Automação de marketing para e-commerce: saiba tudo sobre essa estratégia

atualizado 16 de junho de 2023
Tempo de leitura7 minutos
Yavini Santos
Yavini Santos
Assessoria Digital do blog Ideal Marketing

Ter o seu próprio negócio não é uma tarefa fácil, e pensar em estratégias de marketing para e-commerce pode ser um pesadelo para quem não entende muito sobre o assunto e nem sabe por onde começar. 

O universo digital é imenso e a cada dia vem trazendo inovações para facilitar a rotina das pessoas e otimizar o seu tempo e seus processos, e por isso, foi criada a automação de marketing. 

Portanto, hoje, vamos abordar sobre este tema e provar como este conceito pode ajudar o seu e-commerce a faturar mais, 

Além de gerar mais produtividade e praticidade na rotina dos seus funcionários. 

O que é um e-commerce? 

Para começo de conversa, vamos situar você dentro do universo dos e-commerces, caso ainda não conheça esse tipo de negócio.

Visto que ele vem sendo um verdadeiro protagonista do mercado nos últimos tempos. 

Um e-commerce é um negócio 100% online, ou seja, o seu nascimento, desenvolvimento e permanência é totalmente dentro do ambiente digital, sem que seja necessário um espaço físico para a marca. 

Um exemplo muito comum disso são marcas de roupas, milhares de pessoas adquirem peças por meio de uma loja na internet que não possui um espaço físico.

Sendo assim, tudo é resolvido apenas pela tela do computador ou celular. 

Os e-commerces se tornaram um verdadeiro fenômeno devido ao baixo custo que fornece para aqueles que desejam abrir o seu negócio e o alto alcance que possui por meio da internet e das redes sociais. 

Um e-commerce pode ser sobre qualquer produto ou serviço que possua todo o seu processo de forma totalmente online, o que gera ainda mais praticidade para o empreendedor e para os clientes.

O que é automação de marketing? 

Automação de marketing é o conceito dado a um conjunto de estratégias e ferramentas que conseguem tornar diversos processos dentro de um negócio, totalmente automáticos, sem que seja necessário um funcionário realizá-los. 

Dentro de um e-commerce, é normal que se faça diversas notas fiscais para serem enviadas junto com o produto para o cliente.

Esse processo exige um grande tempo e dedicação dos funcionários responsáveis por esta função. 

Com a automação de marketing, o funcionário pode ficar tranquilo e despreocupado, pois sabe que existe uma ferramenta que realizará todo esse processo em seu lugar, gerando mais tempo e produtividade para ele. 

E essa automação não se limita apenas a funções manuais como essa, mas também conseguem automatizar processos nas redes sociais.

Como os resultados que o perfil da marca obteve após usar o marketing de conteúdo como estratégia de divulgação. 

A automação de marketing surgiu para inovar os processos dentro de uma empresa e facilitar a rotina daqueles que sempre se esforçaram para que nada saísse do controle, agora, a própria tecnologia consegue fazer isso por eles. 

Quais os benefícios da automação de marketing? 

E assim como diversas outras inovações dentro do universo do marketing, a automação também traz diversos benefícios para um e-commerce, como:

Melhor aproveitamento do tempo e trabalho

As ferramentas de automação conseguem poupar um grande tempo e esforço de um profissional.

Visto que ele poderia gastar até horas realizando um procedimento que pode ser feito em poucos minutos por uma ferramenta de automação. 

Por exemplo, um funcionário não precisa se preocupar em publicar um anúncio da marca por meio do Twitter Ads.

Visto que por intermédio de uma ferramenta de automação, ele consegue deixar esse processo agendado e a ação será realizada automaticamente. 

Redução de custos 

Quem possui um e-commerce sabe que todo o dinheiro que entra e sai é extremamente importante para a saúde do negócio e para a sua permanência no mercado.

Sendo assim, é inviável gastar dinheiro com algo que não valha a pena. 

No entanto, com as ferramentas de automação de marketing, o dinheiro não se torna um gasto, mas sim um investimento. 

Isso porque as ferramentas alcançam ainda mais clientes e realizam procedimentos que antes eram necessários um profissional para realizar. 

Com isso, você consegue economizar um alto valor que seria gasto em diversas outras estratégias e com profissionais que, em alguns casos, nem conseguiriam te ajudar tanto quanto as ferramentas de automação. 

