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Trabalhando no aplicativo do operador

Acesse outro artigo

Quando o chat é instalado no seu site, uma pergunta sempre surge – como vou receber as mensagens que vêm do meu site? Para fazer isso, você deve utilizar o aplicativo do operador. Ele pode ser instalado no computador:

Windows

MAC OS

Ou aberto diretamente em um navegador.

Além destes, também temos os aplicativos para celular, com menos funcionalidades do que as versões para desktop e navegador, nos quais você pode receber os chats sem estar logado no computador. Você pode baixá-los através deste link.

Se você cadastrou-se em nosso site e instalou o chat em um site próprio, ou enviou o código do chat para os desenvolvedores, você deve instalar o aplicativo através destes links acima e logar utilizando o seu e-mail e senha do JivoChat.

Se a pessoa que fez o registro te adicionou como operador, você deve ter recebido o seguinte e-mail:

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Por favor, utilize o botão “Instalar Aplicativo JivoSite” do e-mail recebido ou baixe o aplicativo através dos links acima. O arquivo de instalação jivosite.msi (para Windows, ou algum outro dependendo do seu Sistema Operacional) será baixado no seu computador. O processo de instalação é muito simples – você deve abrir o arquivo, clicar no botão “Instalar” e esperar um pouco até que a instalação seja finalizada.

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Após a instalação, você pode executar o aplicativo através do atalho na sua área de trabalho ou através do menu Iniciar > Todos os aplicativos > Jivosite. Após executar o aplicativo, você verá uma tela de login – você precisa digitar o seu e-mail e senha do JivoChat. Note que o seu e-mail não pode conter letras maiúsculas.

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Quando clicar no botão LOGIN, verá a janela do aplicativo. Você será convidado a verificar as configurações de Microfone logo no início, caso a opção “ligações” esteja habilitada para a sua conta. Você pode pular esse teste e executá-lo depois, ou iniciar o teste clicando no botão “Iniciar”.

Se você se ouvir no teste, então suas configurações de Microfone estão corretas e você pode utilizar nossos recursos opcionais de “Ligações”.

Opções básicas

Vamos dar uma olhada nos elementos básicos do aplicativo do operador.

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  1. Entrada. Todos os chats que chegam, antes de serem aceitos, aparecerão nesta aba.
  2. Conversas. A aba principal do aplicativo, a qual contém todos os seus chats ativos.
  3. Arquivos. Aqui você pode visualizar e reabrir todos os chats finalizados. Você verá o histórico dos chats, gravações de ligações e dados dos clientes.
  4. Telefone. Neste menu você pode acessar o teclado de discagem para ligar para seus clientes utilizando o aplicatido da Jivo.
  5. Equipe. Lista de todos os operadores cadastrados na conta. O pequeno círculo à direita do nome do operador indica o status atual dele: verde = online; amarelo = ausente; sem círculo = offline. Se clicar em cima do nome de um operador, uma janela de chat entre vocês dois é aberta para envio de mensagens privadas. O histórico de conversa entre operadores fica guardado somente no próprio aplicativo de cada operador. Como administrador, você pode acessar as configurações de cada operador clicando no ícone de Configuração, último botão à direita de cada operador.
  6. Visitantes. Você pode monitorar os visitantes do seu site em tempo-real nesta aba. Saiba mais sobre este recurso neste outro artigo.
  7. Versão PRO. Compre a versão PRO do nosso chat diretamente pelo app.
  8. Configurações. Todas as configurações do aplicativo e da conta ficam guardadas aqui.
  9. Alternar entre Ausente e Online. Este botão permite que você habilite o modo “Ausente”. Você pode usá-lo se você for para o seu intervalo mas não quer fechar o aplicativo. Desta forma, você ficará off-line para novos visitantes no seu site, mas ainda assim poderá continuar as conversas que já estão em andamento. O botão ficará amarelo quando estiver no modo Ausente e verde quando você estiver Online.

Conversando com visitantes

Quando o visitante abre seu site, ele vê a janela do chat. A maioria das conversas são iniciadas por um convite proativo (automático) – a janela do chat sobe com o convite (mensagem escolhida por você) e o visitante pode enviar uma mensagem como resposta.

