Servidor VPS: Conheça os 12 melhores

atualizado 11 de outubro de 2023
Tempo de leitura15 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

O servidor VPS pode ser a melhor opção para quem deseja qualidade e baixo custo,  e também é uma opção mais segura e confiável em comparação com a hospedagem compartilhada. 

Por isso, se você está pensando em contratar um servidor VPS, é necessário conhecer quais são as empresas disponíveis no mercado, quais são os benefícios e recursos que elas oferecem.

E para que você possa definir qual é o melhor servidor VPS e ficar por dentro de todos os detalhes que envolvem essa decisão apresentaremos um artigo cheio de informações.

Crie seu site com a Wix

Entenda o que é servidor VPS

Para entendermos o que é um servidor VPS, devemos primeiro compreender o significado da sigla VPS. 

VPS é a sigla para Virtual Private Server ou seja Servidor virtual privado, ou seja  é um servidor onde a plataforma de hospedagem de site, ou de servidores, contratada oferece a você um servidor virtual que se assemelha a um servidor físico.

Esse servidor é privado, entretanto o equipamento onde ele fica armazenado é compartilhado com outras pessoas que também possuem servidores privados.

Mas não se preocupe, pois esses servidores são independentes um do outro e cada cliente só pode acessar o seu próprio servidor.

As principais vantagens de utilizar um servidor VPS é que o usuário recebe acesso a Root, que permite que ele possa fazer as configurações que quiser, que não é possível realizar em uma hospedagem tradicional, por exemplo.

E ainda por um preço mais acessível do que ele teria ao contratar um servidor dedicado. 

Os 12 melhores servidores VPS no mercado

Antes de abordarmos quais são as plataformas que oferecem hospedagem para servidor VPS, saiba que ele é fortemente recomendado para quem deseja garantir alta performance, escalabilidade e desempenho a um custo mais acessível. 

Vamos conhecer agora quais são as empresas que oferecem essa tecnologia e quais são os benefícios incluídos em suas ofertas.

1. SaveInCloud

A SaveinCloud é uma empresa de hospedagem e armazenamento de dados, seja sua aplicação um banco de dados, servidor de aplicação web, VPS, loja virtual/e-commerce que trabalha no modelo PaaS (plataforma como serviço).

É uma empresa brasileira com datacenters TIER III, multi-região, tendo presença em Campinas/SP e Fortaleza/CE, dispondo assim de alta disponibilidade e performance, escalabilidade vertical e horizontal e mais 315 aplicações disponíveis em no marketplace.

A empresa garante total segurança em infraestrutura, sem downtimes, oscilações ou quedas por instabilidade, assim como suporte total na migração e configuração de suas aplicações de cloud, 24/7 em português.

Mais um diferencial do serviço prestado pela empresa é o modelo de cobrança, baseado no uso e consumo, pagando somente pelo o que utilizar, em Real (R$), moeda brasileira, sem fidelidade contratual ou tempo mínimo de permanência.

A SaveinCloud também é reconhecida internacionalmente pela comunidade Java, como referência na hospedagem da aplicação, além de também ser referência pela comunidade Firebird, no armazenamento e configuração do banco de dados.

Você poderá ter acesso a um cloud seguro, robusto, escalável e com fácil configuração em poucos cliques por 14 dias grátis, clicando aqui ou no banner.

2. VPS Hostgator

Hostgator office um servidor VPS que garante  alta performance e controle total para o seu crescimento.

Por meio do painel de controle, cPanel, é possível fazer o gerenciamento de domínios, e-mails, contas FTP, criar múltiplos projetos e monitorar o seu servidor VPS. 

Por contar com hardwares de qualidade, como SSD, CPU e memória RAM DDR4, o servidor realiza o processamento de dados até 10x mais rápido do que os concorrentes.

Com o acesso Root você pode instalar as aplicações que desejar, hospedar os sites dos clientes ou criar o seu banco de dados.

