Como integrar o JivoChat ao CRM Rubeus

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A integração do JivoChat com o CRM Rubeus permite diversos benefícios para o seu negócio:

  • Envio automático dos contatos gerados no JivoChat para a Plataforma Rubeus;
  • Registro do histórico de eventos do contato (resumo da conversa);
  • Criação de uma atividade de retorno das mensagens offline criadas automaticamente no Rubeus;
  • Possibilidade de criação de uma régua de relacionamento automatizada para os contatos que foram gerados e/ou atendidos pelo JivoChat.

Recomendação: utilizar somente uma conta do JivoChat na integração.

Como ativar a integração

Para integrar o JivoChat ao CRM Rubeus, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse a página inicial da Plataforma Rubeus;
  • Clique em Configurações;
  • Selecione a opção Integrações;
  • Ative o aplicativo JivoChat;
  • Clique no símbolo da engrenagem.

Fazendo isso, você terá acesso à URL que deverá ser inserida nas configurações do canal do seu site na conta do JivoChat. Copie a URL gerada.

Após copiar a URL, clique no link para abrir a página de configurações de Canais do seu JivoChat.

Dentro da página de Canais da sua conta no JivoChat, após ter clicado no link para acessar seus Canais ou acessando pelo aplicativo web do JivoChat ou um de nossos apps para Desktop -> Configurações -> Canais, realize os seguintes passos:

  • Clique em "Configurações" abaixo do canal que deseja integrar ao Rubeus;
  • Siga até o menu "Configurações de integração para desenvolvedores":
  • Ativar Webhooks -> marcar como ativado;
  • URL para webhooks -> cole a URL copiada.

Pronto! A integração já foi ativada.

Dicas para explorar ao máximo a integração

Quatro gatilhos do JivoChat podem ser automatizados pela plataforma Rubeus:

1. Deixou uma mensagem off-line

Este evento é disparado sempre que um interessado (potencial aluno) solicitar contato via JivoChat e, no momento, não houver atendentes disponíveis para realizar o atendimento on-line.

Nesta situação, o JivoChat permite que o visitante deixe uma mensagem para que a instituição possa entrar em contato com ele posteriormente.

  • Informações disponíveis no histórico do contato:
  • Dados do visitante: nome, e-mail e telefone;
  • Resumo da mensagem;
  • Link para a conversa no JivoChat.

2. Iniciou a conversa

Quando uma conversa é iniciada pelo JivoChat, um evento é enviado para o histórico do contato no Rubeus.

  • Informações disponíveis no histórico do contato:
  • Dados do visitante: nome, e-mail e telefone;
  • Dados do operador: nome e e-mail;
  • Link para a conversa no JivoChat.

3. Finalizou a conversa

Assim que uma conversa é finalizada no JivoChat, um evento é enviado para o histórico do contato na Plataforma Rubeus, sendo devidamente registrada para eventuais consultas.

  • Informações disponíveis no histórico do contato:
  • Dados do visitante: nome, e-mail e telefone;
  • Dados do operador: nome e e-mail;
  • Histórico das últimas mensagens e o link para a conversa completa no JivoChat.

4. Recebeu uma ligação

É possível solicitar uma ligação através do widget de chat do JivoChat. Para isso, o visitante informa seus dados e a plataforma vincula a um atendente uma chamada de retorno. Assim que a chamada é encerrada, o Rubeus recebe todas as informações e detalhes inerentes à chamada realizada.

  • Informações disponíveis no histórico do contato:
  • Dados do visitante: nome, email e telefone;
  • Dados do operador: nome e e-mail;
  • Telefone usado na chamada;
  • Gravação da chamada realizada.

Criando um fluxo de automação na Plataforma Rubeus

Para criar uma atividade de retorno de contato realizado pelo chat, recomendamos a criação de um fluxo de automação para o canal integrado JivoChat.

  • Atividade de retorno da mensagem off-line:
  • Selecione o processo;
  • Selecione o canal "JivoChat" e defina como automático;
  • Adicione um gatilho, selecione o canal JivoChat e escolha o evento "Deixou uma mensagem off-line";
  • Adicione a ação "Criar atividade", insira um nome para essa atividade e defina um prazo para o feedback; Exemplo: ligação de retorno da mensagem off-line JivoChat.
  • Crie outra ação "Atribuir responsável" para definir o consultor que será responsável pelo retorno.
  • Registrar atividade concluída via chat pelo JivoChat:
  • Adicione um gatilho, selecione o canal JivoChat e escolha o evento "Finalizou a conversa";
  • Adicione a ação "Criar atividade", insira um nome para essa atividade e marque como concluída; Exemplo: atendimento realizado via chat pelo JivoChat.
  • Crie condicionais para cada ação de "Criar atividade", verificando se a pessoa que realizou o atendimento no JivoChat é a mesma que você está selecionando para ficar como responsável pela atividade concluída;

Observação: a ação de criar atividade deve ser criada para cada consultor no Rubeus, utilizando a condição para validar com os dados do agente disponíveis como campos do contato.

  • Registrar atividade concluída via ligação pelo JivoChat:
  • Adicione um gatilho, selecione o canal JivoChat e escolha o evento "Finalizou a conversa";
  • Adicione a ação "Criar atividade", insira um nome para essa atividade e marque como concluída; Exemplo: atendimento realizado via ligação pelo JivoChat.
  • Crie condicionais para cada ação de "Criar atividade", verificando se a pessoa que realizou o atendimento no JivoChat é a mesma que você está selecionando para ficar como responsável pela atividade concluída.

Observação: a ação de criar atividade deve ser parametrizada para cada consultor no Rubeus, utilizando a condição para validar com os dados do agente disponíveis como campos do contato.

Essas são algumas dicas de como deixar a integração com o JivoChat ainda mais eficiente. Lembre-se que você pode criar suas automações de acordo com as regras do seu processo e, caso tenha qualquer dúvida, basta entrar em contato com a equipe de suporte do CRM Rubeus.

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