Como monitorar eventos JivoChat com Facebook Pixel

Acesse outro artigo

Caros clientes! Além de visualizar suas estatísticas do chat pelo painel de controle da JivoChat, você pode acompanhar e analisar eventos também no Facebook Pixel analytics.

Todos os eventos são enviados automaticamente, não sendo necessário inserir códigos de rastreamento especiais em seu site.

Lembre-se que esse recurso está disponível apenas na versão PRO do JivoChat.

Para visualizar eventos, siga os passos:

  1. Faça login em sua conta do Facebook Business e selecione “Gerenciador de eventos” na lista de ferramentas ou siga o link.
  2. Na lista de ações encontre um evento chamado “Jivo” e verifique se há algum dado. Se necessário, envie uma mensagem de teste para o chat. Os eventos devem ser exibidos em alguns minutos:

  1. Em seguida vá em “Exibir detalhes” e consulte a coluna “Parâmetros do evento” para obter os detalhes sobre os eventos recebidos:

Crie uma conversão Jivo

Você pode agrupar os dados dos próximos eventos JivoChat para atender às suas necessidades, criando uma conversão personalizada.

Lembre-se de que a conversão personalizada que você cria só será aplicada aos dados obtidos depois de criar a conversão e não afetará os dados anteriores.

O próximo parágrafo contém uma lista de todos os eventos que também podem ser definidos como conversões.

Descrição dos eventos disponíveis no Facebook Pixel

Chat established ou “Chat estabelecido” - Uma conversa foi iniciada entre um visitante e um operador. Este evento é gravado quando um operador aceita uma notificação de nova conversa no seu computador/dispositivo móvel. Isto ocorre nos seguintes casos:

Chat requested ou “Pedido de Chat” – Um visitante clicou manualmente no widget do chat. Este evento não representa chats iniciados, somente cliques no widget do chat.

Proactive invitation shown ou “Convite proativo enviado” - Um convite proativo foi enviado à um visitante. Proactive invitation accepted ou “Convite proativo aceito” – Um visitante aceita um convite proativo ao enviar uma mensagem como resposta. Em dispositivos móveis, este evento é enviado após o clique do botão do chat após o recebimento de um convite proativo.

Proactive invitation rejected ou “Convite proativo rejeitado**”** - Um visitante fecha a janela do convite proativo clicando no “X” no widget do chat.

Offline form shown ou “Formulário offline enviado” - Um formulário de contato offline foi mostrado ao visitante quando não haviam operadores online.

Offline message sent ou “Mensagem offline enviada” - Um visitante enviou uma mensagem offline.

User gave contacts during chat ou “Usuário enviou informações de contato durante o chat” - Um visitante preencheu o formulário de contato na janela do chat online.

Callback invitation shown ou “Convite de Ligação enviado” - O formulário de solicitação de callback abriu automaticamente para o visitante acionado por uma atividade automática.

Callback requested ou “Ligação requisitada” - O visitante clicou no botão “Me ligue” no formulário de solicitação de callback.

Mobile call ou “Ligação de celular” - O visitante clicou na opção de omni channel “Ligar (número de telefone)” ou solicitou um callback na versão mobile do site.

i*n-chat email form shown* ou “Envio de formulário de e-mail no chat” – Um visitante recebeu o formulário de pedido de e-mail no chat pelo sistema de Atividades Automáticas.

In-chat email form submitted ou “Preenchimento de formulário de e-mail no chat” - Um visitante preencheu o formulário de pedido de e-mail no chat, enviado pelo sistema de Atividades Automáticas.

Continue in FB ou “Continuar pelo Facebook” - Um visitante clicou no botão “Continuar pelo Facebook”.

Client initiates chat ou “Cliente iniciou um chat” - Um visitante iniciou manualmente um chat sem ter recebido um convite proativo.

Client answer on agent request ou “Cliente respondeu após pedido do operador” – Um operador iniciou manualmente um chat através do monitor de visitantes e o visitante respondeu à mensagem enviada pelo operador.

Prechat phrase clicked — cliente iniciou um chat a partir de um botão pré-chat.

Como contar os eventos

Dependendo de qual é a ação alvo para o cliente no chat, as estatísticas podem ser consideradas de diferentes maneiras. Em alguns casos, uma conversão é considerada como uma solicitação do cliente para bater papo, independentemente do resultado. Em outros casos, apenas os diálogos bem-sucedidos precisam ser contados, sem levar em conta os perdidos. Outra opção é contar apenas os leads.

Para calcular todas as solicitações de bate-papo do cliente, você precisa resumir os seguintes eventos:

Para soluções mais complexas, você pode usar metas compostas. Por exemplo, você pode rastrear chats bem-sucedidos, quando o cliente enviou uma mensagem (Client_initiates_chat) e o agente aceita o chat (Chat_established):

Públicos do JivoChat no Facebook

  1. Vá para a seção “Públicos-alvo”

  1. Clique em “Criar um público personalizado” e selecione “Site” como a fonte:

  1. Crie um novo público personalizado, conforme mostrado na imagem abaixo, usando um (ou mais) eventos da Jivo:

Extensão do navegador Facebook Pixel Helper

O Facebook fornece uma ferramenta especial chamada Facebook Pixel Helper que rastreia a atividade de pixels do Facebook em segundo plano. Você pode usá-lo para verificar quais eventos são enviados ao Pixel quando você interage com o JivoChat.

O Pixel Helper é uma extensão do navegador Chrome disponível na loja de extensões: link.

Por que as estatísticas podem ser diferentes dos dados no aplicativo JivoChat

Se não houver dados no Facebook Pixel, pode haver dois motivos principais para isso:

  1. Você usa uma versão gratuita do nosso serviço. 2. Os códigos Pixel e Jivochat são incorporados em diferentes partes do modelo do site (por exemplo, o código Pixel do Facebook está no cabeçalho, o código JivoChat está no rodapé).

Razões oficiais pelas quais as estatísticas podem estar erradas (da equipe de suporte do Facebook):

  1. Instalação incorreta do código do Facebook Pixel. Alguns navegadores podem ignorar / bloquear o código JavaScript (Facebook Pixel é um código JavaScript).
  2. Os códigos de contador são instalados no final de uma página HTML. Se o usuário parar de baixar essa página ou deixá-la antes que ela seja carregada completamente, você não obterá nenhum hit no Facebook Pixel.
  3. Os bloqueadores de anúncios também podem bloquear o Facebook Pixel. 4) Problemas nos servidores do Facebook Pixel ou com o ISP. 5) Os contadores usam algoritmos diferentes para processamento de dados.

Assim, certos erros podem sempre estar presentes nos dados. O número exato de bate-papos é mostrado no aplicativo Jivo. Mas, claro, para uma melhor compreensão você pode usar o Facebook Pixel ou o Google Analytics.

Artigos relacionados:

Mais Esconder

Ainda tem dúvidas? Nossa equipe de suporte está disponível 24/7 no chat do nosso site e ficará feliz em ajudar você.