Lista de transmissão WhatsApp Business: Como fazer?

Índice

Um dos aplicativos de comunicação mais populares no Brasil e no mundo, o WhatsApp conta com mais de 500 milhões de usuários diários em vários países e conta com uma interface bem simples e prática que provavelmente você já conhece bem.

Por ser um aplicativo de comunicação online em tempo real bem popular, várias empresas oferecem um canal de atendimento através do WhatsApp comercial. Porém, o aplicativo comum não é ideal para essa atividade.

Por isso, para atender seus clientes através do aplicativo, é melhor começar o WhatsApp Business, a versão para negócios do aplicativo. Ele também é conhecido como WhatsApp para negócios, WhatsApp comercial ou WhatsApp empresarial.

Muitas empresas buscam estreitar o relacionamento com seus consumidores através do WhatsApp. Existem diversos elementos que devem ser levados em conta para que isso aconteça.

As listas de transmissão WhatsApp Business é uma delas. Por isso preparamos esse artigo para te ajudar nessa ferramenta fundamental para profissionalizar a comunicação e conseguir se comunicar com o maior número de clientes possível.

O que é WhatsApp Business?

Mas antes de falarmos sobre como fazer uma lista de transmissão no WhatsApp Business, vamos falar um pouco sobre essa versão. Como mencionamos anteriormente, o WhatsApp Business é a versão dedicada para empresas e negócios do aplicativo.

Lançada oficialmente em 2018 no Brasil, esta versão traz uma interface bem semelhante ao aplicativo padrão e é tão simples de usar como, porém conta com melhorias e recursos que podem melhorar a qualidade do atendimento oferecido por este canal.

A importância de utilizar WhatsApp Business

Como mencionamos, na versão voltada às empresas, existem diversas funcionalidades disponíveis. Uma delas é a forma de se relacionar com os clientes através do disparo de mensagens em massa, que é uma excelente estratégia para:

  • Divulgar novidades;
  • Compartilhar conteúdos valiosos para a sua base;
  • Enviar notícias relacionadas ao seu negócio.

Ao realizar esse tipo de comunicação é fundamental ficar atento às políticas de uso do aplicativo e não violar nenhuma regra, evitando que seu número seja banido do WhatsApp.

Você pode estar se perguntando como é possível consolidar o relacionamento no canal crescendo cada vez mais. Para isso, existem duas maneiras: criando grupos ou fazendo o envio com o uso das listas de transmissão WhatsApp Business.

Apesar da criação dos grupos ser uma boa opção, o envio de mensagens por lista de transmissão no WhatsApp Business permite uma comunicação mais personalizada e eficaz.

Por que não enviar mensagens por grupos?

Como falamos, existem duas maneiras de enviar mensagens para mais de uma pessoa simultaneamente, através da criação de grupos ou pelas listas de transmissão. Porém, por que preferir as listas de transmissão?

Os grupos funcionam como salas de bate-papo onde as pessoas podem ver as informações umas das outras. Já a lista de transmissão envia a mesma mensagem de forma individual para cada usuário adicionado nela.

Assim, se alguma empresa enviar uma mensagem por lista de transmissão, a mensagem será recebida da mesma forma que recebe a mensagem de um amigo, de forma individual.

Isso evita que qualquer outro contato verifique detalhes uns dos outros como acontecem nos grupos. Ao escolher um dos dois modelos, opte pela lista de transmissão WhatsApp Business para se comunicar com seus consumidores.

O que é uma lista de transmissão WhatsApp Business?

O WhatsApp conta com uma ferramenta para enviar a mesma mensagem para diversos contatos de uma única vez, a lista de transmissão no WhatsApp Business ainda permite a segmentação destas listas, criando uma comunicação ainda mais assertiva.

Uma facilidade de utilizar a lista de transmissão com seus clientes é que ao criar uma vez, é possível realizar disparos de mensagens sempre para as mesmas listas, sem a necessidade de selecionar todos os contatos a cada novo envio.

Além disso, é possível segmentar as listas de transmissão. Dessa forma é possível alcançar resultados melhores em suas campanhas. Por exemplo, é possível criar uma lista para leads e outra para clientes.

Em uma delas você faz a prospecção através do envio de conteúdos de valor e a outra para nutrir e reativar contato com os clientes.

Como fazer uma lista de transmissão WhatsApp Business?

Chega de enrolação, você já conhece e entende os motivos para utilizar a lista de transmissão no WhatsApp Business. Confira o nosso passo-a-passo para criar as suas.

Vale lembrar que esse serviço é totalmente gratuito e está disponível para todos que possuem a versão empresarial em seu dispositivo. Para criar listas não existe diferença entre dispositivos Android ou iOS. Porém a lista tem limite de 256 contatos.

Ao abrir o WhatsApp Business no seu dispositivo, toque no ícone de três pontos do canto superior direito e escolha a opção “Nova Transmissao”.

