CRM gratuito: 12 Melhores para seu negócio em 2025

16 minutos

Atualmente, a melhor forma de rastrear todos os dados dos clientes é através de um sistema de CRM, e felizmente, existem algumas opções de CRM gratuito disponíveis no mercado.

Gerenciar o relacionamento com seus clientes é crucial para que possa acompanhar cada etapa da interação entre a equipe de vendas e o consumidor, identificar problemas no processo de vendas, calcular a conversão através de um funil de vendas bem estruturado e otimizar a jornada de compra.

Neste artigo, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre um CRM, quais são as suas funções e apresentamos os melhores CRM gratuitos para que você deixe as planilhas de Excel de lado e comece a automatizar processos.

O que é um CRM?

Se você ainda não sabe o que é CRM e para que serve, vamos começar apressando o conceito por detrás da palavra CRM.

A sigla CRM deriva do inglês para Customer Relationship Management, que em tradução literal significa gestão de relacionamento com clientes.

Ou seja, os sistemas CRM são ferramentas equipadas com funções e recursos projetados para ajudá-lo não apenas a estruturar seu funil de vendas e processo de vendas como um todo.

Além disso, essas ferramentas permitem que seja possível administrar o trabalho de sua equipe, delegar tarefas, agendar contatos e o follow up com clientes, entre outras funcionalidades.

Vale a pena usar um CRM gratuito?

Os melhores CRM grátis do mercado já oferecem automação, integração com demais ferramentas para otimizar a captação e segmentação de leads - como por exemplo plataformas de e-mail marketing, chats online para sites, sistemas ERP, entre outros.

Basta conferir os recursos e destaques de cada CRM grátis listado abaixo e você poderá entender com facilidade porque vale a pena começar a usar um. Vamos lá!

1. Brevo

Vamos começar analisando a Brevo, que se destaca por ser uma ferramenta de CRM completa e oferecer diversos recursos de marketing em um único lugar.

Um dos grandes atrativos é que, no plano gratuito, já é possível gerenciar contatos ilimitados e enviar até 300 e-mails por dia, utilizando templates personalizados e um editor intuitivo de arrastar e soltar.

Outro diferencial interessante é a integração com canais como SMS, WhatsApp e chat, que ganha ainda mais força com o apoio da Aura IA, uma inteligência artificial que auxilia na criação de conteúdos, segmentação de leads e é capaz de resumir conversas.

Os planos pagos expandem bastante o uso, liberando envios maiores (a partir de 5.000 e-mails por mês), relatórios avançados, automação de marketing e até testes A/B.

Vantagens

  • Plano gratuito robusto (300 e-mails/dia e contatos ilimitados);

  • Editor intuitivo com templates personalizáveis;

  • Automação com IA e multicanalidade (e-mail, SMS, WhatsApp e chat);

  • Escalável para empresas em crescimento;

Pontos de atenção

  • Algumas funções estratégicas só estão nos planos pagos;
  • Limite diário de envios pode restringir negócios com volume alto;
  • Interface pode parecer avançada para quem procura apenas um CRM básico;

Confira as soluções profissionais da Brevo

2. JivoChat

O JivoChat agora conta com recursos de CRM já disponíveis em nosso plano grátis! O que é ideal para quem deseja centralizar o relacionamento com os clientes desde o primeiro contato até o momento da conversão

Em apenas 10 minutos você configura sua conta e já pode acompanhar negociações, organizar seu funil de vendas e transformar conversas em oportunidades reais.

Um dos grandes diferenciais é a integração nativa com os principais canais de atendimento, como chat online, WhatsApp, Facebook Messenger, e-mail e telefone. Assim todos os tickets são armazenados automaticamente no CRM, evitando perdas de leads.

Além disso, você pode personalizar etapas do funil, agendar follow-ups, analisar relatórios detalhados e identificar gargalos no processo comercial. Tudo isso em uma plataforma intuitiva, sem cobranças extras para liberar funcionalidades ou integrações.

