O que é pitch de vendas? Faça o seu!

atualizado 8 de dezembro de 2023
Tempo de leitura13 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

Você sabe o que é pitch de vendas? Ainda não? Saiba que conhecer essa estratégia é fundamental para quem deseja aumentar suas chances de finalizar uma venda. 

Essa é uma estratégia bastante conhecida e amplamente utilizada pela maioria dos vendedores, ou seja, quem ainda não a utiliza já está a um passo atrás dos concorrentes. 

Pois, em um cenário altamente competitivo é preciso saber como conquistar o cliente investindo em um pitch de vendas baseado em qual etapa da jornada de compras o consumidor se encontra.

Para que você possa entender mais sobre como utilizar essa estratégia, o que é um pitch de venda e saber quais são as ferramentas que te ajudarão a criar um pitch de vendas perfeito, elaboramos esse artigo. 

O que é pitch de vendas? 

Se você está curioso para saber o que é pitch de vendas, dedicaremos esse tópico para que você possa esclarecer suas dúvidas sobre o pitch de vendas. 

O pitch de vendas é um discurso, ou fala, e que preza pela objetividade, apresentada por um profissional para convencer o consumidor a adquirir o seu produto ou serviço.

Mas se engana quem pensa que um pitch de vendas deve ser longo, muito pelo contrário, ele deve ser breve e ao mesmo tempo impactante, de maneira que desperte o interesse do seu cliente para que ele queira continuar a conversa posteriormente.

Entendeu a sacada? Ele deve funcionar como um estímulo para que o cliente possa avançar para a próxima etapa do funil de vendas

Além de impactante, o seu discurso também deve conter um discurso persuasivo, ou seja, é necessário saber como se comunicar com a pessoa a sua frente. 

Embora algumas pessoas já nasçam com a capacidade de comunicação bastante desenvolvida, criar um pitch de vendas pode ser um desafio para quem sente vergonha de falar em público. 

Por isso, antes mesmo de pensar em fazer o seu pitch de vendas é preciso aprender as principais técnicas de persuasão e de oratória, por isso separamos 3 cursos incríveis para você no próximo tópico.

3 Cursos para você melhorar a sua comunicação

Como falamos no tópico anterior sobre o que é pitch de vendas, é importante saber como se comunicar com um cliente, antes mesmo de pensar em o que é pitch de vendas. 

Algumas pessoas possuem mais facilidade em se comunicar, outras podem ter mais dificuldades por diversos motivos.

É importante que você compreenda que a comunicação pode ser trabalhada e melhorada, e por isso vamos te apresentar 3 cursos de oratória para que você possa começar a trabalhá-la para posteriormente elaborar um pitch de vendas persuasivo.  Confira:  

1. Curso Oratória Extreme – Você Falando Bem em Público

O Curso Oratória Extreme ensina como se tornar confiante em qualquer situação e conquistar uma oratória que dá resultados.

O método utilizado pelo material já ajudou mais de 7 mil brasileiros a terem uma oratória extraordinária.

O conteúdo foi criado exclusivamente para ajudar as pessoas a vencer as barreiras que encontram ao falar em público.

Com cerca de 12 anos de experiência ensinando sobre oratória, o instrutor irá abordar técnicas básicas e avançadas. Tudo será apresentado de uma forma simples e respeitando sua curva de aprendizado.

São 49 módulos ao todo que ensinam sobre comunicação, superação de desafios para falar, objetivos de apresentação e muito mais.

2. COMUNIQUE - Curso de Oratória

Esse curso vai te ensinar as principais técnicas de persuasão, aquecimento, como contar histórias cativantes, através de storytelling, e como ganhar a empatia das pessoas.

Ele é indicado para todo o tipo de pessoa, desde os mais tímidos até os mais extrovertidos que queiram aprender a como se comunicar melhor.

Todas as técnicas aplicadas estão distribuídas em 2 horas de videoaulas e você também terá acesso a 4 recursos para download.