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Quando o visitante envia uma mensagem, você verá uma notificação do lado direito no canto inferior da sua tela:

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É assim que aparece:

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1. Nome do visitante. Se o visitante não preencheu o formulário de contato antes de iniciar a conversa, então o nome irá aparecer dessa forma: “São Paulo 210” (quando a cidade for detectada para um visitante), ou “Cliente 210” (quando a cidade do cliente não for detectada). O número nesse caso é a identificação interna do visitante. Um número de identificação é definido para cada visitante que entra no site.

2. A URL da página atual em que o visitante está.

3. Convite proativo (automático). Isso pode ser útil se você tiver diferentes convites proativos para diferentes páginas.

4. Mensagem do visitante.

5. Três botões. Responder, Resp. Rápida, Ignorar:

Uma conversa com o visitante

Quando você clica no botão “Responder”, verá uma janela como essa:

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Suas mensagens e as mensagens dos visitantes são mostradas no centro do aplicativo, e o campo para escrever a mensagem fica logo abaixo, também no centro da janela. Do lado esquerdo você verá a lista de visitantes e operadores, e do lado direito as informações do visitante.

Você pode alternar entre os visitantes clicando no nome deles na lista. Neste caso, o texto que você está escrevendo será salvo caso você seja interrompido e alternar para a conversa de um outro visitante. Você pode fechar o chat clicando no botão “Encerrar Conversa” na parte superior no meio da tela, mas é melhor não fazer isto até que o visitante deixe o site pois ele pode ter novas perguntas. Quando o visitante fechar o site, o ícone dele se tornará branco.

Informações detalhadas do visitante são mostradas no lado direito da conversa:

Funções do Chat

Você encontra vários botões na barra superior de uma conversa.

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Transferir conversa. Você pode transferir uma conversa para um colega de outro departamento. Para fazer isso, clique em “Transferir conversa” e selecione um operador:

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Em seguida digite uma mensagem (o visitante não verá essa mensagem) que aparecerá para o operador para o qual está transferindo a conversa, e clique em “Transferir a conversa”:

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E pronto! Assim que seu colega clicar em “Aceitar”, a conversa será transferida.

Convidar. Convide outros operadores para se juntarem ao mesmo chat que você e ajudarem os clientes em equipe.

Spam. Essa opção permite que você bloqueie visitantes indesejados e eles não poderão mais conversar pelo chat por 24 horas.

Indicador. Essa opção permite que você marque um elemento dentro do seu site e envie-o para o visitante. Uma nova janela aparecerá quando você clicar no botão “Indicador”. Nessa janela, a página em que o visitante está será carregada para você. Quando a página for carregada, você pode selecionar um elemento e adicionar um comentário para o visitante.

Em seguida, clique no botão “Enviar”.

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O visitante receberá uma mensagem com o seu comentário e o botão “Ver”. Quando ele clicar neste botão, verá na própria tela dele o elemento que você marcou com o comentário. Assim que funciona e aparece no navegador do visitante:

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Por favor, note que a opção “Indicador” não funciona nas páginas que requerem autorização, ou seja, que exigem login e senha para se ter acesso.

Recuros durante conversas

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1.Tradutor Automático Se você receber um chat em uma língua diferente, pode clicar neste ícone para traduzir automaticamente a mensagem para o idioma do seu app. Além disso, você pode escrever no seu idioma nativo e a mensagem será enviada no idioma do visitante para que ele entenda corretamente sua mensagem:

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2.Respostas Rápidas Você pode salvar respostas rápidas que podem ser utilizadas por todos os seus operadores a qualquer momento. As respostas rápidas irão ajudar a economizar seu tempo.

Siga os passos abaixo para criar uma nova frase rápida:

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Após clicar para adicionar uma frase, escreva a frase que deseja adicionar, escolha uma tag “/” (1) que será utilizada para encontrar a frase rapidamente durante um chat e, se desejar, escolha um atalho (2) no teclado para também acessar a nova frase rapidamente:

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Você também pode editar frases existentes clicando no pequeno ícone de edição no canto direito de uma frase:

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3.Emojis É um fato comprovado que utilizar emojis (smiles) para interagir com seus clientes tornam a conversa mais amigável e deixará o cliente mais feliz.

Clique no ícone de emoji durante uma conversa para adicionar um emoji na sua resposta.

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4.Enviar arquivo

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Quando você clicar no botão mostrado na imagem acima, uma janela com os arquivos do seu computador será aberta. Você pode selecionar até 5 arquivos de cada vez para enviar ao visitante. Após selecionar os arquivos, você poderá escrever uma mensagem para ser enviada juntamente com os arquivos, ou simplesmente clicar em Enviar para enviar os arquivos:

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O visitante receberá os arquivos enviados diretante no widget do chat:

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Você, como operador, também verá os arquivos na sua tela. Caso seja uma imagem, poderá visualizar a imagem igual ao visitante, como mostrado na imagem abaixo:

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Ajustes

Todas as configurações do aplicativo do operador estão localizadas nesta seção.

