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Como integrar o JivoChat ao RD Station Marketing

Acesse outro artigo

Este tutorial irá lhe ensinar a importar dados gerados pelo JivoChat para dentro do seu painel da RD Station Marketing.

MÉTODO 1: Envio automático de leads via integração pelo Zapier

Lançamos recentemente uma nova integração do JivoChat com a Zapier. A RD Station também possui integração com a Zapier, o que possibilita a conexão entre as duas plataformas, Jivo e RD Station, usando a Zapier como intermediadora.

Se você ainda não possui uma conta no Zapier, você pode criá-la gratuitamente. Contas grátis do Zapier podem ter até 5 Zaps de 2-etapas em funcionamento e até 100 eventos por mês, ou seja, 100 chats finalizados processados por mês através do Zapier. Caso seu negócio possua um número maior de chats por mês, para usar o Zapier você precisará adquirir uma versão paga na plataforma deles.

Caso deseje fazer um teste da nova integração, basta acessar o link para criar um novo Zap clicando aqui e conectar sua conta do Jivo à sua conta da RD Station.

A integração com a Zapier funciona da seguinte forma: todo chat finalizado no aplicativo do JivoChat irá gerar um evento enviado de forma automática para a Zapier contendo todos os detalhes da conversa, incluindo o histórico da conversa. Você pode então escolher quais dados de cada chat você deseja receber dentro de cada campo de dados de leads dentro da RD Station Marketing.

Após ativar o Zap, todas as conversas finalizadas irão gerar um novo lead/evento na sua conta da RD Station Marketing incluindo os dados que você configurou para serem registrados.

Confira nosso tutorial sobre integração do JivoChat com a Zapier.

Note que essa integração ainda está em fase de testes, ou seja, pode ser normal ocorrer problemas. Caso note algum problema ou deseje enviar algum feedback com sugestões de melhorias ou elogios, por favor entre em contato conosco diretamente pelo e-mail info@jivochat.com. Agradecemos desde já sua compreensão e feedback!

MÉTODO 2: Envio automático de leads via integração pelo Pluga Webhooks

Note que esta integração só pode ser realizada utilizando contas pagas do Pluga. Caso queira testá-la, ao cadastrar uma conta no Pluga você recebe 7 dias grátis para testar os recursos pagos. Após este período, é necessário sempre manter uma conta paga ativada no Pluga para utilizar a integração com o Jivo, além de diversas outras integrações oferecidas por eles, as quais você também terá acesso na versão paga. O Pluga possui planos com valores a partir de R$79,00/mês. Clique aqui para saber mais sobre os planos disponíveis no Pluga. Clientes Jivo possuem desconto de 20% nos 3 primeiros meses de uso do Pluga. Basta inserir o cupom JIVOS2PLUGA na página de checkout do Pluga.

A integração entre o JivoChat e o RD Station Marketing faz com que cada evento no chat com clientes conhecidos crie/atualize um lead dentro do RD Station Marketing.

Basta seguir o passo-a-passo abaixo para integrar o JivoChat ao seu RD Station Marketing usando o Pluga Webhooks:

1. Acesse a página de automatizações do Pluga Webhooks e selecione na lista a integração entre o Pluga Webhooks e o RD Station Marketing, ou clique aqui;

2. Após escolher a automatização e clicar em “Fazer essa automatização”, nomeie o Pluga Webhooks que será usado para integrar o seu JivoChat. Depois, clique em “Gerar Pluga Webhook” conforme mostrado abaixo:

Rd_station_marketing_1

Integracao_jivo_pluga_webhooks_1

3. Copie a URL que você acabou de gerar;

Agora você precisará configurar o envio de dados no seu Jivo. Para fazer isso, é muito fácil.

4. Faça login na sua conta do Jivo clicando aqui;

5. No menu à esquerda, clique em “Configurações” -> “Canais” -> “Configurações” (abaixo do nome do seu site):

Integracao_jivo_pluga_webhooks_2

6. Em seguida, acesse o menu “Configurações de integração para desenvolvedores”, ative os Webhooks e insira a URL da Pluga (que você copiou no passo 3) no campo “URL para Webhooks”.

Integracao_jivo_pluga_webhooks_3

Pronto! Agora já está tudo certo no JivoChat;

7. Volte para a sua automatização no Pluga. Agora você precisará conectar sua conta do RD Station para continuar o processo de integração. Basta clicar em “CONECTAR”.

