UX Design: O que é, para que serve e como seguir carreira

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Felipe A.
Felipe A.
Redator

Seja em sites, softwares, aplicativos ou até mesmo chats on-line, o UX design é essencial para proporcionar uma melhor experiência de uso aos usuários e garantir o sucesso de qualquer produto digital.

Neste guia completo nós vamos explorar o que é design de experiência do usuários, como ele surgiu, em que ele se difere do conceito de UI design e as melhores maneiras de começar uma carreira na área, confira!

O que é UX Design?

UX Design, ou design de experiência do usuário, é uma área que tem como principal foco criar produtos que capazes de atender as necessidades do usuário, resolver problemas e garantir que eles tenham uma boa experiência.

Isso envolve a concepção de todo o processo de aquisição e integração do produto, além de outros aspectos fundamentais como branding, design, usabilidade e função. Quando aplicado da forma correta, o UX design pode melhorar os níveis de satisfação dos seus clientes.

História do UX Design

No ano de 1988, Donald Norman, um especialista em ciência cognitiva, publicou o livro The Design of Everyday Things, no qual enfatiza a relevância do design intuitivo focado no usuário.

Em 1993, Donald Norman foi contratado pela Apple Inc. como vice-presidente do Advanced Tecnhology Group, onde sua missão consistia em aplicar os princípios do design orientado ao usuário nos produtos da empresa.

Desde então, o campo do UX design se diversificou bastante, ramificando-se em diversas outras subdisciplinas e especializações, como:

  • Pesquisador de Experiência do Usuário (UX Researcher);
  • Designer de Interação (Interaction Designer ou IxD);
  • Arquiteto da Informação (Information Architect);
  • Designer Visual (UI Designer ou Visual Designer);
  • Designer de Usabilidade (Usability Analyst);
  • Designer de Experiência do Usuário (UX Designer);
  • Estratégia de Conteúdo (Content Strategist);
  • Designer de Experiência do Cliente (Customer Experience Designer ou CX Designer);
  • Especialista em Acessibilidade (Accessibility Specialist).

UX Design e UI Design, qual a diferença?

Apesar de ambos os conceitos estarem relacionados e trabalharem frequentemente juntos, há diferenças significativas entre eles que precisam ser destacadas para que não haja nenhuma confusão, vamos lá:

Definições Básicas

Enquanto UX design refere-se ao processo de aumentar a satisfação do usuário melhorando a usabilidade e acessibilidade com foco na experiência, o UI design diz respeito a interface gráfica de um produto ou serviço digital.

Ou seja, UI designer lida com toda a aparência visual, isso inclui layout, tipografia, cores, ícones e qualquer outro elemento gráfico, garantindo que a interface de um produto ou serviço seja agradável e funcional acima de tudo.

Foco e Objetivo

Conforme mencionamos anteriormente, o UX tem como objetivo resolver problemas dos usuários, atender suas necessidades e garantir que eles tenham uma experiência satisfatória ao interagir com um produto ou serviço.

Já o UI design foca na apresentação visual de um produto, criando uma interface intuitiva com elementos gráficos que, além de atraentes, sejam coerentes e carreguem a identidade visual da marca.

Processos e Ferramentas

O UX design é um processo contínuo que envolve diversas etapas, sendo elas: pesquisa com o usuário, criação de personas, mapeamento de jornada, wireframing, prototipagem, testes de usabilidade e iteração com base no feedback.

Para isso, esses profissionais normalmente usam ferramentas como: Sketch, Figma, Adobe XD, UsterTesting e Optimal Workshop

Enquanto isso, o UI designer utiliza ferramentas como Adobe Photoshop, Illustrator, Figma, Adobe XD e muitos outros para criar interfaces, layouts, designs de botões, ícones, tipografias e cores que sejam atraentes, funcionais e intuitivas.

