Teste de velocidade da internet: como fazer

1 de fevereiro de 2021
Tempo de leitura9 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Seja para realizar seu trabalho, aprender através de cursos online, resolver questões fiscais, fazer pagamentos, conferir receitas ou aproveitá-la para o entretenimento. A internet é um recurso essencial na rotina de muitas empresas e já é parte integral do cotidiano de grande parte dos brasileiros.

Isso significa que os problemas relacionados à conexão afetam diversas pessoas. Ficar com a internet mais lenta que não atende suas necessidades é um acontecimento relativamente comum.

Por diversos fatores, usuários não recebem os dados que deveriam pelo plano que contrataram.

Fazer o teste de velocidade da internet é a principal maneira de descobrir se os dados que chegam até sua casa, escritório ou empresa estão na quantidade e qualidade do seu plano.

Se você não sabe como estes testes funcionam, nem conhece sites que medem sua internet, confira nosso artigo e aprenda a fazer teste de velocidade e confira a qualidade da sua internet agora mesmo.

O que é teste de velocidade?

O teste de velocidade é uma análise, geralmente realizada por ferramentas que fazem a medição de velocidade de conexão, medindo a sua taxa de download, taxa de upload, ping (latência).

Dessa forma, cada teste mede a taxa de dados direcionados ao download, ou seja, o que passa do servidor para ocomputador. Já a taxa de upload, mede a transferência do computador para o servidor.

Já o Ping, ou latência, é um dado que utiliza o protocolo ICMP para testar a conectividade entre equipamentos. Esse dado mostra o tempo necessário para que uma quantidade de dados se movimente entre o IP do seu computador e o servidor.

Dessa forma, quanto menor for o resultado do seu ping durante o teste de velocidade, mais reativa é a sua conexão.

É importante fazer o teste de velocidade da minha internet?

No Brasil, existe uma possibilidade que a quantidade de MB (MegaBytes) contratados pelo seu plano de internet não estejam chegando até sua casa ou empresa. 

Realizar o teste de sua conexão é importante para garantir a transparência do serviço que está sendo pago e para descobrir se realmente existem problemas. Então, será possível cobrar uma solução da fornecedora ou até mesmo optar por trocar de operadora por internet. 

Contudo, é preciso ter atenção e fazer o teste corretamente para obter resultados reais. Afinal, sua internet não pode ser avaliada apenas pela velocidade exibida em seus downloads. Existem outras variáveis que afetam a qualidade de sua conexão, por isso, é importante usar sites especializados em fazer este tipo de teste. 

O que o teste de velocidade da internet avalia?

Então, como mencionamos anteriormente, o teste de velocidade basicamente apresenta resultados completos que abrangem as 3 principais variáveis em sua conexão: velocidade de download, velocidade de upload e latência (ping). 

Velocidade de download

É a métrica que indica a velocidade com que você pode receber informações de um servidor para o seu dispositivo. A velocidade de download dita a qualidade com que páginas são carregadas, arquivos são baixados e vídeos em serviços de streaming são exibidos. É considerado o item mais importante, por isso destaque nos planos de internet.

Velocidade de upload

É literalmente uma métrica oposta ao download. Upload é a velocidade com que seu dispositivo consegue enviar dados para outro dispositivo ou servidor.

Sua aplicação pode ser notada em publicações carregadas no Instagram, vídeos carregados no YouTube e arquivos carregados na nuvem. Este item não ganha tanto destaque nos planos e geralmente é menor que o download porque é menos utilizado.

Ping

Latência ou ping, abreviação de Packet Internet Network Grouper, é o item que indica o tempo de espera para que dois dispositivos sejam conectados em uma mesma rede. Quanto mais baixo o ping, melhor é sua conexão.

alt image text

Como fazer o teste de velocidade corretamente

Diversos sites contam com teste de velocidade que podem ser feitos a partir de apenas um clique. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar seu teste de velocidade de internet a gerar o resultado mais fiel ao real desempenho de sua conexão.

