Como treinar seus operadores a usarem o JivoChat?

Escolher uma equipe que preste um bom atendimento é essencial, mas como prepará-los para usar o Jivochat?

Existe uma quantidade considerável de ações que pode tomar para melhorar seu atendimento online. Uma delas é definir critérios específicos na hora de selecionar os operadores de chat online que farão parte de sua equipe. Mas, além das habilidades aprendidas e aptidões naturais desses profissionais, ainda é necessário ensiná-los como usar as ferramentas de atendimento. Por isso, confira abaixo um passo a passo do que deve fazer para treinar seus operadores a usarem o JivoChat!

Dê autonomia para eles resolverem as questões que surgirem

Antes mesmo de dar dicas mais práticas de como usar o JivoChat, é importante entender que você não pode ser o primeiro obstáculo da equipe na hora de prestar atendimento. É importante que, aos poucos, dê autonomia para os atendentes resolverem os problemas que surgirem. Se exigir que seus operadores o consultem antes de seguir com a solução de uma questão, isso aumentará o tempo de atendimento e possivelmente acarretará em maior insatisfação do cliente.

Lembre-se: sua equipe está lá para que possa focar em questões estratégicas de seu negócio, não para que tenha mais trabalho. Por isso, ensine-os a usar a ferramenta e mostre-os os tipos de reclamação mais comuns e como resolvê-los. A partir daí, basta que os dê autonomia para solucionar essas questões e só venham a você caso tenham de lidar com uma situação excepcional.

Ensine-os a consultar a Central de Ajuda do JivoChat

Uma das melhores maneiras de tirar dúvidas sobre o uso do JivoChat é consultando a Central de Ajuda de nossa ferramenta. Disponível através do link, eles podem solucionar dúvidas corriqueiras, como aprender a monitorar os visitantes do seu site, usar o tradutor interno do JivoChat e até mesmo como instalar o aplicativo de operador em seu computador ou dispositivo mobile.

Ajuda

Também é importante que sua equipe saiba quais são as novas ferramentas do JivoChat. Por isso, também aconselhamos que acesse nossa página inicial e nossa área de funcionalidades para saber tudo o que o JivoChat pode ajudá-lo a fazer.

Transferir conversas e ligações para problemas maiores no começo

Como recomendamos no primeiro item do artigo, é importante dar autonomia a seus operadores para que possam resolver problemas corriqueiros encarados em seu negócio. Porém, autonomia demais também pode ser prejudicial. Por isso, no começo é importante que os instrua a transferir chats e ligações quando se depararem com problemas maiores ou desconhecidos. Como o JivoChat permite faz o backup de todas as conversas, poderá inclusive ensiná-los a resolver esse tipo de problema no futuro, ensinando-os a terem maior autonomia.

Programa de Afiliados JivoChat: 30% de comissões recorrentes!

Respostas rápidas separadas por departamento

Caso sua área de atendimento online esteja dividida em diversos departamentos, é importante que os modelos de respostas rápidas estejam separados por departamento. Isso evita que seus operadores tenham uma lista muito grande desse tipo de resposta, dificultando que encontrem a resposta desejada. Ou seja, ter respostas rápidas desorganizadas acabará por deixar a resposta lenta, acabando com o propósito da funcionalidade.

Respostas

Acompanhe nosso blog para problemas mais complexos

Boa parte da Central de Ajuda do JivoChat o ensina a lidar com problemas corriqueiros ou a configurar funcionalidades da plataforma. Para situações mais complexas, como aprender a delegar operadores em seu chat online, poderá usar os artigos e tutoriais do blog.

Além de ensinar a usar as ferramentas do JivoChat, também tratamos de assuntos como estratégias para vender usando o JivoChat e indicamos ferramentas essenciais para sua ecommerce, entre muitos outros. Acesse o link e assine nossa newsletter para acompanhar nossos artigos!

Blog

Aprenda mais sobre o JivoChat e indique nossa plataforma de chat online

Agora que conhece mais sobre nossa ferramenta, aproveite a oportunidade e planeje já o treinamento de seus operadores em nossa ferramenta. Não esqueça também de indicar o JivoChat a outros profissionais e empreendedores que conhece. Vale relembrar que o JivoChat oferece 14 dias de testes GRATUITOS com acesso total às funcionalidades da plataforma. Basta clicar no link e completar o cadastro para começarem a testar já!

2018/05/ 3

Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...

Dicas para ecommerce, conversão e suporte