20 dicas de como ganhar seguidores no Twitter

Índice

Por ser uma rede social mais dinâmica e rápida, o Twitter é uma rede social que tem muito a oferecer ao seu negócio ou a sua marca. Essa rede social possibilita uma interação e uma proximidade maior com o seu cliente.

Com mais de 330 milhões de usuários mensais ativos, o Twitter é uma ferramenta bem poderosa de marketing, e ter um perfil com muitos seguidores é algo relevante e te ajuda a chamar atenção.

Se você deseja esse nível de engajamento e acessar essa enorme audiência do Twitter, você vai precisar trabalhar para isso. Não adianta apenas criar o seu perfil no Twitter e esperar que as pessoas passem a te seguir.

Mas não precisa se preocupar, nós preparamos um guia para te ajudar a conquistar seguidores no Twitter e aumentar o engajamento da sua marca ou do seu negócio nessa rede social.

20 Dicas de como ganhar seguidores no Twitter

1. Seja engajado com os seus seguidores

Um dos pontos mais básicos é você se mostrar ativo para os seus seguidores. Seja começando a seguir os seus seguidores de volta e sempre se relacionando e interagindo de alguma maneira, comentando, curtindo e retuitando algo que você ache relevante.

Fique sempre de olho na sua timeline, é fundamental que seus seguidores notem que o seu perfil não é uma via de mão única e que você está interessado no que eles estão dizendo, faça isso com quem também não te segue mas de alguma forma interage com você.

Por isso, interagir com a sua audiência é fundamental, o público verá que o seu perfil é ativo e consequentemente novos seguidores irão começar a te acompanhar.

2. Crie conteúdo de valor

A melhor forma de ganhar novos seguidores no Twitter, é mantendo os que você já tem e fornecer um conteúdo de qualidade. Pois ao fazer isso, o seu seguidor antigo vai continuar te acompanhando e irá compartilhar com mais pessoas, e atraindo novos seguidores.

Apesar de ser uma rede social mais rápida e de informações mais curtas, já que cada tweet é limitado em 280 caracteres, o seu conteúdo precisa ser interessante e relevante.

Não basta apenas compartilhar qualquer notícia ou algo que não tenha a ver com o seu nicho, pense em conteúdos que podem ser relevantes para a sua audiência.

Caso você use o Twitter para a sua marca ou empresa, as pessoas estão interessadas no que você tem a dizer. Então é importante fazer uma ou outra publicação com promoção e anúncio dos seus produtos ou serviços, mas não focar somente nisso.

Publicar apenas promoções e anúncios pode acabar sendo cansativo para quem te segue, por isso faça publicações com dicas, frases ou conteúdos que tenham algum valor e que sejam úteis de alguma maneira para a sua audiência.

3. Faça conteúdo compartilhável

Além de um conteúdo de qualidade, outra dica muito importante é que o conteúdo seja compartilhável. É fundamental produzir conteúdos bons e relevantes, mas alcançar novos seguidores as pessoas precisam gostar e querer compartilhar.

Como falamos anteriormente, se o conteúdo for bom e o seu público gostar, as chances dessa pessoa compartilhar com outra e assim em diante é maior e isso faz com que novas pessoas passem a acompanhar o seu perfil no Twitter.

Independente de do nicho da sua empresa ou da sua marca, publicar algum artigo científico muito extenso com diversos termos técnicos pode ser relevante, mas acaba não sendo muito atrativo.

Por isso, ao invés de publicar ele completo, extraia o básico desse conteúdo e tente reduzir a alguns tweets. Dessa forma o seu público além de ler, vão estar informados e provavelmente compartilharam o seu conteúdo.

4. Retweet conteúdos de outras pessoas

Uma das ferramentas nativas do Twitter que ajuda muito a compartilhar e aumentar o engajamento com seus seguidores é o Retweet. Dar retweet e compartilhar um conteúdo relevante para o seu público ajuda bastante a ganhar seguidores.

