Chatbot de IA: 15 melhores e como criar o seu

5 de dezembro de 2023
Tempo de leitura14 minutos
Felipe A.
Felipe A.
Redator

Atualmente, uma das melhores formas de melhorar seu atendimento on-line é investir em um sistema integrado com um chatbot de IA, que é capaz de se comunicar com seus clientes de um jeito personalizado e dinâmico.

Para conseguir oferecer a melhor experiência possível, o chatbot de inteligência artificial faz o uso de uma linguagem natural (PNL) e redireciona as conversas para os agentes do setor apropriado quando necessário.

A seguir, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber a respeito dessa nova tecnologia, além de trazer uma lista com alguns dos melhores softwares e aplicativos que estão disponíveis em 2023.

O que é um chatbot de IA?

Conforme mencionamos anteriormente, os chats de inteligência artificial são um tipo de software ou aplicativo são capazes de entender e simular interações humanas como falar e responder perguntas.

Através dessas interações, a inteligência artificial analisa os dados fornecidos pelos usuários com o objetivo de encontrar padrões. Após identificar um padrão, o chatbot oferece uma solução para o problema ou encaminha o atendimento para um agente.

Os chatbots normalmente usam dois tipos de Inteligência Artificial: aprendizado de máquina (machine learning) e processamento de linguagem natural (NLP):

  • Processamento de Linguagem Natural: Essa tecnologia é a responsável por permitir que o bot compreenda e interprete as solicitações dos usuários, inclusive erros de digitação, abreviações e gírias.
  • Machine Learning: É através desse sistema que os chatbots de IA conseguem aprender e melhorar o atendimento a cada interação ou solicitação.

Treinar o seu bot é uma etapa fundamental para garantir a melhor experiência possível e garantir que ele seja capaz de: entender o contexto das conversas iniciadas e trazer as respostas corretas, encaminhar para as páginas relevantes e oferecer uma interação personalizada.

15 Melhores aplicativos de chatbot de IA

Confira a seguir alguns dos melhores software, aplicativos e ferramentas que te permitem implementar uma IA chatbot para automatizar os processos e os canais de atendimento da sua empresa:

1. ChatGPT

Em primeiro lugar na nossa lista temos o ChatGPT, uma ferramenta que se tornou muito popular em 2022 devido a sua incrível capacidade de compreender contextos e gerar respostas relevantes para diversos assuntos.

imagem que mostra a logo do ChatGPT

Apesar de ser uma ótima opção, para conseguir implementar o ChatGPT no seu negócio você vai precisar de um programador com experiência em IA para personalizar o atendimento de acordo com as necessidades da sua empresa e dos seus clientes.

O ChatGPT possui uma versão gratuita que te permite conversar e interagir com a IA de diversas formas diferentes. Caso queira ter acesso a todos os recursos e usar a ferramenta em seu site, é necessário assinar o ChatGPT Plus.

Recursos Oferecidos:

  • Reinforcement Learning from Human Feedback;
  • Aprendizagem Contínua;
  • Responde e Entende Diversas Línguas;
  • Funciona 24/7;
  • Perserva dados das conversas;
  • Escreve Códigos de Programação.

Planos:

  • ChatGPT: Gratuito;
  • ChatGPT Plus: $20/Mês.

2. JivoChat

Logo em seguida temos o chatbot de ia da JivoChat, uma solução completa que tem como principal objetivo facilitar a sua rotina, otimizar a eficiência da sua equipe, melhorar a qualidade dos atendimentos e aumentar suas vendas.

Com o JivoChat é possível oferecer atendimento 24 horas ao seus clientes e configura-lo para tirar dúvidas frequentes automaticamente, permitindo que seus operadores concentrem esforços para cuidar de atendimentos mais complexos.

imagem que mostra a pagina inicial do chatbot da Jivo

Além disso, a Jivo oferece diferentes soluções desenhadas especialmente para atender empresas de todos os tamanhos, utilizando inteligências artificias muito conhecidas como Dahi.Ai e o CHATME ai.

