Como definir campanhas de Marketing no JivoChat

Neste tutorial apresentaremos a nova funcionalidade "Campanhas de Marketing". Com este recurso você poderá definir e agendar mensagens no chat do canal do site. Além disso, você poderá determinar datas e horários, adicionar uma imagem, texto e botões de pré-chat ao seu convite pop-up para o seu site.

Por exemplo: durante a Black Friday você pode configurar uma promoção especial usando uma imagem, texto e botões. Você pode definir quantas campanhas achar necessário, podendo preparar um ano antes de campanhas e promoções usando as mesmas condições que já oferecemos nos [triggers]

Nota: Essa funcionalidade está disponível no plano PRO e no plano Enterprise. Por enquanto, só poderá ser utilizada no chat do site. Ainda iremos avançar para que mais canais sejam contemplados com este recurso..*

Vamos começar!

Neste tutorial, você encontrará as seguintes instruções:

Campanhas de Chat

Basta acessar o novo ícone "Marketing" localizado no canto superior esquerdo do aplicativo web ou no aplicativo desktop

Neste menu você pode clicar em "Criar" e selecione o tipo de "Campanha de Chat"

Neste menu, você começará a configurar sua campanha.

  • Selecione o canal do seu site (lembrando que este recurso está disponível apenas para este tipo de canal)
  • Adicione o nome da sua campanha para que você possa identificá-la mais tarde
  • Clique em próximo

Agora você verá o menu de segmentação. Neste menu você pode segmentar seus clientes. Basta usar as condições como nos gatilhos, lembre-se de que você pode segmentar por país, por horário no site e na página e muito mais. Confira nosso tutorial sobre gatilhos [aqui](https://www.jivochat.com.br/help/triggers/como-configurar-atividades-automaticas.html)

Agora você pode escolher o design da sua mensagem.

  1. Você pode decidir se deseja adicionar uma imagem. Nesse caso, você pode carregar uma imagem do seu PC.
  2. Você pode selecionar a posição do texto para mostrá-lo acima ou abaixo de sua imagem. Você também pode adicionar um título e o texto
  3. Você pode configurar seus botões pré-chat (limitado a 5 botões)

Agora você pode clicar em próximo

Por fim, você pode ver uma prévia, mas também poderá definir a hora e a data para o lançamento da sua campanha.

Você pode decidir se deseja iniciá-la imediatamente e também configurá-la sem data de término.

No final, você pode salvá-la como rascunho para continuar mais tarde ou clicar em "agendar". Se você decidir iniciá-la imediatamente, verá o botão "iniciar"

Nota: Ao ativar uma campanha, todas as suas mensagens de atividades automáticas serão desativadas automaticamente.*

Em seguida, no menu principal você verá sua nova campanha e os dados que começarão a ser coletados assim que sua campanha for lançada.

Adicionalmente temos 2 opções:

  • Você pode excluir a campanha e começar de novo
  • Você pode copiar a campanha caso precise apenas alterar algumas informações (isso economizará tempo para você quando tiver muitas campanhas semelhantes)

Campanhas de Pop-ups

Aproveite esta ótima oportunidade para interagir com os clientes - pop-ups. Permite que você exiba qualquer informação aos visitantes em uma janela pop-up.

Dependendo do tipo, as janelas vêm em vários tipos:

  • Flutuante
  • Horizontal
  • Modal

Configurando pop-ups

No aplicativo Jivo, vá para a sessão de Marketing, clique no botão Novo e selecione Pop-up.

Escolha o canal, insira o nome da campanha e avance para "Próximo".

Forme um segmento de usuários aos quais você deseja mostrar a janela pop-up.

Selecione um modelo de layout

No próximo passo, personalize a localização e aparência da janela.

O que mais pode ser configurado:

  • estilo da janela,
  • título, subtítulo (opcional),
  • texto principal,
  • texto do botão.

Se necessário, você pode carregar sua própria imagem. Sua posição também pode ser alterada, ou a imagem pode ser usada como plano de fundo da janela.

Na mesma sessão, você pode ver como a janela será exibida ao visualizar o site de um computador e de um dispositivo móvel. Observe: as configurações para ambas as versões serão as mesmas.

Ao finalizar todas as personalizações desejadas, clique em "Próximo"

Preparando para o lançamento

Antes de lançar, especifique quando a janela será lançada: agora ou em uma data e hora especificadas. Selecione uma data de término para a janela ou torne-a permanente.

Pausar ou encerrar uma janela

Se precisar ocultar uma janela já em execução dos visitantes, basta acessar as configurações da janela clicando em seu nome. Aqui, abra a sessão Estatísticas e clique em Pausar ou Encerrar.

Estatísticas

Para verificar estatísticas de suas campanhas, vá para o menu de campanhas de marketing onde verá todas as suas campanhas. Clique no nome da campanha que deseja verificar.

Neste menu, agora você verá estatísticas como segunda opção. Clique no botão para verificar estatísticas.

Aqui você poderá verificar a quantidade de cliques, exibições e mais.

Isso é tudo! Espero que você possa aproveitar ao máximo essa funcionalidade para promover seu produto ou serviços.

Artigos relacionados
Está com dúvidas?
Pergunte-nos pelo chat, estamos sempre disponíveis para ajudar!