CRM para Advogados: 10 melhores para seu escritório

atualizado 9 de abril de 2024
Tempo de leitura12 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Atualmente, a melhor maneira de rastrear todos os dados dos clientes é por meio de um sistema de CRM. Segundo uma pesquisa realizada pela Resco.net, 74% das empresas afirmam que a tecnologia CRM oferece melhor acesso aos dados do cliente.

Obter insights mais profundos sobre os clientes é fundamental para proporcionar experiências mais personalizadas e significativas. Os usuários também recomendam a tecnologia de CRM para aprimorar o gerenciamento de relacionamentos e melhorar o rastreamento de interações.

O relacionamento com o cliente é uma parte essencial do trabalho do advogado. No entanto, manter o controle manual de dezenas de pessoas pode ser bastante desgastante.

Por isso, vale a pena investir em um bom CRM para advogados, pois a ferramenta permite automatizar diversos processos e controlar de maneira centralizada o contato com o cliente. Pensando nisso, separamos uma lista com algumas opções de CRM para advogados. Confira!

O que é CRM para escritórios de advocacia e como funciona?

De maneira geral, CRM, da sigla "Customer Relationship Management", trata-se de um conjunto de táticas, práticas e estratégias de gestão interna com o objetivo específico de manter clientes fidelizados e satisfeitos com os serviços prestados, levando-os a recomendar o estabelecimento para terceiros.

No contexto dos escritórios de advocacia, a importância do CRM é ainda maior, uma vez que existem práticas de marketing proibidas para esses estabelecimentos, conforme determinado pela OAB. Portanto, um CRM para advogados é a melhor alternativa para atrair mais clientes.

Cada estabelecimento e empresa desenvolve sua própria estratégia para implementar um sistema CRM, variando de acordo com seus objetivos e forma de tratar os clientes. No entanto, independentemente do estabelecimento, existem alguns passos e características que servem como base, tais como:

  • Montagem da base de dados dos clientes;
  • Aprofundar-se nos conceitos de CRM, como funil de vendas;
  • Criar campanhas direcionadas de engajamento com clientes;
  • Estabelecer um atendimento ativo.

Qual a importância do CRM para advogados?

Advogados são profissionais cuja imagem é fundamental para o sucesso de seus escritórios. Eles precisam transmitir credibilidade e confiança para atrair e fidelizar clientes. É nesse contexto que o CRM para advogados desempenha um papel crucial, ao viabilizar e centralizar toda a estratégia de relacionamento da empresa com seus clientes.

Para começar a aplicar os conceitos de CRM em seu escritório de advocacia, é necessário reservar um tempo para analisar a situação atual e estruturar os processos.

Isso porque é essencial ter uma compreensão profunda de como a empresa opera, quem são seus clientes e quais serviços oferece, a fim de reunir todos os dados necessários para utilizar o software de forma eficaz.

Melhores softwares de CRM para advogados

Agora que entendemos a importância do CRM para escritórios de advocacia, separamos uma lista com 10 plataformas de CRM para auxiliá-lo a conquistar mais clientes e impulsionar seus resultados.

1. Brevo

O Brevo se destaca como uma das plataformas de CRM mais usadas no mercado, além de oferecer funcionalidades de automação de marketing.

Assim como em qualquer nicho de mercado, o Brevo é uma excelente opção para quem procura um CRM para advogados. Com essa ferramenta, é possível criar páginas de destino, elaborar anúncios no Facebook e trabalhar na segmentação do público-alvo.

Essas soluções visam potencializar a eficácia de suas campanhas, tudo em um único lugar. Assim, você pode explorar todo o potencial de suas equipes de marketing e vendas por meio de um conjunto completo de ferramentas que impulsionarão o crescimento de seu negócio.

O Brevo também apresenta diversas opções de planos, permitindo que você escolha aquele que melhor se adapte às suas necessidades e orçamento.

captura de tela do Brevo

2. Pipedrive

Quando se trata dos melhores sistemas de CRM é impossível não mencionar o Pipedrive. Utilizado por milhares de profissionais no Brasil e em todo o mundo, é uma excelente escolha.

Ao utilizar essa ferramenta, a empresa garante o foco nos negócios certos, ou seja, é possível compreender o momento de cada negociação ou processo e direcionar os esforços para as oportunidades mais estratégicas.

Por meio das plataformas de CRM do Pipedrive, você tem acesso a diversas funcionalidades, tais como:

  • Gerenciamento de leads: por meio de formulários e chats personalizados;
  • Rastreamento de comunicação: ligações, e-mails e histórico de conversas;
  • Automatização: para tarefas administrativas e repetitivas;
  • Informação e relatórios: para acompanhar métricas;
  • Integrações com outros aplicativos: para uma experiência mais completa.

captura de tela do PipeDrive

3. Ploomes

A Ploomes oferece três soluções em uma única ferramenta integrada: CRM, Funil de Vendas e Automação de Propostas.

