CRM para Representante Comercial: 10 melhores opções

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Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Os vendedores provavelmente entendem a importância de manter um relacionamento próximo e duradouro com seus clientes. Para isso, é importante contar com um sistema de CRM para representante comercial que permita a gestão eficaz de contatos e informações, otimizando a rotina e aumentando a eficiência.

Nesse contexto, o CRM se destaca como uma ferramenta essencial para qualquer representante comercial. Assim, se você busca acelerar seus processos e aprimorar seu desempenho, certamente considerou adotar algumas soluções para alcançar seus objetivos, certo?

Por isso, vamos apresentar como um CRM para representante comercial pode trazer benefícios e como escolher a melhor opção para suas necessidades. Confira!

Por que os representantes comerciais precisam de um CRM?

Os vendedores atuam na linha de frente, interagindo com potenciais clientes para gerar novos negócios. Naturalmente, eles têm uma grande carga de responsabilidades.

E-mails, reuniões, chamadas telefônicas, tarefas diárias, metas de vendas e análises são apenas algumas das coisas com as quais precisam lidar diariamente.

É fundamental que eles acompanhem suas tarefas e metas, tenham acesso às informações dos clientes atuais e potenciais e recordem interações passadas para manter conversas significativas com seus leads.

Basicamente, um CRM para representante comercial permite reduzir o tempo dedicado a tarefas rotineiras e aumentar sua produtividade.

Melhores ferramentas de CRM para representante comercial

Preparamos uma lista atualizada para que você possa conhecer quais são as melhores ferramentas de CRM para representante comercial. Confira!

1. Brevo

O Brevo se destaca como uma das plataformas de CRM para representantes comerciais e para outras áreas, além de oferecer funcionalidades de automação de marketing.

Com essa ferramenta, é possível criar páginas de destino, elaborar anúncios no Facebook e trabalhar na segmentação do público-alvo. Essas soluções visam potencializar a eficácia de suas campanhas, tudo em um único lugar.

Assim, você pode explorar todo o potencial de suas equipes de marketing e vendas por meio de um conjunto completo de ferramentas que impulsionarão o crescimento de seu negócio.

Além disso, o Brevo apresenta diversas opções de planos, permitindo que você escolha aquele que melhor se adapte às suas necessidades e orçamento.

captura de tela do Brevo

2. JivoChat

O JivoChat vai além de ser apenas um chat online profissional, oferecendo também uma ferramenta de CRM que permite configurar tarefas, atribuir membros da equipe e oferece outras vantagens.

Com o CRM integrado do JivoChat, é possível interagir com os clientes usando o chat online, WhatsApp (disponível no plano profissional), Facebook Messenger, e-mail e telefone.

Isso significa que todo o trabalho da equipe, comunicação interna e interações com os clientes podem ser gerenciados por meio de uma única solução.

Além disso, é possível cadastrar leads em sua base de dados, delegar oportunidades e negociações para os operadores, monitorar as etapas do funil de vendas e aproveitar ao máximo a integração do chat online com o CRM para pequenas empresas.

3. Pipedrive

Quando se fala nos melhores sistemas de CRM para Representante comercial, é impossível não mencionar o Pipedrive. Utilizado por milhares de profissionais no Brasil e em todo o mundo, é uma excelente escolha.

Ao usar essa ferramenta, a empresa garante o foco nos negócios certos, ou seja, é possível compreender o momento de cada negociação ou processo e direcionar os esforços para as oportunidades mais estratégicas.

Por meio das plataformas de CRM do Pipedrive, você tem acesso a diversas funcionalidades, como:

  • Gerenciamento de leads: por meio de formulários e chats personalizados;
  • Rastreamento de comunicação: ligações, e-mails e histórico de conversas;
  • Automatização: para tarefas administrativas e repetitivas;
  • Informação e relatórios: para acompanhar métricas;
  • Integrações com outros aplicativos: para uma experiência mais completa.

A plataforma também oferece um recurso de painel gráfico que facilita a visualização do progresso dos clientes em seu funil de vendas, englobando toda a equipe.

Além disso, o Pipedrive permite acompanhar o desempenho da equipe por meio da geração de relatórios na própria ferramenta.

captura de tela do Pipedrive

4. Ploomes

A Ploomes oferece três soluções em uma única ferramenta integrada: CRM, Funil de Vendas e Automação de Propostas.

Com seus serviços de plataforma de CRM para representante comercial, é possível centralizar toda a base de clientes e manter suas informações atualizadas e facilmente acessíveis para toda a equipe.

Armazene e organize dados cadastrais, histórico de interações, compras realizadas, orçamentos solicitados, entre outros, para analisar seu público-alvo e obter insights sobre como atendê-los melhor.