Assegure que sua internet está sendo usada pelos seus usuários habituais. Caso tenha alguma dúvida, troque a senha de seu wifi.

Tenha certeza que não está fazendo nenhum download durante o teste e que todos os programas e aplicativos que usam muita internet, como Netflix, Spotify e YouTube, estão fechados.

Por fim, realize o teste de velocidade em horários diferentes e por sites diferentes para garantir a maior precisão no resultado dos testes. Desta forma, sua conexão irá apresentar seu desempenho padrão e não irá sofrer nenhuma perda de dados adicional. 

10 site para fazer o teste de velocidade da sua internet

Como falamos, existem diversos sites que permitem você fazer o teste de velocidade da sua internet com apenas um clique. Nessa lista separamos as melhores ferramentas para você fazer o teste da sua conexão.

1. Speedtest Ookla

O Speedtest é um dos sites de teste de velocidade mais utilizados e confiáveis para medir sua internet. Criado em 2006, o Speedtest Ookla permite testar a velocidade de conexão em diversos dispositivos.

Desde o navegador pelo seu PC ou notebook, além de possuir aplicativos para iOS, Android e até na Apple TV.

O site irá reconhecer sua operadora e irá buscar pelos servidores ideais para seu teste, mas oferece a opção de realizar testes com outros servidores em conexões múltiplas ou únicas. Para fazer o teste basta acessar o site e clicar no botão "Iniciar".

Speedtest

2. Fast

O Fast é um teste de velocidade de internet fornecido pela Netflix. Seu funcionamento é muito simples, basta acessar a página e a avaliação irá iniciar automaticamente.

Ao finalizar o seu teste de velocidade, clique em "Mais informações" e ele vai mostrar as taxas de download, upload e a latência permitindo você conferir resultados mais detalhados ou ajustar suas configurações para realizar novos testes.

3. Minha Conexão

O teste de velocidade realizado pelo site Minha Conexão também é iniciado automaticamente quando sua página é acessada.

A ferramenta irá buscar os servidores mais próximos para realizar seu teste de velocidade. Suas configurações podem ser alteradas para mudar a cidade e o servidor onde o teste é realizado.

4. Speedtest Copel

O teste de internet Copel irá avaliar o desempenho de sua conexão com servidores em Curitiba. Esta alternativa não apresenta opções de configuração. Para fazer o teste basta apenas acessar o site e clicar no botão "Iniciar".

Eles utilizam uma interface similar ao teste de velocidade da Speedtest, o teste de conexão e após alguns segundos ele irá informar suas taxas de conexão.

Copel

5. Speedtest nPerf

Outra ferramenta de teste de velocidade que apresentamos nessa lista é o nPerf. Essa ferramenta permite escolher a taxa de transferência para visualizar a velocidade da sua conexão, sendo em kb/s, kiB/s, Mb/s e MiB/s.

A unidade padrão de medida da conexão é em megabits por segundo, Mb/s. Assim como outros testes de velocidade online, ele seleciona automaticamente o melhor servidor para realizar o teste de velocidade.

Para iniciar o teste de velocidade na nPerf, basta clicar no botão "iniciar" no centro da tela e aguardar alguns segundos enquanto ele mensura o valor da sua taxa de download, taxa de upload e o ping.

Ao finalizar o teste, é possível visualizar todas as informações sobre a sua conexão, como o servidor, a sua localização e todas as taxas de conexão.

6. Algar Telecom

O site da Algar Telecom também conta com um teste de velocidade que pode ser realizado em 4 servidores diferentes localizados em São Paulo, Uberlândia, Lages e Fortaleza.

Faça o teste de velocidade e verifique a sua conexão acessando a página e clicando no botão "Iniciar". 