Rd_station_marketing_2

8. Uma janela pop-up será aberta em seu navegador. Insira seus dados de acesso da RD Station e clique em “ENTRAR”.

Rd_station_marketing_3

9. Selecione a conta que deseja conectar ao Jivo e clique em “Continuar”.

Rd_station_marketing_4

10. No próximo passo, clique em “Conectar”.

Rd_station_marketing_5

11. Se tudo deu certo, você verá um indicador verde como indicado na imagem abaixo. Clique em “Continuar”.

Rd_station_marketing_6

12. Em “Modelo de envio dos dados para notificação”, cole o JSON referente ao gatilho que você quer enviar para a sua ferramenta de destino e clique em “Continuar”. Veja o exemplo:

Integracao_jivo_pluga_webhooks_5

Segue abaixo alguns exemplos de JSON do JivoChat prontinhos para você copiar e colar no Pluga:

chat_accepted - Enviando quando um operador aceita uma requisição de chat no aplicativo:

  {
     "event_name": "chat_accepted",
     "chat_id": 4321,
     "widget_id": "3369",
     "visitor": {
         "name": "John Smith",
         "email": "email@example.com",
         "phone": "+14084987855",
         "number": "3553",
         "description": "Description text",
         "social": {},
         "chats_count": 1
     },
     "agent": {
         "id": "2596",
         "name": "Thomas Anderson",
         "email": "agent@jivosite.com",
         "phone": "+14083682346"
     },
     "department": {
         "id": 234,
         "name": "Sales"
     },
     "session": {
         "geoip": {
             "region_code": "CA",
             "country": "United States",
             "country_code": "US",
             "region": "California",
             "city": "San Francisco",
             "latitude": "37.7898",
             "longitude": "-122.3942",
             "organization": "Wikimedia Foundation"
         },
         "utm": "source=google|medium=cpc|content=banner|campaign=campaign_name",
         "utm_json": {
             "source": "google",
             "campaign": "campaign_name",
             "content": "banner",
             "medium": "cpc",
             "term": "..."
         },
         "ip_addr": "208.80.152.201",
         "user_agent": "Mozilla/5.0 (Macintosh; Intel Mac OS X 10_11_6) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/54.0.2840.71 Safari/537.36"
     },
     "page": {
         "url": "http://example.com/",
         "title": "Page title"
     }
  }

chat_finished - Chat finalizado (um chat foi encerrado por um operador clicando em “Encerrar conversa” no topo do chat, automaticamente por contagem regressiva após um cliente ter saído do site ou após o operador fechar o aplicativo):

  {
     "event_name": "chat_finished",
     "chat_id": 1265,
     "widget_id": "3369",
     "visitor": {
         "name": "John Smith",
         "email": "email@example.com",
         "phone": "+14084987855",
         "number": "3553",
         "description": "Description text",
         "social": {},
         "chats_count": 1
     },
     "agents": [
         {
             "id": "2596",
             "name": "Thomas Anderson",
             "email": "agent@jivosite.com",
             "phone": "+14083682346"
         }
     ],
     "department": {
         "id": 234,
         "name": "Sales"
     },
     "chat": {
         "messages": [
             {
                 "timestamp": 1431955090,
                 "type": "agent",
                 "agent_id": 4092,
                 "blacklisted": false
             }
         ]
     },
     "session": {
         "geoip": {
             "region_code": "CA",
             "country": "United States",
             "country_code": "US",
             "region": "California",
             "city": "San Francisco",
             "latitude": "37.7898",
             "longitude": "-122.3942",
             "organization": "Wikimedia Foundation"
         },
         "utm": "source=google|medium=cpc|content=banner|campaign=campaign_name",
         "utm_json": {
             "source": "google",
             "campaign": "campaign_name",
             "content": "banner",
             "medium": "cpc",
             "term": "..."
         },
         "ip_addr": "208.80.152.201",
         "user_agent": "Mozilla/5.0 (Macintosh; Intel Mac OS X 10_11_6) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/54.0.2840.71 Safari/537.36"
     },
     "page": {
         "url": "http://example.com/",
         "title": "Page title"
     }
  }

offline_message - Uma mensagem offline foi enviada pelo formulário de contato enquanto os operadores estavam offline:

  {
     "event_name": "offline_message",
     "widget_id": "3369",
     "visitor": {
         "name": "John Smith",
         "email": "email@example.com",
         "phone": "+14084987855",
         "number": "3553",
         "description": "Description text",
         "social": {},
         "chats_count": 1
     },
     "offline_message_id": "3515",
     "message": "Message text",
     "session": {
         "geoip": {
             "region_code": "CA",
             "country": "United States",
             "country_code": "US",
             "region": "California",
             "city": "San Francisco",
             "latitude": "37.7898",
             "longitude": "-122.3942",
             "organization": "Wikimedia Foundation"
         },
         "utm": "source=google|medium=cpc|content=banner|campaign=campaign_name",
         "utm_json": {
             "source": "google",
             "campaign": "campaign_name",
             "content": "banner",
             "medium": "cpc",
             "term": "..."
         },
         "ip_addr": "208.80.152.201",
         "user_agent": "Mozilla/5.0 (Macintosh; Intel Mac OS X 10_11_6) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/54.0.2840.71 Safari/537.36"
     },
     "page": {
         "url": "http://example.com/",
         "title": "Page title"
     }
  }

Dica: Você pode montar o seu próprio JSON e/ou conferir outros exemplos na Documentação do JivoChat. Confira clicando aqui.

13. Mapeie os campos e personalize as informações que serão enviadas pelo JivoChat para a o seu RD Station Marketing, como mostra a imagem abaixo:

Rd_station_marketing_7

14. Pronto! Agora é só clicar em “Finalizar automatização” e deixar os robôs do Pluga trabalharem para você. 😎

Rd_station_marketing_8

Para mais informações sobre como configurar sua API do JivoChat através do Webhook (Postback), confira nosso tutorial clicando aqui.

MÉTODO 3: Importação manual de leads gerados no chat

Antes de começar, você deve primeiro fazer o download dos contatos gerados no JivoChat seguindo o tutorial de Como exportar informações de contato de clientes do JivoChat.

Após ter gerado uma tabela no Excel com os contatos do JivoChat e separado as informações em colunas de acordo com o tutorial, siga os passos abaixo dentro do painel da RD Station Marketing para importar os dados de contato.

Acesse sua conta no RD Station Marketing e clique em Relacionar -> Base de Leads.

Como_importar_leads_jivochat_rd_station_1

Clique no menu “Importações” e depois em “Importar Leads”.

Como_importar_leads_jivochat_rd_station_2

Arraste o arquivo Excel gerado em seu computador para dentro da página no local indicado, ou clique no texto e selecione o arquivo que deverá ser importado.

Como_importar_leads_jivochat_rd_station_3

Após o arquivo ter sido carregado, marque a caixa indicada para aceitar os termos da RD Station Marketing e clique em “Confirmar”.

Como_importar_leads_jivochat_rd_station_4

Escolha um nome para identificar futuramente a importação que está fazendo e clique em “Continuar”.

Como_importar_leads_jivochat_rd_station_5

Após a etapa acima, você deverá ver uma tela similar a mostrada abaixo.

Como_importar_leads_jivochat_rd_station_6

Note que alguns campos já são identificados automaticamente e mostram uma marcação verde ao lado esquerdo, enquanto outros ainda precisam ser configurados.

Caso alguma(s) das colunas contenha(m) informações que não lhe interessam, basta clicar em “Ignorar” ao lado direito do campo.

Para campos que lhe interessam e não foram reconhecidos, você deverá selecionar um dos campos já existentes na RD Station Marketing ou criar campos customizados. Realize estas ações clicando em “Combine ou crie campos”.

Como_importar_leads_jivochat_rd_station_7

Caso tenha clicado para adicionar um novo campo, você verá uma tela como a mostrada abaixo para descrever o conteúdo do novo campo. Essa informação servirá para identificar campos customizados dentro de perfis de leads importados. No exemplo abaixo, colocamos um nome para o campo do número sequencial encontrado dentro do formulário importado, gerado automaticamente pelo Jivo para novos leads.

Como_importar_leads_jivochat_rd_station_8

Após finalizar a criação de campos customizados e ignorar os campos indesejados, clique em “Salvar e avançar”.

Como_importar_leads_jivochat_rd_station_9

Escolha como deseja registrar conversões nos leads importados e se deseja criar uma segmentação somente para leads importados do Jivo. No exemplo abaixo, optamos por criar esta segmentação para facilitar a visualização somente dos leads do JivoChat. Após finalizar a configuração, clique em “Importar”.

Como_importar_leads_jivochat_rd_station_10

Se o processo foi concluído com sucesso, você verá a seguinte tela no seu painel.

Como_importar_leads_jivochat_rd_station_11

Pronto, os leads gerados no JivoChat já estarão importados para sua “Base de Leads” do RD Station Marketing!

Para visualizá-los, pode acessar novamente sua “Base de Leads” em Relacionar -> Base de Leads -> Visualize os leads mais recentes adicionados ou selecione o nome da importação realizada.

Como_importar_leads_jivochat_rd_station_12

Ao acessar o perfil de um lead importado, todos os campos importados e customizados (não ignorados) poderão ser visualizados.

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