O que é VPN e porquê usar uma rede privada

Índice

Hoje, proteger os seus dados enquanto navega online é um dos fatores mais críticos para garantir a sua privacidade e, principalmente, evitar ataques de hackers, phishing e outras ameaças digitais.

Pare um momento para pensar quantas informações pessoais você possui distribuídas em canais digitais, como por exemplo seu aplicativo de banco, aplicativo de mensagens, WhatsApp, redes sociais, ferramentas de comunicação empresarial, etc.

Agora imagine se alguém consegue acesso a tudo isso porque você não usa um VPN para criar uma rede virtual privada para se proteger? Além de perigoso, isso pode te custar caro, dependendo da gravidade da seriedade do ataque hacker.

Neste artigo, você aprenderá tudo sobre o que é VPN e como esse tipo de serviço ajuda a proteger a sua privacidade e melhorar a sua segurança enquanto navega pela internet. Vamos lá!

Crie seu site com a Wix

O que é VPN?

O acrônimo VPN deriva de Virtual Private Network, do inglês, sendo traduzido diretamente para rede privada virtual. Essencialmente, esta é uma rede virtual construída sobre a sua rede de acesso público - como seu provedor de internet via fibra óptica, ou internet móvel para celulares, wi-fis públicos, etc.

VPNs tem como seu principal objetivo mascarar e criptografar as suas informações para que você não deixe qualquer rastro ou registro enquanto acessar diferentes sites ou serviços online.

Dessa forma, você consegue navegar de maneira anônima, sem que consigam rastrear seu endereço de IP, geolocalização e outros dados compartilhados por padrão e, principalmente, sem que haja qualquer registro de seus acessos por parte do provedor de internet.

Como funciona um VPN?

Para que possa entender de forma visual o que é VPN, como demonstra a imagem abaixo, do NordVPN, - um dos melhores provedores do mundo - uma rede virtual privada cria um túnel capaz de conectá-lo diretamente à internet, sem que qualquer tipo de serviço possa rastreá-lo, sejam estes hackers, seu provedor de internet, sistemas empresariais ou até mesmo ferramentas do governo.

O que é VPN e como funciona, protegendo seus dados em uma rede privada

Já não é novidade que diversos tipos de ferramentas e sistemas disponíveis online coletam seus dados para diversos propósitos.

Por exemplo, Cookies de navegação podem ser usados para armazenar as suas preferências e acessos e ferramentas de anúncios como o próprio Google Ads os aproveitam para direcionar propagandas que refletem seus interesses.

Já percebeu que ao acessar sites de lojas ou buscar por soluções online, você começa a receber diversas propagandas sobre aquele tipo de produto ou serviço por um período após o acesso? Esse é um exemplo básico (e inofensivo) que prova como sites guardam e distribuem as suas informações na internet.

Com um serviço de VPN, ao invés de exibir o endereço de IP atribuído à sua conexão, você receberá um endereço de IP anônimo, fixo ou gerado automaticamente a cada acesso.

É possível até mesmo mascarar a sua geolocalização e selecionar servidores em outros países, algo muito usado para evitar bloqueios regionais, como por exemplo quando determinados sistemas ou software não estão disponíveis em sua região, mas podem ser acessados por outros países.

Conheça os 5 melhores provedores de VPN

Agora que você sabe o que é VPN, podemos apresentar diferentes provedores capazes de protegê-lo enquanto navega online. As soluções abaixo são usadas mundialmente e contam com todos os recursos que você precisa para mascarar seus acessos.

Além disso, preparamos uma lista que inclui as opções abaixo e outras alternativas para quem busca por um VPN grátis - não deixe de conferir.

1. NordVPN

NordVPN

Lançado em 2012, o NordVPN se destaca como uma das melhores soluções para a criação de redes virtuais privadas no mercado, já tendo sido, inclusive, premiado pela ProPrivacy Awards na categoria melhor VPN geral.

A ferramenta está disponível para computadores Windows, Linux e macOS, como também em smartphones Android, iOS e oferece extensões para os navegadores Google Chrome e Firefox.