7. Pode Comparar

Ao testar a velocidade no site Podecomparar é possível conferir dados precisos e a média da velocidade de sua conexão, até mesmo conferir seu IP.

O teste é simples de ser realizado, assim como em outras alternativas, basta apenas acessar o site e clicar em "Iniciar".

8. SpeedCheck

O SpeedCheck apresenta um teste de velocidade padrão que irá avaliar todas as métricas de sua conexão e até mesmo sua segurança, caso esteja usando um VPN. Faça sua avaliação acessando o site e clicando em "Iniciar teste".

Speedcheck

9. ConectaJá

Ao realizar seu teste de velocidade no ConectaJá é preciso informar sua operadora e o valor de download contratado em seu plano.

Então, os resultados da conexão com os servidores utilizados pelo ConectaJá serão exibidos.

10. SIMET

O SIMET é um medidor de velocidade que verifica com precisão todas as variáveis que afetam a qualidade de sua conexão. O teste de velocidade é realizado automaticamente ao acessar seu site.

11.  Speedtest Vivo

Assim como a Copel Telecom, a Vivo também possui um teste de velocidade em seu site. A Vivo utiliza a mesma ferramenta de teste de velocidade da Ookla e permite você analisar as taxas de download, upload e ping em poucos segundos.

O teste de velocidade escolhe o melhor servidor para você automaticamente, para começar o seu teste basta clicar no botão "Iniciar" e aguardar enquanto suas taxas são mensuradas.

O que pode afetar a velocidade da internet?

Em vários casos a queda na qualidade da conexão pode ter origem em um problema enfrentado pela sua operadora, porém, existem outros fatores que podem ser a razão pela baixa velocidade da sua internet.

Confira a seguir alguns dos principais problemas que podem afetar sua internet.

Vírus e malware

Os vírus e os malwares são problemas antigos que usuários de internet enfrentam até hoje. Estes programas maliciosos além de roubarem dados e causarem diversos tipos de problemas em seus dispositivos, também podem comprometer a qualidade de sua conexão.

A melhor maneira de acabar com este problema é utilizar um antivírus e mantê-lo atualizado, além de realizar pesquisas constantes para que o programa possa encontrar e lidar com possíveis ameaças. 

Outra atitude importante para evitar programas maliciosos é assegurar que os sites acessados são confiáveis e prestar muita atenção nos downloads realizados e programas instalados.

Equipamento antigo

Dispositivos muito antigos também podem gerar a perda de velocidade de sua conexão. Modens, roteadores e cabos velhos influenciam bastante na qualidade da sua internet.

Caso esteja passando por problemas constantes, avalie o estado de seus equipamentos e considere uma atualização.

Localização do roteador

Os usuários de wi-fi podem se deparar com problemas gerados pela posição em que o roteador se encontra. Evite deixá-lo próximo a paredes e outros obstáculos. De preferência, deixe-o próximo ao teto em uma região central de sua casa ou empresa.

Como melhorar a velocidade da sua internet

Existem algumas ações que você pode tomar ativamente para melhorar a qualidade de sua internet. Essas formas de otimizar a conexão podem não ter um impacto muito grande, mas ajudam a melhorar sua experiência.

Use um antivírus eficiente e faça varreduras periódicas, verifique atualizações de seus programas, confira se nenhum programa que usa muito sua internet está rodando em segundo plano, use programas para acelerar seus downloads e mantenha seu navegador limpo, realizando limpezas recorrentes.

Viu como é fácil fazer o teste de velocidade da internet?

Realizar o teste de velocidade da sua conexão é algo fácil de fazer e pode ajudar a descobrir se existe algum problema com sua operadora, em sua casa ou local de trabalho. 

Se além de preservar a qualidade de sua internet, você também está interessado em manter sua segurança, busque métodos para proteger seus dados. Aprenda o que é VPN e utilize uma opção para criptografar suas informações e não deixar nenhum rastro ao acessar diversos serviços e sites online.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download