Uma maneira eficiente de ganhar seguidores utilizando o retweet é buscando por hashtags que sejam semelhantes aos conteúdos do seu perfil e encontrar os melhores tweets. Dessa forma você produz um conteúdo relevante para o seu público sem muito esforço.

5. Escreva uma bio profissional

Antes de começar a twittar e compartilhar diversos conteúdos incríveis para os seus seguidores. É importante verificar o seu perfil, atualizar sua foto de capa e criar uma descrição sobre você.

Não importa se a sua conta seja pessoal ou profissional, é essencial que você inclua uma descrição sobre você no seu perfil. Isso faz com que novos seguidores se interessem no seu perfil e comecem a te seguir.

É possível adicionar links na sua bio, lá você pode colocar links do seu site, blog ou de outras redes sociais. É muito importante utilizá-lo para levar esse público do Twitter para o site do seu negócio.

6. Utilize hashtags

Criada pelo Twitter, as hashtags possuem uma força enorme dentro da rede social. Utilizar as hashtags que estão nos trend topics, os assuntos mais comentados do Brasil e do mundo, é uma grande chance de tornar o seu conteúdo mais visível.

Porém, além das hashtags comentadas no momento, também é possível criar conteúdo com hashtags que tem a ver com a sua marca, inclusive criando hashtags e chamando o seu público para engajar com ela.

7. Se relaciona com influenciadores 

Dentro do Twitter existem diversos perfis populares que possuem um enorme público e um alcance gigantesco, são chamados de influenciadores digitais. O contato com essas pessoas pode ajudar muito a sua empresa.

Engajar com esses perfis e manter uma relação é uma ótima forma de ser visto por pessoas com o mesmo interesse que o seu, e consequentemente acaba trazendo novos seguidores para você.

É importante ficar atento que a maioria dos influenciadores cobram para fazer alguma divulgação ou parceria. Então esse tipo de estratégia para aumentar a visibilidade da sua marca vai ser preciso realizar um investimento.

Entretanto, nada te impede de mandar uma mensagem privada ou algum tweet para alguns influenciadores da sua área pedindo que te sigam, curtam e compartilhe algum conteúdo seu.

8. Vincule seu perfil do Twitter com outros sites

Pode parecer uma dica óbvia, mas uma forma de conquistar seguidores no Twitter é adicionando o link para o seu perfil em outras redes sociais, sites ou blogs. Com isso acaba trazendo novos usuários para essa rede social.

Faça com que as pessoas saibam que você está presente também no Twitter. Traga um público que já te acompanha em outra rede social para te seguir no Twitter. Da mesma forma, você pode colocar links de outras plataformas no seu Twitter.

9. Seja um usuário ativo

Como já falamos, o Twitter é uma rede social muito rápida. Uma publicação lá tem vida útil muito curta e em questão de horas você pode perder a chance de compartilhar ou falar sobre algum assunto do momento e aumentar o seu engajamento.

Por mais simples que essa dica seja, ela é muito importante. Seja ativo na rede social, acompanhe o que está acontecendo e fale sobre esses assuntos para engajar e ganhar seguidores.

10. Escolha uma boa foto de capa 

Além de editar bem a sua Bio do Twitter, outro segredo para ganhar seguidores é ter um perfil bem cuidado. Que transmita credibilidade para quem visita o seu perfil e comece a te seguir.

Ao utilizar uma foto de capa com uma boa resolução e com uma imagem que carregue um contexto bem feito, dificilmente o usuário que tiver contato com o seu perfil pela primeira vez vai pensar que se trata de um perfil falso.

Foto da Tela de um celular com o ícone do aplicativo do Twitter

11. Faça perguntas aos seus seguidores

O Twitter é uma rede social em que as pessoas gostam de dar a sua opinião sobre os mais diversos assuntos. Por isso, fazer perguntas para os seus seguidores é uma forma de provocar e aumentar o engajamento do seu perfil.

Para que esta estratégia funcione, é fundamental responder cada comentário e manter a discussão ativa e isso acaba trazendo mais seguidores para você. Outra ferramenta que o Twitter tem, são as enquetes.

