IA para criar legendas: 10 melhores ferramentas

Tempo de leitura9 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

A Inteligência Artificial (IA) desempenha um papel vital em muitos aspectos dos negócios modernos, e o marketing em redes sociais não foge disso. Existem diversas ferramentas de IA para redes sociais que podem auxiliar em diferentes tarefas, incluindo a IA para criar legendas.

Adicionar legendas a um vídeo é uma prática que promove a acessibilidade ao conteúdo falado. Quanto mais visualizações um vídeo obtém, maiores são as chances de receber curtidas e compartilhamentos, o que, por sua vez, impulsiona a recomendação do perfil pelas redes sociais.

Entretanto, criar legendas manualmente para vídeos se torna cada vez mais desafiador à medida que a duração do vídeo aumenta, exigindo a transcrição de cada palavra falada.

Além disso, a sincronização precisa entre legendas, vídeo e áudio é crucial. Atrasos nas legendas podem causar confusão. Por isso, compilamos as melhores ferramentas de IA para criar legendas, facilitando assim o processo de legendar seus vídeos. Confira!

Melhores ferramentas de IA para criar legendas

Confira a seguir alguns dos melhores software, aplicativos e ferramentas que te permitem usar IA para criar legendas e automatizar os processos de edição dos seus vídeos.

1. RecCloud

O RecCloud é uma plataforma multifuncional para edição de vídeo e áudio, oferecendo uma ampla gama de serviços, incluindo gravador de tela e várias ferramentas com inteligência artificial. Esta plataforma disponibiliza a tradução de vídeo, conversão de voz para texto online e, principalmente, uma solução de inteligência artificial para a criar legendas.

Para equipes de edição de vídeo, o RecCloud oferece uma função de colaboração por vídeo, possibilitando a adição de membros colaborativos para compartilhar arquivos.

Compatível com os principais sistemas operacionais, como Windows, Mac, iOS e Android, o RecCloud permite o carregamento, visualização, gerenciamento e compartilhamento de vídeos.

Sua ferramenta de IA para criar legendas é intuitiva e simples de usar, permitindo a geração automática de legendas e oferecendo tradução precisa entre vários idiomas, incluindo chinês, inglês, japonês, alemão e outros 99 idiomas.

Oferecendo a opção de adicionar legendas bilíngues ou no idioma original, essa ferramenta permite que seu público compreenda o conteúdo do vídeo sem barreiras linguísticas.

Para criar legendas usando inteligência artificial, basta fazer o upload do arquivo pelo navegador clicando em "Fazer Upload" ou fazer o download do software para seu computador.

Captura de tela do RecCloud

Com o vídeo carregado, para criar legendas com a inteligência artificial clique em "Traduzir com IA", e em seguida escolha o idioma.

Captura de tela do RecCloud

Após o carregamento, é possível editar as legendas conforme necessário. O gerador de legendas gratuito oferece recursos de edição amigáveis, como adição ou exclusão de legendas e ajustes de tempo. Uma vez editado, seu vídeo estará pronto para uso.

Captura de tela do RecCloud

2. Media.io

O Media.io é uma ferramenta multimídia online que oferece diversos recursos de edição de vídeo, audio e fotos com vários recursos com inteligência artificial, como IA para criar imagens e também uma ferramenta completa de IA para criar legendas. Sem precisar instalar nenhum software.

Para legendar um vídeo com inteligência artificial, basta acessar a ferramenta e adicionar o arquivo de vídeo na plataforma. Então, escolha a opção de adicionar legendas automáticas e seleciona o idioma adequado e clique em "começar".

Feito isso, edite as legendas se necessário e o seu vídeo estará pronto para ser baixado. A ferramenta permite corrigir manualmente possíveis erros ou personalizar o estilo de fonte, cor, tamanho, transparência e muito mais.

3. FlexClip

O FlexClip é um editor de vídeo online que oferece diversas recursos de edição e também de ferramentas de IA, entre elas a IA para criar legendas. A ferramenta é totalmente online, permitindo você adicionar legendas sem precisar instalar nenhum software.

