Como Montar Um E-mail Marketing Incrível em Apenas 5 Passos

Índice

Criar um e-mail marketing que consiga chamar a atenção de leads e clientes pode ser um verdadeiro desafio, principalmente se não houver um planejamento adequado. No entanto, há algumas boas práticas testadas e comprovadas que podem te ajudar a alcançar excelentes resultados. Pensando nisso, separamos nesse texto algumas dessas boas práticas para te ajudar a montar um e-mail marketing incrível.

Acompanhe!

5 passos para montar um e-mail marketing incrível

  1. Planejar

  2. Pensar em um assunto atraente para o e-mail

  3. Elaborar o conteúdo

  4. Usar CTAs

  5. Faça testes

1. Planejar

Como qualquer outra ação de marketing, o e-mail marketing exige planejamento. Por isso, antes de sair disparando e-mails para a sua base de contatos é importante pensar primeiro para quem e como você vai enviar esses e-mails.

a) Para quem (persona)

A persona é um personagem fictício com as características de perfil do seu cliente ideal, contendo informações, como: preferências pessoais, cargo, empresa onde trabalha, e muito mais.

A partir da persona você consegue entender qual linguagem você deve utilizar no e-mail (se pode ser mais descontraída ou mais formal) e também quais conteúdos você deve enviar.

Pensar na persona na hora de planejar um e-mail marketing não deveria ser novidade para ninguém, mas poucas pessoas realmente param para fazer isso, então esse pode ser o seu diferencial!

b) Como (ferramenta de e-mail marketing)

O próximo passo para fazer o planejamento do e-mail marketing é pensar como você vai fazer esse envio. Você pode utilizar seu próprio e-mail para fazer disparos manualmente, mas essa não é a maneira mais rápida e fácil. O mais indicado é que você contrate uma ferramenta de e-mail marketing.

Uma ferramenta de e-mail marketing, além de automatizar disparos e permitir que você programe o envio de e-mails, também fornece indicadores importantes para você mensurar sua estratégia de e-mail marketing.

É importante selecionar a ferramenta ainda agora no início para que você realize os próximos passos diretamente nela.

2. Pensar em um assunto atraente para o e-mail

O assunto do seu e-mail marketing deve ser muito atraente, afinal, as pessoas recebem diversos e-mails todos os dias e você deve mostrar um diferencial em meio a todos eles.

Como o assunto é a primeira coisa que a pessoa vai ver na caixa de entrada, é o que pode definir se ela clicará no seu e-mail ou não.

Uma boa dica é criar vários assuntos e depois comparar para definir o que parece ser mais atrativo.

Você também pode utilizar funções personalizadas das ferramentas de e-mail marketing, que permitem que você insira o nome da pessoa ainda no assunto. Assim, ao invés de enviar:

Acredito que você vai gostar desses conteúdos

Você pode enviar:

Pedro, acredito que você vai gostar desses conteúdos

3. Elaborar o conteúdo

Um bom assunto pode até fazer a diferença na hora de fazer a pessoa clicar no seu e-mail, mas é o conteúdo que convencerá ela a tomar alguma ação.

Por isso é tão importante você conhecer a sua persona: para elaborar um conteúdo direcionado e personalizado, que realmente resolva seus problemas.

Algumas dicas para elaborar o conteúdo do seu e-mail marketing:

  • O foco deve ser no texto escrito, não em imagens e gifs. Imagens e gifs são só complementos, afinal, se a conexão do seu contato estiver ruim e as imagens não carregarem, pelo menos ele conseguirá visualizar o texto.

  • Evite palavras que podem cair em Spam, como “promoção”, “desconto” e “compre”.

  • Evite utilizar várias cores de fontes ou escrever palavras em caixa alta sem necessidade.

  • Não deixe o e-mail muito longo, caso contrário dificilmente alguém vai ler até o final.

  • Utilize emojis (se isso for de acordo com a sua persona).

  • Escreva sempre direcionado para a pessoa, começando, por exemplo, com o nome dela (como no exemplo da imagem abaixo).

Como Montar um Email Marketing E Elaborar o Conteúdo

4. Usar CTAs

As CTAs (ou call to action) são as chamadas para ação, ou seja, são botões e textos inseridos no e-mail marketing com o intuito de levar a pessoa a realizar uma outra ação (como acessar um conteúdo no seu site ou visitar as suas redes sociais).

O texto das CTAs deve ser persuasivo e emergencial, como por exemplo: “teste grátis”, “confira agora mesmo” e “baixe já”.

É uma boa prática colocar mais de uma CTA por e-mail, para dar mais opções à pessoa. No entanto, cuidado para não exagerar (use o bom senso).

5. Faça testes

Por fim, antes de efetivamente fazer o disparo do e-mail marketing, é recomendado fazer um disparo teste. Esse teste pode ser um envio para si mesmo ou para outros membros da sua equipe, assim você pode verificar aspectos como: ortografia, links, como ele fica visualmente na caixa de entrada, entre outros.

Dicas anotadas? Agora é hora de colocar tudo em prática.

O Fleeg, nosso software de disparo de e-mail marketing, pode te ajudar nisso. Com a nossa ferramenta você pode acompanhar as principais métricas de envio dos seus e-mails marketing através de um painel de indicadores que apresenta informações, como: quantidade de e-mails entregues, abertos, e quantos foram para spam.

Como Montar um Email Marketing E Fazer Testes

[Painel de indicadores de e-mail do Fleeg]

Além disso, o Fleeg é uma ferramenta de automação de marketing. Por isso ele também pode automatizar o envio dos seus fluxos de nutrição de leads e você ainda pode acompanhar todos os conteúdos que o lead consumiu através do lead tracker, ferramenta que permite monitorar as interações do lead com a sua empresa.

Aproveite para testar o Fleeg gratuitamente e conheça ainda mais sobre o que ele pode fazer por você.

Como Montar um Email Marketing com o Fleeg

Início Blog Marketing Como Montar Um E-mail Marketing Incrível em Apenas 5 Passos
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download