O que é Threads do Instagram?

atualizado 6 de novembro de 2023
Tempo de leitura7 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Em apenas alguns dias o Threads já atingiu 100 milhões de usuários. A rede social está parcialmente conectada ao Instagram e possibilita que os usuários compartilhem textos, imagens e vídeos, além de curtir, compartilhar e comentar as postagens de outros usuários. Mas o que é Threads do Instagram?

Desenvolvido pela Meta, o Threads foi lançado em 5 de julho de 2023 em mais de 100 nações e é a mais recente aposta de Mark Zuckerberg para competir com o Twitter como um aplicativo para conversas públicas. Se você quer saber mais sobre o que é Threads do Instagram, continue a leitura deste artigo!

O que é Threads do Instagram?

Threads é um aplicativo exclusivo do Instagram desenvolvido pela Meta. Sua interface é semelhante à do Twitter, mas utiliza o design característico do Instagram para as contas de usuário.

Uma versão inicial do aplicativo foi lançada em 2019, mas acabou sendo descontinuada. No entanto, em julho de 2023, o Threads foi relançado com a incorporação de alguns elementos da versão original, juntamente com novos recursos.

O objetivo principal do aplicativo Threads é proporcionar aos usuários um espaço para compartilhar rapidamente fotos, vídeos e textos com seus seguidores do Instagram.

Anteriormente, essa funcionalidade estava limitada à lista de amigos próximos do Instagram, mas agora os usuários têm a opção de escolher quem pode visualizar suas atualizações.

Captura de tela do Threads do Instagram

Como funciona o Threads?

Assim como no Twitter, os usuários podem compartilhar seus pensamentos criando novos tópicos de discussão. É possível escolher quem pode responder a esses tópicos: seguidores, perfis que você segue ou apenas as pessoas mencionadas. Esse público selecionado pode então responder ao tópico com imagens, vídeos ou texto.

Ao ser lançada, a plataforma possui uma interface extremamente simples: a página de perfil inclui apenas campos para apelido, nome de usuário e foto, juntamente com um link para acessar a conta do Instagram.

No feed, é possível navegar entre a guia de Threads (postagens) e Respostas (respostas do perfil). Ao selecionar uma publicação para visualizar seus detalhes, o conteúdo é exibido no topo da tela, enquanto os comentários são organizados logo abaixo, seguindo o mesmo formato adotado pelo Twitter.

Os usuários têm a opção de fazer o download do aplicativo Threads e fazer login utilizando sua conta do Instagram. Ao fazer isso, é possível seguir automaticamente as mesmas pessoas e importar a biografia do perfil.

Captura de tela do Threads do Instagram

Além disso, alguns recursos, como bloqueio de usuários e ocultação de curtidas, serão transferidos para o Threads.

As configurações de privacidade

Quando um usuário abre seu perfil no Threads pela primeira vez, é solicitado que escolha entre ter um perfil público ou privado.

Essa configuração pode ser alterada posteriormente nas opções de privacidade. Assim como no Instagram, ter um perfil privado significa que apenas seus seguidores podem entrar em contato com você, e você terá controle para aprovar ou negar solicitações de acompanhamento.

Embora muitos desses recursos estejam presentes tanto no Threads quanto no Instagram, a maioria deles precisa ser configurada novamente no Threads. Isso inclui definir quem pode mencionar você, quem foi silenciado nos Tópicos, quais palavras você deseja ocultar nos Tópicos e seus seguidores.

O Threads não possui tantas configurações a serem definidas separadamente, uma vez que está vinculado às configurações já existentes no Instagram.

Usuários bloqueados

Uma funcionalidade do aplicativo Threads que é similar ao Instagram é a lista de usuários bloqueados. Quando um usuário começa a utilizar o Threads, aqueles que foram bloqueados no Instagram permanecerão bloqueados também no Threads.

Para gerenciar essa lista, os usuários precisarão realizar essa ação no próprio aplicativo do Instagram.

Dar um tempo

O Threads apresenta um recurso chamado "Faça uma pausa" que auxilia os usuários no gerenciamento do tempo de tela. Essa funcionalidade opera de maneira semelhante ao recurso existente no Instagram, permitindo que os usuários estabeleçam limites para a rolagem na plataforma.

Supervisão

A supervisão do Instagram também é aplicada aos tópicos no Threads. Caso você tenha configurado a supervisão através do Meta Family Center, os tópicos serão automaticamente incluídos nessa supervisão.

Threads foi estabelecido com uma classificação mínima de idade de 12 anos na Apple App Store e possui recursos de orientação parental disponíveis na Google Play Store.

No entanto, é importante observar que a classificação etária mínima para o Instagram ainda é de 13 anos ou mais. O aplicativo Threads adere às diretrizes da comunidade do Instagram, mas também possui algumas adições próprias.