Assim como as demais soluções apresentadas abaixo, o NordVPN possui uma política rígida de não manter qualquer tipo de registro seu: assim que você ativa o VPN, você está anônimo para todos.

Principais recursos:

  • Privacidade em qualquer lugar e em qualquer dispositivo;

  • Servidores VPN em 59 países ao redor do mundo, você nunca mais precisará se preocupar com bloqueios regionais;

  • Conexão realmente veloz, sem sacrificar a sua velocidade de navegação;

  • Crie um IP pessoal exclusivo para você e o mascare para ser o único acessando seus dados de navegação;

  • Criptografia de alto nível;

  • Recursos de segurança como o CyberSec para protegê-lo de Malwares, anúncios e controle de botnet;

  • Kill Switch para eliminar completamente as conexões e não deixá-lo exposto nem por um segundo caso perca conexão com o servidor VPN;

  • Atendimento disponível 24 horas.

Proteja seus dados de navegação - 68% de desconto no NordVPN

2. ProtonVPN

ProtonVPN

O ProtonVPN não fica nem um pouco atrás, especialmente por oferecer um plano gratuito e ter a sua sede na Suíça - um dos países com as mais fortes leis de proteção de dados do mundo, garantindo que não possa ser coagido por jurisdições dos Estados Unidos ou União Europeia para compartilhar seus dados.

Ele também já foi premiado pela ProPrivacy Awards na categoria de melhor VPN gratuito.

Principais recursos:

  • Segurança física, os servidores estão localizados em um antigo abrigo do exército suíço, 1000 metros abaixo da superfície;

  • Não armazena quaisquer registros de seus usuários;

  • Proteção de vazamento de DNS;

  • Servidores VPN em 54 países;

  • Kill Switch para cortar todo o tráfego de rede no caso de você perder a conexão com o servidor VPN, para que não fique exposto nem por um segundo.

3. Surfshark

VPN Surfshark

O Surfshark foi lançado em 2018, mas já conta com mais de 2.4 milhões de usuários ao redor do mundo e com uma equipe de mais de 200 colaboradores.

Ele também está disponível para diversos dispositivos, tanto computadores quanto celulares e através de extensões para os navegadores Google Chrome e Firefox.

Principais recursos:

  • Proteção em redes wi-fi públicas;

  • Suporte à transmissão peer-to-peer;

  • Sem registro de atividades;

  • Criptografia de alto nível;

  • Kill Switch disponível;

  • Dispositivos ilimitados.

4. Hide.me

Hide.me VPN

O Hide.me foi lançado em 2012 e se destaca como um dos melhores provedores de VPN do mercado.

Além disso, ele oferece um plano gratuito com 10GB de navegação protegida e servidores VPN em 5 diferentes localizações, com limite de uma conexão simultânea. Já seu plano premium oferece diversos recursos adicionais.

Principais recursos:

  • Sem anúncios ou registro de dados desde o plano gratuito;

  • Suporte IPv6;

  • Proteção contra vazamento de IP;

  • DNS não-censurado;

  • 5 localizações no plano grátis, 72 no plano Premium;

  • Conexão de alta velocidade.

5. Hotspot Shield

Hotspot Shield VPN

Por fim, o Hotspot Shield disponibiliza um plano grátis e está disponível para diversos tipos de dispositivos, incluindo até mesmo Smart TVs, roteadores, além de smartphones. Hoje, ele já conta com mais de 650 milhões de usuários ao redor do mundo.

Ele conta com uma interface intuitiva e prática, bastando um clique para que você consiga esconder seu IP e criptografar seus dados.

Principais recursos:

  • 1 acesso simultâneo, 500 MB de dados diários e servidor nos Estados Unidos no plano inteiramente gratuito;

  • Servidores em mais de 80 países nos planos pagos;

  • Proteção contra Malware e phishing a partir do Premium;

  • Proteção contra roubo de identidade;

  • Gerenciador de senhas com o 1Password;

  • Bloqueador de ligações Spam com o Robo Shield.

Vantagens de se proteger com um VPN

Aprender o que é VPN pode não fazer sentido até que você entenda as implicações práticas de usar um provedor de redes virtuais privadas em seu dia a dia. Confira as principais vantagens de usar um VPN abaixo.