Principais áreas do UX design

Quando falamos em design de experiência do usuário, precisamos destacar algumas áreas principais:

  • Pesquisa de Usuário(UR): A pesquisa do usuário é parte fundamental do UX design, pois te permite compreender as necessidades, comportamentos e preferências de cada usuário através de entrevistas, observações e análises de dados.
  • Arquitetura da Informação(IA): Esta área é responsável por organizar e estruturar os dados e os conteúdos de forma que os usuários consigam navegar e localizar as informações com mais facilidade.
  • Design de Interação(IxD): O IxD tem o objetivo de criar uma interface que permita os usuários interagirem com o produto, plataforma ou serviço de forma intuitiva e eficaz, visando minimizar a fricção e maximizar a clareza.
  • Design Visual(VD): Área que cuida da aparência estética do produto ou sistema, incluindo layout, tipografia, cores, ícones, etc. O objetivo é criar uma interface que seja coerente com a identidade visual da marca e agradável para os usuários.
  • Estratégias de Experiência(ExS): O ExS se concentra em traçar uma estratégia, com objetivos e diretrizes claros, para oferecer a melhor experiência possível ao usuário durante toda a jornada.

O que um profissional de UX Design faz?

Como o próprio nome sugere, o profissional de UX design desempenha uma variedade de funções e tem como objetivo principal, melhorar o produto ou serviço para que ele ofereça uma experiência satisfatória e eficiente aos usuários.

Para isso, é necessário implementar uma metodologia que se baseie no Design Thinking, dividida em cinco etapas: empatizar, definir, idealizar, prototipar e testar. Aqui está como cada etapa funciona:

  • 1. Empatizar: Consiste em compreender as necessidades, comportamentos e motivações dos usuários através de pesquisas, mapas de empatia, questionários e etc.
  • 2. Definir: Depois de coletar os dados, está na hora de sintetizar as informações e analisa-las para identificar padrões, problemas, oportunidades e criar personas que representem os usuários para entender a jornada de interação com o produto.
  • 3. Idealizar: O próximo passo é idealizar, ou seja, fazer um brainstorming para propor ideias e possíveis soluções para os problemas identificados nos diferentes momentos da jornada do usuário.
  • 4. Prototipar: Logo em seguida, a equipe de UX design deverá criar um protótipo e desenvolver wireframes para visualizar a estrutura básica e a viabilidade da soluções propostas.
  • 5. Testar: Por último, sua equipe irá utilizar o protótipo para conduzir testes e avaliar a eficácia das soluções através do feedback direto dos usuários, sempre revisando e aprimorando o produto.

Tipos de projetos que um UX Designer trabalha

Um UX designer pode trabalhar com diversos tipos de projetos, cada um com suas particularidades e desafios. Aqui estão alguns exemplos de áreas que você poderá atuar no futuro ou começar agora para montar seu portfólio, confira:

Design de Sites

Atualmente, toda empresa necessita de um site para se manter competitiva no mercado, seja um e-commerce ou uma vitrine para exibir produtos. É por isso que tantos profissionais têm se dedicado ao web design.

A principal função do web designer é criar sites que sejam fáceis de navegar, visualmente atraentes e intuitivos. Isso incluir blogs, sites pessoais, lojas virtuais, páginas para vender serviços, páginas de divulgação, etc.

O Boticário é ótimo exemplo de e-commerce, pois conta com uma página inicial muito bem estruturada e intuitiva. Ao acessar usuário tem acesso a todas as categorias do site, além de um carrossel com os principais lançamentos e promoções do momento.

imagem que mostra a página inicial do e-commerce do Boticário

Landing Page

Landing Page é uma página que tem como principal objetivo captar leads e obter informações de contato de visitantes, como e-mail, telefone e etc, através de práticas e estratégias de marketing muito bem definidas.