Os chatbots de IA estão disponíveis apenas nos planos Profissional e Empresarial. O Dahi Ai conta com NLU em inglês, trabalha com cenários personalizados e é indicado para pequenas e médias empresas.

Já o CHATME Ai também trabalha com NLU em inglês e cenários customizados, mas é indicado para médias e grandes empresas.

Recursos Oferecidos:

  • Grande Variedade de Recursos para Otimizar seus Atendimentos;
  • Funciona 24/7;
  • Responde e Entende Diversas Línguas;
  • Integração com: Dahi Ai, CHATME ai, Plantt, Dialogstudio, JAICP, UChat;
  • Compatível com: Sites, WhatsApp, Telegram, Facebook, Instagram, etc;
  • Escreve Códigos de Programação.

Planos:

  • Profissional: R$ 99 por operador/mês, no plano anual;
  • VIP: R$ 185 por operador/mês, no plano anual.

3. Bing Chat

Desenvolvido pela Microsoft em parceria com a OpenAI, o Bing se tornou um dos mais populares chatbot de IA do mercado, isso porque ele é capaz de acessar um grande volume de informações atuais e planejar conteúdos em poucos minutos.

imagem que mostra as diversas funcionalidades do chatbot IA Bing

Atualmente, o Bing conta com diversas funções que te permitem criar tabelas para organizar sua rotina, comparar produtos e serviços, criar slogans, contar piadas e até mesmo ter um assistente de compras virtual.

Recursos Oferecidos:

  • Capaz de Realizar Pesquisas Complexas;
  • Assistente de Compras;
  • Conta Piadas;
  • Permite Escolher um Estilo de Conversa;
  • Organizar Tabelas;
  • Compara Produtos e Serviços;
  • Cria Slogans;
  • Escreve Histórias.

Planos:

  • Gratuito.

4. Google Bard

Um outro excelente chatbot de IA é o Bard criado pelo Google que, apesar de ter sido desenvolvido inicialmente para atender usuários da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos, ainda é útil em diversas situações.

imagem que mostra a logo do Google Bard

O Bard é muito útil para entender como certas coisas funcionam, comparar produtos, entender códigos de programação, explorar locais próximos ou destinos e criar esboços de textos e vídeos que sirvam de inspiração.

Recursos Oferecidos:

  • Criar Rascunhos e Esboços de Vídeos e Textos;
  • Assistente de Compras;
  • Conta Piadas;
  • Permite Escolher um Estilo de Conversa;
  • Organizar Tabelas;
  • Compara Produtos e Serviços;
  • Cria Slogans;
  • Escreve Histórias.

Planos:

  • Gratuito.

5. Einstein GPT

Caso esteja em busca de um chatbot focado em vendas, considere o Einstein GPT, uma ferramenta de vendas que também pode ser usada pelas equipes de atendimento para filtrar e-mails, gerar respostas e apontar para FAQ’s.

imagem que mostra a logo do Einstein GPT

Para conseguir oferecer o melhor resultado possível, o Einstein GPT usa a Inteligência Artificial proprietária da Salesforce em conjunto com a tecnologia da OpenAI. Além disso, ele oferece um período de teste gratuito por 30 dias.

Recursos Oferecidos:

  • Filtra Leads;
  • Recomenda Artigos;
  • Analisa Serviços;
  • Classifica e Encaminha Atendimentos.

Planos:

  • Einstein GPT: $ 50 por operador/mês, no plano anual;

6. Botpress

A Botpress é uma empresa que tem como principal foco criar chatbots IA personalizados com suporte para vários idiomas. Uma das vantagens é sua plataforma low-code que garante aos programadores uma maior flexibilidade de codificação.

