Atendimento no Instagram: como gerar resultados com a rede social
O atendimento online é um dos principais recursos explorados por empresas que tem como objetivo melhorar a experiência do cliente.
Oferecer uma boa variedade de formas para atender e um atendimento de qualidade é uma das maneiras mais objetivas de mostrar que sua marca se importa com seus clientes.
Essa é uma escolha de estratégia que impacta de forma positiva a satisfação dos consumidores, que se sentem mais seguros ao comprar algum produto ou contratar um serviço.
Podemos até mesmo dizer que atender bem é uma ação que impacta diretamente a decisão de compra.
Diversificar os canais de comunicação, visando alcançar seu público onde ele se sente mais confortável é uma ótima forma de melhorar a qualidade do atendimento.
É por isso que muitas empresas têm usado o Instagram com este objetivo. Desta forma, negócios estão disponíveis em uma plataforma onde seus clientes já estão e gostam de estar.
Além, é claro, da familiaridade com a plataforma e a comodidade de interagir de uma forma rápida e fácil.
Tem interesse em realizar o atendimento no Instagram para impulsionar suas vendas? Confira o nosso artigo e descubra algumas dicas importantes no profissional desta rede social.
O que é atendimento online
Entender o que é atendimento online é um dos primeiros passos para oferecer uma ótima experiência online para seus clientes.
Este tipo de atendimento é todo atendimento realizado por um negócio usando a internet. Isso significa que todas as interações em sites, e-mail, chats, redes sociais e diversas opções se encaixam nessa categoria.
Essa forma de interação oferece diversas vantagens para negócios, como uma presença 24 horas por dia através de ferramentas de automação, como chatbots, e o atendimento em tempo real, sem a necessidade de fazer os consumidores esperarem.
Existem diversas ferramentas que podem melhorar essas interações entre empresas e clientes. Hoje em dia, o Instagram é uma das principais opções.
A importância do atendimento de qualidade no Instagram
Para oferecer um atendimento no Instagram com qualidade é preciso contar com uma equipe qualificada e dedicada para atuar no canal de comunicação.
Esses profissionais precisam das ferramentas necessárias para atender com agilidade, desta forma poderão ter tempo para interagir de forma personalizada e humanizada com os consumidores usando a empatia e resolvendo seus problemas.
Para que isso seja possível é preciso contar com treinamentos especializados, além de ensinar sobre os valores e princípios da empresa para a equipe de atendentes.
Ferramentas que facilitam o atendimento e são capazes de gerar relatórios também são importantes para garantir que os resultados possam ser analisados e otimizados com o tempo.
Como fazer um atendimento no Instagram com qualidade
Com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, o Instagram é uma rede social muito popular mundialmente que tem evoluído os recursos para empresas de forma consistente.
Hoje a rede social está presente em grande parte das estratégias de marketing digital que buscam uma forma de se aproximar com seu público-alvo.
Os objetivos de campanhas veiculadas na rede podem variar de acordo com a necessidade dos negócios, sendo criados para gerar vendas, alcançar novos consumidores e até mesmo para contribuir com a retenção de clientes.
Contudo, é preciso estar ciente que para obter resultados na plataforma seu negócio necessita de agilidade, clareza e qualidade.
Para entender melhor como realizar o atendimento no Instagram e aproveitar ao máximo o que esta rede tem para oferecer, confira nossas dicas.
Mantenha o foco nos Directs
Os Directs, recurso que é conhecido como mensagem direta ou DM, são mensagens privadas que podem ser enviadas para perfis na rede.
Esta funcionalidade serve para entrar em contato com clientes que fizeram manifestações na plataforma.
Desta forma, quando os consumidores tiverem dúvidas, desejarem ajuda com algum serviço ou fazer reclamações, utilizarão o meio de comunicação.
Existem opções de ferramentas de atendimento e chatbots que podem otimizar o tempo de atendimento, melhorando consideravelmente a qualidade do atendimento.
Use posts e Stories para melhorar o atendimento no Instagram
Publicações no feed e nos Stories apresentam oportunidades para informar e educar seus seguidores sobre assuntos importantes relacionados ao seu negócio, diminuindo a quantidade de chamados abertos para esclarecer dúvidas simples.
Criar conteúdo de forma estratégica pode ter um grande impacto na qualidade do atendimento oferecido, reservando mais tempo para que os atendentes sejam capazes de atuar de forma humanizada, oferecendo uma experiência diferenciada.
Use o chatbot, mas ofereça a opção de falar com atendentes humanos
A automação do atendimento pode economizar muito tempo e dinheiro, no entanto, um atendimento de qualidade tem como principal objetivo oferecer a melhor experiência aos usuários.
Em diversos casos isso implica em ter um atendente humano atuando com empatia e atenção para solucionar as demandas do cliente.
Ao considerar adicionar uma ferramenta de chatbot em seu Instagram, crie um caminho através das opções de autoatendimento para que os clientes possam falar com seus atendentes.
Use uma ferramenta para integrar vários atendentes à uma conta
Ferramentas de atendimento profissional permitem que vários atendentes possam usar a mesma conta do Instagram simultaneamente.
Optar por soluções profissionais é a melhor opção para aproveitar a API do Messenger que permite que este recurso seja usado no Instagram.
Integre o CRM às mensagens do Instagram
As mensagens trocadas durante o atendimento no Instagram podem ser integradas ao seu CRM. Desta maneira será possível alimentar sua base de dados para conhecer melhor seus clientes.
Acumular estes dados e analisar o histórico de conversas anteriores poderá ajudar a melhorar a experiência de atendimento de novos clientes.
Preparado para oferecer o atendimento no Instagram e impulsionar seus resultados?
Esperamos que as informações do nosso artigo possam ajudar o seu negócio a usar o Instagram como um canal de comunicação efetivo, que gera resultados relevantes.
Caso ainda esteja em busca de uma ferramenta profissional de atendimento, lembre-se de conferir os recursos oferecidos pelo JivoChat.
A plataforma profissional de chat conta com chatbot, integração para WhatsApp e Instagram, além poder ser adicionada em seu site para surpreender visitantes com convites proativos para conversa.
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