É papel do profissional de UX design criar um modelo de página que seja interativo e estimule os usuários a tomar uma ação. Isso é feito através de alguns elementos:

  • Visual simples, intuitivo e atrativo, composto por imagens de boa qualidade e fontes que sejam fáceis de ler.
  • Texto persuasivo e uma descrição desenvolvida como gatilhos mentais que incentivem o usuário a realizar uma ação específica.
  • Campo de formulários onde o usuário irá fornecer informações e dados de contato em troca de uma promoção ou acesso a algum conteúdo.
  • Um CTA (call-to-action) bem posicionado que guie o visitante para que ele saiba exatamente o que fazer na página.

Esta página ofertando um E-book gratuito da Rock Content é um bom exemplo de landing page. Nela temos uma imagem que destaca o objetivo, uma descrição detalhada e objetiva do material, gatilhos mentais e um formulário de captação para ser preenchido.

imagem que mostra a landing page para baixar um e-book gratuito da Rock Content

Design de Aplicativos

Além de sites, os profissionais de UX design também participam do processo de desenvolvimento de aplicativos para celular. Isso envolve desenvolver interfaces para aplicativos que sejam práticas, agradáveis e intuitivas.

Design de Software

Uma outra possibilidade é trabalhar projetando interfaces para softwares de desktop ou sistema empresariais mais complexos, com foco em entregar um programa intuitivo para melhorar a produtividade dos usuários.

Design de Experiências de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR)

Recentemente, alguns profissionais da área estão trabalhando junto com empresas de tecnologia, como a Meta, para criar experiências imersivas e interativas em ambientes de realidade virtual e realidade aumentada.

Suas tarefas serão: realizar pesquisa de usuário para entender as expectativas e necessidades dentro destes ambientes imersivos, criar wireframes e storyboards para cenários de VR e AR, design de interações 3D e interfaces de usuários, além de testes de usabilidade.

Principais habilidades de um profissional de UX Design

Para conquistar uma carreia de sucesso no UX design, você precisa ter um conjunto equilibrado de soft skills e hard skills. Aqui estão as principais características e habilidades de um profissional desta área:

Soft Skills

  • Empatia: Um bom UX designer tem a capacidade de entender e sentir as emoções e necessidades dos usuários.
  • Comunicação: Habilidade para articular e apresentar suas ideias de forma clara e eficaz, tanto verbalmente quanto por escrito para seus colegas de trabalho e clientes.
  • Pensamento Crítico: Capacidade identificar problemas em um produto e encontrar soluções eficazes para contornar esses problemas.
  • Adaptabilidade: Dentro da área de UX design, é necessário ter flexibilidade para se ajustar a mudanças rápidas, novas informações e inovações do mercado.
  • Curiosidade: Estar disposto a evoluir, aprender coisas novas e absorver novas ideias.

Hard Skills

  • Design Visual: Saber criar interfaces esteticamente agradáveis e funcionais, além de aplicar corretamente tipografias e paletas de cores para melhorar a experiência do usuário.
  • Prototipagem: Desenvolver protótipos funcionais e esboços de baixa fidelidade para mapear a estrutura e o layout de interfaces de sites, aplicativos, softwares e etc.
  • Pesquisa de Usuário: Capacidade de conduzir entrevistas detalhadas e realizar testes para avaliar a usabilidade e a eficácia dos designs, além de entender as necessidades e comportamentos dos usuários.
  • Análise de Dados: Habilidade de interpretar dados de pesquisas e testes de forma analítica para tomar decisões estratégicas e informadas de design.
  • Conhecimento de HTML/CSS: Em certas áreas, é necessário ter um entendimento básico em HTML e CSS para conseguir colaborar de maneira eficaz com a equipe de desenvolvimento.

Como se tornar um UX Designer?