E não para por ai, você também pode usar o JivoChat como canal de comunicação interna de seu negócio, conectando setores e equipes, independente da localização.

Vantagens

  • Configuração rápida em apenas 10 minutos;
  • Acompanhamento de negociações e histórico;
  • Transforma chats em negociações com funis personalizados;
  • Relatórios de desempenho para otimizar vendas;
  • Integração gratuita com os canais do JivoChat;
  • Aplicativo para Android e iOS com notificações em tempo real;

Captura de tela do JivoChatCRM gratuito

Para saber mais sobre nossos recursos de CRM, confira nosso plano gratuito ou converse com a nossa equipe aqui no chat, estamos sempre felizes em atendê-lo!

3. HubSpot

Na nossa opinião, o HubSpot é um ótimo CRM gratuito,, pois oferece uma versão free robusta, que não expira e te permite gerenciar contatos e empresas de forma ilimitada.

Também gostamos bastante do painel visual em kanban, que facilita a organização do funil de vendas, a quantidade de integrações disponíveis (mais de 1.900 apps) e da inteligência artificial embutida que ajuda a otimizar o tempo de tarefas.

Por outro lado, é importante destacar que, apesar de ser uma opção poderosa, algumas funcionalidades estratégicas, como automações mais avançadas ou relatórios personalizados, só estão nos planos pagos.

Vantagens

  • Versão gratuita robusta e sem prazo de expiração;
  • Contatos e empresas ilimitados desde o início;
  • Painel visual em kanban que facilita a gestão do funil;
  • Integração com mais de 1.900 aplicativos;
  • Inteligência artificial que agiliza relatórios e insights.

Pontos de atenção

  • Automação avançada e relatórios personalizados * só nos planos pagos;
  • Pode ser mais complexo do que o necessário para negócios muito pequenos;
  • Planos premium entre os mais caros do mercado.

4. Pipedrive

Agora vamos falar do Pipedrive, que após nossos testes, se mostrou um CRM bastantes intuitivo e eficiente. Com ela você poderá estruturar o funil de vendas, automatizar follow-ups e aproveitar a inteligência artificial para identificar os leads mais promissores.

Outro ponto que gostamos é que, em poucos minutos, já é possível configurar os funis, importar dados e começar a acompanhar negociações em tempo real. A plataforma também se integra com mais de 500 aplicativos, o que facilita muito a adaptação ao ecossistema de cada empresa.

Apesar de não ter uma versão totalmente gratuita, o Pipedrive oferece um período de teste grátis de 14 dias, sem a necessidade de cadastrar um cartão de crédito.

Vantagens

  • CRM de vendas com foco total em fechar negócios;
  • Teste grátis de 14 dias sem cartão de crédito;
  • Funis personalizáveis com interface intuitiva;
  • Mais de 500 integrações disponíveis;
  • Inteligência artificial que prioriza leads e sugere próximos passos.

Pontos de atenção

  • Não possui versão 100% gratuita;
  • Alguns recursos avançados só aparecem nos planos mais caros;
  • Pode ser mais voltado para vendas do que para gestão de relacionamento em geral.

Captura de tela do PipedriveCRM gratuito

5. RD Station

Em seguida temos a RD Station, um CRM brasileiro que se destaca por equilibrar recursos e usabilidade. Por exemplo, o plano gratuito já inclui recursos de funil de vendas, follow-ups, disparo de 200 e-mails por mês e até integração com WhatsApp.

Quem começa no plano Free consegue migrar facilmente para versões pagas e começar a ter acesso a recursos mais interessantes, como múltiplos funis, relatórios detalhados, playbooks e automações com IA.

Por fim, durante os testes o que mais chamou atenção foi a "Rê", uma inteligência artificial que ajuda a priorizar leads, sugere tarefas, automatiza preenchimentos e transforma o WhatsApp em um verdadeiro copiloto para seu time comercial.

