WhatsApp Marketing: O que é e como usar no seu negócio?

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Presente no dia-a-dia de muitas pessoas, o WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares no mundo. Contando com mais de 500 milhões de usuários pelo mundo e, o mais utilizado no Brasil em sua categoria.

Com essa popularidade do aplicativo, diversas empresas começaram a aderir a versão comercial do WhatsApp, o WhatsApp Business. Se transformando em um canal direto de atendimento e suporte aos clientes.

Devido a esse grande uso do aplicativo por empresas, preparamos esse artigo para te ensinar as melhores estratégias de WhatsApp Marketing para você poder aplicar ao seu negócio e aumentar o seu faturamento.

O que é WhatsApp Business?

Mas antes de entrarmos nas estratégias de marketing pelo WhatsApp, vamos explicar o que é o WhatsApp Business. Como mencionamos, essa versão foi projetada para ter recursos a mais da sua versão pessoal.

Lançado em 2018, o WhatsApp Business possui mecanismos para agilizar e facilitar a relação entre empresa e consumidor com funcionalidades exclusivas como: Perfil empresarial; Mensagens rápidas; Tags; Métricas.

Com todas essas funcionalidades e praticidades, as empresas passaram a enxergar uma oportunidade para aumentar os negócios. Com todos esses potenciais clientes, o aplicativo se tornou uma excelente plataforma para impulsionar o marketing empresarial.

O que é WhatsApp Marketing?

O WhatsApp Marketing não é um recurso disponível no aplicativo, mas sim uma estratégia de marketing que torna o aplicativo um canal específico para que as marcas e empresas consigam alcançar e dialogar mais com o seu público.

Então, é preciso entender que o WhatsApp Marketing é utilizar o WhatsApp como uma ferramenta para as marcas se comunicarem com seus consumidores ou potenciais clientes.

E assim como qualquer outra estratégia de marketing, o uso do aplicativo deve ser feito através de um planejamento estratégico. Definindo os objetivos e métricas, planos de ação e análise dos resultados.

Quais as vantagens do Whatsapp Marketing?

Veja algumas vantagens que separamos para você começar a pensar em investir nessa estratégia de marketing para a sua empresa.

  • Whatsapp Marketing é de graça: O aplicativo é totalmente gratuito, tanto a versão comum quanto o WhatsApp Business, basta baixar na loja de aplicativos do seu smartphone e começar a usar;
  • Familiaridade: A popularidade do aplicativo faz com que ele seja acessado por todas as faixas etárias e perfis completamente diferentes;
  • Alta taxa de abertura de mensagens: Como passamos praticamente o dia todo com um dispositivo na mão, seja smartphone ou um tablet. As notificações do WhatsApp estão sempre ativas no celular, chamando a atenção dos clientes;
  • Contato direto com o cliente: O WhatsApp traz uma proximidade ao cliente, permitindo você conversar com ele mantendo um contato mais direto;
  • WhatsApp Marketing ainda não saturou: A presença de marcas e propagandas em outras redes sociais são maiores que no WhatsApp, porém cuidado para não acabar gerando spam de mensagens;
  • Versatilidade de conteúdo: A versatilidade de mídias que podem ser compartilhados pelo WhatsApp possibilita adotar formas diferentes de se comunicar com um cliente.

Estratégias de marketing no WhatsApp

Agora que entendeu um pouco melhor o que é o WhatsApp Marketing, separamos algumas dicas importantes para você aplicar em suas estratégias de uso da ferramenta.

1. Relacionamento e atendimento ao cliente

Oferecer um bom atendimento é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Os recursos de mensagem, chamada de voz e vídeo do WhatsApp permitem um atendimento exclusivo, personalizado direto com o cliente.

Um atendimento rápido e eficaz aumenta o seu poder de fidelização e estreita o relacionamento da marca com os seus clientes. E uma coisa importante em qualquer lugar do mundo, é um bom atendimento.

2. Divulgação de novos produtos ou serviços

O WhatsApp Marketing também possibilita a divulgação de anúncios de novos produtos ou serviços. Mas tome muito cuidado para não parecer invasivo e acabar gerando spam de mensagens.

Permita essa função apenas para clientes que aceitarem ser abortados via aplicativo, isso evita problemas com pessoas que não querem receber essas informações.

Uma forma de fazer essa divulgação é através dos Status do WhatsApp, que permite compartilhar imagens ou vídeos de campanhas com validade de 24 horas e os clientes que possuírem seu número salvo poderão acompanhar.

3. Divulgar conteúdo de valor

Da mesma maneira que você pode enviar promoções e descontos para os seus clientes, também é possível compartilhar conteúdos que sejam de interesse do seu nicho de atuação.

Isso passa uma ideia de preocupação e atenção diferenciada com o cliente, além de ajudar a fidelizar o consumidor.

4. Envie mensagens personalizadas

A principal função do aplicativo é para conversar com pessoas. Por isso, estabeleça um contato pessoal com o cliente. Mande mensagens personalizadas, utilizando o primeiro nome do contato da pessoa, por exemplo.