Semelhante a outras plataformas que listamos anteriormente, o Botpress trabalha com um motor NLU gerido e oferecer algumas funcionalidades como: gestão de conteúdo, interface de colaboração, editor de código Javascript e muito mais.

Recursos Oferecidos:

  • Motor NLU;
  • Estúdio de Conversação;
  • Suporte a diversos idiomas;
  • Gestão de Conteúdo;
  • Editor de Javascript;
  • FAQ/Q&A;
  • Plataforma Low-Code.

Planos:

  • Para conseguir uma cotação, é necessário entrar em contato com o time de vendas.

7. Ada

Logo em seguida temos o Ada, um ai chatbot com motor PNL que oferece uma solução de autosserviço para que seus clientes alterem informações, agendem horários e realizem pagamentos sozinhos, sem a necessidade de interagir com um operador.

Este chat de inteligência artificial oferece respostas personalizadas, sugestões e até mesmo descontos em serviços. Além disso, ele é treinado para compreender e interagir com mais de 100 idiomas diferentes.

Recursos Oferecidos:

  • Motor PNL;
  • Suporte para mais de 100 idiomas;
  • Sugestões orgânicas;
  • Descontos;
  • KPI’s;
  • Respostas Personalizadas.

Planos:

  • Para conseguir uma cotação, é necessário entrar em contato com o time de vendas.

8. Netomi

Não podemos deixar de mencionar a Netomi, um chatbot ia desenvolvido com PNL de ultima geração, capaz de resolver tickets de atendimento em apenas alguns segundos, reduzindo consideravelmente seus custos com suporte.

Um dos principais diferenciais do Netomi é que ele pode ser integrado ao seu sistema de CRM e informar ao seus clientes o status dos pedidos de forma automática. Com isso, sua equipe fica livre para cuidar de outras atividades.

Recursos Oferecidos:

  • Motor PNL;
  • Suporte para mais de 100 idiomas;
  • Sugestões orgânicas;
  • Descontos;
  • KPI’s;
  • Respostas Personalizadas.

Planos:

Para conseguir uma cotação, é necessário entrar em contato com o time de vendas.

9. YouChat

O YouChat é um chatbot de ia que faz o uso do motor GPT-3 da OpenAI. Apesar de ainda não estar disponível em português, ele é capaz de gerar respostas sobre praticamente qualquer tema ou nicho.

Dentro da plataforma você tem acesso a diversas outras versões desenhadas para atender público específicos, dentre as mais interessantes temos: YouStudy e o YouCode. A versão gratuita permite que você faça até 10 pesquisas por dia.

Recursos Oferecidos:

  • GPT-3;
  • Versões Personalizadas;
  • Treina seu chatbot usando dados de texto e código;
  • Modelos de Chatbot predefinidos;
  • Editor de Texto.

Planos:

No momento não há mais informações sobre preço ou planos de assinatura.

10. DeepConverse

Com certificações de segurança da informação como ISO 27001 e SOC 2, o DeepConverse é um ia chatbot que se destaca pelo seu alto nível de segurança e pela sua alta capacidade de aprendizado.

A plataforma ajuda empresas de todos os tamanhos a implantar uma solução inteligente de atendimento capaz de realizar acompanhamentos automatizados em várias etapas e proporcionar respostas precisas de acordo com a intenção do cliente.

Além disso, é possível treinar a IA da DeepConverse em menos de 10 minutos para responder chamados recorrentes sem a necessidade de utilizar códigos, trazendo praticidade para rotina da sua empresa.

Recursos Oferecidos:

  • Treina IA em menos de 10 minutos para solucionar tickets recorrentes;
  • Plataforma sem códigos;
  • Certificações de Segurança ISO 27001 e SOC 2.

Planos:

  • Basic: Necessário entrar em contato com o time de vendas para receber um orçamento;
  • Professional: Necessário entrar em contato com o time de vendas para receber um orçamento;
  • Enterprise: Necessário entrar em contato com o time de vendas para receber um orçamento.