Vantagens

  • IA integrada (Rê) para priorização e automação;
  • Plano Free com funil, follow-up, WhatsApp e e-mail;
  • Relatórios personalizáveis e visão em tempo real;
  • Escalável com automações e dashboards avançados;
  • Suporte forte, comunidade ativa e RD University.

Pontos de atenção

  • Plano Free limitado a 4 usuários;
  • Recursos avançados só em versões pagas;
  • Preço pode ser alto em times grandes.

Captura de tela do RD Station CRMCRM gratuito

6. Ploomes

Durante o processo de testar o Ploomes, nós notamos que a plataforma centraliza tudo em um só lugar e consegue entregar praticidade, sem perder profundidade nos recursos, o que é ótimo para empresas que estão em busca de organização e velocidade.

Entre as funcionalidades mais interessantes, esta a possibilidade de automatizar documentos e gerar propostas, pedidos e contratos em poucos minutos.

Além disso, a plataforma oferece integração para mais de 100 ferramentas, visão 360º dos clientes e muito mais.

Vantagens

  • CRM brasileiro com avaliações altíssimas em plataformas como Capterra (4,9/5);
  • Automação de propostas e contratos que economiza tempo;
  • Integrações robustas com ERPs, WhatsApp e ferramentas de BI;
  • Visão 360º da carteira de clientes e funis de vendas personalizáveis.

Pontos de atenção

  • Apesar de intuitivo, pode exigir configuração inicial mais detalhada;
  • Planos avançados têm custo mais alto por usuário;
  • Melhor aproveitado por empresas de médio a grande porte.

7. Zoho CRM

A Zoho é outra opção de CRM gratuito para quem deseja centralizar absolutamente tudo em um único sistema. Muito além de gerenciar leads ou funis de vendas, ele te permite criar uma experiência integrada entre suas equipes de vendas, marketing e atendimento.

O que mais chamou nossa atenção foi a Zia, a inteligência artificial da plataforma, que te ajuda a prever o melhor horário para falar com um cliente, é capaz de detectar sentimentos em e-mails e até identificar anomalias em processos.

Por fim, a plataforma também oferece um alto nível de personalização e integração com mais de 1.000 aplicativos diferentes.

Vantagens

  • Visão unificada de vendas, marketing e atendimento;
  • Inteligência artificial (Zia) que auxilia com insights preditivos;
  • Comunicação omnichannel centralizada;
  • Alto nível de personalização e integrações (mais de 1.000 apps).

Pontos de atenção

  • Interface robusta pode parecer complexa para iniciantes;
  • Alguns recursos avançados só aparecem nos planos pagos;
  • Melhor aproveitado por empresas que já têm processos estruturados.

Captura de tela do Zoho CRMCRM gratuito

8. Bigin

O Bigin é a aposta da Zoho para quem precisa de um CRM simples e rápido de usar, sem abrir mão de recursos importantes. Ele foi claramente pensado para pequenas empresas ou times em fase inicial, oferecendo planos acessíveis e fáceis de escalar conforme o negócio cresce.

O que nos agradou bastante é que, mesmo sendo enxuto, o Bigin já vem com integrações úteis (como e-mail, WhatsApp e ferramentas do próprio Zoho), além de pipelines visuais que deixam a gestão de negociações bem organizada.

Com o Bigin você também pode acompanhar leads, fazer chamadas e até importar contatos de cartões de visita. Para quem busca praticidade e não quer perder tempo configurando sistemas complexos, o Bigin cumpre bem o papel.

Vantagens

  • Criado especialmente para pequenos negócios;
  • Planos acessíveis e configuração rápida (menos de 30 min);
  • Integração nativa com Zoho e apps populares;
  • Aplicativos móveis bem avaliados.

Pontos de atenção

  • A versão gratuita é bem limitada (pipeline único e até 500 registros);
  • Recursos avançados só aparecem nos planos pagos;
  • Pode não ser suficiente para empresas em fase de escala acelerada.