Com seus serviços de plataformas de CRM, é possível centralizar toda sua base de clientes e manter suas informações atualizadas e facilmente disponíveis para toda sua equipe.

Guarde e organize dados cadastrais, histórico de interações, compras realizadas, orçamentos solicitados, entre outros dados para que possa analisar seu público-alvo e obter insights sobre como melhor atendê-los.

Além disso, também poderá gerenciar as tarefas e atividades de sua equipe de forma profissional, recebendo até mesmo alertas por e-mail e sincronizando com o Google Calendar.

captura de tela do Ploomes

4. RD Station

Se você está em busca de uma ferramenta de CRM, o software da Resultados Digitais é uma escolha garantida entre os melhores sistemas do mercado. A integração com a ferramenta de automação de marketing é certamente um dos principais diferenciais para os usuários dessa plataforma.

O RD Station CRM permite aos usuários gerenciar o relacionamento com os clientes e, consequentemente, otimizar os processos, contribuindo para o aumento da receita da empresa e garantindo o sucesso do cliente.

Isso é viabilizado pela organização dos processos e pela visão completa do funil de vendas. Assim, a equipe comercial sabe exatamente como estão as vendas e pode garantir melhores resultados.

Além disso, o RD Station CRM possibilita a criação de tarefas e automações que garantem a eficiência e a produtividade de todos os envolvidos na rotina comercial. Também oferece visibilidade sobre o desempenho das equipes e ações por meio dos relatórios gerados pela ferramenta.

5. ADVBox CRM

Indicado para advogados independentes e para aqueles que desejam crescer, o ADVBox CRM é uma excelente opção de CRM para advogados. Essa ferramenta oferece um sistema de gerenciamento do atendimento aos clientes antes e depois do fechamento de contrato de honorários.

Com o ADVBox CRM, o advogado tem um sistema totalmente web para hospedar as informações necessárias para atender seus clientes.

É um CRM para gerenciar os contatos de pessoas interessadas em contratar seus serviços e assim aumentar sua base de clientes rapidamente, com acesso único mas com até 10 aparelhos simultâneos, facilitando o registro de compromissos pela secretária.

Além disso, permite a organização dos contatos, agendamento de reuniões e de tarefas futuras, envio de emails e SMS automáticos para relembrar possíveis clientes de enviar documentos.

Possui um histórico de atendimentos para facilitar a comunicação com secretária, recepcionista, assistentes ou estagiários, e uma biblioteca de modelos de documentos como procurações e contratos de honorários.

6. Bizapp

Outra excelente opção para quem procura um CRM para advogados é o CRM Bizapp. Essa ferramenta oferece um serviço para gestão de negócios em escritórios de advocacia.

Com ela, é possível aprimorar a captação de novos casos e a gestão de negócios, acompanhar resultados em tempo real e construir uma base de dados unificada, que compartilhada numa visão 360, se transforma em uma verdadeira fonte de insights.

Além disso, com o Bizapp, seu escritório terá uma melhor experiência digital e potencializará as ações de marketing e eventos. Também permite ter uma visão unificada de todos os negócios.

Trata-se de uma poderosa plataforma de engajamento e relacionamento com clientes. Acompanhe em tempo real os casos potenciais e atividades de outras práticas, com uma visão consolidada de negócios do escritório. Transforme seu CRM para advogados em uma plataforma ainda mais poderosa.

7. Bitrix24

Bitrix24 é outra opção de CRM para escritórios de advocacia, advogados e serviços jurídicos. Ele permite agendar compromissos e, como o tempo é muito valioso, seus calendários online possuem permissões de acesso flexíveis, para que um gerente de escritório designado possa gerenciar agendas para vários advogados.

Os orçamentos e faturas do Bitrix24 permitem faturar clientes a cada hora e verificar se ninguém está ficando para trás nos retentores mensais.

Documentos e contatos também são gerenciados no Bitrix24. Ele até registra e grava todas as chamadas telefônicas recebidas e efetuadas para a sua advocacia, se necessário. Por essas razões, o Bitrix24 é considerado o melhor CRM para escritórios de advocacia.

8. EasyJur

Independente do tamanho do seu escritório, o EasyJur é um CRM para advogados que oferece inúmeras vantagens e benefícios para os escritórios de advocacia. Por ser um software extremamente completo, é considerado por muitos como uma solução para todos os problemas encontrados nos escritórios.

Essa ferramenta oferece um workflow automatizado para controladoria jurídica e gestão ágil de prazos e audiências com Inteligência Artificial. Além disso, conta com robôs de captura de intimações de processos em segredo de justiça e INSS.

O EasyJur também possui diversos recursos consultivos e extrajudiciais ágeis, como a metodologia ágil Kanban para gestão de projetos, extrajudicial, contratos e demandas consultivas em diversas áreas como tributário, imobiliário, societário, M&A, LGPD, entre outros.

9. Agendor

Outra ótima escolha de CRM para advogados é o Agendor. Esta ferramenta auxilia na identificação das fontes e segmentos de clientes que geram mais receita, assim como nas categorias de produtos e serviços mais procuradas pelos seus potenciais clientes.

