VoIP: o que é e como funciona?
Hoje, fazer ligações através da internet já não é mais uma novidade. Afinal, aplicativos como o próprio WhatsApp, Viber, Telegram, Skype e outras ferramentas já oferecem esta tecnologia gratuitamente.
Todavia, se você ainda têm dúvidas sobre o que é VoIP, como funciona, quando surgiu e como você pode incorporar essa tecnologia em sua empresa para economizar muito, vai gostar de conferir este conteúdo que preparamos para você!
O que é VoIP?
O termo VoIP é um acrônimo para Voice over Internet Protocol, ou voz sobre IP (protocolo de internet). Além de ser denominado dessa forma, é possível encontrar outras referências ao mesmo, como telefonia VoIP, telefonia em banda larga ou mesmo telefonia IP.
Essencialmente, o VoIP é o roteamento de chamadas através de redes de telecomunicações baseadas em IP ou pela internet.
Seu funcionamento é simples e pode ser entendido a partir da imagem abaixo. Primeiramente, um dispositivo conectado via IP envia o áudio que é digitalizado em pacotes de dados à Internet.
Antes de chegar no dispositivo destinatário, esses mesmos pacotes de dados são convertidos novamente em áudio para que a comunicação aconteça.
Exemplificando, se você realiza uma ligação através do Skype para um de seus contato, a mesma pode ser considerada uma ligação VoIP pois faz o uso apenas da banda larga para conectar ambos dispositivos.
Ligações realizadas através de pacotes de dados DDD e DDI, de operadores telefônicas, não são consideradas ligações VoIP, pois não utilizam a internet como canal de roteamento de dados, mas sim o que conhecemos como redes ou linhas telefônicas.
Existem ainda sistemas de telefonia VoIP capazes de permitir a ligação de dispositivos conectados à internet a dispositivos conectados à uma linha telefônica. O próprio JivoChat é capaz de fazer isso, por exemplo.
Dessa forma, é possível realizar ligações via internet para números DDD ou DDI sem que o destinatário precise ter a mesma ferramenta ou aplicativo instalado, configurado e conectado - como o WhatsApp, Skype, entre outros.
Origem do VoIP
Por mais que hoje essa tecnologia seja realmente disseminada e amplamente usada, na verdade sua origem vem desde 1973, tendo sido desenvolvida como parte dos experimentos para a ARPANET - a rede de agência para projetos de pesquisas avançadas responsável por implementar o conjunto de protocolos TCP/IP.
Entretanto, apenas em 1995 a tecnologia foi lançada em um sistema comercial, chamado Voltatec. Assim como essencialmente todas as tecnologias e a própria internet, o VoIP sofreu diversas alterações antes de chegar no modelo fácilmente acessível que encontramos hoje.
Vantagens e desvantagens do VoIP
Agora que você sabe o que é VoIP, podemos destacar as principais vantagens e desvantagens relacionadas à tecnologia - e como ela pode impactar seu próprio negócio.
Vantagens do VoIP
- Menor custo: você provavelmente já têm acesso à um pacote de dados que lhe permite conectar à internet. Para começar a usar o VoIP, não é necessário adquirir mais nada, basta baixar um software de comunicação (apresentaremos as melhores opções a seguir).
- Maior alcance: diferente das linhas de telefone comerciais, a comunicação VoIP não sofre com grandes distâncias - ela depende exclusivamente da conectividade à internet. Isso também faz com que sua mobilidade seja melhor - você pode continuar usando-a mesmo se estiver em outro país, desde que esteja conectado à internet.
- Oferece soluções integradas para negócios: como já mencionamos, é possível usar ferramentas de telefonia VoIP e integrá-la aos seus demais canais de comunicação para incorporar a tecnologia ao seu setor de atendimento ao cliente e processos de vendas, por exemplo.
