WhatsApp e crie um botão de atendimento WhatsApp para a sua loja ou site.

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