Mais privacidade e proteção

Se você concorda que ninguém deveria ter acesso ao seu histórico de navegação, certamente já entende a importância de usar um VPN para manter a sua privacidade no ambiente digital.

Entretanto, mesmo que não se importe com privacidade, questões de segurança ainda afetam todos que acessam a internet, especialmente quem usa aplicativos de bancos, redes sociais e sistemas de comunicação com empresas.

VPNs ajudam a evitar roubo de identidade, ataques de hackers, instalação de ameaças e malwares em seus dispositivos, recebimento de mensagens de SPAM e phishing e outros ataques.

Esteja protegido enquanto navega em Wi-Fis públicos

Sempre que acessa uma rede Wi-Fi pública, você pode estar em risco. Lembre-se: seu endereço de IP é compartilhado e você não tem qualquer autonomia ou conhecimento sobre os tipos de sistemas e programas maliciosos que podem estar instalados no servidor que

você está acessando.

Especialmente para quem viaja constantemente ou está sempre em movimento e usa notebooks ou smartphones para navegar online, trabalhar ou diferentes propósitos, é altamente recomendado usar um serviço de VPN para proteger as suas informações e se manter seguro ao acessar conexões públicas.

Além disso, os melhores VPN disponíveis no mercado oferecem um recurso denominado Kill Switch. Seu propósito é cortar todas as suas conexões imediatamente sempre que houver perda de acesso à internet.

Isso previne que você fique vulnerável mesmo que por apenas 1 segundo quando a internet cair (acredite, é o suficiente para que seu dispositivo seja infectado por malwares que podem abrir as portas para ataques mais sérios).

Acesse qualquer tipo de conteúdo, de qualquer lugar

Um filme ou série que você gosta está disponível apenas no Netflix nos Estados Unidos? Talvez um jogo online que você queira experimentar esteja com acesso bloqueado e disponível apenas na Coréia ou Japão?

Esse tipo de situação pode ser facilmente contornada com o uso de um VPN profissional. Isso porque você pode simplesmente selecionar um servidor de conexão localizado no país que tem acesso ao conteúdo que você deseja aproveitar e pronto, agora você tem um IP mascarado daquela região.

Baixe torrents sem registro

Seu provedor de internet ou sistemas do governo não poderão rastrear quais tipos de site você está acessando e, além disso, você ainda poderá fazer o download de arquivos evitando ser rastreado e ter de pagar multas devido a leis anti-pirataria, por exemplo.

Como seu endereço de IP é mascarado pelo VPN, não há como qualquer serviço identificá-lo e, dessa forma, torna-se impossível rastrear o IP ao seu endereço e cadastro como cliente de qualquer provedor de internet.

Vale a pena investir em um VPN pago?

A resposta curta é sim, entenda: os planos gratuitos de provedores de VPN existem para quem deseja testar a solução antes de optar por comprar seu plano completo.

O maior problema encontrado ao utilizar serviços gratuitos é a perda de velocidade de conexão, além da falta de acesso a todos os servidores disponibilizados pelo provedor.

Dessa forma, além de você não conseguir aproveitar todos os recursos de proteção avançados, como proteção anti-malware, Kill Switch, também não poderá aproveitar servidores em diferentes localizações para acessar conteúdos bloqueados por região.

Por isso, antes de escolher, confira todas as soluções oferecidas e considere investir em um plano profissional para que consiga realmente se beneficiar das redes virtuais privadas - especialmente caso esteja pensando em contratar um VPN para a sua empresa ou para seus funcionários!

Pronto para proteger seus dados com um VPN?

Esperamos que tenha entendido a importância de se proteger enquanto navega online, especialmente em redes e conexões públicas e tudo sobre o que é VPN, como funcionam e para quê servem.

Segurança da informação e proteção digital é algo crítico nos dias de hoje, tanto para empresas quanto para pessoas físicas. Portanto, considere investir em um sistema que ajuda a protegê-lo para que não tenha de arcar com os custos de um ataque malicioso aos seus dados, roubo de identidade, entre outras ameaças digitais!

Início Blog Ferramentas O que é VPN e porquê usar uma rede privada
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download