Desvantagens do VoIP
- Depende da conexão à internet: essa é uma desvantagem que deve ser considerada da mesma forma como ligações convencionais dependem de linhas telefônicas. É necessário estar conectado e fatores externos e ambientais podem afetar a qualidade de transmissão dos pacotes de dados - e consequentemente a qualidade da chamada -, assim como o sinal.
- Atraso ou delay nas ligações: dependendo da largura de banda e qualidade da conexão, é possível que hajam atrasos na transmissão dos pacotes de dados, essencialmente criando intervalos na comunicação. É possível que seu destinatário demore mais de 5 segundos para receber as suas falas, por exemplo, algo que impacta significativamente a qualidade do contato.
Melhores ferramentas para ligações VoIP
Por fim, não poderíamos deixar de apresentar ferramentas, aplicativos e software capazes de facilitar a comunicação via VoIP. Confira as melhores opções para uso diário e para empresas:
1. Nvoip
A Nvoip é uma das empresas líderes dessa tecnologia no Brasil, oferecendo todos os principais recursos que você precisa para otimizar seu atendimento ao cliente e a comunicação através de ligações VoIP.
Confira alguns dos principais destaques da Nvoip:
- Gravação de ligações;
- Gere relatórios em tempo real;
- Não há necessidade de instalar equipamentos físicos ou softwares;
- Escolha de onde deseja realizar as suas ligações (computador, celular, telefone IP, telefone fixo, PABXIP);
- Faça ligações para 193 países e pague apenas pelo minuto de ligação, sem taxas de conexão;
- Rotas de ligação de altíssima qualidade.
Além disso, suas tarifas e planos estão disponíveis em Real e, com o plano Lite, você ainda tem a opção de pagar apenas o que usar. Realmente vale a pena conferir.
2. JivoChat
O JivoChat é uma plataforma de comunicação omnichannel para negócios, capaz de centralizar todos os canais de comunicação que você precisa para conversar com clientes e com sua própria equipe, incluindo chat online, chat interno para equipes, e-mail e claro, telefonia VoIP.
Com o JivoChat você tem acesso a recursos como:
- Armazenamento de dados dos clientes;
- Encaminhamento e distribuição de chamadas;
- Saudações de voz;
- Ligações via aplicativo mobile;
- Gravação e transcrição de chamadas;
- Ligações para mais de 50 países.
Assim, fica fácil atender clientes via telefone usando a telefonia VoIP. Vale a pena conferir e melhorar a qualidade do atendimento.
3. Skype
O Skype é o mais conhecido software de comunicação da Microsoft. Com ele, você também terá facilidade em adquirir créditos e ligar para clientes, amigos ou familiares usando o VoIP.
Com ele, é possível obter um número de telefone local e ligar para telefones com tarifas baixas através da internet. Além disso, o software oferece um plano de assinatura, ideal para quem usa o recurso frequentemente.
É possível ainda fazer envios de SMS através do Skype, um diferencial interessante para quem deseja incorporar este canal em suas estratégias de comunicação.
4. WhatsApp Business
O WhatsApp Business também serve como uma alternativa para quem já usa o aplicativo. Entretanto, diferente dos outros sistemas de telefonia VoIP profissionais, com ele só é possível ligar para outros contatos que também usam o aplicativo.
Além disso, através do WhatsApp Business é imperativo que ambos usuários estejam conectados à internet, não sendo possível utilizá-lo como telefone comercial para ligações de VoIP para DDD ou DDI, por exemplo.
Mesmo assim, ele é gratuito e conveniente para quem já está acostumado a conversar com clientes, amigos e familiares através da versão padrão do app.
Aprendeu o que é VoIP?
Esperamos que o conteúdo tenha respondido todas as suas dúvidas sobre o que é VoIP e que nossas indicações de ferramentas para ligações possam ajudá-lo caso queira integrar esta tecnologia em seu próprio negócio!
Lembre-se, com o JivoChat você tem acesso à telefonia VoIP, chat online, e-mail, chat interno para equipes e muito mais em uma única plataforma profissional. Fale conosco aqui no chat e tire suas dúvidas antes de começar a usar!
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