A plataforma permite que você faça migração gratuita de até 30 sites para o servidor VPS da Hostgator, e você conta com a configuração do servidor rápida, e leva apenas duas horas após a confirmação da contratação.

O servidor VPS Hostgator possui condições de pagamentos imperdíveis com parcelamento de até 6x e conta atendimento e suporte em português 24 horas por dia. 

São 4 planos disponíveis para que você possa escolher o mais adequado às suas necessidades

Destaques:

  • Processamento 10x mais rápido
  • Controle com CPanel
  • Atendimento 24 horas por dia em português
  • Acesso Root
  • Migração gratuita de até 30 sites
  • Provisionamento de 2 horas
  • Pagamento parcelado
  • 4 modelos de plano

3.GoDaddy

O GoDaddy oferece flexibilidade para quem deseja adquirir o servidor VPS dessa plataforma.

Ele oferece ótimo desempenho que garante mais velocidade através do seu armazenamento SSD e você ainda conta com tráfego ilimitado. 

Com esse servidor você tem acesso ao CPanel, que é utilizado para a criação de contas de hospedagens ilimitadas.

O Root garante que você tenha total acesso para o configurar o servidor de maneira que ele possa atender às suas necessidades.

Ele ainda conta com um sistema de notificações e alertas para que você possa monitorar o seu servidor de perto. 

Você também pode configurar backups semanais automáticos sob demanda.

Com o GoDaddy você tem proteção avançada contra DDoS e adquire certificado SSL gratuitos no primeiro ano com um IP dedicado.

O GoDaddy oferece 2  planos baseados na capacidade de memória RAM, o plano RAM padrão e o plano RAM elevado, cada plano possui 4 subplanos para você contratar.

Destaques:

  • Oferece flexibilidade
  • Ótimo desempenho e velocidade
  • Tráfego ilimitado
  • Root com acesso total
  • Sistema de notificações
  • Proteção avançada contra DdoS 
  • Certificados SSL gratuitos no primeiro ano
  • 2 planos RAM padrão e RAM elevado

Banner GoDaddy

O Weblink é um servidor de hospedagem VPS que se destaca por oferecer estabilidade, baixo custo e controle total. 

Ele inclui servidor VPS até 30x mais rápido que a concorrência e atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, e backups instantâneos para restaurar seus arquivos em poucos segundos.

Além disso, você também garante autonomia para gerenciamento do seu servidor em todos os planos, pois eles contam com um desenvolvedor simples e auto instalável.

Você pode instalar a maioria dos sistemas operacionais disponíveis e ainda conta com IP dedicado com planos de internet IPv4 e IPv6 dedicados para que você possa iniciar os recursos de mapeamento para conexões de porta personalizadas.

O Servidor VPS da Weblink é equipado com SSD, 128 GB de memória RAM e processadores Intel, são servidores de última geração para garantir que você possa ter o máximo de desempenho.

A Weblink oferece 8 planos distintos para quem quiser garantir o seu servidor VPS na plataforma.  

Destaques:

  • Estabilidade e baixo custo
  • 30x mais rápido do que os concorrentes
  • Atendimento 24 horas 
  • IP dedicado gratuito
  • Servidores de última geração
  • 8 planos disponíveis

5. Infinite

É uma plataforma que possui hospedagem VPS para atender sites de todos os tamanhos e formatos.

Através dessa plataforma é possível otimizar as imagens que você publica no seu site com o Image Optimizer, através da diminuição de peso da imagem sem perda da qualidade.

Com o Infinite você garante o controle do seu servidor VPS através do CPanel para realizar as suas próprias configurações.

E todos os planos incluem certificados SSL gratuitos e  você ainda pode contar com atendimento SAC do WhatsApp.

Além dos planos já definidos, você tem a possibilidade de entrar em contato com a equipe do Infinite e verificar a disponibilidade de montar um plano exclusivo e personalizado para atender completamente às suas necessidades.