Além disso, você poderá gerenciar as tarefas e atividades de sua equipe de forma profissional, recebendo alertas por e-mail e sincronizando com o Google Calendar.

5. RD Station

Se você está em busca de uma ferramenta de CRM para representante comercial, o software da Resultados Digitais é uma escolha garantida entre os melhores sistemas do mercado. A integração com a ferramenta de automação de marketing é certamente um dos principais diferenciais para os usuários dessa plataforma.

O RD Station CRM permite aos usuários gerenciar o relacionamento com os clientes e, consequentemente, otimizar os processos, contribuindo para o aumento da receita da empresa e garantindo o sucesso do cliente.

Isso é viabilizado pela organização dos processos e pela visão completa do funil de vendas. Assim, a equipe comercial sabe exatamente como estão as vendas e pode garantir melhores resultados.

Além disso, o RD Station CRM possibilita a criação de tarefas e automações que garantem a eficiência e a produtividade de todos os envolvidos na rotina comercial. Também oferece visibilidade sobre o desempenho das equipes e ações por meio dos relatórios gerados pela ferramenta.

captura de tela do RDStation

6. Zoho CRM

Para quem procura um CRM para representante comercial, apresentamos mais uma opção profissional que atende mais de 150 mil empresas em 180 países. A Zoho oferece várias soluções digitais para empresas, e seu sistema CRM não é exceção.

Com essa ferramenta, é possível interagir com clientes em diferentes canais, gerenciar várias equipes em uma única discussão e usar inteligência artificial para prever tendências de negócios.

Isso permite otimizar os resultados por meio de painéis interativos que fornecem análises do impacto de seus negócios.

É uma excelente oportunidade para quem busca ser mais estratégico e investir na melhoria da qualidade de seus processos de vendas.

7. Bigin

O Bigin é um CRM para representante comercial desenvolvido pela Zoho, mas com foco na orientação e gestão do relacionamento entre clientes de pequenas empresas ou empresas iniciantes, oferecendo recursos completos a um preço bastante atraente para o mercado.

O Bigin permite interagir com clientes em potencial, criar formulários, enviar e-mails e manter uma visão completa da interação com cada lead.

Você também pode gerenciar fluxos, criando fases de negociação personalizáveis, fluxos de trabalho para minimizar tarefas repetitivas e fechar negócios por meio de uma visão geral do seu pipeline de vendas.

8. Freshsales

Para quem procura uma solução de CRM inteligente, recomendamos o Freshsales. Ele foi desenvolvido com o Freddy AI, uma inteligência artificial capaz de ajudá-lo a identificar os melhores leads, aumentar o engajamento com seu público e conduzir negócios do início ao fim.

O Freshsales oferece uma visualização cronológica do envolvimento do cliente com seu negócio por meio de uma linha do tempo de atividades.

Você pode usar a ferramenta para definir os estágios do ciclo de vida percorridos pelo público em sua jornada, mapear as atividades de vendas e acelerar suas conversões.

9. Agendor

Outra excelente opção de CRM para representante comercial é o Agendor, essa ferramenta ajuda a identificar as fontes e segmentos de clientes que geram mais receita, bem como as categorias de produtos e serviços mais demandadas pelos seus potenciais clientes.

Com o Agendor é possível organizar sua lista de contatos em uma sequência de prospecção adaptada às necessidades da sua equipe. Além disso, utilize os campos personalizados do Agendor para registrar informações de qualificação dos leads e crie categorias e filtros avançados para avaliar o potencial de compra.

O Agendor oferece um histórico de negócios onde é possível acessar informações importantes sobre seus leads e o resumo de vendas para identificar as abordagens mais eficazes.

Além disso, a ferramenta oferece um funil pós-venda, um histórico de interações e relatórios personalizados, onde é possível analisar o comportamento dos seus clientes e oferecer um atendimento mais personalizado.

10. Insightly

O Insightly é um CRM para representante comercial, conhecido graças a sua flexibilidade e capacidade de atender às necessidades de diversos tipos de empresas. Ele simplifica a gestão de clientes e estimula o desenvolvimento dos negócios.

Por exemplo, o Insightly se integra facilmente a outras ferramentas, como o Google Workspace e o Microsoft 365, facilitando a incorporação do CRM às operações existentes. Além disso, o Insightly oferece recursos avançados de automação, que ajudam a agilizar processos e aprimorar a eficiência operacional.

A ferramenta também oferece capacidades analíticas que fornecem informações valiosas sobre o desempenho do negócio, auxiliando na realização de ajustes estratégicos para impulsionar os resultados.

