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Trabalhando no aplicativo do operador

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Quando o chat é instalado no seu site, uma pergunta sempre surge – como vou receber as mensagens que vêm do meu site? Para fazer isso, você deve utilizar o aplicativo do operador. Ele pode ser instalado no computador:

Windows

MAC OS

Ou aberto diretamente em um navegador.

Além destes, também temos os aplicativos para celular, com menos funcionalidades do que as versões para desktop e navegador, nos quais você pode receber os chats sem estar logado no computador. Você pode baixá-los através deste link.

Se você cadastrou-se em nosso site e instalou o chat em um site próprio, ou enviou o código do chat para os desenvolvedores, você deve instalar o aplicativo através destes links acima e logar utilizando o seu e-mail e senha do JivoChat.

Se a pessoa que fez o registro te adicionou como operador, você deve ter recebido o seguinte e-mail:

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Por favor, utilize o botão “Instalar Aplicativo JivoSite” do e-mail recebido ou baixe o aplicativo através dos links acima. O arquivo de instalação jivosite.msi (para Windows, ou algum outro dependendo do seu Sistema Operacional) será baixado no seu computador. O processo de instalação é muito simples – você deve abrir o arquivo, clicar no botão “Instalar” e esperar um pouco até que a instalação seja finalizada.

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Após a instalação, você pode executar o aplicativo através do atalho na sua área de trabalho ou através do menu Iniciar > Todos os aplicativos > Jivosite. Após executar o aplicativo, você verá uma tela de login – você precisa digitar o seu e-mail e senha do JivoChat. Note que o seu e-mail não pode conter letras maiúsculas.

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Quando clicar no botão LOGIN, verá a janela do aplicativo. Você será convidado a verificar as configurações de Microfone logo no início, caso a opção “ligações pela web” esteja habilitada para a sua conta. Você pode pular esse teste e executá-lo depois, ou iniciar o teste clicando no botão “Iniciar”.

Se você se ouvir no teste, então suas configurações de Microfone estão corretas e você pode utilizar o recurso “Ligações pela Web”.

Opções básicas

Vamos dar uma olhada nos elementos básicos do aplicativo do operador.

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  1. Caixa de Entrada. Todos os chats que chegam, antes de serem aceitos, aparecerão nesta aba.
  2. Conversas. A aba principal do aplicativo, a qual contém todos os seus chats ativos.
  3. Visitantes. Você pode monitorar os visitantes do seu site em tempo-real nesta aba.
  4. Operadores. Lista de operadores. Todos os operadores adicionados à sua conta estão listados neste campo. Há um ícone redondo à esquerda do nome do operador, o qual mostra o atual status do operador: verde – operador está online, amarelo – operador está em modo ausente, e branco – operador está off-line. Se você clicar no nome do operador, será aberto um chat para conversa entre vocês dois. Você pode conversar com seus colegas de trabalho assim como faz com seus visitantes. O histórico das conversas entre os operadores ficam guardadas apenas dentro do aplicativo do operador.
  5. Configurações. Todas as configurações do aplicativo ficam guardadas aqui.
  6. Alterna entre Ausente e Online. Este botão permite que você habilite o modo “Ausente”. Você pode usá-lo se você for para o seu intervalo mas não quer fechar o aplicativo. Desta forma, você ficará off-line para novos visitantes no seu site, mas ainda assim poderá continuar as conversas que já estão em andamento. O botão ficará amarelo quando estiver no modo Ausente e verde quando você estiver Online.

Conversando com visitantes

Quando o visitante abre seu site, ele vê a janela do chat. A maioria das conversas são iniciadas por um convite pró-ativo (automático) – a janela do chat sobe com o convite (mensagem escolhida por você) e o visitante pode enviar uma mensagem como resposta.

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Quando o visitante envia uma mensagem, você verá uma notificação do lado direito no canto inferior da sua tela:

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É assim que aparece:

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1. Nome do visitante. Se o visitante não preencheu o formulário de contato antes de iniciar a conversa, então o nome irá aparecer dessa forma: “São Paulo 210” (quando a cidade for detectada para um visitante), ou “Cliente 210” (quando a cidade do cliente não for detectada). O número nesse caso é a identificação interna do visitante. Um número de identificação é definido para cada visitante que entra no site.

2. A URL da página atual em que o visitante está.

3. Convite pró-ativo (automático). Isso pode ser útil se você tiver diferentes convites pró-ativos para diferentes páginas.

4. Mensagem do visitante.

5. Três botões. Responder, Resp. Rápida, Ignorar:

Uma conversa com o visitante

Quando você clica no botão “Responder”, verá uma janela como essa:

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Suas mensagens e as mensagens dos visitantes são mostradas no centro do aplicativo, e o campo para escrever a mensagem fica logo abaixo, também no centro da janela. Do lado esquerdo você verá a lista de visitantes e operadores, e do lado direito as informações do visitante.

Você pode alternar entre os visitantes clicando no nome deles na lista. Neste caso, o texto que você está escrevendo será salvo caso você seja interrompido e alternar para a conversa de um outro visitante. Você pode fechar o chat clicando no botão “Encerrar Conversa” na parte superior no meio da tela, mas é melhor não fazer isto até que o visitante deixe o site pois ele pode ter novas perguntas. Quando o visitante fechar o site, o ícone dele se tornará branco.