Sempre tenha uma relação amistosa com o consumidor e procure manter uma postura profissional, respeitando o espaço e o tempo do cliente. Porém, isso não significa ser sério o tempo todo.

5. Evite o excesso de mensagens

É fundamental equilibrar o número de mensagens enviadas ao cliente. O ideal é que o cliente inicie a conversa e que a empresa esteja a disposição para atendê-lo sempre da maneira mais rápida e objetiva possível.

Uma arte de um celular com o símbolo do WhatsApp no centro e vários balões de mensagem e áudio.

6. Conteúdo viral

Uma estratégia de impactar um público grande sem gastar com a compra de espaço na mídia. O Marketing viral é uma ideia criativa e impactante que busca atingir o maior número de pessoas de forma rápida.

O WhatsApp é um local ideal para compartilhar esse tipo de conteúdo, mas tome cuidado com a frequência para não lotar a conversa com os seus clientes apenas com esse tipo de conteúdo.

7. Aumentar vendas

É possível vender pela própria plataforma. Caso você faça uma oferta ou promoção pelo aplicativo, é natural que aconteça do cliente aceitar e querer fechar o negócio na mesma hora.

Por isso, é importante sempre ter um catálogo com os seus produtos, podendo ser em PDF, ecommerce ou landing pages. Para que eles possam escolher na hora o que desejam e fechar o negócio.

8. Conecte-se com quem já é cliente

O WhatsApp não é a ferramenta ideal para gerar leads ou se comunicar com possíveis clientes. O mais recomendado é utilizar o aplicativo para atender usuários que já são clientes.

Sempre lembrando, peça algum tipo de permissão para você poder enviar mensagens para o cliente, para que não se torne algo invasivo ou algum tipo de spam.

9. Prestação de serviço

Dependendo do seu ramo de negócio, é possível realizar a prestação de serviço através do WhatsApp. A facilidade de se trocar mensagens em tempo real, cria um atendimento personalizado e único para cada cliente.

10. Forneça o serviço de atendimento ao cliente

Uma maneira de fidelizar e aproximar o relacionamento com o cliente é através de um atendimento por meio do WhatsApp focado em tirar dúvidas e promover qualquer outro tipo de atendimento que ajude o seu consumidor.

Criar uma maneira de atender além da ligação para um SAC, que acaba sendo mais rápido e simples para o cliente.

Como o WhatsApp não tem um sistema de busca como outras redes sociais, então apenas usuários que tiverem o contato da empresa irão chegar até esse serviço.

11. Lista de transmissão

Outro recurso que pode ser muito útil, é a lista de transmissão do WhatsApp. Nela você pode enviar a mesma mensagem para uma lista de contatos que tenha o seu número salvo na agenda do telefone.

Esse recurso pode ser útil para compartilhar mensagens com lançamento de novos serviços e produtos, ofertas especiais e descontos e muito mais.

Para enviar uma lista de transmissão, é aconselhado pedir para o cliente se cadastrar nessa lista, para que não acabe mandando diversas mensagens para clientes que não tem interesse em receber.

12. Grupos

Uma forma de reter o interesse dos seus clientes, é criando um grupo com quem deseja, para compartilhar mensagens, vídeos e fotos das ações publicitárias da sua empresa. É importante se lembrar de não bombardear os seus contatos com essas mensagens.

13. Invista no Pós-venda

Um bom trabalho de pós-venda é fundamental para fidelizar o cliente. Após uma venda, realize esse trabalho perguntando se ele teve uma boa experiência, se foi bem atendido e se o produto estava em boas condições.

É importante, após alguns dias, realizar uma pesquisa de satisfação do cliente com o produto ou serviço. Essas atitudes contribuem para um estreitamento da relação da empresa com o seu público.

Cuidados ao utilizar o WhatsApp Marketing

  • Utilize o WhatsApp Marketing para falar dos seus produtos ou serviços e do que você pode oferecer ao seu cliente;
  • Evite Spam;
  • Responda todos de forma rápida e eficiente;
  • Evite mandar arquivos muito pesados;
  • Use apenas os horários comerciais para realizar contato;
  • Saiba ser rejeitado;

Integrar o WhatsApp ao JivoChat

Para facilitar e otimizar o contato do seu cliente com a sua marca, saiba que é possível integrar o seu perfil do WhatsApp Business ao JivoChat e aproveitar todos recursos oferecidos pela ferramenta de atendimento ao cliente.

Além de poder criar um botão WhatsApp em seu site para agilizar o início do contato do seu cliente com a sua empresa, também é possível ver relatórios de desempenho detalhados, métricas de atendimento e muito mais.

Dessa forma, a sua equipe não precisará utilizar diferentes plataformas para acompanhar as mensagens, eles poderão visualizar e rastrear atendimentos vindo de diferentes lugares, como por exemplo: Facebook Messenger, Telegram, Viber e o próprio chat em sua página.

Aprendeu o que é WhatsApp Marketing?

Esperamos que esse guia tenha tirado as suas dúvidas sobre o que é WhatsApp Marketing e como aplicar essa estratégia na sua empresa.

Confira esse artigo para conhecer todas as vantagens de integrar o JivoChat ao seu WhatsApp.

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