Assim como outras ferramentas, o FlexClip também permite traduzir suas legendas para diversos idiomas. Para usar a IA para criar legendas do FlexClip, basta carregar o seu vídeo e em seguida clicar em "Auto AI Subtitle" e aguardar alguns segundos.

Depois de adicionar as legendas, você pode editá-las da maneira que desejar e seu vídeo legendado estará pronto para ser compartilhado nas redes sociais.

4. CapCut

O Capcut se destaca como uma das opções mais populares de edição de vídeos. Disponível para dispositivos Android e iOS, o aplicativo usa IA para criar legendas e reconhece as palavras que estão sendo pronunciadas no vídeo, gerando automaticamente as transcrições.

As legendas são inseridas na tela conforme as palavras são faladas, possibilitando acompanhar o vídeo mesmo com o som do celular desligado.

Para adicionar legendas no Capcut, inicie o aplicativo e escolha "Novo projeto". Em seguida, importe um vídeo da galeria do celular e clique em "Adicionar". Na tela seguinte, selecione "Texto" no menu inferior e, depois, escolha "Legendas automáticas".

Para continuar, selecione a opção "Som original" e verifique se o idioma está configurado para "Português" antes de prosseguir. Após isso, o aplicativo gerará legendas automáticas. É possível editar o texto ou adicionar efeitos às transcrições.

5. Vidnoz

O Vidnoz é um editor de vídeo com inteligência artificial para a criação de vídeos. Utilizando sua avançada tecnologia de IA, o Vidnoz oferece a capacidade de gerar legendas automaticamente por meio da inteligência artificial.

O processo de usar a IA para criar legendas é simples: faça o upload do seu vídeo ou grave um diretamente no aplicativo, escolha o idioma do vídeo e inicie a transcrição clicando no botão correspondente.

Em seguida, revise as legendas geradas pela IA e faça quaisquer ajustes necessários. Depois disso, exporte o vídeo com as legendas automáticas no formato desejado.

6. Kaptioned

O Kaptioned é outra opção de editor que usa a IA para criar legendas automaticamente. O aplicativo está disponível para download em celulares Android e iOS. Para usar o app, selecione a opção 'Escolher vídeo' e selecione o clipe ao qual deseja adicionar a transcrição.

Em seguida, escolha o idioma falado no vídeo e aguarde alguns segundos. O app gerará as legendas para o clipe.

Na tela seguinte, é possível editar a transcrição caso haja algum erro, bem como modificar a cor, o tipo de fonte e o tamanho do texto. Similar ao Voicella, o Kaptioned também permite adicionar traduções às legendas.

7. Animaker

Animaker é uma ferramenta de criação de vídeo faça-você-mesmo que auxilia iniciantes, amadores, não-designers e praticamente qualquer pessoa a criar vídeos de animação com qualidade de estúdio. Sua interface simples de arrastar e soltar facilita o processo de criação.

Além de ser um editor completo, o Animaker apresenta uma ferramenta de IA para criar legendas em vídeos. Essa ferramenta reconhece a fala e gera legendas em poucos segundos. A plataforma também oferece a capacidade de personalizar totalmente as legendas e formatá-las para se adequarem à identidade visual da sua marca.

Semelhante a outras ferramentas, o Animaker oferece a opção de tradução para as legendas. Para legendar um vídeo com essa ferramenta, basta fazer o upload do seu vídeo e clicar em "Legenda automática". Depois de adicionar as legendas, você pode editá-las da maneira que desejar.

8. AutoCap (Android / iOS)

Para aqueles que buscam uma IA para criar legendas, o AutoCap é uma opção bastante intuitiva e está disponível tanto para dispositivos Android quanto iOS. Ao utilizá-lo, é necessário primeiro escolher entre gravar o vídeo diretamente pelo aplicativo ou selecionar um dos vídeos armazenados na galeria.