Captura de tela do BiginCRM gratuito

9. Freshsales

Para quem busca por uma solução de CRM inteligente de verdade, recomendamos o Freshsales. Desenvolvido com a tecnologia Freddy AI, ele ajuda a identificar os melhores leads, personalizar campanhas inteligentes e aumentar as conversões em menos tempo.

O CRM Freshsales oferece uma visão cronológica 360º do cliente do engajamento do cliente com o seu negócio através de uma linha do tempo de atividades.

No plano gratuito, você pode enviar 500 e-mails por mês, gerenciar contatos e listas, fazer segmentações básicas, monitorar sites e formulário, criar campanhas de e-mail marketing e redes sociais, além de acesso a chat em tempo real e suporte 24 horas por dias, 5 dias por semana.

Vantagens

  • Gerenciamento de contatos, contas e negociações;
  • Fases do ciclo de vida do contato;
  • Formulários web e rastreamento de site;
  • Pontuação preditiva de contatos com o uso da Freddy AI.

Pontos de atenção

  • IA só esta disponível na versão paga;
  • Apenas 100 contatos de marketing disponíveis na versão gratuita;

Captura de tela do FreshsalesCRM gratuito

10. Agendor

O Agendor é um CRM brasileiro que se destaca pela simplicidade e eficiência na organização do processo comercial. Com interface intuitiva e suporte rápido, ele é uma das soluções nacionais mais utilizadas por pequenas e médias empresas que desejam ganhar produtividade e melhorar a gestão de clientes.

Dados recentes indicam que o CRM do Agendor já é utilizada por mais de 10 mil empresas no Brasil e oferece recursos avançados de funil de vendas, automações e relatórios que ajudam a equipe a manter foco no fechamento de negócios.

Vantagens:

  • Interface simples e intuitiva
  • Diversos funis de venda personalizáveis
  • Relatórios detalhados e geração de leads
  • Integração nativa com WhatsApp e telefone virtual com IA

Pontos de atenção:

  • Melhor aproveitado por equipes menores
  • Recursos mais avançados podem exigir plano pago

Captura de tela do AgendorCRM gratuito

11. Clientar CRM

O Clientar CRM é uma solução nacional que nos chamou atenção pela simplicidade e foco em vendas consultivas. Durante os testes, sentimos que ele realmente ajuda pequenas e médias empresas a estruturar o processo comercial sem complicação.

Um dos pontos de maior destaque é a gestão de carteira de clientes, onde o sistema separa automaticamente prospects, ativos, inativos e propostas abertas, facilitando

Vantagens:

  • Gestão inteligente de carteira de clientes

  • Relatórios completos e curva ABC de Pareto

  • Customização de funil e formulários

  • Integração via API com ERP e marketing digital

Pontos de atenção:

  • Interface um pouco básica comparada a CRMs internacionais
  • Melhor aproveitado em operações de vendas consultivas

12. CRM PipeRun

Por fim, não podíamos deixar de incluir o PipeRun, um CRM brasileiro bastante robusto, que ele vai além do básico, trazendo funções avançadas que poucas ferramentas oferecem no mesmo segmento.

Os destaques ficam para as automações de tarefas, o pipeline visual e a possibilidade de usar assinatura eletrônica de documentos diretamente na plataforma, recurso que agiliza muito negociações.

Com o PipeRun seu time comercial economiza tempo, ganha produtividade e aumenta suas receitas e lucros. Apesar de não contar com um plano gratuito, o PipeRun possui um período de testes de 14 dias.

Vantagens:

  • Pipeline visual e automações inteligentes

  • Assinatura eletrônica nativa de contratos e propostas

  • Integrações com JivoChat, RD Station e outras ferramentas

  • Recursos avançados de relatórios e acompanhamento

Pontos de atenção:

  • Não possui plano gratuito (apenas período de teste de 14 dias)
  • Pode ser mais complexo para quem está começando com CRM

PipeRunMelhores ferramentas de CRM

Qual o melhor CRM grátis?