Destaques:

  • Hospedagem para sites de todos os formatos e tamanhos
  • Otimização de imagens
  • Certificados SSL gratuitos
  • Suporte através do WhatsApp
  • Planos personalizados ou fixos

6. Kinghost

Kinghost é uma plataforma que oferece um servidor VPS simplificado para que você possa fazer o gerenciamento da melhor maneira possível.

O servidor é fácil de configurar, apresenta desempenho até 10x mais rápidos com a performance do SSD. 

Você adquire autonomia total com o acesso a Root, rodando a aplicação que você quiser e desejar.

O Kinghost ainda oferece suporte em português 24 horas por dia, e não precisa se preocupar, pois os valores não possuem taxas extras.

Você pode escolher a plataforma que deseja, entre Windows ou Linux, e definir qual é o melhor plano para te atender. 

Destaques: 

  • Facilidade de configuração
  • Desempenho até 10x mais rápido
  • Autonomia total através de Root
  • Suporte 24 horas por dia em português
  • Planos para Windows e Linux

7. Super Domínios

Super Domínios possui um servidor VPS  que oferece alta performance com painel de controle gratuito ou opcional CPanel.

Ele oferece a estrutura ideal para você instalar o seu site em Wordpress, e que conta com um instalador automático. 

O servidor VPS do Super Domínios possui segurança reforçada anti-Ddos e Firewall, para garantir a sua segurança.

Os discos SSD garantem alta-performance e uma excelente velocidade de última geração, e recurso Softaculous que permite que você instale mais 400 aplicativos gratuitamente em apenas um clique.

Você ainda pode contar com criptografia de dados através de certificados SSL, migração gratuita, suporte 24 horas, transferência ilimitada, bancos de e-mails ilimitados e muitas outras vantagens.

São quatro planos de servidor VPS para você contratar.

Destaques:

  • Alta performance
  • Painel de controle gratuito
  • Estrutura para Instalação de Wordpress
  • Segurança anti-DDoS
  • Recurso Softaculous permite a instalação de mais 400 aplicativos
  • Certificado SSL
  • Serviço de tráfego ilimitado
  • Bancos de e-mails limitados.

8. Locaweb

Locaweb também oferece hospedagem de servidores VPS, e garante que eles tenham alta estabilidade e performance.

O servidor VPS da Locaweb permite que você tenha quantos sites e domínios você quiser, os discos SSD garantem melhor performance de desempenho.

Ele também conta com recursos como backup diário com restauração dos últimos 7 dias grátis e ilimitado, IP grátis para um servidor e tráfego ilimitado.

É possível escolher qual plataforma você deseja utilizar e então avaliar quais os planos possuem melhor custo benefício.

Destaques: 

  • Alta estabilidade e performance
  • Suporte em 24 horas 
  • Serviço de backup diário
  • Tenha quantos sites e domínios você quiser
  • IP dedicado grátis

9.UOL HOST

Uol Host possui um servidor VPS dedicado para você que deseja montar o seu site em Wordpress. 

Com o Uol Host você conta com contas de email ilimitadas, banco ilimitados e direito a hospedagem de até 30 sites em todos os planos disponíveis. 

E eles ainda contam com um IP dedicado, infraestrutura gerenciada e recursos exclusivos de processamento.

Você pode escolher entre os 3 planos disponíveis na plataforma, e o diferencial é que você pode escolher o espaço em disco disponível independente do plano que você escolher adquirir.

Destaques:

  • Boa infraestrutura
  • Monte seu site Wordpress
  • Contas de email ilimitadas
  • Bancos ilimitados
  • Hospedagem de até 30 sites
  • Recursos exclusivos de processamento
  • Personalize o espaço em disco do seu plano.

10. Homehost

A Homehost oferece servidor VPS ultrarrápido e flexível que também são perfeitos para quem deseja melhorar o desempenho do seu site. 

Os servidores do homehost concedem acesso Root completo, CPanel incluso, suporte qualificado e alta performance.

