Gravador de tela para PC fraco: 10 melhores opções

atualizado 29 de abril de 2022
Tempo de leitura4 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O gravador de tela é um programa fundamental para quem deseja produzir vídeos para videoaulas, tutoriais sobre o uso de aplicativos e até mesmo se gravar jogando.

Contudo, este tipo de aplicativo geralmente exige um computador potente para rodar bem, caso contrário, o desempenho da máquina e dos programas que estão sendo executados será comprometido.

Contudo, existem programas que são desenvolvidos especialmente para computadores mais fracos, focando especificamente na performance.

Para ajudar você a gravar conteúdo em seu computador, confira nossa lista e descubra o melhor gravador de tela para PC fraco.

Banner do Beecut - editor de vídeo da Apowersoft

Qual o melhor gravador de tela para PC fraco?

Preparamos uma lista com os melhores gravadores de tela para serem usados em PCs fracos. 

Confira e escolha o melhor para usar em seu computador.

1. Movavi Screen Recorder

O Movavi conta com um gravador de tela para PC gratuito que permite capturar webinários, chamadas online, instruções, tutoriais e até mesmo streaming de vídeos.

A ferramenta é bem simples e prática, oferecendo uma interface muito intuitiva que permite configurar os parâmetros de captura, gravar áudio e vídeo, além de até mesmo editar as gravações salvas.

O programa também permite mostrar teclas usadas e mouse, desenhar em seus vídeos, capturar apenas seu áudio e capturar sua webcam.

2. Apowersoft Screen Recorder

A Apowersoft é uma empresa que oferece diversas soluções digitais através de aplicativos, o ApowerREC é a solução para gravar tela de Windows, Mac, Android e iOS.

A ferramenta permite gravar todas as atividades em sua tela, gravar com webcam, gravar áudio, adicionar anotações de editar seus vídeos.

O programa também permite gravar com zoom, criar tarefas para agendar gravações e usar uma ferramenta para destacar uma área de gravação.

3. Free Screen Video Recorder

O Free Screen Video Recorder é um bom gravador de tela para PC fraco, já que o programa é bem básico e conta apenas com as principais funções de gravação.

É possível capturar tudo que está em sua tela, destacar o cursor do mouse, capturar múltiplas janelas e até mesmo fazer edições básicas nos vídeos que podem ser salvos em MP4.

4 Icecream Screen Recorder

Outra alternativa que também foca na simplicidade é o Icecream Screen Recorder, que permite gravar sua tela de forma simples e fácil.

O programa conta com teclas de atalho para tornar o uso da ferramenta mais prático, também permite adicionar textos, imagens e setas aos vídeos.

A ferramenta também permite gravar com a webcam, aumentar o zoom da gravação e compartilhar o vídeo em sites como YouTube e Google Drive.

5. Bandicam

O Bandicam é um gravador de tela bem leve, indicado para gravar jogos 2D e 3D com vídeos em 4K e até 480 FPS.

O programa também é compatível com dispositivos externos conectados por HDMI, aumentando a possibilidade de gravações.

Dentre seus destaques estão a possibilidade de adicionar sobreposição com sua webcam, escrever e desenhar na tela, fazer vídeos com o fundo verde e adicionar efeitos ao cursor do mouse.

6. OBS

O OBS é um programa bastante usado para fazer lives em plataformas como a Twitch e o YouTube. 

Apesar desse ser seu foco, a ferramenta também permite capturar sua tela, webcam e áudio para salvá-los.

As configurações de edição são bem básicas e devem ser feitas antes da gravação, ajustando o som, ganho, iluminação e filtros por fonte.

7. ShareX

O ShareX é um programa que oferece as ferramentas necessárias para gravar a tela de PCs fracos.

A ferramenta permite capturar toda a tela ou apenas uma janela sem inserir marca d'água, permitindo que os usuários adicionem sua própria marca e filtros.

A plataforma também permite mostrar ou não o cursor do mouse e adicionar conteúdos em seus vídeos.

8. CamStudio

O CamStudio é um gravador de tela para PC fraco bastante prático e grátis, que permite gravar objetos em sua tela no formato AVI.

O programa permite gravar em alta definição, compactação de vídeo e mais. 

Sua interface é intuitiva e compacta, a qualidade é alta, o que permite gravar e usar seus vídeos profissionalmente.

9. Screencastify

O Screencastify é uma extensão grátis para o Chrome que permite gravar o conteúdo do seu navegador em vídeos de 5 minutos cada.

O programa permite capturar a tela e a webcam, além de cortar o que foi gravado. 

Esse plugin não adiciona marca d'água aos vídeos e permite escrever na tela, além de salvar os vídeos em HD em MP4 e GIF.

10. Loom

Por fim, o último gravador de tela de nossa lista é o Loom, uma extensão para Chrome que permite gravar sua tela e a imagem da webcam. 

A ativação do áudio é uma opção. Os vídeos são salvos na qualidade 720p e não contam com um limite de tempo.

Pronto para usar um gravador de tela para PC fraco?

Esperamos que a nossa lista tenha ajudado você a encontrar o melhor programa para gravar a tela do seu computador.

Caso tenha interesse em editar seus vídeos com uma ferramenta mais completa, confira nosso artigo que lista os melhores programas de edição de vídeo para iniciantes e profissionais.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download