Mais escalabilidade 

Quando falamos de escalabilidade, nos referimos a um crescimento que não exige muito cisto da empresa, e as ferramentas de automação conseguem fazer isso por você e pela sua marca. 

Isso devido ao seu grande desempenho por meio de um único investimento que garante diversos outros benefícios, como:

  • Aumento das vendas;
  • Atração e fidelização de clientes;
  • Nutrição de leads;
  • Segmentação de público-alvo;
  • Aumento do ticket médio;
  • Redução do ciclo de vendas. 

Assim como estratégias totalmente gratuitas como o inbound marketing, as ferramentas de automação conseguem ajudar o seu negócio a crescer muito através delas. 

Ferramentas e estratégias de automação de para e-commerce

E como falamos tanto sobre essas ferramentas de automação, selecionamos algumas das mais usadas e eficazes dentro de e-commerces para te ajudar a escolher a que mais se encaixa dentro do seu negócio. Confira:

Buffer

O Buffer é uma plataforma online focada na organização e acompanhamento de estratégias e publicações por meio das redes sociais. 

Ele se baseia em três pilares: publicação, análise de desempenho e engajamento. 

Isso significa que ele conseguirá verificar esses três pilares dentro do perfil da sua marca nas redes sociais e filtrar o que está dando certo ou não.

O que ajuda a sua equipe a solucionar problemas de maneira ainda mais rápida e prática. 

Mailchimp 

O Mailchimp é uma plataforma que permite que você dispare um grande número de e-mails de maneira automática para os seus clientes e seguidores. 

Se você possui um e-commerce, sabe a importância do e-mail marketing para realizar as vendas e fidelizar clientes.

Porém, não é todo dia que os funcionários conseguem enviar milhares de e-mails. 

E é justamente aí que entra essa poderosa ferramenta de automação, que enviará e-mails para você de maneira automática e rápida. 

Hootsuite

O Hootsuite é uma ferramenta que funciona como uma espécie de calendário para mostrar a você tudo o que já foi postado e o que está agendado para os próximos dias dentro das redes sociais da sua empresa. 

Ele é muito usado por empresas que sabem o poder das redes sociais e as usam como meios de divulgação, manter uma constância e presença faz toda a diferença nesta hora.

E o Hootsuite garante que isso seja mais organizado e simples do que nunca. 

Essas são apenas algumas das ferramentas de automação que existem no mercado e que podem ajudar você e a sua equipe a terem um dia a dia mais prático e otimizado. 

Dicas para implementar a automação de marketing 

E assim como tudo o que envolve o universo do marketing possui dicas para te ajudar a desenvolver a sua estratégia, selecionamos algumas dicas para te ajudar a implementar a automação de marketing dentro do seu e-commerce de maneira eficaz e simples. Confira: 

Saiba do que a sua empresa precisa 

Quando se decide recorrer a automação de marketing, é porque a empresa necessita dela para uma determinada área da empresa.

Isto posto, saber exatamente qual é ela faz toda a diferença na hora de contratar uma ferramenta. 

Por isso, liste os desafios da sua marca e os principais problemas que podem ser solucionados por uma ferramenta de automação.

Assim, fica ainda mais fácil saber qual pode te ajudar. 

Converse com seus funcionários 

Quando uma ferramenta de automação é implementada dentro de um negócio, os funcionários serão os que mais terão contato com elas.

Por isso, é essencial saber a opinião deles e entender a visão de cada um. 

Por esta razão, converse com seus funcionários, ouça o que eles têm a dizer sobre isso e abrace a ideia de cada um para que, juntos, vocês cheguem a um resultado bom para todos. 

Pesquise bastante

E não esqueça de sempre pesquisar sobre o assunto e absorver o máximo de informações possíveis sobre o tema e sobre as principais ferramentas.

Visto que só assim você terá mais propriedade para adquirir o melhor para a sua empresa. 

Com essas dicas e tudo o que mencionamos no início deste artigo, você conseguirá implementar a automação de marketing dentro do seu e-commerce de maneira prática para que todos sejam beneficiados. 

Considerações finais

Portanto, assim como diversas outras inovações dentro do âmbito digital, a automação de marketing veio para mostrar o poder da tecnologia.

Além dos benefícios que ela traz para diversas áreas da vida, inclusive as corporativas. 

Este conteúdo foi escrito pela equipe da Ideal Marketing.

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