Todos os planos de servidores VPS contam com uma ferramenta chamada BackupAngel, que permite que você faça Backups dos seus arquivos em poucos cliques.

O servidor VPS é totalmente compatível e otimizado para você que deseja utilizar o Wordpress.

Estão disponíveis 4 planos de servidores VPS com assinaturas mensais ou semestrais.

Destaques:

  • Backupangel para fazer backup e poucos cliques
  • Gerenciamento e instalação fácil
  • Suporte para Wordpress
  • Acesso completo a Root
  • Atendimento 24 horas
  • 4 planos disponíveis

11. Namecheap

É um servidor VPS internacional que oferece total acesso a Root, com altos padrões de segurança. 

Se você já possui algum site em outros servidores, o Namecheap oferece o serviço de migração de sites gratuitamente, e ele ainda adota a política de reembolso em até 30 dias. 

Os planos do Namecheap são cobrados em dólar e infelizmente a plataforma ainda não oferece suporte em português.

Você pode escolher entre os 3 planos disponíveis na plataforma e as licenças mensais.

Destaques: 

  • Acesso total Root
  • Qualidade de segurança
  • Serviço de migração gratuito
  • Política de reembolso
  • Valores cobrados em dólares americanos

12. Greengeeks

O Greengeeks também é um servidor internacional que apresenta todos os recursos necessários para que você garanta um bom desempenho da sua hospedagem.

Ele possui recursos de segurança avançada, como proteção contra DDdoS e monitoramento 24 horas por dia. 

O seu servidor virtual terá a garantia de ter um IP dedicado., controle com CPanel  e são utilizados processadores da última linha da Intel. 

São 3 planos disponíveis para você, Greengeeks também faz a cobrança em dólares americanos.

Destaques:

  • Desempenho otimizado
  • Proteção DDoS e monitoramento 24 horas
  • IP dedicado
  • CPanel para controle
  • Cobrança em dólares
  • 3 planos elegíveis

Servidor VPS imagem vetorizada

Como identificar um bom servidor VPS?

Agora que você conhece quais são as plataformas que oferecem a tecnologia de servidor VPS vamos entender quais são as características que devem ser levadas em consideração na escolha do seu servidor VPS.

Defina o seu objetivo

Na escolha para definir qual empresa deverá ser contratada é necessário pensar qual é o seu objetivo com o servidor VPS, ou seja o motivo de você estar em busca desse serviço.

Além de fazer a hospedagem de sites, é possível armazenar arquivos, fazer revenda de hospedagem, criar servidor de jogos e utilizar até mesmo em campanhas de e-mail marketing.

Em cada uma dessas categorias, é necessário avaliar características diferentes, pois uns vão exigir mais memória, outros mais espaço de armazenamento.

O importante é que você consiga identificar essa necessidade e alinhá-la com o seu objetivo.

Vejamos alguns exemplos a seguir:

  • Repositório de arquivos: O mais importante é avaliar a capacidade de memória RAM e de espaço para armazenamento. Você deve ter uma estimativa do tamanho que deseja armazenar nesse servidor.
  • Revenda de hospedagem: É importante estar atento ao tipo de painel de controle que irá ser disponibilizado para você, Avalie também demais recursos como os certificados SSL, integrações e registros de domínio.
  • Hospedagem de sites: O que deve ser levado em consideração são os recursos, que vão oferecer melhor desempenho, principalmente se você estiver migrando o seu site de plataforma. 
  • Envio de e-mail: Deve estar atento se a empresa de hospedagem oferece limitações de email por hora
  •  Servidor para Jogos: Verifique primeiro quais são os pré-requisitos desse jogo. O tempo que o servidor demora para responder a um jogador e também a capacidade de memória e armazenamento para rodar o jogo.

Avalie os recursos do servidor

Os recursos do servidor são uma série de características que uma plataforma de hospedagem irá te oferecer e que são muito importantes de observar em um servidor VPS.