5 Dicas sobre como usar o CRM para representante comercial

Se você trabalha como representante comercial e está cansado de usar várias ferramentas para monitorar o desempenho, e procura uma solução simples e útil para orientar seus processos comerciais e gerenciar seu tempo, o CRM é o que você precisa.

Se ainda não está convencido da utilidade dessa ferramenta, apresentamos algumas ideias para que compreenda as vantagens e o impacto positivo que pode ter.

1. Crie etapas personalizadas de vendas

O CRM permite personalizar as etapas de vendas do ciclo comercial, inclusive criando fases separadas para cada empresa. Isso significa que é possível desenvolver funis de vendas específicas para as soluções oferecidas.

Cada produto ou serviço tem um público-alvo distinto, e o processo de vendas varia de acordo com o perfil do cliente, pois é elaborado com foco no consumidor.

Nesse contexto, o CRM para representantes comerciais auxilia na definição dos processos, garantindo que sejam focados no desempenho, e cria as etapas necessárias para que os diversos perfis de clientes adquiram os produtos ou contratem os serviços de forma natural.

Dessa forma, você compreende melhor o comportamento dos clientes e se prepara para atender às necessidades e superar as expectativas deles.

2. Tenha uma visão completa dos clientes

Para um representante comercial, é crucial ter visibilidade sobre o status das negociações e relacionamentos com clientes, potenciais clientes, indicações, prospects e outros contatos.

Isso ocorre porque o sucesso das negociações resulta em remuneração. Portanto, mais do que qualquer outro profissional, o representante comercial depende de relacionamentos contínuos com seus contatos para fechar vendas.

Nesse contexto, o CRM possibilita acessar informações sobre compras dos clientes, objeções apresentadas nas últimas negociações, acordos, propostas e todos os detalhes relevantes.

Esses dados são essenciais para identificar o potencial de recompra de cada cliente, bem como a probabilidade de adquirir novos produtos, fornecendo insights para melhorar as vendas.

Assim, ter acesso fácil à base de dados dos clientes é extremamente útil e proporciona maior controle sobre as informações do relacionamento.

Qualquer representante que reconheça o valor de sua carteira de clientes compreende que é ela que possibilita expandir suas negociações e vender mais produtos para a mesma clientela.

Portanto, é fundamental ter todas as informações dos clientes e potenciais clientes disponíveis para desenvolver o potencial de negócios da base atual.

3. Acompanhe o desempenho

O representante comercial tem seu ganho diretamente ligado ao desempenho nas vendas. Sem vendas, não há comissão e, consequentemente, não há lucro.

Por isso, o representante comercial geralmente está mais preocupado com seu desempenho de vendas do que outros profissionais da área.

Nesse contexto, o CRM para representantes comerciais auxilia a entender se a performance está melhorando, se a taxa de fechamento está aumentando, a prever o faturamento do mês e, principalmente, a identificar onde estão as falhas.

Dessa forma, é possível corrigir qualquer problema no processo de vendas, melhorar o desempenho e monitorar o cumprimento das metas.

Quando o representante comercial consegue visualizar sua performance e identificar o que precisa ser feito para obter melhores resultados, ele aumenta o potencial de vendas, refletindo diretamente em sua comissão.

4. Mantenha-se em constante aprendizado

Além de estabelecer processos que atendam às necessidades dos clientes, monitorar o desempenho das vendas e controlar a carteira de clientes, o CRM para representantes comerciais permite compreender o que funciona para cada cliente.

Como isso é possível? O CRM registra todas as interações com os compradores e, por meio do histórico de cada cliente, é possível identificar o que deu certo. Basta analisar as abordagens utilizadas com os clientes que já realizaram compras e replicar as estratégias bem-sucedidas.

O objetivo é sempre aprimorar as ações em cada etapa do processo e agir de forma mais eficaz, o que resulta em um aumento nos resultados de vendas.

5. Aproveite a facilidade e a portabilidade

Com o CRM para representante comercial, todos os dados estão disponíveis facilmente, seja para fazer anotações durante uma reunião com o cliente no smartphone ou agendar tarefas em tablets, computadores e laptops.

Um bom CRM é acessível em qualquer plataforma, proporcionando acesso completo às informações necessárias, inclusive ao histórico do relacionamento com os clientes.

Além disso, ter acesso ao banco de dados completo de cada cliente de qualquer lugar permite aproveitar melhor as oportunidades, continuando o processo comercial e fazendo com que os clientes se sintam atendidos de acordo com suas necessidades.

Encontrou o melhor CRM para representante comercial?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a conhecer as melhores ferramentas de CRM para representante comercial.

Caso você esteja adotando um CRM para a sua empresa de representação, é importante utilizar de forma estratégica. Por isso, não deixe de conferir nosso artigo com 15 estratégias de CRM marketing.

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