Informações detalhadas do visitante são mostradas no lado direito da conversa:

Funções do Chat

Você encontra vários botões na barra superior de uma conversa.

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Enviar conversa. Você pode transferir uma conversa para um colega de outro departamento. Para fazer isso, clique em “Transferir conversa” e selecione um operador:

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Em seguida digite uma mensagem (o visitante não verá essa mensagem) que aparecerá para o operador para o qual está transferindo a conversa, e clique em “Transferir a conversa”:

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E pronto! Assim que seu colega clicar em “Aceitar”, a conversa será transferida.

Spam. Essa opção permite que você bloqueie visitantes indesejados e eles não poderão mais conversar pelo chat por 24 horas.

Enviar arquivo.

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Quando você clicar no botão mostrado na imagem acima, uma janela com os arquivos do seu computador será aberta. Você pode selecionar um arquivo para enviar ao visitante. Você também pode arrastar um arquivo diretamente de uma pasta e soltá-lo no campo de texto da conversa. O visitante receberá um pedido para aceitar a transferência do arquivo na janela do chat:

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Quando o visitante aceitar a solicitação e baixar o arquivo, você verá essa notificação na janela do aplicativo:

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Indicador. Essa opção permite que você marque um elemento dentro do seu site e envie-o para o visitante. Uma nova janela aparecerá quando você clicar no botão “Indicador”. Nessa janela, a página em que o visitante está será carregada para você. Quando a página for carregada, você pode selecionar um elemento e adicionar um comentário para o visitante.

Em seguida, clique no botão “Enviar”.

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O visitante receberá uma mensagem com o seu comentário e o botão “Ver”. Quando ele clicar neste botão, verá na própria tela dele o elemento que você marcou com o comentário. Assim que funciona e aparece no navegador do visitante:

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Por favor, note que a opção “Indicador” não funciona nas páginas que requerem autorização, ou seja, que exigem login e senha para se ter acesso.

Configurações

Todas as configurações do aplicativo do operador estão localizadas nesta seção.

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Configurações - > Geral

Tema da barra lateral. Você pode escolher as cores Preto ou Branco para a barra lateral.

Dicas durante a digitação das mensagens. Essa opção é também chamada de “Frases”. Frequentemente os operadores utilizam frases repetidas para enviar aos visitantes. Estas frases são gravadas e mostradas para o operador quando o mesmo está digitando. Estas frases são guardadas somente no aplicativo do operador no computador.

Modo de ausência automático. O aplicativo vai alterar o status de online para ausente após um determinado tempo. Você pode selecionar o período de tempo desejado ou desabilitar essa opção.

Tipo de notificações. Aqui você pode selecionar qual o tipo de notificação que prefere ou desabilitá-la por completo.

Padrão do JivoChat

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No Sistema Operacional

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Idioma. Aqui você seleciona o idioma do aplicativo do operador. Atualmente, os idiomas disponíveis são: Inglês, Russo, Português e Espanhol.

Enviar o log para os desenvolvedores. Essa opção é normalmente utilizada em caso de problemas técnicos. Se você clicar nesse botão, o log do seu aplicativo será enviado para os nossos servidores. O arquivo log será analisado somente se você entrar em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat no nosso site, por e-mail em info@jivosite.com ou no nosso fórum.

Configurações - > Microfone.

Nessa seção você pode selecionar o dispositivo de entrada de áudio e fazer o teste de funcionamento clicando no botão “Verificar”.

Configurações - > Sons

Nessa seção você pode configurar os sons das notificações do seu aplicativo. Pode também ligar o som de notificação para quando um novo visitante entra no seu site.

Configurações - > Atalhos

Você pode configurar atalhos para as ações que realiza. As configurações padrões são:

Você também pode habilitar ou desabilitar a opção de Interceptar a combinação “Aceitar a conversa” globalmente. Isso permite que você utiliza esse atalho mesmo se a aplicação estiver em segundo plano.

Perfil

Aqui você pode trocar a imagem do seu perfil, a qual aparecerá para os visitantes do seu site, e também alterar seu e-mail de login e a senha.

Fuso horário. Aqui você pode alterar o fuso horário das mensagens que chegarão para você.

Ligações. Você pode selecionar a melhor opção para receber as ligações dos seus visitantes, caso tenha este recurso ativado.

Receber ligações no modo “ausente”. Você pode habilitar ou desabilitar a opção de receber chamadas quando estiver no modo ausente.

Operadores

Aqui você vê todas as informações de atividades dos operadores que estão cadastrados no seu Painel de Controle.

Trocar de Usuário

Se você quiser trocar de usuário / utilizar outra conta de operador, você pode clicar nesse botão. Você voltará à tela de login.

Painel de Controle

Clicando nessa opção você irá acessar seu Painel de Controle em https://admin.jivosite.com/?lang=pt e abrirá uma nova aba no seu navegador.

Sair

Utilize esse botão se você quiser fechar o aplicativo. Perceba que clicando no “X” do aplicativo, sua sessão não será finalizada e o aplicativo continuará sendo executado em segundo plano.

Ainda tem dúvidas? Nossa equipe de suporte está disponível 24/7 no chat do nosso site e ficará feliz em ajudar você.