Esse curso já formou mais de 4 mil alunos que passaram a utilizar as técnicas de persuasão no seu dia a dia, e ao final do curso todos os alunos garantiram um certificado de conclusão para adicionar no seu currículo.

3. Comunicação e Oratória | O Guia Completo

Nesse curso você investirá em melhorar tanto a sua capacidade de comunicação oral e escrita quanto a sua capacidade de comunicação corporal.

Pois ele oferece um guia completo para que você possa melhorar o seu impacto e influência durante uma conversa. Esse curso já formou mais de 3 mil alunos, e ao adquirir o curso você ainda terá acesso a 4 artigos e 7 recursos para download.

Você aprenderá a se comunicar com confiança e clareza, influenciar e marcar pessoas através da comunicação, dominar técnicas e padrões de comunicação para acelerar o seu crescimento e também a busca por resultados em 6 horas de videoaula. 

Não esqueça também de conferir o nosso conteúdo sobre o que é oratória para saber mais. 

Imagem vetorizada de uma mulher com um megafone em um celular

Entenda a importância do pitch de vendas

Depois de entender o que é pitch de vendas e como você pode melhorar a sua capacidade de oratória é importante compreender a importância do pitch de vendas. 

O pitch de vendas é importante, pois é ele pode ser uma fonte de aquisição de novos clientes ou pelo menos despertar o interesse desses clientes sobre um produto ou serviço.

Ele deve ser constituído pensando em quebrar objeções, solucionar problemas e demonstrar como o seu serviço pode ser benéfico para o consumidor. 

Nos dias atuais, é importante pensar que o consumidor possui acesso a muita  informação através de pesquisas, leitura de artigos e comparação de vendas.  

Portanto, o seu pitch de vendas não deve ter o papel de informá-lo, e sim apenas conduzir ele pela jornada de compras para que ele mesmo possa realizar suas pesquisas e tirar suas próprias conclusões. 

Ele deve ser elaborado com base em cada etapa da jornada de compra, pois isso permitirá que você consiga conduzi-lo para a próxima etapa.

O principal caminho para aprender como fazer um pitch de vendas de sucesso é manter o lead, ou o consumidor, engajado para que ele possa avançar para a próxima etapa.

Por isso, você precisa conhecer cada uma das etapas presentes na jornada de compras podemos citar:

  • Aprendizado e descoberta: Essa  é a etapa em que o cliente ainda não sabe que tem um problema ou seja, ele está descobrindo que ele tem um problema.
  • Reconhecimento do problema: Nessa etapa o consumidor já reconheceu que tem uma necessidade específica e que ela precisa ser atendida, logo ele começa a buscar maneiras de resolver essa necessidade ou situação. 
  • Consideração da solução: Nessa etapa é onde você irá vender o seu peixe para o consumidor e apresentar o seu produto como a melhor alternativa para solucionar o problema encontrado por ele.
  • Decisão de compra: Nesta etapa o cliente já está praticamente decidido em realizar a compra, basta apenas reforçar os benefícios da sua empresa e deixar claro quais são os seus diferenciais.

Para saber em qual etapa da jornada de compras, ou do funil de vendas,  o seu lead se encontra para poder aplicar o que é pitch de vendas corretamente, você pode fazer o uso da tecnologia. 

As ferramentas de CRM, por exemplo, são softwares criados para otimizar as vendas para quem possui ecommerce ou uma loja virtual.

Através do CRM, você pode classificar os leads conforme a sua etapa do funil de vendas, e ainda reconhecer os pontos fracos dentro do seu funil, que será fundamental para você possa melhorar o seu pitch de vendas e alinhar o seu discurso de acordo com o que cada lead precisa ouvir para avançar para a próxima etapa do funil.

O CRM do JivoChat, por exemplo, permite também que você realize negociações durante diretamente do chat enquanto estiver conversando com um lead, tenha acesso ao histórico de compras dos seus clientes e unifique os seus canais de venda em apenas um só lugar.