Se a opção for gravar o vídeo pelo aplicativo, basta pressionar "Câmera" e conceder as permissões de acesso exigidas pelo AutoCap. Em seguida, selecione o idioma falado no vídeo e toque em "Next". A transcrição é gerada automaticamente, e ainda é possível editá-la na tela seguinte.

9. Voicella

O Voicella é mais uma opção de aplicativo que oferece uma IA para criar legendas automáticas para vídeos. Similar ao Capcut, ele permite adicionar legendas somente a vídeos salvos na galeria do dispositivo.

Para iniciar o processo de transcrição, basta pressionar o ícone de "+", localizado no canto inferior direito da tela, e, em seguida, selecionar a opção "Vídeo com legenda".

Na tela seguinte, escolha o vídeo ao qual deseja adicionar as legendas e continue a ação ao selecionar o idioma falado no vídeo. O aplicativo então reconhecerá as palavras pronunciadas no vídeo para gerar a transcrição.

Se alguma legenda não estiver correta, é possível editá-la na tela seguinte. Para salvar o vídeo com as legendas, basta tocar no ícone de disquete no canto superior direito do aplicativo. Disponível para dispositivos Android, o Voicella também oferece a opção de traduzir vídeos.

10. Clips

O aplicativo Clips é uma ferramenta exclusiva para dispositivos iOS. Para usar a IA para criar legendas a um vídeo com o Clips, basta tocar no ícone de estrela localizado no canto inferior direito da tela ao abrir o app.

Em seguida, selecione o ícone de balão de texto para adicionar as legendas. Escolha uma das opções de legendas automáticas disponíveis no menu inferior.

Para prosseguir, volte à página inicial do app, grave o vídeo e aguarde alguns segundos até que a transcrição seja gerada. Caso note erros nas legendas, você pode editá-las conforme necessário.

Além disso, o Clips oferece recursos adicionais, como animações de câmera, adição de adesivos, emojis e músicas da biblioteca para aprimorar o vídeo.

Benefícios do uso de IA para criar legendas

As ferramentas de IA para criar legendas oferecem uma variedade de benefícios para cada usuário e profissional de marketing de mídia social. Abaixo estão os benefícios mais comuns ao utilizar um gerador de legendas com tecnologia AI.

Aceleração do processo de transcrição e tradução

A inteligência artificial (IA) tem se destacado na automatização de tarefas repetitivas e demoradas. Ao aplicar essa tecnologia à criação de legendas, é possível acelerar o processo de transcrição e tradução, aumentando a eficiência e a produtividade.

Além disso, a IA pode aprimorar a precisão e qualidade das legendas, reduzindo erros e proporcionando uma experiência mais satisfatória para o público.

Vantagem em termos de velocidade e custo

Uma das principais vantagens de utilizar inteligência artificial para criar legendas é a rapidez. Os algoritmos de processamento de linguagem natural e reconhecimento de voz possibilitam a transcrição e tradução automáticas de grandes volumes de conteúdo em curtos períodos.

Isso é especialmente útil para empresas de mídia, plataformas de streaming e produtores de conteúdo que necessitam de legendas com agilidade. Além da velocidade, a IA também oferece benefícios em termos de custo.

A automação proporcionada pelas soluções de IA reduz a necessidade de contratar múltiplos tradutores ou revisores, representando economias significativas para empresas com alta demanda de legendagem de conteúdo.

Escalabilidade

A escalabilidade é outro ponto a ser considerado. Com a IA, é possível lidar de forma mais eficiente com diferentes idiomas, dialetos e sotaques, ampliando a cobertura e abrangência das legendas.

Além disso, a IA pode ser facilmente adaptada para diferentes formatos de vídeos, tornando o processo de geração de legendas mais flexível.

Aprendeu como usar IA para criar legendas?

Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado a encontrar uma IA para criar legendas que ofereça todos os recursos necessários para você legendar seus conteúdos e torná-los mais acessíveis nas redes sociais.

Se você quer conhecer mais sobre a utilização de inteligência artificial, o ChatGPT é uma ferramenta que está muito em alta. Confira nosso artigo completo sobre o que é ChatGPT.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download