Em seguida você será direcionado para seus contatos do WhatsApp, selecione os contatos que deseja adicionar e clique em OK.

É importante lembrar que só receberão as mensagens enviadas pela lista de transmissão quem possui seu número salvo. Por isso, é importante pedir aos clientes que salvem o seu contato.

Como editar uma lista de transmissão?

Ao criar uma lista de transmissão WhatsApp Business, é possível editar ela adicionando novos membros, excluindo contatos e mudando qualquer informação. Para fazer isso basta seguir esses passos:

Acesse as suas listas de transmissão, e na lista que você deseja editar toque no símbolo (i) e em seguida selecione o que você quer editar, podendo ser o nome da lista, adicionar ou remover membros e mais.

Ilustração de um iPhone com a logo do WhatsApp Business

Como funciona a lista de transmissão do WhatsApp?

Assim que você cria as listas de transmissão elas ficam disponíveis para envio das mensagens. Essas listas são uma excelente estratégia para trabalhar um final de vendas, marketing e relacionamento através do WhatsApp.

É possível montá-los de forma que cada contato fique na etapa mais adequada do funil, como por exemplo:

Lista para fase de descoberta: Pessoas que ainda estão conhecendo a sua empresa, é possível enviar conteúdos voltados à autoridade.

Lista para fase de interesse: Possíveis clientes que já conhecem a sua empresa e podem receber conteúdos mais direcionados para solucionar seus possíveis problemas.

Lista para fase consideração: Possíveis clientes que desejam encontrar a melhor solução para as suas necessidades.

Lista para fase de fechamento: Por último, monte um acompanhamento direcionado para os leads que já estão no momento de compra.

Ao trabalhar desta maneira, as chances de sucesso aumentam e também torna a sua comunicação muito mais personalizada e humanizada.

Dicas para uma estratégia de lista de transmissão do WhatsApp Business

Agora que você já sabe como fazer uma lista de transmissão no WhatsApp Business, separamos algumas dicas para se conectar a seus clientes de forma mais efetiva.

1. Tenha permissão para entrar em contato

É permitido que empresas entrem em contato com clientes e leads através do WhatsApp, porém é preciso que você tenha permissão dos seus contatos para enviar mensagens para eles. Isso é chamado de Opt-in.

Caso você não tenha permissão do destinatário, você estará enviando Spam e poderá ser penalizado pelo aplicativo. Podendo até mesmo ter seu número banido do WhatsApp.

2. Garanta que seus contatos tenham seu número salvo

Como mencionamos anteriormente, é preciso que o seu cliente tenha o seu contato salvo para receber mensagens enviadas através da lista de transmissão WhatsApp Business.

Se eles não tiverem seu contato salvo, eles não receberão as suas mensagens e a sua estratégia não terá efeito. A partir do momento que o cliente autorize ou entre em contato com você, peça para que ele salve seu contato.

Elabore uma boa proposta de valor que estimule o usuário a salvar o seu contato e permitir que sua empresa se comunique com ele por lá. Além do mais, essa é uma excelente oportunidade para você criar as listas de transmissão e enviar promoções personalizadas.

3. Segmente a lista de contatos

Segmentar a lista de contatos é agrupá-los em grupos pequenos de forma que você forneça a eles conteúdos mais relevantes. Por exemplo, você pode agrupá-los em:

  • Clientes: Quem já realizou uma compra com você;
  • Leads: Pessoas interessadas em seu produto ou serviço, mas ainda não compraram;
  • Prospects: São os contatos que você buscou e eles aceitaram conversar.

Você também pode adicionar outros exemplos de segmentação como localização, gênero e produtos. A segmentação da lista serve para te ajudar na estratégia para aumentar as taxas de conversão.

4. Tenha estratégia de conteúdo

É fundamental incluir as estratégias do WhatsApp em seu plano de marketing, vendas e atendimento.

Utilizar o WhatsApp Marketing é uma ótima estratégia para você criar conteúdos interessantes para cada segmento de contatos que você já realizou. Assim você pode organizar um calendário editorial, e usar seus canais para distribuir suas ações.

5. Use o canal para suporte e atendimento rápido

O WhatsApp Business deve ser usado para melhorar a experiência e a relação do seu cliente com a sua marca, pois é um canal de comunicação direta com ele. É fundamental responder no menor tempo possível todos que entrarem em contato.

O atendimento via WhatsApp possibilita uma experiência que impacta diretamente na imagem que ele possui da marca e nas taxas de conversão e retenção do seu negócio.

Aprendeu a fazer uma lista de transmissão WhatsApp Business?

Esperamos que esse guia tenha tirado as suas dúvidas sobre o que é a lista de transmissão WhatsApp Business e como utilizá-la de forma estratégica para se comunicar diretamente com os seus clientes.

Confira esse artigo para conhecer todas as vantagens de integrar o JivoChat ao seu WhatsApp.

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