Como integrar o WhatsApp Business API ao JivoChat através da SendPulse

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Neste tutorial você vai aprender a conectar o seu próprio número de WhatsApp no JivoChat através da SendPulse

Limitações atuais da integração

  1. Uma vez que o seu número for conectado na API oficial do WhatsApp Business, você nunca mais poderá utilizá-lo no aplicativo comum do WhatsApp Business no celular.
  2. Caso conecte este número novamente ao aplicativo do WhatsApp no celular, perderá todas as conexões feitas via API e suas funcionalidades.
  3. Não é possível inserir imagens ou links no template message (mensagem de modelo) de dentro da JivoChat
  4. Não é possível disparar mensagens em massa de dentro da JivoChat

Requisitos para conectar seu número na API

  • Ter uma conta criada na Sendpulse, crie a sua aqui
  • Efetuar o upgrade da sua conta da Sendpulse, aprenda aqui
  • Ter o Facebook Business Manager verificado, aprenda a verificá-lo
  • Só é possível iniciar uma conversa com o cliente através de Template Message (mensagens de modelo), saiba mais aqui
  • Ter uma conta na versão Pro do JivoChat
  • Efetuar o pagamento mensal do canal de WhatsApp em sua conta, clique aqui para pagar
  • Apagar a sua conta do WhatsApp Business do celular, para que você possa estar integrando à API

Iniciando a conexão do seu número

Acesse a sua conta da Sendpulse neste link e vá em Chatbots no menu superior.

Na tela seguinte, clique no botão verde Conecte os Canais.

Na página seguinte, dentro da opção de WhatsApp, clique em Conectar.

Já com o upgrade feito em sua conta, você verá a tela abaixo -> Marque a caixa de seleção para concordar com os termos de uso da API oficial do WhatsApp.

Ao selecionar, você irá clicar em Continuar com o Facebook.

Após clicar, você irá fazer os seguintes passos:

Continuar como "xxxxxxxxxxx", e essa conta deve ser a que contém o seu Gerenciador de Negócios do Facebook verificado.

E então, clique no botão azul Começar.

Na próxima tela, permita que a Sendpulse gerencie as suas contas de WhatsApp dentro do Facebook e crie uma conexão entre a sua conta do Gerenciador de Negócios do Facebook com a Sendpulse. Para isso, clique em Continuar.

Na próxima tela, você vai escolher o seu Gerenciador de Negócios do Facebook que deseja conectar à API oficial do WhatsApp Business. Após selecioná-la, clique em Continuar.

Criando as suas contas empresariais do Facebook e do WhatsApp

Na próxima tela, você irá escolher o nome da sua conta do WhatsApp Business e o fuso horário da sua conta. O melhor nome a ser escolhido nessa opção é a sua própria razão social. Após digitar, clique em Continuar.

Pronto, após isso verá a seguinte tela. Basta clicar em Ir para a Etapa 2.

Criando o seu perfil do WhatsApp Business

Nessa sessão, você irá escolher o que os seus visitantes irão ver ao entrar em contato com a sua empresa através do WhatsApp.

  1. O nome de exibição que aparecerá para seus clientes, é recomendado que tenha muita proximidade com a sua razão social, para evitar que seu perfil seja negado.
  2. Há a possibilidade de selecionar a caixa confirmando que o nome escolhido não há similaridade com a sua razão social.
  3. Adicione o site do seu negócio para facilitar o acesso dos seus clientes às suas redes na internet.

Para seguir, clique no botão azul Continuar.

Ainda nessa etapa, você precisa escolher a categoria do seu negócio, essa parte é muito importante que tenha similaridade com o perfil da sua empresa para tornar o seu perfil do WhatsApp mais profissional e para não confundir os seus clientes no momento do primeiro contato.

Logo abaixo, é possível inserir a descrição sobre o seu negócio.

Após isso, clique no botão para Ir para a Etapa 3.

Verificando o seu número de telefone para o WhatsApp Business

Registre o seu novo número de WhatsApp nessa etapa e garanta que ele esteja desconectado de qualquer aplicativo de WhatsApp no celular, caso contrário, não será possível conectá-lo.

Então, digite o número de WhatsApp escolhendo o código do país, da região do país e o número completo.

Para verificar o seu número, recomendamos escolher a opção de Ligação de voz para números fixos e caso seja um número que esteja habilitado em um celular, a opção de SMS funcionará bem.

Após feito isso, clique em Enviar código.

Pronto, após o seu número ser verificado, você pode ir para a próxima etapa para conectar este novo número ao JivoChat, para iniciar as suas primeiras interações com os clientes em equipe através do JivoChat.

Conectando o seu número ao JivoChat

Após todo processo de conexão do seu número à API oficial do WhatsApp Business ter sido feito, agora você vai conectar este mesmo número ao JivoChat.

Acesse o seu painel da Sendpulse e vá em Chatbots > Meus bots > (Nome do seu bot) > Configurações do bot.

Ao acessar, você irá clicar em Integrações > Conectar.

Após isso, irá abrir uma tela para você digitar o seu e-mail e senha cadastrados no JivoChat. É necessário que você tenha privilégios de administrador dentro da sua conta do JivoChat.

Feito isso, você verá que o botão será trocado por "Habilitado" e será criado um novo canal de API de Chat dentro do seu JivoChat como na imagem abaixo.

Criando o template message na SendPulse

Após todo processo de conexão do seu número à API oficial do WhatsApp Business ter sido feito, agora você vai precisar criar seu template message dentro da sua conta da SendPulse.

Vá para a sessão "Chatbots" e selecione seu chatbot do WhatsApp. Vá para a guia "Modelos" e clique no botão Adicionar modelo para criar um novo modelo.

Digite um nome para o modelo pelo qual você pode encontrá-lo facilmente em sua lista de modelos. Você pode usar caracteres latinos minúsculos, números e sublinhados no nome.

Digite o texto para o modelo. Você pode inserir emoji e variáveis na mensagem como {{1}}, {{2}}. Ao enviar uma mensagem de modelo, você pode substituir os números das variáveis pelos nomes das variáveis necessárias.

Selecione o idioma e a categoria do modelo na lista que corresponde ao seu modelo.

Após preencher as informações, clique em "Salvar" e o modelo será enviado ao WhatsApp para aprovação.

Quando o modelo for verificado, o status mudará de "Enviado" para "Aprovado" ou "Rejeitado" e você poderá começar a iniciar suas conversas com o modelo aprovado pela equipe do WhatsApp.

Se o WhatsApp bloquear um modelo após usá-lo, o status do modelo mudará para "Suspenso".

Enviando o template message de dentro da JivoChat

Após todo processo de conexão e aprovação das suas mensagens de modelo, copie a mensagem de modelo de dentro do seu painel da SendPulse

Vá em sua conta JivoChat _> cole a mensagem para iniciar a conversa com o cliente -> altere apenas a variável de acordo com a necessidade. (não apague as chaves)

Dica: salve suas Template Messages aprovadas como frases rápidas em seu JivoChat. Isso facilita e agiliza o atendimento de seus operadores. Clique aqui para saber mais.

Pronto! Agora você pode responder seus clientes do WhatsApp Business diretamente pelo JivoChat.

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