11. Solvemate By Dixa

Diferente dos outros chats de inteligência artificial que listamos até o momento, o Solvemate da Dixa combina NPL e árvores de decisão dinâmicas (DDT) para garantir que o bot compreenda tudo o que for solicitado.

Por adotar um sistema de decisões dinâmico que combina as duas linguagens, os usuários podem interagir com o bot digitando ou apenas clicando em botões com opções pré-configuradas pela sua empresa.

O Solvemate foi criado para solucionar demandas de atendimento ao cliente, equipes de venda, serviços financeiros em geral, viagens e diversos outros departamentos. Ele ainda oferece suporte a diversos idiomas.

Recursos Oferecidos:

  • Motor NPL e DDT;
  • Sistema de atendimento dinâmico;
  • Histórico de conversação;
  • Pesquisas Avançadas;
  • Suporte a diversos idiomas.

Planos:

  • Essencial: $39 por operador/mês;
  • Growth: $89 por operador/mês;
  • Ultimate: $139 por operador/mês
  • Custom: Necessário entrar em contato com o time de vendas.

12. Ultima

Desenvolvido especialmente para atender CRM’s omnichannel, a Ultima é uma plataforma que tem como objetivo permitir que marcas automatizem processos e conversas oferecendo suporte 24 horas por dia ao seus clientes.

O software da Ultima é constrói uma IA única para atender o seu negócio usando os dados do software utilizado atualmente. Com isso ela aprende quais processos precisam ser automatizados e como falar com seu público.

Recursos Oferecidos:

  • Motor NPL;
  • Trabalha integrado com seu Help Desk;
  • Unifica os canais de atendimento;
  • Realiza um atendimento personalizado e humanizado;
  • Resolve mais de 50 tickets ao mesmo tempo.

Planos:

  • Necessário entrar em contato com o time de vendas para receber um orçamento;

13. Zapier AI Chatbot

Caso esteja interessado em criar um assistente exclusivo para usar na sua empresa, considere utilizar o Zapier, um a ferramenta gratuita que te permite criar um chatbot de IA alimentados pelo OpenAI GPT-3.5 ou GPT-4.

Com o Zapier você tem total liberdade para dar um nome ao bot, criar uma saudação personalizada, instruir como ele deve agir e até mesmo dizer quem ele é, tudo o que ele sabe e como ele vai responder seus clientes.

Através do OpenAI playground é possível ajustar o nível de criatividade e personalizar a aparência do seu chatbot IA. A plataforma também oferece planos pagos que te dão acesso a mais recursos e ferramentas.

Recursos Oferecidos:

  • OpenAI GPT-3.5 ou GPT-4;
  • Criar e modificar todas as características do bot;
  • Controle total sobre o nível de criatividade;
  • Possibilidade de alterar a aparência do assistente.

Planos:

  • Free;
  • Starter: R$ 99.85/mês no plano anual;
  • Professional: R$ 244.75/mês no plano anual;
  • Team: R$ 344.65/mês no plano anual;
  • Company: Necessário entrar em contato com o time de vendas;

14. Gladly

Com foco em ajudar pessoas e não apenas solucionar tickets, o Gladly é uma das poucas plataformas que sempre colocar o cliente em primeiro lugar. Ele é capaz de entender, responder e solucionar mais de 50 pedidos ao mesmo tempo.

O chatbot de IA Gladly Hero oferece suporte 24 horas por dia e permite que seus clientes resolvam solicitações em poucos minutos através de um sistema de autosserviço, o que ajuda a manter seus agentes focados em tarefas mais delicadas.

Recursos Oferecidos:

  • OpenAI GPT-3.5 ou GPT-4;
  • Criar e modificar todas as características do bot;
  • Controle total sobre o nível de criatividade;
  • Possibilidade de alterar a aparência do assistente.