A seguir, separamos um pequeno guia com alguns passos para iniciar e desenvolver uma carreira em UX Design:

  • 1. Estude o básico sobre UX Design: Caso tenha se interessado pela área, comece a pesquisar alguns conteúdos e cursos para aprender o básico da área. Atualmente existem diversos conteúdos interessantes disponíveis.
  • 2. Conheça as Ferramentas: Comece a estudar ferramentas que são utilizadas ao longo do processo de criação. Algumas das principais são: Sketch, Figma, Adobe XD, UsterTesting e Optimal Workshop.
  • 3. Pratique em Projetos Pessoais: Para conseguir treinar suas habilidades, crie projetos em áreas do seu interesse e pratique como se estivesse entregando um produto para um cliente.
  • 4. Construa um Portfólio: Utilize esses projetos para construir um portfólio robusto que demonstre suas habilidades. Alguns sites como Fiverr e Upwork podem te ajudar a encontrar trabalhos e ganhar experiência.
  • 5. Busque Vagas: Agora que você já está experiente e construiu um bom portfólio, comece a se candidatar a vagas de emprego na área do seu interesse.

Dicas de Cursos de UX Design

Confira a seguir uma lista com as melhores alternativas de cursos sobre UX Design:

1. UX & Design Thinking: Experiência do Usuário nos negócios

Este curso é uma excelente opção para quem está iniciando na área, isso porque ele é uma coletânea de várias técnicas que abordam desde as ferramentas práticas de UX até os processo de trabalho utilizados por lideres para guiar suas equipes.

Com o "UX & Design Thinking: Experiência do Usuário nos negócios", você irá aprender a usar as principais métricas de sucesso para produtos e UX, o que te permite avaliar, dirigir e monitorar o desenvolvimento de todos os seus produtos.

Carga horária: 11 horas

Certificado: oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • UX e Negócios
  • Estratégia de produto
  • Geração de ideias
  • Planejamento
  • Validação e pesquisa
  • Desenho de interfaces
  • Usabilidade e chekclist de experiência do usuário
  • Métricas de sucesso
  • Lean UX e Design Sprints

Tipo de acesso: Acesso vitalício ao conteúdo pela plataforma Udemy.

2. UX Design de A a Z: tudo sobre experiência do usuário

Logo em seguir temos o UX Design de A a Z, um material desenvolvido e separado em seções que traz exemplos práticos, permitindo que os alunos aprendam a criar e oferecer as melhores experiências possíveis em serviços de produtos digitais.

Além disso, você irá aprender como aplicar mais de 60 ferramentas de design, criar wireframes baseados em técnicas e princípios mais utilizados, criar protótipos, além de desenvolver e monitorar seus produtos com KPI's voltados para área de UX.

Carga horária: 11,5 horas

Certificado: oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Como fazer UX
  • Estratégia
  • User Research
  • Síntese e Análise de Dados
  • Ideação
  • Arquitetura da Informação e UX Writing
  • Desenvolvimento dos Wireframes
  • Design de Interação
  • Protótipos
  • Testes com usuários
  • ROI de UX

Tipo de acesso: Acesso vitalício ao conteúdo pela plataforma Udemy.

3. Figma Design de interfaces do zero ao profissional

Por último, mas não menos importante, esse curso é a escolha perfeita para quem quer aprender a usar o Figma do zero e se tornar um profissional capaz de criar interfaces e protótipos de sites e aplicativos.

Nas aulas você irá descobrir como criar interfaces responsivas que são compatíveis com todos os tipos de dispositivos, os processos usados no mercado e como criar wireframes a partir de um projeto real.

Carga horária: 13,5 horas

Certificado: oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Aprendendo User Interface (UI)
  • Conhecendo o Figma
  • Manipular as propriedades
  • Prototipação
  • Style guide
  • Projeto Move
  • Fluxo complexos
  • Projeto

Tipo de acesso: Acesso vitalício ao conteúdo pela plataforma Udemy.

Aprendeu o que é UX Design e como ingressar na área?

Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado a entender o que é UX Design, como esta área pode transformar completamente a experiência do usuário com produtos e serviços digitais, além de te ensinar as melhores estratégias para ingressas na profissão.

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