Não há realmente uma resposta única para esta pergunta, afinal, não temos como saber quais são as especificidades de seu próprio negócio.

O mais importante na hora de escolher um sistema CRM é identificar quais são as funcionalidades e recursos que você realmente precisa e avaliar como eles podem impactar positivamente o desempenho de sua equipe.

Por isso, separamos algumas dicas para que você possa avaliar por si mesmo qual é o melhor CRM gratuito.

Armazenamento na nuvem

Embora a maioria dos CRM atualmente sejam hospedados na nuvem, ainda existem algumas empresas que podem vender opções de CRM físico.

Com um CRM gratuito hospedado na nuvem, você se isenta da necessidade de obter um servidor e manutenção técnica dentro da sua empresa.

Além disso, o compartilhamento de informações e dados se torna muito mais fácil quando você dá preferência a um software com hospedagem na nuvem.

Esse tipo de hospedagem também permite que os recursos desses softwares de CRM sejam escaláveis e possam crescer à medida que o seu negócio cresce.

Conheça as funcionalidades do CRM

Entender quais são as necessidades da sua empresa é um passo fundamental para que você possa entender quais são as funcionalidades que irão atender às suas necessidades.

Além disso, alguns CRM disponibilizam alguns recursos que vão muito além da gestão de relacionamento com o cliente.

Por exemplo, enquanto um sistema de CRM como o Brevo e RD Station estão integrados diretamente com seus recursos de campanhas de marketing, os recursos de CRM do JivoChat estão diretamente integrados à nossa plataforma de comunicação interna e atendimento ao cliente através de chat online, telefone, WhatsApp, Facebook, entre outros canais.

O fato é que, se você tem a opção de usar um sistema moderno para administrar seu pipeline de vendas e, principalmente, de forma gratuita, não há porque ficar quebrando a cabeça ou perdendo tempo em planilha de Excel, por exemplo.

Lembre-se que funcionalidades de CRM são projetadas para impulsionar a produtividade de sua equipe e você pode conquistar este benefício sem colocar a mão no bolso.

Verifique a possibilidade de realizar integrações

Se você deseja escolher um CRM para otimizar o seu negócio, é importante considerar se ele permite integrações com diferentes sistemas.

Com o avanço da tecnologia e o armazenamento na nuvem é possível integrar recursos de diferentes softwares para tornar o seu CRM mais completo.

Nesse sentido, é muito importante conhecer quais são esses sistemas e se ele permite que as integrações sejam realizadas a partir de sistemas que você já utiliza, dessa forma será mais confortável para adaptar-se ao uso de CRM.

E quando falamos de integrações, estamos falando sobre as inúmeras possibilidades como: ERP, Seu website, plataformas para registrar transações e outras possibilidades.

Análise a experiência do usuário

Um dos critérios mais importantes para definir o melhor CRM gratuito é entender como você se sente ao utilizá-lo.

Uma interface amigável vai permitir que você e sua equipe possam encontrar as funcionalidades mais rapidamente, um design intuitivo é primordial para que o seu CRM tenha sucesso e seja aplicável dentro da sua empresa.

Por isso, tantas empresas oferecem um período de testes gratuitos ou uma versão gratuita que é mais simples, justamente para que você possa testar a funcionalidade e usabilidade do seu CRM.

Além disso, a disponibilidade de suporte no seu idioma nativo e rapidez para resolver os chamados e urgências

Encontrou o CRM gratuito ideal para você?

Esperamos que tenha conseguido encontrar a solução ideal para seu negócio a partir dos recursos e funcionalidades oferecidos por cada um dos sistemas apresentados em nossa lista.

Não se esqueça, o próprio JivoChat conta com recursos de CRM disponíveis na versão grátis para sempre para que você possa administrar a sua equipe de vendas e integrar todos seus canais de comunicação ao mesmo tempo, fale conosco aqui no chat para saber mais!

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