Com o Agendor, você pode organizar sua lista de contatos em uma sequência de prospecção adaptada às necessidades da sua equipe. Além disso, utilize os campos personalizados do Agendor para registrar informações de qualificação dos leads e crie categorias e filtros avançados para avaliar o potencial de compra.

O Agendor oferece um histórico de negócios onde é possível acessar informações importantes sobre seus leads e o resumo de vendas para identificar as abordagens mais eficazes.

Além disso, a ferramenta disponibiliza um funil pós-venda, um histórico de interações e relatórios personalizados, onde é possível analisar o comportamento dos seus clientes e oferecer um atendimento mais personalizado.

10. Calculo Jurídico

Outra opção de CRM para advogados é a plataforma desenvolvida pelo Cálculo Jurídico. Essa ferramenta auxilia os escritórios de advocacia na gestão do relacionamento com os clientes, integrando os dados e outras informações deles com outras plataformas de cálculos.

O aumento da produtividade do seu escritório e da sua equipe é uma das vantagens, pois as tarefas ficam mais eficientes, principalmente as repetitivas, como o aumento da automação de registros ou o envio de lembretes. Além disso, oferece gestão centralizada e mais eficaz, com o gerenciamento de contratos, monitoramento do histórico dos clientes e organização de deveres ou compromissos em um só lugar.

O acompanhamento de processos com uma visão mais clara e sempre atualizada facilita a tomada de decisões em cada caso. No geral, proporciona um melhor atendimento ao cliente, com acesso rápido às informações e ao histórico dele, possibilitando uma assessoria mais individualizada e personalizada

Como implementar um CRM para advogados?

Como explicamos, não basta adotar o CRM para fazer o controle de clientes para advogados sem fazer uma boa pesquisa antes. Posto isso, confira o passo a passo simples de como escolher uma ferramenta para o seu escritório!

1. Analise a situação atual

Veja como está o relacionamento com os seus clientes no momento e anote pontos bons (para manter) e pontos ruins (para melhorar). Analise também o relacionamento com quem ainda não é cliente, se houve perdas de oportunidades e por que aconteceram.

2. Revise os processos

Por trás de uma boa estratégia de CRM sempre há um processo organizado e sólido. Como acontece a trajetória do seu cliente desde que ele entra em contato pela primeira vez até, finalmente, assinar um contrato com seu escritório? E depois?

Se não há clareza dessas etapas do início ao fim, fica muito mais difícil construir um relacionamento duradouro, fazer o controle de clientes ou, ainda, converter vendas. No caso dos escritórios de advocacia, você pode começar revisando os seguintes processos:

  • descrever as metas que quer alcançar (quantos clientes, quais nichos, etc);
  • entender as necessidades do cliente (mapear as dores que levaram os seus clientes até seu escritório);
  • desenvolver um bom relacionamento com quem já está na casa (mais chance de permanência ou retorno);
  • excelência no atendimento;
  • mapear clientes em potencial (não perder nenhuma oportunidade).

3. Crie um fluxo de vendas

O fluxo de relacionamento acontece desde o primeiro contato com o cliente e continua enquanto ele decidir ficar com seu escritório.

Já o de funil de vendas acaba ao fechar o contrato — porém, é muito importante para identificar oportunidades de vendas e evitar perdê-las no meio do caminho.

Exemplo de um funil básico para escritórios de advocacia:

Contato inicial (Telefone? Formulário? E-mail?) > Apresentação de proposta > Negociação > Fechamento de contrato > Financeiro e documentação > Cliente

4. Gerencie as etapas e os contatos

Após ter o processo estruturado, você precisa manter a entrada e saída de clientes sempre organizada e fluindo bem.

Para isso, é preciso documentar as etapas de venda e, sempre que entrar um novo contato (potencial cliente), atualizar o seu andamento nessas fases, até que o negócio seja fechado. Com esse tipo de documentação, fica mais fácil:

  • identificar em qual momento do fluxo de vendas os potenciais clientes estão desistindo de fechar negócio com seu escritório;
  • saber quando tempo leva, em média, para que as pessoas virem clientes de fato (tempo de maturação para a compra);
  • fazer análises para saber quais os meses que mais converteram, quem entrou em contato, mas não voltou a demonstrar interesse (reativação de oportunidades), entre outros.

Conheceu o melhor CRM para advogados?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar o melhor CRM para advogados e auxilie na organização e no relacionamento dos clientes do seu escritório de advocacia.

Entretanto, para obter os melhores resultados, é importante ficar atento para que sua plataforma de atendimento ao cliente seja tão completa e profissional quanto seu CRM.

Para isso, conheça o JivoChat, uma ferramenta omnichannel que oferece verdadeiras soluções para impressionar seus leads, desde o chat online em seu site, até integrações com outras plataformas de mensagem, como o próprio Facebook Messenger. A melhor parte é que ele pode ser integrado ao seu CRM, confira agora mesmo!

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