Se quiser saber mais sobre outras plataformas de CRM e como elas podem ajudar a tornar o seu pitch de vendas ainda mais qualificado, confira o nosso artigo sobre as melhores plataformas de CRM brasileiras.

Como fazer um pitch de vendas? 

Você já conhece cada uma das etapas da jornada de compras e por isso já sabe que o que é pitch de vendas deve ser bem elaborado e atender as necessidades do lead, ou consumidor, em cada uma das etapas.

Mas além disso, existem outros aspectos que também podem e devem ser levados em consideração na hora entender o que é pitch de vendas de qualidade e elaborá-lo. Confira abaixo quais são esses aspectos.

Conheça o seu público-alvo

Para elaborar o seu pitch de vendas é preciso entrar na mente do consumidor e buscar entender quem é esse consumidor e o que ele está buscando.

Mais do que isso, é preciso também conhecer quais são os interesses do consumidor para poder produzir um discurso com uma fala amigável, adequada e que converse com o consumidor na mesma linguagem que ele está acostumado.

É importante realizar um estudo de público-alvo, antes mesmo de elaborar o que é um pitch de vendas, ou você pode também investir em criar personas com base no seu perfil de consumidor. 

Lembre que é importante criar perfis com base em dados e informações reais sobre o consumidor e evitar achismos para que você possa desenvolver um bom pitch de vendas.

Preze pela objetividade 

Entender o que é pitch de vendas é fácil, mas na hora de elaborar o seu e colocar as ideias no papel, pode ser que as ideias não fluem tão facilmente quanto o esperado e para um bom pitch de vendas  é necessário que você priorize, em seu discurso, a objetividade.

Comece se perguntando o motivo de você estar criando um pitch, você provavelmente já possui informações sobre o seu público-alvo, dessa forma, é mais fácil olhar para o público e ter clareza de ideias sobre o que você quer fazer, e onde você quer chegar. 

Lembre-se de que o pitch de vendas deve ter a capacidade de capturar a atenção do consumidor em poucos segundos e você não tem tempo para ficar enrolando. 

Pratique o seu storytelling para mostrar ao consumidor como o seu produto pode se inserir em seu cotidiano, mas seja direto.

Faça uso dos gatilhos mentais

Os gatilhos mentais já são amplamente utilizados para vendas, em propagandas e por isso eles não devem ficar de fora de o que é pitch de vendas, pois fazem parte da sua construção.

Utilizar os gatilhos mentais para elaborar o seu pitch vai permitir que você induza o consumidor a realizar uma ação, ou até mesmo aproximá-lo da próxima etapa do funil de vendas ou da jornada de compra.

Através dos gatilhos mentais você pode fazer o consumidor desejar o seu produto ao mesmo tempo em que coloca ele em uma situação onde ele se sente pressionado mentalmente em adquiri-lo.

Entre os principais gatilhos mentais e também os mais utilizados, podemos dizer que são: 

  • Gatilho da urgência: Esse gatilho mental quando trabalhado e apresentado ao consumidor desperta a necessidade e a urgência em adquirir produto com urgência. Ex: Essas condições são apenas até às 20:00 de hoje.
  • Gatilho mental da autoridade: Consiste em mostrar ao consumidor que é líder no nicho em que atua fazendo o consumidor, dessa forma a decisão de compra se torna mais fácil para ele. Ex: Sabia que 95% dos abandonos no carrinho de compras ocorrem pela ausência de um chat online no seu site?
  • Gatilho da prova social: Ele tem a capacidade de estreitar seu relacionamento com o consumidor mostrando que outras pessoas também tiveram seus problemas resolvidos pelo serviço que você oferece. Ex: As maiores empresas do Brasil utilizam os nossos serviços.

Ofereça soluções

O seu objetivo central em fazer um pitch de vendas é vender o seu produto ou serviço, tenha em mente que você deve conhecer quais são as principais dores do cliente.

Conhecendo quais são essas dores, é mais fácil criar uma narrativa envolvente e que ofereça ao cliente a solução que ele espera encontrar, ou seja, crie um discurso estratégico e utilize as informações que você tem disponível.