Planos:

  • Free;
  • Starter: R$ 99.85/mês no plano anual;
  • Professional: R$ 244.75/mês no plano anual;
  • Team: R$ 344.65/mês no plano anual;
  • Company: Necessário entrar em contato com o time de vendas;

15. Laiye

Por ultimo, mas não menos importante, você pode optar por utilizar a Laiye, uma empresa que fornece chatbots de IA capazes de realizar automação de processos robóticos (RPA) e processamento inteligente de documentos (IDP).

Os bots da Laiye são capazes fazer recomendações personalizadas ao seus clientes com base nas preferências deles, resolver tickets em apenas 1 minutos e oferecer suporte 24 horas todos os dias da semana.

Benefícios de implementar um chatbot de IA na sua empresa

Quando utilizadas corretamente, essas plataformas de conversação podem trazer diversos benefícios para a rotina da sua empresa, aumentando a eficiência e reduzindo gastos. Confira algumas vantagens que esses bots oferecem:

1. Atendimento 1:1 24 horas por dia

Conforme mencionamos diversas vezes ao longo do nosso guia, uma das principais vantagens e benefícios de se implementar um chatbot é a possibilidade de oferecer atendimento e suporte 24 horas todos os dias ao seus clientes.

No mundo atual, as pessoas esperam que os canais da empresa, loja ou serviço esteja disponível a qualquer momento e sempre que for necessário, por isso é indispensável investir em uma solução como esta.

2. Aumentar a eficiência e o rendimento da sua equipe

Essa também é uma ótima forma de aumentar a produtividade dos seus agentes e operadores, isso porque muitos casos mais simples são filtradas e solucionadas pela própria inteligência artificial.

Com isso, seus agentes de atendimento e operadores ficam livres para cuidar de casos sensíveis que precisam de um maior nível de atenção e dedicação para serem solucionados.

3. Atender mais clientes, com menos custo

Além disso, o chatbot de inteligência artificial permite que sua empresa atenda um maior número de clientes e usuários, reduzindo seus custos e eliminando a necessidade de aumentar a sua equipe a curto prazo.

4. Taxas de conversão maiores

Os chatbots de IA são uma ótima forma aumentar sua receita, isso porque eles coletam dados importantes que podem ser analisados e trabalhados pelo seu time de vendas para aumentar suas taxas de conversão.

5. Oferecer sistema de autosserviço

Por último, mas não menos importante, é possível programar e treinar um chatbot para que ele ofereça um sistema de autosserviço, onde seus clientes conseguem pagar contas, solicitar alterações de dados, etc.

Esse sistema traz praticidade e agilidade para rotina dos seus clientes e usuários, o que consequentemente aumentar o nível de satisfação em relação ao seus canais de atendimento de modo geral.

Como criar seu chatbot de IA usando o JivoChat

Antes de implementa um software ou aplicativo de atendimento com inteligência artificial no seu negócio, é necessário definir qual modelo e linguagem é o mais adequado para a sua empresa.

Inicialmente, você deve estudar e mapear todos os setores e processos que acontecem dentro da sua empresa diariamente. Desta forma é possível identificar o que precisa ser otimizado ou automatizado utilizando um chatbot de IA.

Para implementar a solução da Jivo no seu negócio é muito simples, basta acessar a página do chatbot, clicar no botão "Ativar Chatbot" e configurar o bot para que ele atenda as necessidades especificas da sua empresa.

É possível configurar seu bot para responder imediatamente 24/7, tirar dúvidas frequentes e qualificar visitantes automaticamente, coletando dados de contato e filtrando os leads para sua equipe de vendas.

imagem que detalha o serviço de atendimento 24 horas do chatbot de IA da Jivo

Além disso, o chatbot para WhatsApp da Jivo te permite automatizar a grande parte dos seus atendimentos e melhorar a escalabilidade, já que o bot consegue gerenciar múltiplas conversas simultaneamente.

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