Speedtest: 7 melhores ferramentas de teste

atualizado 30 de janeiro de 2023
Tempo de leitura6 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Seja para fazer download de jogos ou programas para seu computador, assistir serviços de streaming como Netflix, por exemplo. Além de consumir conteúdos no YouTube ou fazer transmissões ao vivo.

Hoje o acesso a internet é muito mais comum na vida das pessoas, inclusive com serviços de banda larga cada vez mais rápidos. Entretanto, às vezes sentimos picos de velocidade na durante o uso da internet.

Existem diversas ferramentas que permitem testar a velocidade da sua internet, ou em inglês os speedtest. Essas ferramentas medem a taxa de download, a taxa de upload e outras informações que apresentaremos mais à frente.

Se você está querendo conhecer mais sobre essas ferramentas e os melhores speed test que existem na internet. Por isso, preparamos um artigo para apresentar as melhores ferramentas de Speedtest para você analisar sua conexão.

O que é Speedtest?

Como falamos, o Speedtest é uma ferramenta de medição de velocidade de conexão, medindo a sua taxa de download, taxa de upload, ping (latência).

Dessa forma, cada teste mede a taxa de dados direcionados ao download, ou seja, o que passa do servidor para ocomputador. Já a taxa de upload, mede a transferência do computador para o servidor.

Já o Ping, ou latência, é um dado que utiliza o protocolo ICMP para testar a conectividade entre equipamentos. Esse dado mostra o tempo necessário para que uma quantidade de dados se movimente entre o IP do seu computador e o servidor.

Dessa forma, quanto menor for o resultado do seu ping durante o Speed test, mais reativa é a sua conexão.

Melhores ferramentas de Speedtest?

Agora que você conhece melhor como funciona o Speedtest, separamos as melhores ferramentas para você medir sua conexão e descobrir suas taxas de download, upload e latência.

1. Speedtest Ookla

O Speedtest Ookla é uma das ferramentas mais famosas da internet, com mais de 35 bilhões de testes realizados em sua plataforma. Criado em 2006, o Speedtest Ookla permite testar a velocidade de conexão em diversos dispositivos.

Desde o navegador pelo seu PC ou notebook, além de possuir aplicativos para iOS, Android e até na Apple TV.

Tela do medidor de velocidade do Speedtest

O Speedtest Ookla utiliza sua localização para encontrar o servidor mais próximo e para fazer o teste de velocidade, basta apertar o botão "Iniciar" no centro da tela. Primeiro ele medirá sua taxa de download, em seguida sua taxa de upload.

2. Speedtest nPerf

Outra ferramenta de Speedtest que apresentamos nessa lista é o Speedtest nPerf. Essa ferramenta permite escolher a taxa de transferência para visualizar a velocidade da sua conexão, sendo em kb/s, kiB/s, Mb/s e MiB/s.

A unidade padrão de medida da conexão é em megabits por segundo, Mb/s. Assim como outros speed test, ele seleciona automaticamente o melhor servidor para realizar o teste de velocidade.

Para iniciar o speedtest na nPerf, basta clicar no botão "iniciar" no centro da tela e aguardar alguns segundos enquanto ele mensura o valor da sua taxa de download, taxa de upload e o ping.

Ao finalizar o teste, é possível visualizar todas as informações sobre a sua conexão, como o servidor, a sua localização e todas as taxas de conexão.

3. Fast

O Fast Speedtest é uma plataforma de teste de velocidade de conexão distribuída pela Netflix. Essa ferramenta é bem simples, basta acessar o site da ferramenta que seu teste de conexão começa instantaneamente.

Ao finalizar o seu Speedtest, é possível clicar no botão "mais informações" e ele vai mostrar as taxas de download, upload e a latência. Além de informações sobre o seu provedor de internet e a localização do servidor.

4. Speedtest Copel

A Copel Telecom é um servidor de internet do estado do Paraná e em seu site é possível acessar uma ferramenta de Speedtest. O Speedtest Copel é conectado diretamente com seu próprio servidor.

Eles utilizam algo similar ao Speedtest Ookla, no meio da página é possível clicar no botão "iniciar" para começar o teste de conexão e após alguns segundos ele irá informar suas taxas de conexão.

5. Melhor Escolha Speedtest

O Melhor Escolha Speedtest é uma plataforma de teste de velocidade um pouco diferente das demais que trouxemos aqui nessa lista. Em poucos segundos ele faz o seu teste de velocidade e informa todas as taxas de conexão.

Ilustração de um computador com o YouTube aberto e um medidor de velocidade

Agora, um diferencial desta plataforma é que ao realizar o seu Speedtest, ele compara os planos de internet fixa da sua região e informa qual oferece a melhor velocidade e o melhor preço.

6. Minha Conexão

O Speedtest da Minha Conexão é uma plataforma simples para medir a velocidade da sua conexão. Assim que você acessar o site do Speedtest o seu teste de velocidade começa automaticamente.

Basta esperar alguns segundos para que você tenha todas as informações sobre sua conexão, com taxa de download, upload e a latência. Além disso, ele mostra um comparativo entre sua conexão e a média da sua cidade.

7. Speedtest Vivo

Assim como a Copel Telecom, a Vivo também possui um Speedtest em seu site. A Vivo utiliza o Speedtest da Ookla e permite você analisar as taxas de download, upload e ping em poucos segundos.

O Speedtest seleciona o melhor servidor para você automaticamente, para começar o seu teste basta clicar no botão "Iniciar" e aguardar enquanto suas taxas são mensuradas

Como fazer um Speed Test mais preciso?

Quando você for realizar um teste de velocidade, é possível deixá-lo o mais preciso possível, para que você consiga identificar a real velocidade da sua internet. Para isso, é preciso que não haja interrupções.

Além disso, fazer o Speedtest com uma rede sem fio é menos assertivo, o recomendado é sempre utilizar uma conexão cabeada para um resultado mais estável e seguro. Já que uma conexão Wi-Fi pode sofrer mais interferência.

Também é recomendado interromper qualquer tipo de download que esteja sendo feito no seu dispositivo, pois isso pode prejudicar o teste e fazê-lo mostrar um resultado diferente.

Além disso, também recomendamos fechar todos os programas, deixando apenas o seu speed test aberto, isso facilita na hora de usar a ferramenta e receber os resultados mais precisos.

Encontrou a melhor ferramenta de Speedtest?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar a melhor ferramenta para você realizar teste de velocidade da sua conexão e descobrir suas taxas de download, upload.

Se você está querendo navegar na internet de forma mais segura, sem deixar rastros, confira nosso artigo com os melhores VPNs grátis para você usar.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download