Mantenha o foco em solucionar os problemas apresentados por eles, resolvendo as suas principais dificuldades e principalmente mostrando que você pode ajudá-lo a alcançar os objetivos dele.

Quebre objeções

Você sabe o que é pitch de venda, mas sabia que um bom pitch de vendas antevê as prováveis respostas e principalmente os prováveis não que um consumidor pode dar.

Assim, você pode encontrar estratégias para "desarmar" o consumidor, pois elas podem aparecer em qualquer fase do seu pitch de vendas.

Por isso, é sempre bom estar preparado para tentar ganhar o consumidor mais uma vez.  Algumas das principais objeções são: 

  • Falta de dinheiro
  • Não confiar na marca
  • Proposta não atrativa
  • Falta de compreensão sobre a necessidade de adquirir o seu produto

Aponte os benefícios

Se tem uma coisa que encanta o consumidor é conhecer como um produto ou serviço pode trazer benefícios para a sua vida cotidiana.

Mas não se engane! Demonstrar benefícios não é apresentar as características ou fazer todas as especificações técnicas de um produto, e sim mostrar quais são as vantagens e como esse produto pode ser a solução para os seus problemas.

Encante o cliente

Lembra dos cursos de oratória que apresentamos depois de você entender o que é pitch de vendas?

Eles com certeza vão te ajudar a melhorar a sua comunicação, pois independentemente de você estar realizando uma conversa cara a cara, ou através do telefone, é importante demonstrar segurança na hora de se comunicar com o cliente.

Portanto, invista em melhorar a sua capacidade de oratória para conseguir transmitir o seu discurso sem gaguejar ou sem parecer nervoso, pois dificilmente um cliente irá levar a sério uma pessoa que parece nervosa.

Um outro aspecto importante, é que você deve acreditar na sua proposta e no produto que você está vendendo, se você mesmo não acredita, como você espera passar confiança para o cliente?

Um bom vendedor deve ser apaixonado por aquilo que vende e isso também deve transparecer no seu pitch de vendas.

Imagem vetorizada de uma mulher realizando uma compra

Pitch de vendas exemplos práticos

Para facilitar a montagem de o que é pitch de vendas, separamos 4 passos rápidos e básicos para exemplificar como começar. Confira:

  • Prenda a atenção do cliente: Comece o seu pitch com algo que prenda a atenção do cliente e que não permita que consiga deixar de ler a continuação. Você pode mencionar metas, desafios, dores. Por exemplo: "Você pode aumentar suas vendas ..."
  • Mostre a solução: Hora demonstrar para o seu cliente quem é a solução e como ela pode resolver os pontos críticos do seu negócio. Por exemplo: "Você pode aumentar suas vendas, com o CRM do JivoChat você aumenta a eficiência da sua equipe de vendas…" 
  • Mostre os resultados: Aponte o quanto um cliente pode ganhar ao adquirir o seu produto ou serviço. Por exemplo:  "Você pode aumentar suas vendas, com o CRM do JivoChat você aumenta a eficiência da sua equipe de vendas aumentando em até 20% as suas chances de conversão de clientes."
  • Mostre ser confiável: Cite alguns dos seus clientes e demonstre a eles credibilidade, aproveite para mencionar referências também. Por exemplo:  "Você pode aumentar suas vendas, com o CRM do JivoChat você aumenta a eficiência da sua equipe de vendas aumentando em até 20% as suas chances de conversão de clientes, mais de 200 empreendedores utilizam essa solução, entre no nosso site e não perca a oportunidade de melhorar suas vendas." 

Aprendeu o que é pitch de vendas e como fazer o seu?

Depois de entender o que é pitch de vendas, não esqueça também de estudar outras estratégias de marketing, pois elas também serão úteis para que você saiba elaborar o seu pitch de vendas.

Não esqueça de investir também em um CRM que ajude você a entender em qual etapa do funil de vendas cada cliente se encontra, e se quiser vender na internet monte a sua loja virtual com Wix.

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