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Configurações - > Ajustes - > Geral

Tema da barra lateral. Você pode escolher os temas Preto ou Branco para a barra lateral.

Dicas durante a digitação das mensagens. Essa opção é também chamada de “Frases”. Frequentemente os operadores utilizam frases repetidas para enviar aos visitantes. Estas frases são gravadas e mostradas para o operador quando o mesmo está digitando. Estas frases são guardadas somente no computador do operador.

Modo de ausência automático. O aplicativo vai alterar o status de online para ausente após um determinado tempo. Você pode selecionar o período de tempo desejado ou desabilitar essa opção.

Tipo de notificações. Aqui você pode selecionar qual o tipo de notificação que prefere ou desabilitá-la por completo.

Padrão do JivoChat

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No Sistema Operacional

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Idioma. Aqui você seleciona o idioma do aplicativo do operador. Atualmente, os idiomas disponíveis são: Inglês, Russo, Português e Espanhol.

Enviar o log para os desenvolvedores. Essa opção é normalmente utilizada em caso de problemas técnicos. Se você clicar nesse botão, o log do seu aplicativo será enviado para os nossos servidores. O arquivo log será analisado somente se você entrar em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat no nosso site, por e-mail em info@jivosite.com ou no nosso fórum.

Ajustes - > Microfone.

Nessa seção você pode selecionar o dispositivo de entrada de áudio e fazer o teste de funcionamento clicando no botão “Verificar”.

Ajustes - > Sons

Nessa seção você pode configurar os sons das notificações do seu aplicativo. Pode também ligar o som de notificação para quando um novo visitante entra no seu site.

Ajustes - > Atalhos

Você pode configurar atalhos para as ações que realiza. As configurações padrões são:

Você também pode habilitar ou desabilitar a opção de Interceptar a combinação “Aceitar a conversa” globalmente. Isso permite que você utiliza esse atalho mesmo se a aplicação estiver em segundo plano.

Gerenciamento da conta

Clicando em Configurações no seu aplicativo, você será levado para a tela abaixo, na qual encontrará diversos menus para configurar sua conta da Jivo:

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1.Adicionar canais Você pode adicionar novos canais na sua conta através deste botão, como chat para sites, redes sociais, telefonia e e-mail.

2.Adicionar usuários Adicione usuários (operadores) novos na sua conta através desta opção.

3.Canais Visualize e acesse as configurações e estatísticas de todos os canais existentes na sua conta.

4.Telefonia Aqui você poderá adicionar mais créditos para seu serviço de Telefonia Jivo e checar seu saldo atual.

5.Meu Perfil Altere os dados da sua conta de operador/administrador no Jivo, como foto, e-mail, senha, cargo, nome e etc.

Pode também alterar as seguintes configurações da sua própria conta:

–> Fuso horário. Aqui você pode alterar o fuso horário das mensagens que chegarão para você.

–> Ligações. Você pode selecionar a melhor opção para receber as ligações dos seus visitantes, caso tenha este recurso ativado.

–> Receber ligações no modo “ausente” e “offline”. Você pode habilitar ou desabilitar a opção de receber chamadas quando estiver no modo ausente ou no modo offline.

6.Deslogar Clique neste botão para se deslogar da sua conta. Você será levado à tela de login.

7.Painel de Controle Ao clicar neste botão, você será redirecionado ao painel de controle em https://admin.jivosite.com/?lang=pt em uma nova aba no seu navegador. IMPORTANTE: Note que estamos em processo de transferência do painel web para dentro do próprio aplicativo. Em breve você pode não ver mais esta opção no seu app.

8.Sair Utilize esse botão se você quiser fechar completamente o aplicativo, tornando-se offline no chat. Perceba que clicando no “X” do aplicativo, sua sessão não será finalizada e o aplicativo continuará sendo executado em segundo plano. Caso tenha clicado no “X” e queira fechar o app por completo, localize o ícone do Jivo na barra de tarefas do seu sistema e finalze o aplicativo.

Ainda tem dúvidas? Nossa equipe de suporte está disponível 24/7 no chat do nosso site e ficará feliz em ajudar você.