PBX virtual: o que é e como funciona?

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Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

A comunicação desempenha um papel essencial no mundo dos negócios. Um dos elementos-chave desses sistemas é o PBX virtual, uma tecnologia que permite às empresas gerenciar suas chamadas telefônicas internas e externas de forma eficiente.

Empresas de todos os tamanhos dependem de sistemas de comunicação eficazes para se comunicar com clientes, parceiros e funcionários.

Com o avanço da tecnologia, o PBX tradicional evoluiu para o PBX virtual, oferecendo inúmeras vantagens para as empresas modernas.

O que é um PBX virtual?

Um PBX virtual é um sistema PBX baseado na internet. PBX significa "Private Branch Exchange". Diferentemente de um PBX comum hospedado localmente e operado manualmente, o virtual é hospedado na nuvem.

Uma conexão à internet, um software adequado de central de atendimento e uma aplicação da web são utilizados para criar a infraestrutura de rede. O PBX virtual pode ser acessado através de uma aplicação da web por meio de qualquer PC, notebook ou dispositivo móvel.

Além disso, a conexão à internet garante que os sistemas telefônicos do PBX virtual possuam tempos de inatividade e problemas de conectividade mínimos, pelos quais os sistemas locais se tornaram famosos.

Como funciona o PBX virtual?

Um PBX virtual opera com o auxílio da internet e utiliza o VoIP (Voice over Internet Protocol) para transmitir sinais de voz. Diferentemente dos sistemas tradicionais de PBX, que possuem servidores locais, o PBX virtual tem seu servidor hospedado na nuvem.

Todos os dados telefônicos, como números de telefone, fluxos de chamadas, notas de chamadas, encaminhamento de chamadas, etc., também são armazenados nesse servidor na nuvem.

Em um cenário de PBX virtual, quando uma chamada é efetuada, os dados de voz são transferidos pela internet para a localização do receptor.

Caso o receptor possua um telefone tradicional PSTN, o PBX virtual utiliza aquilo que é conhecido como entroncamento SIP para conectar a chamada ao telefone de mesa.

De outro modo, ele se conectaria diretamente com o usuário final através de seu notebook, PC, dispositivo móvel ou telefone com VoIP configurado para receber chamadas.

Benefícios do PBX virtual

Os PBXs tradicionais e virtuais oferecem recursos de encaminhamento, conferência, saudação ao cliente, correio de voz e outros que se tornaram uma prática padrão para sistemas de telefonia empresarial. No entanto, os PBXs virtuais têm outros recursos e benefícios.

Menos hardware

Como o PBX virtual é executado na mesma rede com acesso à Internet e dados, não é necessário hardware ou infraestrutura dedicada.

Configuração mais fácil

Como é baseado na nuvem, o PBX virtual pode ser instalado e executado mais rapidamente do que um sistema que requer instalação de hardware.

Escalabilidade

Com a configuração rápida e sem hardware, o PBX virtual é especialmente adequado para empresas que estão antecipando um crescimento ou precisam de conectividade em vários locais.

Custo mais baixo

A longo prazo, um PBX virtual vai custar menos que um PBX tradicional hospedado localmente.

Menos gerenciamento de TI

O provedor de PBX virtual normalmente cuida da solução de problemas, monitoramento de desempenho e atualizações de software.

Flexibilidade de encaminhamento

Como um PBX virtual usa endereços IP para rotear chamadas, o encaminhamento pode ser gerenciado mais facilmente. Tudo o que é necessário para receber uma chamada encaminhada é um fone de ouvido e uma conexão com a Internet.

Interface de gerenciamento na Web

Para gerenciamento de contas e redes, os provedores de serviços geralmente incluem uma interface Web que oferece ferramentas de análise e gera relatórios.

O sistema está sempre atualizado

Os sistemas de hardware podem ficar obsoletos se não houver atualizações contínuas. Um bom provedor de PBX virtual vai estar sempre trabalhando para incorporar a tecnologia mais recente e fornecer um produto atualizado.

Integração mais fácil

Por se basear em endereços IP, um PBX está pronto para ser conectado a aplicativos externos, como software de relacionamento com o cliente e ferramentas interativas de resposta de voz.

Flexibilidade de telefones

Com um sistema baseado em IP, os usuários finais podem usar um telefone IP, um telefone fixo ou o softphone (um fone de ouvido conectado a um computador).

Recursos ideais de um PBX virtual

Um PBX ideal deve incluir recursos de ponta que possibilitem a configuração rápida da central de atendimento, gerenciamento simplificado e monitoramento de desempenho.

URA/árvores telefônicas

As URAs podem ajudar a fornecer respostas às FAQs (perguntas frequentes) ou até mesmo transferir os autores das chamadas para as equipes adequadas, de modo a resolver o problema. Encaminhe os autores das chamadas para menus, agentes ou equipes específicas com atalhos no teclado.

Correio de voz

Sua equipe de atendimento pode não estar disponível para receber chamadas 24h por dia, 7 dias por semana. A densidade de chamadas pode ser alta, ou algumas chamadas podem levar mais tempo que o normal.

Nesses casos, encaminhe os autores das chamadas ao correio de voz, para que deixem suas mensagens.

Encaminhamentos de horário comercial

Crie horários comerciais personalizados para cada fuso horário, equipe ou agente. As chamadas recebidas fora do horário comercial serão encaminhadas para um correio de voz ou URA.

Monitoramento de chamadas

Saber como cada agente de chamada está falando com os clientes pode fornecer alguns insights detalhados sobre a qualidade dos serviços da sua central de atendimento. Com o monitoramento de chamadas, você pode monitorar discretamente a interação entre os agentes e autores das chamadas.

Faça e receba chamadas e SMS com o JivoChat

O JivoChat possui todos os recursos de um PBX virtual que a sua empresa precisa para atender clientes mais rapidamente e fechar mais negócios.

Conecte um número existente ao JivoChat ou escolha um novo número para poder realizar atendimentos por voz e texto através de um único aplicativo.

Mensagens de texto são uma forma simples e conveniente de compartilhar informações com clientes, clarificar detalhes de negociações, enviar anúncios ou simplesmente iniciar um contato com um cliente que ainda não foi atendido.

Suas ligações podem ser perdidas. É mais provável que clientes leiam curtas mensagens de texto, especialmente se enviá-las diretamente aos seus smartphones.

O JivoChat oferece um sistema de telefonia comercial completo para a sua empresa. Tenha todos os recursos necessários para oferecer um atendimento de qualidade e eficaz aos seus clientes.

Conheça os principais recursos:

  • Armazenamento de dados de clientes
  • Distribuição de chamadas
  • Ligações no app mobile
  • Ligações para mais de 50 países
  • Saudação de voz
  • Encaminhamento de chamadas

Captura de tela da ferramenta do JivoChat

Aprendeu o que é PBX virtual?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor tudo sobre o que é PBX virtual e seus benefícios para a comunicação da sua empresa.

Caso você queira melhorar o atendimento da sua empresa, não deixe de conferir nosso guia completo sobre atendimento ao cliente.

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