Dentre os principais recursos para você avaliar podemos citar:

  • Unidade de processamento: Nada mais é do que o processador do VPS lembre-se de pesquisar para entender mais sobre os processadores que as plataformas oferecem, pois no caso do VPS ela vai ser compartilhada com outras pessoas. 
  • Quantidade de núcleos : Também é importante avaliar a quantidade de núcleos que um processador possui, pois ela também vai interferir no desempenho.
  • Memória RAM: A memória RAM é muito importante, pois ela também interfere no desempenho do servidor VPS, pois está encarregada do armazenamento temporário
  • Armazenamento: Além da capacidade de armazenamento é importante que você avalie se estão utilizando HD ou SSD, SSD permite que os processos sejam executados mais rapidamente.
  • Tráfego: É a quantidade de dados que podem ser transferidos ou baixados de um servidor mensalmente.
  • IP dedicado: IP fixo e exclusivo permite que você configure alguns recursos mais específicos
  • Painel de controle: É o sistema que você vai utilizar para gerenciar o servidor através do navegador. Geralmente as plataformas oferecem cPanel e o Plesk, mas elas podem oferecer painéis personalizados.
  • Sistema operacional: É o sistema operacional do servidor virtual. 
  • Gerenciamento do servidor: Esteja atento aos planos de contratação, pois há planos que a empresa fica responsável pelo gerenciamento do servidor e planos em que a empresa fica responsável por realizar esse gerenciamento.

Avalie se a empresa oferece suporte técnico

É importante contratar uma empresa de hospedagem que ofereça suporte técnico para que você possa receber auxílio quando for necessário.

Mesmo que a plataforma escolhida ofereça, ainda é importante saber quais são os recursos que esse suporte abrange, pois algumas empresas podem oferecer serviços bastante limitados. 

Por exemplo, se você optar por uma licença onde o gerenciamento do servidor é por sua conta, pode ser que a empresa não ofereça suporte para questões operacionais.

Por isso, é necessário avaliar a questão do suporte antes de bater o martelo e contratar uma empresa.

Backups automáticos

A realização de backups é importante para que você mantenha seguros os seus dados e possa restaurá-los quando for necessário.

Antes de contratar uma empresa verifique se ela disponibiliza uma rotina de backups ou se pelo menos há a possibilidade de contratar esse serviço como um extra ao plano que você escolheu.

Você ainda pode optar por realizar os backups manualmente, se for necessário, mas é melhor incluir um plano de backup automático.

Localização do servidor

Outro aspecto muito importante que deve ser levado em consideração é a localização geográfica do servidor, pois ela vai influenciar no tempo de resposta de todas as solicitações que irão ser enviadas no VPS.

Em servidores localizados em outros países os tempo de latência pode ser maior, quanto menor for a distância, melhor. 

Aprovisionamento

É o tempo de preparação para que o servidor possa ser entregue com todas as configurações, bem como os softwares que são necessários para que você possa utilizá-lo.

Algumas empresas pedem 24 horas para poder configurar o servidor e entregá-lo prontos para o uso. 

Forma de pagamento

Como você pode ter visto na lista que disponibilizamos, algumas plataformas são internacionais, e por isso requerem que você tenha um cartão internacional para poder contratar os serviços da plataforma.

Fique atento à moeda utilizada para a plataforma e se as condições de pagamento realmente são favoráveis.

Alguns cartões podem oferecer taxas extras para compras internacionais, portanto atenção na hora de contratar um servidor.

Já sabe como escolher um servidor VPS?

Nesse artigo, apresentamos os 12 melhores servidores VPS no mercado com algumas das características e recursos que cada plataforma oferece.

É necessário que você analise bem cada uma das opções e veja qual é a mais adequada para atender às suas necessidades.

Afinal, a melhor plataforma é aquela que irá apresentar os melhores recursos para que você obtenha um ótimo desempenho no seu negócio.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download