Com as enquetes você pode colocar opções de itens para que os seus seguidores votem e escolham a melhor opção. Isso pode ser usado para escolher qual promoção de algum produto ou serviço eles podem ganhar, por exemplo.

12. Use palavras-chave

Outra maneira de conseguir seguidores no Twitter é utilizando palavras-chave. Escolha algumas palavras-chaves que tenham a ver com a sua marca ou empresa e pesquise no Twitter. 

O resultado mostrará perfis que têm a ver com a sua pesquisa. O Twitter utiliza dados inseridos pelo usuário como por exemplo: idade, bio, demografia, tweets postados e muito mais.

Dessa forma, você vai descobrir quais são os usuários que estão predispostos a gostar do seu conteúdo. Você pode seguir esses usuários e conseguir informações para criar conteúdos mais direcionados e engajar com um público específico.

13. Deixe um tweet fixado

Uma das funções do Twitter é poder fixar algum tweet da sua preferência no início do seu perfil, independente do que você publique depois. É uma forma de ter certeza que um novo usuário ao entrar no seu perfil não perca algum evento, produto ou atividade importante.

Esses tweets fixados são uma excelente forma de chamar atenção para algum conteúdo valioso que você disponibilizou para os seus públicos.

14. Tenha paciência

Apesar da velocidade e dinamismo do Twitter, isso não significa que você vai conseguir milhares de seguidores do dia para noite. Conquistar seguidores relevantes é um trabalho demorado e que demanda esforço e tempo. Mas não é impossível.

15. Aproveite o potencial do Twitter Ads

Além das maneiras orgânicas de ganhar seguidores no Twitter, também é possível criar uma campanha através do Twitter Ads. Com publicações patrocinadas você pode destacar o seu perfil ou algum tweet de interesse para a sua marca.

16. Cuidado com os excessos

É importante ser ativo no Twitter para que você consiga engajar os seus seguidores e ganhar novos seguidores. Mas isso não significa que você precisa postar algo a cada minuto.

Consistência e relevância é fundamental no Twitter, não precisa lotar a timeline dos seus seguidores com publicações e mensagens, pois isso pode acabar afastando e fazendo com que eles percam o interesse.

17. Deixar de seguir algumas pessoas também é importante

Pode parecer estranho, mas deixar de seguir algumas pessoas pode ser importante para o crescimento do seu perfil. Ao dar unfollow regularmente em quem não te segue ou em quem não interage com você, vai ajudar a segmentar mais a sua audiência.

18. Mantenha-se sempre bem informado

É sempre importante se manter informado e entender como funciona o Twitter, a rede social possui alguns segredos quanto aos melhores horários para postar, quais a possibilidade de obter um maior número de visualizações e maior compartilhamento.

19. Analise os dados

Da mesma forma como em qualquer outra rede social ou canal de marketing, os dados são muito importantes para saber como está a sua estratégia, o que precisa mudar ou o que melhorar.

Entendendo o que funciona, você pode focar cada vez mais nas estratégias que estão certas e também fazer testes para saber como a sua audiência recebe cada tipo de conteúdo.

Se você publica algo de valor e aumenta o engajamento do seu negócio ou da sua marca, sem parecer uma autopromoção, ganhar seguidores é apenas uma questão de tempo.

20. Usar o Fleets

Semelhante ao Snapchat, o status do WhatsApp e aos stories do Facebook e do Instagram o Twitter possui o Fleets. A ferramenta permite postar fotos, GIFs, vídeos e textos com duração de 24 horas.

Eles podem ser acessados de duas formas: tocando na foto do seu perfil ou na barra superior da timeline. Similar às outras redes sociais, outros usuários podem enviar respostas direto por mensagem direta.

Descobriu como ganhar seguidores no Twitter?

Esperamos que com as dicas que listamos neste artigo te ajude a ganhar seguidores no Twitter e aumentar o seu engajamento nessa rede social.

Quer aprender como ganhar seguidores no Instagram? Não deixe de conferir nosso artigo sobre o assunto e cresça nessa plataforma também.

Início Blog Comunicação 20 dicas de como ganhar seguidores no Twitter
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download