Compartilhando

Tópicos e Instagram trabalham juntos. Você pode compartilhar uma postagem do Threads em sua história e feed do Instagram, como um Tweet ou como um link independente entre as plataformas.

Os usuários também podem republicar tópicos em seu próprio feed. Isso só é possível se o perfil for público.

Como baixar o Threads do Instagram?

Para obter o aplicativo Threads do Instagram, basta realizar uma pesquisa por "Threads, an Instagram app" na App Store (no caso de dispositivos iOS) ou na Google Play Store (no caso de dispositivos Android).

Além disso, os usuários que pesquisarem por "Threads" ou "saymore" na barra de pesquisa do Instagram encontrarão um ícone vermelho. Ao clicar nesse ícone, eles serão direcionados para um convite personalizado com o nome do usuário, convidando-os a baixar o aplicativo Threads.

A seguir, apresentaremos como realizar o download do aplicativo em cada uma dessas lojas de aplicativos.

Como baixar o Threads no iPhone?

Para fazer o download do Threads no iPhone, você pode seguir os seguintes passos:

  1. Abra a App Store no seu iPhone.
  2. Na barra de busca, digite "Threads, an Instagram app".
  3. Selecione o aplicativo "Threads" na lista de resultados.
  4. Toque no botão "Obter" próximo ao aplicativo.
  5. Insira a senha do seu iCloud (se solicitado) ou use o Touch ID/Face ID para confirmar o download.
  6. Aguarde o download e a instalação serem concluídos.
  7. Após a instalação, você pode abrir o aplicativo Threads no seu iPhone e começar a usá-lo.

Como baixar o Threads no Android?

Para fazer o download do Threads no Android, siga estas etapas:

  1. Abra a Google Play Store no seu dispositivo Android.
  2. Toque no ícone da lupa na parte superior da tela para abrir a barra de pesquisa.
  3. Digite "Threads, an Instagram app" na barra de pesquisa e pressione Enter ou toque no ícone de pesquisa.
  4. Na lista de resultados, clique no aplicativo "Threads".
  5. Na página do aplicativo, clique no botão "Instalar", localizado no canto superior direito da tela.
  6. Uma janela pop-up será exibida com as permissões necessárias do aplicativo. Clique em "Aceitar" para confirmar o download.
  7. Aguarde o download e a instalação do aplicativo serem concluídos.
  8. Após a instalação, você pode abrir o aplicativo Threads no seu dispositivo Android e começar a utilizá-lo.

Quais são as vantagens do Threads do Instagram?

Agora que você já entendeu o que é Threads do Instagram e como baixar, separamos algumas vantagens de entrar nessa nova rede social.

Uma das vantagens do Threads do Instagram é sua integração, permitindo a importação de diversos dados da plataforma de fotos, incluindo o selo de verificação.

Além disso, ao ingressar no Threads, você não parte do zero, pois seus seguidores do Instagram são automaticamente transferidos para essa nova rede social.

A integração com o Instagram também é benéfica para aqueles que desejam compartilhar conteúdo entre as redes sociais. É possível compartilhar postagens através dos Stories do Instagram, e as conversas no Threads também aparecem nas mensagens diretas do Instagram.

O Threads oferece recursos de compartilhamento, respostas, comentários e republicação de postagens de texto. Os posts de texto podem ter até 500 caracteres, o que representa um avanço em relação ao limite de 280 caracteres do Twitter, por exemplo.

Além disso, a Meta está trabalhando para permitir que as publicações do Threads sejam conectadas a outras redes sociais, como o Mastodon.

Quais são as desvantagens do Threads do Instagram?

Atualmente, o Threads não possui uma interface web, recurso de busca de postagens de outros perfis e mensagens privadas entre usuários.

Além disso, a plataforma não oferece recursos como trending topics, hashtags, tags, opção de salvar postagens ou possibilidades de monetização.

O lançamento do Threads ocorreu sem a inclusão de diversas funcionalidades que ainda colocam o Twitter à frente da nova rede social da Meta.

O Twitter vai acabar por causa do Threads?

O Threads não será responsável pelo fim do Twitter. A plataforma de Elon Musk é pioneira entre as redes sociais de texto e possui mais de 350 milhões de usuários. Em comparação, a Meta (empresa por trás do Threads) tem aproximadamente 100 milhões de perfis ativos.

Além disso, o Twitter ainda oferece diversas funcionalidades únicas e interessantes que não estão presentes em outras redes sociais.

Aprendeu o que é Threads do Instagram?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender tudo sobre o que é Threads do Instagram, a nova rede social da Meta.

O Threads pode ser uma oportunidade para quem possui marca no Instagram de se aproximar da sua audiência.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download